Em menos de quatro horas, durante a madrugada de domingo (1/05), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) e o Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans) autuaram 80 veículos que se encontravam estacionados em postos de gasolina e no meio da via pública, causando problemas de poluição sonora e obstrução do trânsito nos trechos entre a Avenida do Turismo, Avenida do Futuro e Estrada da Ponta Negra.
A ação, que teve a participação da Polícia Militar, foi mais uma ofensiva dos órgãos municipais com a finalidade de restabelecer a ordem pública naquela área, que aos finais de semana passou a ser tomada por veículos tunados (com equipamentos sonoros de potencial poluidor) e estacionados em fila dupla e nos canteiros centrais da via. Dois postos de gasolina foram lacrados e embargados para a atividade. A operação foi comandada pessoalmente pelo secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Marcelo Dutra, e pelo presidente do Manaustrans, coronel Walter Cruz.
A operação teve início por volta das 22h e se concentrou inicialmente em dois pontos específicos da Avenida do Turismo, principal foco da desordem – em frente às casas de shows Maloka's House e Diamond. Em seguida, os fiscais se dirigiram a dois postos de gasolina – o Equador, na Avenida do Futuro e os de bandeira BR da Avenida do Turismo e Estrada da Ponta Negra.
Os três estabelecimentos, que foram lacrados e notificados, se encontravam lotados de veículos provocando barulho com equipamentos sonoros e sem licença ambiental para uso em local apropriado. Além da autuação por uso de equipamento com potencial poluidor sonoro, os condutores dos veículos, em sua maioria, não possuíam Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Somente em relação à poluição sonora, as multas totalizaram 2.950 Unidades Fiscais do Município (UFM), o equivalente a aproximadamente R$ 198.000,00. Entre as irregularidades, os agentes de trânsito encontraram veículos estacionados sobre passeio público e flagrantes de descumprimento da sinalização.
Do total de autuações, 25 foram multas por poluição sonora de veículos tunados, 32 multas por infrações de trânsito, 20 notificações de veículos que possuíam equipamentos que não estavam sendo utilizados e a notificação da casa de shows Maloka's House, que teve a medição de som realizada do lado de dentro e de fora, constatando poluição sonora (acima de 79 decibéis) nas duas situações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário