quinta-feira, 10 de novembro de 2011
GUARDA METROPOLITANA, SAMU E DEFESA CIVIL RECEBEM TREINAMENTO PARA ATUAR NA SELVA
Por Raonny Oliveira (fotos de Márcio James) - Um contingente de 50 servidores municipais, entre guardas metropolitanos, médicos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-192) e agentes da Defesa Civil, se formaram nesta sexta-feira (11), no curso de Estágio de Selva, promovido pela Prefeitura em parceria com o 1º Batalhão de Infantaria de Selva (1º BIS).
Em 60 anos de existência da Guarda Municipal, esta é a segunda vez que a Prefeitura disponibiliza parte de seu efetivo para se capacitar na atuação em casos de salvamento e sobrevivência na selva. O estágio aconteceu na Base de Instrução Boinas Verdes do Exército, localizado no quilômetro 24 da rodovia AM 010.
O treinamento teve como objetivo capacitar esses profissionais para atuar de forma efetiva em ambientes de selva, como a Reserva Adolpho Ducke e Parque do Mindu.
Resgate, primeiros socorros utilizando meios naturais, atuação em queda de aeronave e transporte de feridos são alguns dos tópicos que foram abordados durante o curso.
O estágio foi realizado em duas etapas. Na primeira, os participantes foram instruídos sobre como agir nesse tipo de situação adversa – em meio à mata fechada, sem alimentos ou ajuda externa. Também receberam orientações técnicas de busca, resgate, abordagem a animais peçonhentos e sobrevivência terrestre e aquática no acampamento.
Na segunda fase, divididos em grupos, eles foram à prática - construíram cabanas feitas com folhas de palmeira, buscaram alimentos na mata e rios, fizeram fogo com pedras e madeira e construíram jangadas e armadilhas. Técnicas de transposição de obstáculos, transporte de vítimas e pesca também fizeram parte do treinamento.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário