terça-feira, 13 de novembro de 2012

PARA JORNAIS INTERNACIONAIS, PRISÃO DE JOSÉ DIRCEU É 'DIVISOR DE ÁGUAS'

A condenação a 10 anos e 10 meses de prisão de José Dirceu pelo Supremo Tribunal Federal (STF) na segunda-feira (12) foi destaque na imprensa internacional. Além de Dirceu, o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares e o ex-presidente do partido José Genoino, também foram condenados por corrupção ativa e formação de quadrilha. Os três formam o "núcleo político" do mensalão, segundo a denúncia.

Para o "The New York Times", a condenação de Dirceu, "uma das figuras mais importantes no governo do PT", causa um "choque" no sistema político brasileiro, e é um "divisor de a águas" num país acostumado a ver a impunidade prevalecer sobre casos de corrupção. O jornal ainda fala que, no Brasil, é "muito raro" políticos passarem muito tempo presos, seja por corrupção ou outros crimes.

O espanhol "El país" fala sobre a condenação do núcleo político e o desentendimento entre o relator Joaquim Barbosa e o revisor Ricardo Lewandowski sobre a ordem da decisão das penas. Ontem, Lewandowski se irritou com a mudança de ordem da dosimetria aplicada por Barbosa e deixou a sala. O jornal fala que Dirceu afirma que sua condenação foi "política" e que irá recorrer da condenação internacionalmente.

O periódico francês "Le Monde" registra a condenação do ex-primeiro-ministro do governo Lula, que foi considerado culpado por usar sua posição de liderança tanto no governo, quanto no PT para corromper parlamentares.

O argentino "El Clarín" diz que "quem desejava ver o ex-ministro José Dirceu atrás das grades, provavelmente poderá desfrutar do momento em breve". O jornal diz que a condenação de Dirceu, dirigente histórico do PT, não foi unanimidade no STF. Eles comparam a punição do ex-ministro com a dada a Genoino, que deve cumprir a pena em regime semiaberto, levando uma vida "relativamente normal".

A rede britânica de notícias BBC diz que o julgamento é um "marco" no combate a corrupção no Brasil, e que os brasileiros só irão acreditar que haverá punição para os culpados quando os condenados realmente forem presos.

Fonte: Folha.com

3 comentários:

  1. O perigo é outros paises copiarem a justiça brasileira.

    ResponderExcluir
  2. Mestre Zacarias,o Anônimo está certo,sabe porque ninguém mais acreditava na Justica Estaduais. mas existia uma luz no fim do túnel que um dia o nosso País teriamos Juizes com Juízo de fazer prevalecer nossas Leis o mais cedo ou mais tarde.se todos Inquerítos Policiais fossem bem ämarrados"sem deixar brexas"para os Advogados de portas de xadrezes jamais entraria com recursos para soltatem os seus clientes de crimes, milhares de Inquerítos voltando do Ministério Público Federal ou Estadual para as Delegacias de Origens para novas diligências.os Jornais de outros Paises só querem um pézinho para nos Humilhar,denegrir e caluniar diante desta quadrilha dos "petralhas"por uns pagamos todos.que sorte cotö que tem o Povo Brasileiro.

    ResponderExcluir
  3. A cúpula do PSDB também deveria ter sido julgada, pois são os precursores do mensalão! A votação para a emenda da reeleição que o diga! Mas lógico que nunca será, porque há mais imundice debaixo dos panos do que se imagina. Um exemplo simples é a forma que privatizaram as teles, pois passa tirando lasca da rede globo, que logicamente, não permitiu e nem permitiria a continuidade da investigação. Mesmo assim é bem feito para que sirva, pelo menos, de exemplo. Parabéns STF!!!

    ResponderExcluir