Omar Aziz (PMN), Alfredo Nascimento (PR) e Hissa Abrahão (PPS) participaram na noite dessa terça-feira (28) do debate da TV Amazonas. Os três candidatos mais bem colocados nas pesquisas de intenções de voto apresentaram propostas para o futuro Governo e trocaram farpas e acusações. O confronto iniciou por volta das 21h40min e foi mediado pelo jornalista da Rede Globo e apresentador do jornal SPTV Segunda Edição, Carlos Tramontina.
PRIMEIRO BLOCO
No primeiro bloco foram discutidos os temas Segurança, Zona Franca de Manaus (ZFM) e Saúde. Alfredo foi sorteado para iniciar a rodada de perguntas, começando por Omar, que foi questionado sobre a atual situação do Amazonas na área. Omar lembrou a experiência como secretário de Segurança e citou o programa Ronda no Bairro. Na réplica, Alfredo destacou que, eleito, vai abrir concurso público para contratar mais três mil policiais.
Omar perguntou para Hissa Abrahão sobre a ZFM. Em resposta, Hissa afirmou que lutar pelo Polo Industrial de Manaus não é simplesmente prorrogar a vigência da ZFM, mas também desburocratizar a alfândega, melhorar a internet banda larga e aumentar a oferta de nergia elétrica no Estado, além de dar mais apoio as micro e pequenas empresas e ampliar o aeroporto, que ele chamou de medíocre. Omar , por sua vez, prometeu estender a Zona Franca para a Região Metropolitana de Manaus.
SEGUNDO BLOCO
No segundo bloco, os temas mais fortes foram a Copa de 2014, mobilidade urbana e independência política. Omar direcionou a pergunta para Alfredo sobre o projeto do Fun Park, uma das exigências para o Mundial de Futebol de 2014. Alfredo lembrou que os projetos da Copa têm o poder de mudar a vida das pessoas e que, para isso, é preciso aproveitar a Copa para criar uma maior estrutura para o desenvolvimento do turismo na cidade de Manaus.
Omar voltou à pergunta e afirmou que vai construir três unidades do Fun Park, sendo duas em Manaus e uma no município de Iranduba, com uma estrutura para receber 30 mil pessoas em dias de jogos.
TERCEIRO BLOCO
No terceiro bloco do debate os temas foram sorteados. Hissa foi o nome escolhido. Ele perguntou A Alfredo sobre educação. Questionou a proposta para fortalecimento e ampliação da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Alfredo citou o investimento do Estado na área da educação, afirmando que é preciso aumentar os repasses, qualificando e pagando melhor os professores. Já Hissa disse querer dobrar o número de vagas da UEA e, em consequência, melhorar a qualidade de vida no Estado. Em tréplica, Alfredo reafirmou que o atual Governo não deu atenção à educação.
Emprego e renda foi o tema sorteado na segunda rodada de perguntas, feitas pelo candidato Alfredo Nascimento a Omar Aziz. O candidato do PMN afirmou que vai valorizar a capacitação da população do interior, dobrando o número de vagas do Cetam e valorizando o desenvolvimento sustentável. Alfredo disse que Omar estava “muito bem treinado” para discursar, mas que o que dizia não fazia parte da realidade do Estado. O ex-ministro disse que o interior do Amazonas está abandonado. Ele também reafirmou que a ZFM precisa ser preservada, expandindo para outras áreas. Em resposta, Omar afirmou que Alfredo não cumpriu nenhuma promessa como senador.
QUARTO E ÚLTIMO BLOCO
Com o semblante denotando ódio, o senador Alfredo Nascimento revelou , no final do debate, que o governador Omar Aziz está sendo processo pela Justiça Federal por formação de quadrilha e evasão de divisas.
Sereno, Omar rechaçou a acusação, dizendo que “é mais uma armação” de seu adversário. “Sou um candidato ficha limpa”, ressaltou. Em seguida, afirmou que não revelaria “um segredo” de Alfredo em respeito à mulher e aos filhos dele.
O “segredo” a que Omar se referia já não é mais tão segredo assim, pois foi trazido à tona em reportagem investigativa do BOG DO ANTÔNIO ZACARIAS (veja no alto desta página). Trata-se da relação amorosa que Alfredo mantém, há 13 anos, com a atual superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) nos Estados do Amazonas e Roraima, Maria Auxiliadora Dias Carvalho.
Alfredo disse que tinha em seu poder documentos da Justiça Federal que comprovariam que Omar enviou ilegalmente 70 mil dólares para a cidade americana de Las Vegas, conhecida por seus cassinos de luxo e uma infinidade de outras opções de entretenimento.
Omar não deixou por menos. Disse que Alfredo estava sendo investigado por suposto uso criminoso de R$ 500 milhões pertencentes ao Ministério dos Transportes. Desse total, R$ 24 milhões seriam destinados à recuperação da BR-174, que liga Manaus a Boa Vista, em Roraima.
SNIPER!" NUNCA ERREI UM ÚNICO TIRO "
ResponderExcluirAtenção meu amigo ÚLTIMO DOS MOICANOS - MISTER ANTONIO ZACARIAS neste debate o Alfredo Nascimento, repetidas vezes, pontou em cima do OMAR o seguinte refrão: O CANDIDATO OMAR ESTUDOU BEM A CARTILHA PARA ESTAR ASSIM REPETITIVO, PREPAROU-SE MUITO BEM POR ESTA CARTILHA e bla bla bla.
Ocorre Mister Zaca que quem estudou muito bem a cartilha foi o ALFREDO NASCIMENTO e a cartilha foi a do seu Vice SERAOFIM CORREA, pois este esperou o final do debate para informar aos telespectadores que o AMAZONINO MENDES não havia pago o IPTU.
Assim, escolado, o ALFREDO esperu pelo último debate para, de maneira mentirosa e leviana, informar aos telespectadores que o OMAR AZIZ estava sendo INVESTIGADO PELA POLICIA FEDERAL POR: FORAMAÇÃO DE QUADRILHA, LAVAGEM DE DINHEIRO E ENVIO DE MOEDAS PARA O ESTRANGEIRO.
A POLICIA FEDERAL tratou logo de desmentir o candidato LAFREDO NASCIMENTO, informando que não existia tal inevstigação. Por que a POLICIA FEDERAL não prendeu este pilantra em FLAGRANTE ?
O candidato ALFREDO pensa que, nós amazonenses, somos burros, alto lá BUXADA DE BODE !
Fiquei deverás decepcionado com o candidato HISSA ABRAHÃO, uma verdadeira franquinha dando alfinetadas hora no OMAR hora no ALFREDO ! Perdestes o meu voto ! Como também a oportunidade de ser o melhor entre os três !
SNIPER! " NUNCA ERREI UM ÚNICO TIRO "
brincadeira! o sujo falando do mal lavado. e ainda vão ganhar a elição. esse pais precisa de muito ainda pra melhorar ja que o povo não echergar um palmo a frente do naris .nunca nenhum desses politicos vão investir pesado em educação, por que sabem se tornarem o povo mais inteligente . eles não ganhão nem pra lider comunitário.
ResponderExcluirFoi muito importante assistir ao bebate ontem, por que foi evidente o despreparo do Alfredo, com poucas propostas reais ficou no populismo, dar computador contratar mais policiais, como se isso resolvesse, que tal o governo com a autonomia que tem assumir o compromisso de melhores salários para policias e professores e mais dizer o quanto. Para o Omar foi fácil, só falar dos numeros alcançados é vantagem e decoreba, mas onde estão as propostas concretas, a da segurança em Manaus é boa sim, essa gostei, mas e o resto, e o interior que vive sem pespectiva, onde a maioria das pessoas são funcionarios publicos, o problema e que depois que Eduardo saiu o Estado ficou engessado, ficou sem programação, hora se você sabe que vai assumir um cargo logo deveria estar preparado, se não consegue governar poucos meses, imagine um mandato? a não ser que o estado sirva apenas para repassar dinheiro publico a ONG's e OSCIP's beneficiando no máximo 5 pessoas o que esta acontecendo agora nesse fim de governo, o trágico é que Omar e Alfredo se alfinetavam usando o interior mas nenhum apresentou propostas para o mesmo, a eleição e para o Governo e não para Prefeito, então que tal apresentar propostas para o Estado como um todo? claro ganhar voto no interior depende apenas do "acordo" com os prefeitos.
ResponderExcluirNa minha opião, e para minha surpresa, pois desconhecia seu trabalho, o melhor foi o Hissa que demostrou pontos importantes e essenciais dos reais problemas do Estado Amazonas e do Estado "Manaus", assumiu a responsabilidade de fazer, e claro que entre falar e fazer existe um caminho longo, mas demostrou ter preparo, e so pra lembrar que o Lula na eleição para presidente foi taxado de inexperiente, uma pessoa não preparada com propostas inalcançáveis, mas soube escolher as pessoas e definir as alianças de forma que chegamos a condição do Brasil que temos hoje, a resposta é o numero de candidatos querendo ser os "candidatos do Lula", por tanto não me surpreenderia se o Hissa como governador vinhesse a ser o melhor governador de todos os tempos, principalmente para o interior do Estado.
Meu voto era do Alfredo por oposição ao Omar (Olha que aprovo o governo do Eduardo, mas Omar não é Eduardo), hoje fico feliz em dizer que encontrei uma alternativa votarei em Hissa, e um recado pra você Hissa, comigo tenho mais 17 votos, so hoje pela manhã consegui +2, parabens pelo nivel das propostas.