segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL ALTAIR SEVERIANO NUNES ADOTARÁ NOVO MODELO DE ENSINO EM 2012


A Escola Estadual de Tempo Integral Altair Severiano Nunes, localizada no bairro Parque Dez, vai adotar em 2012 um novo método de ensino visando maior aproveitamento escolar. Trata-se das salas de aulas temáticas, em que cada disciplina da grade curricular será desenvolvida em um espaço escolar específico. A iniciativa é pioneira no Amazonas e segue modelo educacional adotado em países como os Estados Unidos e a Alemanha. Na última semana do ano letivo de 2011, o método foi apresentado a professores, pais e representantes da Secretaria de Estado de Educação (Seduc).
A escola, que faz parte da rede de ensino do Governo do Amazonas atendendo do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental, testou o método com sucesso no 2° semestre de 2011 na própria escola. Diferentemente do que é adotado em salas temáticas do modelo tradicional das escolas brasileiras, em que cada turma tem uma sala, o novo método prevê que cada disciplina tenham um ambiente específico, modificados pelos próprios alunos.

De acordo com o gestor da escola, Augusto Barata, o método permite que as aulas sejam mais produtivas. “Ao entrar na sala os alunos encontram um ambiente planejado e equipado com recursos específicos para a disciplina. O modelo é inovador e gera o aumento da produtividade dos estudantes” disse. Ele destacou que a prática também possibilitará que os alunos estejam mais motivados a aproveitar melhor os espaços e os recursos da escola, inclusive livros didáticos.
“Os livros didáticos ficarão nas salas, otimizando o acesso e diminuindo o número de exemplares necessários”, disse o gestor ao destacar que 40 livros, por exemplo, podem ser utilizados por até 200 alunos em um mesmo dia.
Segundo o secretário de Estado de Educação, professor Gedeão Amorim, o novo modelo trará avanços significativos para o sistema público de educação do Amazonas. “Após a implantação deste projeto-piloto, futuramente o Governo do Estado por meio da Seduc deve disseminá-lo para um universo maior de escolas” anunciou o secretário.

3 comentários: