
Por Leonardo Rocha – Pesquisa realizada pela empresa amazonense “Perspectiva”, do publicitário Durango Duarte, mostra que Omar Aziz, da coligação “Avança Amazonas”, ampliou a vantagem sobre seu principal adversário, o senador Alfredo Nascimento, candidato a governador pela coligação “Amazonas de todos nós”. Alfredo fez o caminho inverso, caindo 2 pontos.
Em julho, Omar tinha 47% das intenções de voto; Alfredo, 37%. Agora Omar tem 49% e Alfredo, 34%, segundo a “Perspectiva”. Quinze pontos separam Omar de Alfredo. Analistas são unânimes em afirmar que Alfredo não tem mais como reverter esse quadro, dado o curto período que resta para a propaganda eleitoral.
Além disso – ressaltam os analistas -, Alfredo apresenta uma clara tendência de queda. Isso, segundo eles, é “fatal” em eleição majoritária, sobretudo quando o tempo de propaganda está chegando ao fim.
Por que Omar Aziz está conquistando mais eleitores, enquanto Alfredo Nascimento está perdendo? Para o cientista político Saulo Pedrosa, é porque os eleitores estão percebendo que as propostas de Omar são bem melhores do que as de Alfredo.

Já Roberto Castro, outro cientista político, atribui a ascensão eleitoral de Omar ao fato de ele ter feito parte, nos últimos 7 anos, de um Governo – o Governo Braga – que “revolucionou” o Amazonas, dando atenção especial às classes menos favorecidas da população. “Em time que está ganhando não se mexe, este é o pensamento dos eleitores”, enfatiza Roberto Castro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário