terça-feira, 20 de dezembro de 2011

ESCRITORES AMAZONENSES SE DESTACAM EM CONCURSO LITERÁRIO


Dezessete escritores, entre revelações e consagrados, receberam nesta terça-feira (20) a premiação do concurso “Prêmios Literários Cidade de Manaus”.  Ao todo foram mais de 300 pessoas inscritas na edição 2011 ao longo de 20 categorias, sendo seis delas exclusivas para obras de escritores locais.
Candinho (a mulher ao lado é Lívia Mendes, presidente da ManausCult) deixou para trás vários poetas brasileiros, tornando-se o vencedor do prêmio Violeta Branca Menescal 

“Manaus é um mercado em expansão, com talentos e nomes que merecem ficar na história através de um reconhecimento justo oferecido pela Prefeitura de Manaus”, afirma a diretora-presidente da Fundação Municipal de Cultura e Artes (ManausCult), Lívia Mendes.
De 14 premiações nacionais, o Amazonas conseguiu emplacar sete escritores locais como vencedores.
Serão publicados mil livros de cada categoria vencedora. Os exemplares serão distribuídos em bibliotecas públicas e entidades ligadas a educação e cultura. Os autores premiados também receberão parte do acervo para divulgação.
Entre os escritores nacionais o destaque ficou por conta do consagrado compositor amazonense João Cândido dos Santos Rodrigues, o Candinho. Vencedor do prêmio Violeta Branca Menescal como melhor livro de poesia, Candinho entra agora para o panteão dos poetas premiados e reconhecidos em nível nacional. “O livro é o resultado de uma vida dedicada às letras, que no meu caso eram expressas através da música”, afirma o autor.
A jornalista Cristiane Naiara Araújo e o poeta e compositor Celdo Braga: revelação na categoria Jornalismo Literário

A revelação ficou por conta da jornalista Cristiane Naiara Araújo. Seu trabalho de conclusão de curso “Sirrose nas Entrelinhas”, rendeu mais do que o esperado diploma. “Percebi que poderia concorrer ao prêmio de Jornalismo Literário e me inscrevi sem muitas pretensões. Agora, está lado a lado de autores consagrados da literatura amazonense é um orgulho que poderei carregar para sempre”, comemora.

3 comentários:

  1. O Candinro ganhou como melhor livro de poesia não foi à toa. Como ele mesmo disse, vive das letras desde muito cedo. Agora veio o reconhecimento numa área em que ele não era conhecido. Parabéns, Candinho!

    ResponderExcluir
  2. Candinho é poeta, letrista, compositor, arranjador...enfim, um grande defensor da cultura nacional.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Candinho é uma homem apaixonado pelas letras, desde pequeno. Essa sua conquista não me surpreendeu nenhum pouco.

    ResponderExcluir