quarta-feira, 8 de agosto de 2012

DÊ SUA OPINIÃO: FOI CORRETA A DECISÃO DO JÚRI DE INOCENTAR OS POLICIAIS MILITARES ACUSADOS DE ATIRAR EM ADOLESCENTE NA ZONA LESTE DE MANAUS?


O BLOG DO ANTÔNIO ZACARIAS gostaria de saber (há uma enquete aí à esquerda desta página) o que você pensa sobre a decisão do júri de inocentar ontem, terça-feira, os policiais militares André Castilhos Campos e Rozivaldo de Souza Ferreira, principais acusados de atirar em um adolescente atrás de um supermercado na Zona Leste de Manaus, em agosto de 2010. 

 Momento em que um dos PMs teria atirado no
adolescente (Foto: Reprodução / Internet)

Sabe-se que o que pesou na decisão dos jurados foi a divulgação de um vídeo gravado pelas câmeras do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops) e periciado pela Polícia Federal, no qual aparece um dos colegas do adolescente atirando contra os policiais.

O vídeo foi mostrado durante o julgamento por iniciativa dos advogados de defesa dos dois PMs. 

O vídeo abaixo foi o único tornado público até agora.

24 comentários:

  1. Caro Zacarias, vivemos numa sociedade hipócrita , onde a inversão de valores prevalecem, o policial atirou p o filho da p... não correr, com isso teve sua vida toda transformada num caos, ficou preso dois anos juntamente com seus companheiros de farda. Quem ficou com pena desse vagabundo, que o leve p sua casa. Parabéns ao juri que não se deixou influenciar por uma mídia fajuta acostumada a destruir vidas; vai aqui o meu desejo; que esses falsos moralistas repórteres destruidores de vidas um encontro com esse vagabundos que eles tanto defendem, pra socorre-los chamem o dono do jornal e esqueçam a policia

    ResponderExcluir
  2. Quero aqui da uma dica aos policiais que foram achincalhados de bandidos e tudo outros nomes; entrem com uma ação de danos contra todos os veículos de comunicação que avacalharam vocês, pois merecem receber toda grana desses safados da imprensa. Parabéns Mestre Zaca pela imparcialidade no caso, queria conhece-lo p apertar sua mão, você Zaca é digno homenagem pelo caráter que demonstra

    ResponderExcluir
  3. A atitude do júri foi totalmente correta. Até quando vamos continuar massacrando policiais que dão seu sangue para retirar esses porcos da sociedade? temos o caso da ROTA onde todos estão presos porque mataram 6 pobres coitados que estavam somente assaltando um supermercado com escopetas e metralhadoras, do policial que atirou no pé daquele pobrezinho q tava fazendo só um sequestro relâmpago, do pessoal do fera q matou um pedófilo que era acostumado a dar tapa na cara de PM lá em Figueiredo. Agora quando vagabundo mata polícia é tudo normal.

    ResponderExcluir
  4. Caro amigo ZACARIAS, não sou Policial Militar, nem tão pouco tenho procuração para defende-los, a atitude do juri foi corretissima. Ora vejamos, todos os dias não só os policiais estã morrendo nas armas desses bandidos mais tambem os cidadãos comuns pai de familia trabalhadores honestos, aí vem esse jornal a critica que não vê ou não quer ver. faço aqu um apelo aos cidadãios de bem deste estado que não comprem mais o jornal a critica.

    ResponderExcluir
  5. TERTULIANO CAVALCANTEquinta-feira, 09 agosto, 2012

    Excelente enquete, ilustre jornalista e professor Antônio Zacarias.

    Penso que os jurados agiram de forma acertada, pois os policiais militares estavam lidando com bandidos de grande periculosidade, tanto que foram recebidos a tiros por eles.

    Chega de tratar bandidos como cidadãos.

    ResponderExcluir
  6. O Júqri errou e muito. Às imagens mostram claramente que o pm atirou na vítima mesmo depois de cessadas as possibilidades de reação dele, ou seja, no momento que o menor levou o tiro, não apresentava mais nenhum perigo pros policiais. Mesmo que o menor em momentos anteriores tivesse atirado contra os pms isso não da o direito aos pms de tentar contra a vida porque como já disse, no momento do tiro ele não apresentava mais risco, já estava dominado. O outro vídeo que não foi divulgado em que ele teria atirado contra os policiais foi em outro momento anterior, não justifica o ato dos pms.
    Ocorre que a defesa foi mais inteligente que o MP e conseguiu covencer os jurados. O MP não soube contra argumentar a defesa ou foi menos convincente, pois provas haviam nos autos suficiente para uma condenação de no mínimo 30 anos.
    Que pena, acho que mais uma injustica foi feita. Cabe agora ao Mp apelar por um novo Júri.
    Já passou, há muito tempo, em que se pagava vingança com a vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Voce deveria procurar saber o que esses menores delinqeuntes andam fazendo em nossa cidade. Esse vagabundozinho é ladrào e homicida, portanto foi tratado assim muito corretamente. Ele colheu o que plantou. Se vc está com pena dele certamente é pq na sua familia tem alguem com esse comportamento criminoso e vc tem medo que a PM faça com seu parente o mesmo que fizeram com esse vagabun dinho de merda. Te dou um conselho : vá até o TJ, fale com MP e peça o endereço desse vagabundo e aí leva ele pra tua casa.

      Excluir
    2. leva pra tua casa, sr. direitos humanos!!! da um copo de suco e deixa ele dormir no quarto da tua filha!

      Excluir
    3. Essa de "leva pra tua casa.....no quarto da tua filha" é um dos comentários menos inteligentes que já vi. Vc também deve ser daqueles que se pegar alguém cometendo um crime o bateria e até o mataria também. Você não é o Estado. E mesmo se fosse o Estado, no nosso País não existe legalmente pena de banimento, perpétua ou cruéis. E em tempo de paz, não existe a pena de morte.

      Excluir
  7. PÔ, VC só tá editando aquilo que é conveniente para a instituição policial? Não acredito que nenhum bloguista tenha tido opinião diversa das acima expostas. VC conhece o provérbio: as imagens falam por mil plavras? Pois é. O fato anterior aos disparos dos PMS contra o menor não poderiam jamais refutar toda violência praticada contra este menor em uma outra situação completadamente dissassociada à primeira. A decisão do Júri é vergonhosa para o nosso estado e vai dar mais poder aos policiais para que outras famílias pobres venham ser humilhadas,ultrajadas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leva ele pra tua casa tb. quer dizer que vc está comparando esse delinquente, homicida e ladrào com uma FAMILIA POBRE ? Fala sério ele é teu parente né não ?

      Excluir
  8. Caros leitores e eleitores deste nosso estado do Amazonas, na minha opinião o juri está de parabens foi humanamente correto, a segurança publica tem dar um basta nesses bandidos que estão aterrorizando o Amazonas ceifando vidas inocentes, pessoas trabalhadoras que recebem seus salarios, aí vem um bandido deste só para sustentar o vicio da droga assalta e ainda mata um pai de familia e quando um policial no estrito cumprimento do dever mata um bandido é massacrado por um jornaleco de meia tigela A CRITICA acabando com a vida da familia e do proprio policial

    ResponderExcluir
  9. Decisão acertada. Esse "adolescente" é um bandido perigos, homicída, mas isso a nossa mídia hipócrita não divulga.

    ResponderExcluir
  10. Bandido tem mais é que se f...

    ResponderExcluir
  11. Infelizmente, essar decisão do júri vai servir como um salvo conduto para policiais arbitrariios continuarem cometendo crimes. Concordo que os pms erraram qdo agiram como força pública, como juiz, como promotor e executaram ate uma sentecá de morte que graças a Deus não se consumou.
    E claro que tem muita gente séria e competente na polícia, mas no caso em questão eles não estavam cobertos por nenhuma excludente de ilicitude , seja legítima defesa muito menos estrito cumprimento de dever. O menor já estava dominado e não é estrito cump. o fato de tentar matar alguém que não oferece mais nenhuma resistencia .
    Concordo também que defesa foi mais forte do que a acusação e que deva haver um novo julgamento, cabendo ao MP ser mais um pouco convincente.

    ResponderExcluir
  12. Zaca vc é meu herói, deixa eu te levar pra casa pra fazer um cafuné? quero te conhecer lindão.

    ResponderExcluir
  13. Concordo que o júri errou. Mas a decisão é soberana. Espero que o MP recorra e o tj anula o julgamento e mande o caso a novo júri e o promotor estude mais um pouco sobre o poder da persuasão e do convencimento. Observo também que que os comentários acima favoráveis à abolição estão sem fundamento e com desejo de vingança, parecendo terem sido elaborados por policiais ou por pessoas que pensam do mesmo jeitinho dos que foram absolvidos e sem o mínimo de conhecimento jurídico.

    ResponderExcluir
  14. Vivemos num país democrático, portanto devemos respeitar o pensamento alheio, todavia é importante não confundir democracia com desordem,anarquia ou algo parecido, pois observo que no Brasil existe uma inversão de valores, hoje em dia o bandido vira mocinho e os agentes da lei são transformados através da mídia em malfeitores. Senhores, está na hora de uma reflexão profunda, vejam bem, hoje foi o seu vizinho, amanhã seu parente e posteriormente você e tudo porquê???? Porque gostamos de ler e estampar em jornais a desgraça alheia, o sensacionalismo capitalista. É importante frisar o judiciário também, porque é o principal responsável por essa onda de crime que assola Manaus, porque um dia não nos reunimos e fazemos uma manifesto em frente ao tribunal de justiça do Amazonas, protestando contra bandidos que são soltos por juízes e praticam roubos, assaltos e todo tipo de crime????

    ResponderExcluir
  15. Um lembrete. Não só os suspeitos de praticarem crime são vítimas de policiais truculentos. Pessoas ditas "de bem" também são humilhadas, extorquidas, maltratadas, todos os dias por policiais que acham que tudo podem. Gostaria que as pessoas de bem, que foram vítimas de desmandos, também se manifestassem a respeito. Outra coisa: A Polícia não é paga para maltratar ou matar ninguém. Ela é paga para proteger. Exatamente o contrário do que o vídeo mostrou. Penso que os comentários deveriam ser mais sérios e inteligentes. Parece que um monte de dementes emite opinião a favor da violência policial e nem se dão conta que também são vítimas potenciais da truculência estatal. Zaca, faça o favor de postar esse comentário. Abs

    ResponderExcluir
  16. Eu também concordo que o Júri errou, ou melhor, foi induzido a erro, em face de existirem provas suficientes do Homicídio Tentado.
    Concordo também que essa decisão é um salvo-conduto para policiais violentos. A polícia tem que ser firme e justa contra os criminosos, mas nunca violenta.
    Soube de um caso em que a polícia militar, antes de apresentar o caso ao delegado para analisar o que seria feito com o suposto criminoso,chamou a imprensa e apresentou à mídia o suspeito como se já fosse criminoso. Na entrevista, o pm disse o crime que ele cometeu, que o suspeito seria preso em flagrante e qual seria a pena. Repito, tudo antes mesmo de apresentar o caso ao delegado. Ou seja, o pm se antecipou e agiu como se fosse delegado, promotor e juiz.
    vejo também que os comentários que defendem a polícia nesse caso em questão denotam uma certa revolta, acredito que seja em face do estado de insegurança em que vivemos, por culpa do próprio Estado (União, Estado e Município) que ão fazem a sua parte frente ao descaso com as POLÍTICAS PÚBLICAS.

    ResponderExcluir
  17. O juri foi justo quando absolveu os PMs, pois, esses bandidos adolescentes, se prevalecem porque são menores, matam, aterrorizam, estupram, depois vem a mídia e põe eles com se fossem crianças inocentes. Quando eles se dão bem e atiram no PM, como no caso do Coronel Luis Gonzaga, aparecem na midía em lanchas, tirando onda. Daqui a pouco, estão todos soltos,cometendo novos assaltos e homicídios. OBS. Não vai demorar muito, essa criança do caso dos PMs, aparecer na midía, cometendo latrocínio e traficando.

    ResponderExcluir
  18. Muito justo esse júri .. Eu moro próximo da casa desse menor e todos aqui tem medo dele .. Eu gostei do resultado do júri ! E todas as vezes que o ministério publico recorrer vai perder ..

    ResponderExcluir
  19. Falam mal, falam mal de PMs, mas quando se vêem nas mãos desses bandidos-adolescentes, são os PMs que vão lá enfrentar essas crianças perigosas. Vocês podem ler os jornais nas páginas policiais; se tiver cinco ocorrências, quantro tem adolescentes envolvidos. Sou policial, acabei de sair de serviço, um adolescente assaltou e atirou na perna de um senhor de 72 anos, os infratores foram presos por uma viatura da ROCAM. O juri foi "justíssimo em ter absolvido os PMs"

    ResponderExcluir
  20. Impressionante como os comentários são desprovidos de qualquer bom senso. Não se trata aqui da figura do menor, se ele é infrator ou não: TRATA-SE DO FATO DE QUE OS POLICIAIS SÃO PAGOS PARA CUMPRIR A LEI E NÃO RASGÁ-LA. Se a polícia, num confronto, matar alguém, dentro dos limites da lei, não resta dúvida alguma de que agiu legalmente. Todavia, quando um policial, de forma vil, covarde, traiçoeira, atira em alguém que não oferece risco algum para ele ou para qualquer pessoa, como é que eu posso defender tal conduta? É um absurdo que a polícia exija das pessoas que cumpram a lei, quando ela mesma presta um péssimo exemplo à sociedade. Lamentável. Quando os defensores da violência policial forem vítimas dela mesma, mudarão de opinião.

    ResponderExcluir