O número de casos de homicídios na capital amazonense registrou um aumento de 81,5% entre os anos de 2000 e 2010. Os dados fazem parte de um levantamento do Instituto Sangari, uma organização não-governamental que realiza o mapeamento da violência no Brasil. E foram apresentados nesta terça-feira (16) pelo delegado de Polícia Civil de Pernambuco, Renato Márcio Rocha, que ministrou palestra “A estrutura da investigação e suas técnicas”, no Curso de Capacitação na Persecução Penal do Crime de Homicídio.
Número de homicídios vem caindo em Manaus
desde que o "Ronda no Bairro" entrou em operação
(Foto: Cássio Cunha / Blog do Antônio Zacarias)
No ano 2000, foram registrados, de acordo com os dados do instituto, 464 assassinatos em Manaus. Já em 2010, foram 842 mortes (projeção a partir dos números do primeiro semestre). Nas capitais da região Norte, Manaus ficou em segundo lugar, perdendo para Belém que registrou um crescimento de 128,9%. Renato Márcio Rocha ressaltou que o aumento no número de homicídios é uma tendência nacional.
Para sanar estes casos, o delegado relaciona uma série de técnicas utilizadas por profissionais, como a infiltração policial, oitiva de indiciados, entrevista e interrogatório, vigilância e a preservação do local do crime, considerada essencial para uma boa investigação. “Se isto não ocorrer, compromete todo o trabalho”, afirma Rocha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário