segunda-feira, 7 de novembro de 2011

JOSÉ BANIWA DESTACA AVANÇOS DO GOVERNO DO AMAZONAS NA POLÍTICA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO INDÍGENA

De acordo com o titular da Secretaria de Estado para os Povos Indígenas (Seind), Bonifácio José Baniwa, o Governo do Estado tem avançado na educação indígena nos últimos anos e irá evoluir ainda mais nessa área.

“Já temos as cotas na UEA, o ensino médio em terras indígenas e o curso intercultural e, nesse sentido, o governo Omar Aziz está avançando cada vez mais”, observou.

O secretário fez referência ao ensino médio nas áreas indígenas do Alto Solimões e Alto Rio Negro, que compreendem os municípios de São Paulo de Olivença, Santo Antônio do Iça, Tabatinga, Benjamin Constant e São Gabriel da Cachoeira.

Mais de 30 coordenadores municipais de
Educação Escolar
Indígena do Estado do Amazonas
participam de encontro em Manaus


Quase 500 indígenas são beneficiados pelo sistema de cotas da UEA desde 2005. Cerca de 30 deles se formaram até o início deste ano. No curso de Pedagogia Intercultural Indígena, estudam 745 indígenas de 32 etnias.

As declarações foram dadas durante a abertura do 1° Encontro dos Coordenadores Municipais de Educação Escolar Indígena do Estado do Amazonas, realizada nesta segunda-feira (7), no Centro de Treinamento Profissional Padre José Anchieta.

O objetivo do evento, organizado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Educação e Qualidade do Ensino (Seduc), é compartilhar experiências e fortalecer a Educação Escolar Indígena a partir de marcos políticos, culturais, conceituais e pedagógicos, de acordo com as deliberações de pactuação do Território Etnoeducacional no Estado do Amazonas.

Mais de 30 municípios enviaram representantes para o encontro, que prossegue até sexta-feira (11), com uma ampla programação coordenada pela Gerência de Educação Escolar Indígena (GEEI).

Nenhum comentário:

Postar um comentário