quinta-feira, 25 de agosto de 2011
GOVERNO MONTA CENTRO INTEGRADO DE OPERAÇÕES EM MANACAPURU PARA REPRIMIR CRIMES DURANTE O 15º FESTIVAL DA CIRANDA
Pelo menos 20 órgãos do Governo do Estado, com apoio da Marinha e do Poder Judiciário, iniciaram, hoje, 25, as ações integradas de prevenção e repressão a crimes durante o 15° Festival da Ciranda de Manacapuru, que inicia amanhã, sexta-feira, 26, e termina no domingo, 28, tendo um público visitante estimado em 50 mil pessoas. Cerca de 300 servidores do sistema de segurança pública serão empregados nas operações.
Como em anos anteriores, as ações foram articuladas por meio do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), colegiado da Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP/AM) que reúne órgãos estaduais, federais e municipais. Um Centro Integrado de Operações, similar ao Ciops de Manaus, será montado no Parque do Ingá, local de apresentação das cirandas.
No centro integrado vão funcionar os atendimentos de emergência da Polícia Militar (190) e Corpo de Bombeiros (193), além do monitoramento de oito câmeras fixas e móveis instaladas dentro e fora da arena. É desse centro integrado que serão tomadas todas as ações estratégicas para garantir o sucesso do evento que há anos não registra ocorrências de grande potencial ofensivo.
Segundo o secretário estadual de Segurança Pública, Zulmar Pimentel, a integração dos órgãos faz parte da estratégia criada pelo Governo do Estado no combate a violência. “Há uma grande preocupação do sistema por causa da quantidade de pessoas que a festa deve reunir. Todo nosso esforço será concentrado para a preservação de vidas e manutenção da ordem pública”, disse. Nas estradas e nos rios da região todo o patrulhamento será reforçado pelas Polícias Civil (PC) e Militar (PM), além do Corpo de Bombeiros, Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) com o apoio da Marinha.
O Detran-AM, através do Núcleo Especializado em Operações de Trânsito (Neot), fiscalizará e atuará de forma preventiva na orientação de pedestres e motoristas para evitar acidentes de trânsito durante o festival. Cerca de 30 agentes foram enviados para a fiscalização rigorosa da documentação e estado de conservação dos veículos. O órgão utilizará bafômetros e radar portátil de controle de velocidade em trechos da rodovia AM-070 (Manoel Urbano).
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário