GERAL


22.03.2013 - sexta-feira

DILMA TEM 58%, MARINA, 16%, E AÉCIO, 10%, DIZ DATAFOLHA 

 
A presidente Dilma Rousseff lidera a mais nova pesquisa Datafolha de intenções de voto para a Presidência da República. Se a eleição fosse hoje, a petista teria 58%, seguida pela ex-senadora Marina Silva, que tenta viabilizar sua própria sigla, a Rede, com 16%.

Logo atrás estão o senador Aécio Neves (PSDB-MG), com 10%, e o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), que aparece com 6% das intenções de voto. Neste cenário, 6% declararam voto nulo ou em branco, e 3% disseram não saber em quem votar. 


Na pesquisa anterior, realizada em dezembro do ano passado, Dilma tinha 54%, Marina aparecia com 18%, Aécio, 12%, e Campos, 4%.

A pesquisa foi realizada entre os dias 20 e 21 de março e ouviu 2.653 pessoas. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. 



MINISTRO DA SAÚDE DESCARTA REVER LEI DO ABORTO EM VIGOR NO BRASIL


O ministro da Saúde, Alexandre Padilha (foto), negou nesta quinta-feira, 21, as possibilidades de o governo federal rever a lei do aborto no País. A declaração vai contra o que defendeu o Conselho Federal de Medicina (CFM) na quarta, quando pediu liberação desse método de interrupção de gravidez até a 12ª semana de gestação.

"O governo federal, desde o começo, disse que não tomaria nenhuma medida no sentido de mudar a lei atual do aborto no Brasil. O governo federal não vai tomar nenhuma atitude no sentido de mudar a atual legislação do aborto." Questionado sobre sua posição pessoal, respondeu: "Sou ministro da Saúde, sou governo".

A postura da CFM provocou reação imediata entre parlamentar. Presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa Permanente da Família Brasileira, o senador Magno Malta (PR-ES), membro da bancada evangélica da Casa, já avisou que vai organizar uma manifestação no Congresso Nacional.

Para ele, a proposta seria o mesmo que "promover a morte em série no País." A data está marcada: terça-feira. "Semana que vem serão os integrantes da frente, no Congresso. Depois, o movimento poderá ser nas ruas."

Defensores da descriminalização do aborto, por sua vez, dizem que aproveitarão o documento do CFM para retomar o debate no Congresso. "As mulheres continuam morrendo em consequência do aborto inseguro. Isso tem de mudar", afirmou o presidente da Frente Parlamentar de Saúde, Darcísio Perondi (PMDB-RS). "Quem sabe agora o Executivo aproveita a oportunidade e revê, também, a sua posição sobre o assunto", completou.

Relator do projeto de reforma do Código Penal, o senador Pedro Taques (PDT-MT) afirmou que o documento será analisado com "respeito e atenção" que o CFM merece. Mas deixou claro que o debate está longe de ser concluído. "Embora o CFM seja favorável à liberação, há um conjunto muito significativo de manifestações reivindicando a manutenção das regras atuais."

Estão programadas várias audiências públicas para discutir a reforma do Código Penal. Uma delas, disse Taques, deverá ser dedicada ao debate sobre o aborto. A expectativa do relator é a de que o Senado vote o relatório ainda este semestre. Terminada esta fase, o projeto parte para a Câmara Federal. Embora as discussões ainda estejam em andamento, Taques não esconde sua posição: "Sou favorável à vida. O que outros senadores vão defender, só o tempo dirá.
 
INSTITUTO DOS ADVOGADOS CRITICA DECLARAÇÕES DO PRESIDENTE DO STF

Joaquim Barbosa afirmou que existe 'conluio' 
entre advogados e juízes (Foto: Divulgação)
As declarações do ministro Joaquim Barbosa, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), de que há "conluio" entre juízes e advogados, continuam provocando forte reação da advocacia. Depois de manifestações da Ordem dos Advogados do Brasil, nesta quinta feira, 21, foi a vez de o Instituto dos Advogados de São Paulo divulgar nota pública, após reunião da diretoria e do conselho da entidade.

O Instituto manifesta "de forma pública a sua perplexidade com as acusações, generalizadas. da existência de conluio entre magistrados e advogados, lançadas pelo ministro Joaquim Barbosa, especialmente por ocupar o cargo de presidente do Supremo e do Conselho Nacional de Justiça".

A nota pública é subscrita pelo presidente do
  Instituto dos Advogados, José Horácio Halfed 
Rezende Ribeiro (Foto: Divulgação)
O Instituto dos Advogados de São Paulo sustenta que "a perplexidade decorre da premissa errada que pretende distanciar o relacionamento entre advogados e magistrados, na medida em que todos os membros das carreiras jurídicas colaboram para o aperfeiçoamento da Justiça".

Fundado em 1874, o Instituto abriga em seu quadro advogados, magistrados e membros do Ministério Público, característica singular da entidade.

O Instituto destaca a importância do diálogo para "enfrentar os desafios apresentados pela sociedade".
"Muitos desses desafios são e devem ser apresentados ao Conselho Nacional de Justiça, razão pela qual o Instituto dos Advogados de São Paulo aguarda que os fatos concretos sejam indicados e apurados." 

Fonte: Estadão.com.br


VÍDEO DE MULHER PELADA EM PALCO DE BAILE FUNK GERA POLÊMICA NA INTERNET

Mulher fica nua no palco de um 
baile (Foto: Reprodução de vídeo)
Um vídeo em que uma mulher fica nua no palco de um baile funk está gerando polêmica na internet. Durante o show do MC Magrinho, uma moça de vestido azul estava no palco, e dois dançarinos levantaram o vestido dela, deixando a calcinha à mostra.

Logo em seguida, um dos dançarinos pegou a moça no colo e começou a fazer gestos obscenos, inclusive puxando a calcinha da moça. Quando ela ficou de pé mais uma vez e tentou recolocar a peça íntima, percebeu que a lateral estava arrebentada. Os dois meninos, então, arrancaram a calcinha da mulher, e ela ficou nua em cima do palco. Logo depois, a moça saiu do palco com a ajuda dos dançarinos. 

Foto: Reprodução de vídeo
Apesar de muitos fãs concordarem e apoiarem o que aconteceu durante o show, outros reclamaram da atitude do funkeiro. O vídeo foi retirado do Youtube na tarde de quarta-feira(20).

Em sua página oficial no Facebook, MC Magrinho postou: "O bagulho é putaria mesmo... E quem não gostou, corta meu *** e bota na boca!!". Na rede social, o MC conta com mais de 273 mil fãs.

Fonte.extra.com.br


DEFESA DO ABORTO É 'CRIAR MENTALIDADE DE VIOLÊNCIA', DIZ CNBB

Conselho de Medicina afirmou ser favorável
 ao direito da mulher abortar até o terceiro
 mês de gestação (Foto: Divulgação)
 A Igreja Católica considera 'criar uma mentalidade de violência' a posição favorável do Conselho Federal de Medicina (CFM) ao direito da mulher de abortar até a 12ª semana de gestação. 'Hoje grande parte das famílias brasileiras deve comentar esta posição e a mensagem que pode ser passada às crianças é que quando alguém atrapalha pode ser eliminado, cria uma mentalidade de violência', disse dom João Petrini, presidente da Comissão para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

O religioso disse que a Igreja reconhece que existem mulheres em situações dramáticas - abandonadas pelo pai da criança, em situação de miséria e outras dificuldades, porém a entidade defende a criação de políticas públicas que acolhem essas gestantes.

'Apoiar o aborto é um atalho, é tomar o caminho mais fácil. Mas esse problema demanda um esforço maior [do Estado]. Deveriam criar políticas públicas que ofereçam condições de acompanhamento da gravidez. Caso contrário o risco é muito maior para a mãe e para a sociedade', sustenta dom Petrini, que citou a adoção como um ponto a ser debatido.

O CFM anunciou que vai enviar à comissão do Senado que analisa a reforma do Código Penal um documento em que defende o direito da mulher de abortar até a 12ª semana de gestação. O conselho argumentou que defende a autonomia da mulher de levar ou não uma gravidez adiante. A entidade alega que o aborto é a quinta causa de mortalidade materna no Brasil, sobretudo entre mulheres negras e pobres.

Segundo dom Petrini, a mulher tem direito à autonomia sobre sua vida, mas não pode dispor da vida do filho, e que isso não é questão de fé. 'Ele não é um amontoado de células como a unha ou o cabelo que se pode cortar, ele só está abrigado nela. Se preza a dignidade da mãe, mas esquecem da dignidade do bebê. Não é questão de fé, é de avanço científico', disse.

Atualmente, a legislação brasileira permite o aborto quando a gestação coloca em risco a vida da mãe e quando é resultado de violência sexual. Além dessas situações, o Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou que grávidas de fetos com anencefalia também podem interromper a gestação, mas a decisão não configura alteração do Código Penal.

Fonte: Agência Brasil


SANTIAGO ERA MAIS PROFUNDO QUE NAT KING COLE, DISSE CRÍTICO DO "THE NEW YORK TIMES"



O cantor e compositor carioca Emílio

 Santiago (Foto: Divulgação/TV Globo)

"A voz de Emílio Santiago era mais suave e profunda que a de Nat King Cole", escreveu o crítico de música do "The New York Times", em um artigo publicado em 24 de abril de 2009, na edição impressa do jornal.



Santiago se apresentou na noite de 23 de abril daquele ano, ao lado de Dori Caymmi, filho de Dorival Caymmi, no BossaBrasil Festival, em Nova York. Entusiasmado, o crítico classificou o show como "um diálogo íntimo musical, suave e ao mesmo tempo áspero".



"A suavidade incorporada por Santiago, apelidado de Nat King Cole do Brasil [1919-1965], tem sido sua marca desde meados dos anos 1970. Sua voz é mais rica e profunda do que a de Cole e a comparação é aplicável apenas ao se considerar que ambos são cantores 'polidos'. Santiago é um 'sambista muscular'", descreveu Stephen Holden, em referência ao cantor e músico de jazz norte-americano Nat King Cole, que imortalizou canções como "Mona Lisa", "Stardust" e "Unforgettable".


 Emílio Santiago durante apresentação no
 Som Brasil (Foto: Divulgação/TV Globo)


O crítico destacou, ainda, a mistura de romantismo e a maturidade da interpretação de Emílio Santiago. "Nas interpretações de Emílio Santiago, o narrador não era um adolescente ansiando por uma menina que passa por Copacabana, mas um homem vigoroso celebrando a força da vida, o prazer da beleza e da intensidade do desejo."


Nascido no Rio, em 1946, Emílio Santiago cursou direito na década de 1970, estimulado por seus pais.



Em sua casa, costumava escutar canções de Nelson Gonçalves, Cauby Peixoto e Anísio Silva. A bossa nova, em especial João Gilberto, também eram algumas de suas preferências.



Estimulado por amigos, que conheciam seu gosto pela música, começou a participar de festivais. Apresentou-se também na televisão, no programa "A Grande Chance", apresentado por Flávio Cavalcanti, chegando às finais.



Em 1973, gravou para a Polydor seu primeiro compacto, "Transas de Amor". O primeiro disco veio em 1975, lançado pela CID. Produzido por Durval Ferreira, o álbum "Emílio Santiago" continha canções de compositores como Ivan Lins, Jorge Ben Jor e Nelson Cavaquinho.



No ano seguinte, transferiu-se para a gravadora Philips/Polygram, em que permaneceu até 1984.



Em 1988, convidado por Roberto Menescal e Heleno Oliveira, fez o primeiro disco da série "Aquarela Brasileira", projeto da  Som Livre dedicado à releituras de clássicos brasileiros, com o qual atingiu o sucesso.



Em 2000, assinou com a Sony Music. Seu trabalho de estúdio mais recente é "Só Danço Samba", de 2010, que homenageia Ed Lincoln e marcou a comemoração de seus 40 anos de carreira.



Entre os maiores sucessos gravados em sua voz estão "Saygon", "Lembra de Mim" e "Verdade Chinesa".



Fonte: Folha.com.br
 
14.03.2013 - quinta-feira

MIZAEL É CONDENADO PELA MORTE DA EX-NAMORADA MÉRCIA NAKASHIMA

O policial militar aposentado Mizael Bispo de Souza foi condenado na tarde desta quinta-feira (14) pela morte da advogada Mércia Nakashima, ocorrida em 2010. A pena é de 20 anos de prisão em regime inicial fechado.

O júri popular durou quatro dias e terminou por volta das 17h40 no Fórum de Guarulhos, na Grande São Paulo. O juiz Leandro Cano afirmou, na sentença, que o réu demonstrou "insensibilidade" e conduta "desprezível e repugnante".

Mércia era ex-namorada de Mizael e foi encontrada morta em uma represa em Nazaré Paulista, no interior de São Paulo, em junho de 2010. Ela havia desaparecido em 23 de maio, após sair da casas dos pais em Guarulhos.

O juiz falou, na sentença, sobre uma das qualificadoras do crime, motivo torpe ou fútil. Segundo o magistrado, não foi "amor", mas "delírio de posse" que levou ao crime. "Sentimento amor não faz sofrer. O instinto de propriedade, que é o contrário do amor, é que faz sofrer."

Presente em plenário, a família de Mércia ficou feliz com a decisão. A irmã Cláudia Nakashima comemorou a pena e gritou "assassino" e "maldito". Enquanto isso, a mãe, Janete Nakashima, chorou. Mizael ouviu a sentença quieto e cabisbaixo.

Antes da decisão dos jurados, houve os debates entre defesa e acusação. O promotor Rodrigo Merli Antunes afirmou que Mizael tinha motivos para cometer o crime. Segundo ele, o réu se sentia rejeitado pela ex-namorada. O promotor ainda declarou que, para tirar o PM aposentado da cena do crime, seria preciso que todas as provas presentes no inquérito fossem coincidências.

"O réu Mizael Bispo de Souza matou, sim, Mércia Nakashima e tinha, sim, motivos para isso, se sentia rejeitado, se sentia 'o lixo dos lixos' em email trocado [com a vítima] em abril de 2010", declarou o promotor.

Na sua fala, ele rebateu a tentativa da defesa de Mizael de desqualificar a série de provas. "Não existem excesso de coincidências. É preciso acreditar que o sangue não é sangue, que a alga não é alga, que a prostituta existe, que o rastreador falhou, que o Evandro foi torturado para que ele seja inocente", afirmou o promotor.

Para o Antunes, as provas técnicas colocam o réu na cena do crime. “As antenas de celular demonstram que ele ficou no encalço da vítima junto com o senhor Evandro", observou. Ele lembrou que Mizael tinha uma linha telefônica cujo número não foi informado para polícia. Com ele, Mizael fez diversas ligações no dia do crime para o vigia Evandro Bezerra da Silva. Ao ser questionado por que parou de usar essa linha após dia 23 de maio, segundo Antunes, Mizael responde: “[Parei] porque eu virei suspeito”. “Para mim, isso é confissão. Se não fez besteira nenhuma, não precisava [parar de usar]”, observou.

Caso Mércia Nakashima (Foto: Arte/G1)
O advogado de defesa, Samir Haddad Júnior, afirmou que o réu “é incapaz de matar alguém”. A apresentação da defesa durou cerca de duas horas, e Mizael acompanhou a argumentação sentado, com a cabeça baixa e as mãos no rosto. O Ministério Público abriu mão da réplica.

O defensor afirmou que a equipe de advogados que representa Mizael ‘desmontou’ toda a tese da acusação e disse que nos autos existem “pinóquios e mentirosos”. A crítica foi na mesma linha da feita pelo advogado Ivon Ribeiro, que disse que o promotor Rodrigo Merli e o assistente de acusação “não foram capazes de abrir um volume e mostrar onde está a prova".

Ribeiro chamou de "fanfarrão" o delegado Antônio de Olim, que investigou o caso no Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e disse que "todo mundo quis a cabeça" de Mizael. "O doutor Olim chegou aqui com a maior cara de pau. Estou para ver um cara mais mentiroso do que ele", afirmou. "Precisaram mudar o horário do crime para encaixar as ligações", disse, em relação às ligações feitas por Mizael em Guarulhos e que tirariam o réu da cena do crime.

Nesta quarta-feira, Mizael depôs no Tribunal do Júri. A acusação afirmou que não faria perguntas em razão de ele já ter apresentado diferentes versões sobre o caso e que as provas são claras

O réu mostrou a mão direita, onde não tem um dos dedos, afirmando que não consegue atirar com essa mão. Mizael é destro. O policial reformado usou a palavra "Deus" diversas vezes e afirmou que não tem "coragem de tirar a vida de nenhum ser humano". Suas duas armas estavam regularizadas, relatou, e tinham até "casa de aranha dentro" pela falta de uso.

Sobre o fato de ter ficado foragido, o policial reformado disse que é atitude normal de um inocente. "Quem deve tem que pagar. Quem não deve tem que se rebelar", afirma. "Estou sofrendo tanto com isso. Três anos. Melhor a morte do que ficar preso", afirmou.

Mizael afirmou que foi vítima de uma armação da polícia, que "queria um culpado". Foi o argumento usado para justificar a alga compatível com a da represa de Nazaré Paulista achada em seu sapato. "Levaram meu sapato lá [para a represa]. Eu nunca estive na represa de Nazaré. Juro pela vida da minha filha." Mizael afirmou que foi torturado, assim como seus irmãos, e que policiais chegaram a apontar-lhe uma arma em um posto de gasolina obrigando que ele confessasse que tinha matado Mércia.

O réu disse que tinha um relacionamento normal com Mércia, e que tinha apenas brigas de casal comuns. Um jurado perguntou por que a família quer culpar Mizael. O réu recordou então que não foi ao casamento da irmã de Mércia, no qual seria padrinho, e que isso causou mágoa na família.

As testemunhas de defesa e acusação falaram nos três primeiros dias de julgamento. Entre os ouvidos, estavam o delegado Antonio Assunção de Olim e o irmão da vítima, Márcio Nakashima. O delegado foi o responsável por investigar o caso pelo Departamento de Homicídio e de Proteção à Pessoa (DHPP). “Eu não tenho dúvida nenhuma de que o Mizael matou a Mércia”, disse Olim no júri.

Durante mais de cinco horas, o delegado falou sobre o percurso feito pelo réu no dia da morte de Mércia, com base no rastreador instalado no veículo. Segundo Olim, Mizael desconhecia o fato de seu veículo possuir um rastreador que foi instalado pela seguradora a pedido de Mércia. O delegado falou também sobre ligações telefônicas feitas por Mizael e que, segundo o registro das antenas de telefonia, mostram que o réu esteve em Nazaré Paulista.

Durante quatro horas, Márcio Nakashima alinhou os argumentos que sustentam sua desconfiança em relação a Mizael , que ele o descreveu como possessivo. "No início era um relacionamento normal. Depois ele se transformou, virou um sujeito possessivo", afirmou.

Segundo o Tribunal de Justiça, o julgamento de Mizael foi o primeiro do país transmitido ao vivo.

O vigia Evandro Bezerra Silva, que também é réu do caso, acusado de ajudar Mizael, só será levado a julgamento no dia 29 de julho. 

Fonte: G1  


13.03.2013 - quarta-feira   

VEJA O PERFIL DO ARGENTINO JORGE MARIO BERGOGLIO, O NOVO PAPA, FRANCISCO I  



Foto divulgada pelo Vaticano mostra o novo Papa acenando para multidão (Foto: L'Osservatore Romano/AFP)
O argentino Jorge Mario Bergoglio, de 76 anos, agora Papa Francisco I, nasceu em Buenos Aires em 17 de dezembro de 1936. Arcebispo de Buenos Aires e primado da Argentina, ele é um homem tímido e de poucas palavras, mas com grande prestígio entre seus seguidores, que apreciam sua total disponibilidade e seu estilo de vida sem ostentação. É reconhecido por seus dotes intelectuais e considerado dialogante e moderado, amante do tango e do time de futebol San Lorenzo.

Antes de seguir carreira religiosa, Bergoglio formou-se engenheiro químico. Escolheu depois o sacerdócio, quase uma década após perder um pulmão por uma doença respiratória e de deixar seus estudos de química, ingressando em um seminário no bairro de Villa Devoto. Em março de 1958, entrou no noviciado da Companhia de Jesus, congregação religiosa dos jesuítas, fundada no século XVI.
Assim como o santo italiano da Idade Média cuidava dos leprosos e não tinha medo de beijá-los, Bergoglio ficou conhecido, em 2001, por lavar e beijar os pés de 12 pacientes com Aids que visitou no hospital.

Por outro lado, a reputação do prelado chegou a ser chamuscada pela acusação, feita por um ativista de direitos humanos, de que ela teria sido cúmplice do sequestro de dois jesuítas argentinos, membros de movimentos de esquerda, durante o regime militar em seu país, em 1976.

Apesar disso, ele costuma ser elogiado por sua postura em favor da justiça social. "Vivemos na região mais desigual do mundo, a que mais cresceu e a que menos reduziu a miséria. A distribuição injusta de bens persiste, criando uma situação de pecado social que grita aos céus e limita as possibilidades de vida mais plena para muitos de nossos irmãos", declarou em 2007.

Ele tem fortes elos com o movimento de leigos Comunhão e Libertação, considerado conservador, com uma espiritualidade centrada na ideia da presença real de Jesus entre os fiéis.

CARDEAIS ELEGEM ARGENTINO PAPA; É O PRIMEIRO LATINO-AMERICANO 




O cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio, 76, arcebispo de Buenos Aires, é o primeiro papa latino-americano da história. É também a primeira vez que o cargo é entregue a um membro da Companhia de Jesus.

Ele obteve ao menos 77 votos dos 155 cardeais de todo o mundo que participam desde terça-feira (12) do conclave, na Capela Sistina, no Vaticano.

Em seu primeiro pronunciamento, ele disse que os cardeais o encontraram no fim do mundo.

"Vocês devem saber que o dever do conclave era dar um bispo para Roma. E parece que os cardeais foram encontrá-lo no fim do mundo. Obrigado pelas boas-vindas".

O novo papa pediu que fizessem uma oração pelo agora papa emérito Bento 16. Depois, disse que ia fazer a bênção, mas antes pediu que os fiéis orassem por bênçãos a ele.

Conforme a tradição, o resultado foi anunciado por meio da emissão de uma fumaça artificialmente colorida de branco, pela chaminé da Capela Sistina. Nos dias anteriores, quando os escrutínios terminaram sem um consenso, a fumaça expelida era de coloração preta. O resultado foi confirmado pelo som dos sinos da Basílica de São Pedro.

No cargo, ele sucede Bento 16, que renunciou no dia 11 de fevereiro, em uma atitude inédita em quase 600 anos.

Na Argentina, Bergoglio é conhecido pelo conservadorismo e pela batalha contra o kirchnerismo. O prelado também é reconhecido por ser um intenso defensor da ajuda aos pobres. O argentino costuma apoiar programas sociais e desafiar publicamente políticas de livre mercado.

Embora se mostre preocupado com a população de baixa renda, o papa não é adepto da Teologia da Libertação, corrente prestigiada na Igreja brasileira que, com base em ideias marxistas, defende que o clero atue prioritariamente servindo os mais pobres.

O conservadorismo do novo papa é conhecido por declarações contra o aborto e a eutanásia. Além disso, embora ressalte que homossexuais merecem respeito, Bergoglio é contra o casamento gay. 



O novo papa Francis acena para a multidão da sacada central da Basílica de São Pedro, no Vaticano
(Foto: Gregorio Borgia/Associated Press)
 
PERFIL

O jesuíta nasceu na capital argentina e, depois de cursar o seminário no bairro Villa Devoto, entrou para a Companhia de Jesus aos 19 anos, em 1958. Foi ordenado padre pelos jesuítas um ano depois, quando estudava teologia e filosofia na Faculdade de San Miguel.

De 1973 a 1979, Bergoglio foi provinciano pela Argentina e a partir de 1980, reitor da faculdade de San Miguel, cargo que ocupou por seis anos. O papa obteve o título de doutor na Alemanha.

Em 1992, foi nomeado bispo e elevado a arcebispo em 1997, passando a chefiar a arquidiocese de Buenos Aires desde então. O argentino ingressou no Colégio de Cardeais em 2001.

Na Santa Sé, participava de diversos dicastérios: era membro da Congregação para o Culto Divino e para a Disciplina dos Sacramentos, da Congregação para o Clero e da Congregação para os Institutos da Vida Consagrada e das Sociedades da Vida Apostólica, além do Conselho Pontifício para a Família e da Comissão Pontifícia para a a América Latina.

Ele era considerado "papável" desde o conclave que elegeu o alemão Bento 16 para suceder o polonês João Paulo 2º, em 2005. Com a renúncia do primeiro, o nome do arcebispo de Buenos Aires voltou a ficar entre os mais cotados ao posto de papa.

Em 2010, quando a modalidade foi permitida pela legislação argentina, o então arcebispo de Buenos Aires, que também disse que a adoção de uma criança por um casal gay é uma forma de discriminação ao jovem, entrou em confronto com o governo de Cristina Kirchner. A presidente argentina, por sua vez, replicou dizendo que a posição da Igreja evocava a época medieval.

CONCLAVE

Bergoglio foi eleito no segundo dia do conclave, após ao menos três votações. O escrutínio que lhe deu maioria ainda deverá ser confirmado.

Durante o conclave, os cardeais permanecem em absoluto isolamento, impedidos de vazar informações sobre as votações, sob pena de excomunhão. Eles foram vistos pela última vez na terça-feira, quando fizeram uma procissão rumo à Capela Sistina e deram início aos trabalhos.

Neste período, os cardeais ficam hospedados na Casa de Santa Marta, dentro do Vaticano. Lá, os quartos são sorteados, para que ninguém possa escolher seu vizinho, e não há telefone ou internet disponíveis.

Em 2005, o cardeal Joseph Ratzinger foi escolhido como papa em três dias de votação.




10.03.2013 - domingo

 RENDA PARA SAIR DA MISÉRIA NÃO PAGA NEM DIETA BÁSICA

Os R$ 70 mensais per capita que a gestão Dilma Rousseff estabeleceu como linha de corte para erradicar a miséria são insuficientes para comprar os alimentos da dieta mínima recomendada pelo próprio governo federal.

Simulações do jornal Folha de S. Paulo mostram que, para adquirir as porções de comida estabelecidas no "Guia Alimentar para a População Brasileira", do Ministério da Saúde, seriam necessários, no mínimo, R$ 103 mensais --ou quase 50% a mais do que os R$ 70.

 Editoria de Arte/Folhapress


 
07.03.2013 - quinta-feira  

 MODELO KATE UPTON ENCONTRA SUA ‘IRMÃ GÊMEA’ NO TWITTER 

Por Thiago Barros (para o TechTudo) - Se uma Kate Upton no mundo já era bom para os homens, o que dizer de duas? No Twitter, Ania, uma russa de 22 anos, ganhou seus 15 minutos de fama e se tornou “a irmâ gêmea” da famosa modelo. Tudo por causa de uma foto “sensual” que ela enviou para Kate e a celebridade retuitou no microblog.

Ania e Kate: separadas no nascimento? Brincadeira pelo Twitter deu o que falar (Foto: Reprodução/BuzzFeed)
Na tal imagem, Ania vestiu um casaco de pele com um gorro e imitou uma famosa pose de Kate em um comercial. O olhar, o sorriso e até a posição dos seios da “irmã gêmea” estavam bem parecidos com os de Upton, o que, obviamente, causou um certo “furor” no Twitter.

Dada a repercussão do caso, a revista Sports Illustrated entrou em contato com Ania (@Huliganjettaa), que explicou que só tinha 78 seguidores na rede social e agora tem mais de 2,6 mil. Segundo ela, por causa da foto e de uma piadinha na biografia de seu perfil no Twitter, ela vem ganhando muitas cantadas.


“Minha biografia do Twitter diz que sou uma noiva em treinamento e as pessoas levam isso a sério, apesar de ser uma piada. Estou recebendo um monte de pedidos de casamento”, comentou a russa. 

Fonte: http://www.techtudo.com.br/

VEJA FOTOS DO APARTAMENTO ONDE CHORÃO FOI ENCONTRADO MORTO EM SP 

Imagens obtidas pelo portal G1 mostram o estado que estava o apartamento do cantor Chorão, do Charlie Brown Jr, encontrado morto na madrugada desta quarta-feira (6). Nas fotos é possível ver que o imóvel estava bastante danificado, além de uma grande quantidade de embalagens de bebidas alcóolicas encontradas.





05.03.2013 - terça-feira 

BARBOSA MANDA UM REPÓRTER ‘CHAFURDAR NO LIXO’

Por Josias de Souza - O presidente do STF, Joaquim Barbosa, saía de uma sessão do Conselho Nacional de Justiça. Era aguardado por um grupo de repórteres. Abordado por um deles, Felipe Recondo, do Estadão, Barbosa rodou a toga. Mandou o interlocutor “chafurdar no lixo.” Chamou-o de “palhaço”. Eis o diálogo:

— Presidente, como o senhor está vendo…?

Joaquim Barbosa atalhou o repórter antes que ele pudesse completar a pergunta.

— Não estou vendo nada! Me deixa em paz, rapaz. Me deixa em paz. Vá chafurdar no lixo como você faz sempre.

— Que é isso ministro, o que houve?

— Estou pedindo, me deixe em paz. Já disse várias vezes ao senhor.

— Eu tenho que fazer pergunta, é meu trabalho…

— Eu não tenho nada a lhe dizer, não quero nem saber do que o senhor está tratando.

Defronte do elevador, Barbosa dirigiu ao repórter um derradeiro adjetivo.

— Palhaço!

Os repórteres desejavam ouvir Barbosa sobre o envenenamento das relações dele com a magistratura. Na semana passada, em entrevista a correspondentes estrangeiros, o ministro dissera que os juízes brasileiros são pró-status quo e pró-impunidade.

Em nota, associações de magistrados reagiram. Tacharam as declarações de Barbosa de preconceituosas, generalistas, superficiais e desrespeitosas. Ou seja, havia o que perguntar ao presidente do STF. Mais: havia o que responder. Alguma coisa, porem, subiu à cabeça de Barbosa. E não parece ser coisa boa.

O secretário de Comunicação Social do STF, Wellington Geraldo Silva, divulgou um pedido de desculpas. Alegou que Barbosa estava cansaçado e com fortes dores. “Trata-se de episódio isolado, que não condiz com o histórico de relacionamento do ministro com a imprensa”, anotou. Leia a íntegra abaixo:

Brasília, 05 de março de 2013

Em nome do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ministro Joaquim Barbosa, peço desculpas aos profissionais de imprensa pelo episódio ocorrido hoje, quando após uma longa sessão do Conselho Nacional de Justiça, o presidente, tomado pelo cansaço e por fortes dores, respondeu de forma ríspida à abordagem feita por um repórter. Trata-se de episódio isolado que não condiz com o histórico de relacionamento do Ministro com a imprensa.

O ministro Joaquim reafirma sua crença no importante papel desempenhado pela imprensa em uma democracia. Seu apego à liberdade de opinião está expresso em seu permanente diálogo com profissionais dos mais diversos veículos. Seu respeito pelos profissionais de imprensa traduz-se em iniciativas como o diálogo que iniciará no próximo dia 07 de março, quando receberá em audiência o Sr. Carlos Lauria, representante do Comitê para Proteção de Jornalistas (CPJ), ONG com sede em Nova Iorque.

Wellington Geraldo Silva
Secretário de Comunicação Social – SCO
Supremo Tribunal Federal”

Fonte: http://josiasdesouza.blogosfera.uol.com.br/



03.03.2013 - domingo    

PADRE INDICIADO POR ESTUPRO GUARDAVA PRESERVATIVOS EMBAIXO DA IMAGEM DE SANTA, DIZ JOVEM


O padre Emilson deixando a Deam,
na terça-feira (Foto: Bruno Gonzalez)
 A Igreja Católica condena o uso de preservativos. Mas isso aparentemente não incomodava padre Emilson. O relato da jovem de 19 anos — que diz ter sido vítima de estupro pelo religioso aos 13 — e o vídeo no qual Emilson aparece em cenas de sexo mostram que o sacerdote usava camisinha.

— Ele guardava camisinhas debaixo de uma santa na casa paroquial. Achava um desrespeito. Quando reclamava, ele ria — disse a jovem ao jornal EXTRA, do Rio de Janeiro.

Ela também conta que o padre tinha uma banheira de hidromassagem em forma de coração na casa paroquial da Igreja Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, onde foi pároco até 2009.


 Jovem tinha 15 anos quando fez sexo com
padre pela primeira vez (Foto: / Reprodução)
Em São Gonçalo, as fileiras da Igreja de Nossa Senhora do Amparo ficaram praticamente vazias nas primeiras missas após a revelação dos pecados do padre. Se a paróquia ficou conhecida devido às cenas de sexo gravadas na casa paroquial, os fiéis que ainda frequentam o local estão, até agora, boquiabertos.

— Essa notícia surpreendeu todos nós. O padre vivia na minha casa, almoçava com a minha família. Era um homem comum, uma boa pessoa — conta uma beata.

Padre também era padrinho
da vítima (Foto: / Reprodução)
Nos últimos três anos, período em que foi responsável pela igreja, Emilson não morou na casa paroquial. Segundo vizinhos, ele pernoitava lá algumas noites por semana. Nos outros dias, chegava pela manhã em seu Fiat Dobló. Para moradores da vizinhança, a característica que mais chamava atenção no pároco era a discrição.

— Tinha boca e não falava — comenta uma cliente do salão de cabelereiro na área.

Durante seu período na paróquia, o padre ficou conhecido pela gestão transparente: passou a divulgar o balancete da igreja num quadro de avisos ao lado do altar.


A jovem no dia em que foi batizada pelo padre Emilson (Foto: Extra / Reprodução álbum de família)

‘Ao menos o pecado da luxúria ele cometeu’

Depoimento do teólogo e filósofo Homero Fraga, de 39 anos, professor do curso de extensão da Uerj:

“Eu quase fui padre, cheguei a ser seminarista. Mas, na hora do vamos ver, dei para trás. É uma vida muito difícil. Na maioria das ordens católicas, quando você recebe os sacramentos da Igreja, faz três votos que são considerados muito importantes para a vida sacerdotal: pobreza, castidade e obediência. Estes dois últimos votos, pelo menos, esse padre (Emilson) rompeu claramente. O padre já é naturalmente interditado para o sexo, um dos principais dogmas da Igreja Católica. Ou seja, ele infringiu uma normal central.

Você tem os dez mandamentos, os sete pecados capitais... A Igreja usa tudo isso para tornar sua linguagem mais simples e, assim, chegar aos fiéis. E dá para dizer que ao menos o pecado da luxúria esse padre cometeu. Mesmo porque o Catolicismo combate muito isso, por meio de dogmas como o casamento.

Ser celibatário é muito penoso. É por isso que os padres tendem à perversão. Mas, mesmo assim, acho muito difícil que revertam esta questão. Acredito que a Igreja Católica vai continuar fazendo vista grossa, até mesmo pela questão econômica. Se o padre morre, qualquer bem que ele tenha passa para a Igreja.”

Fonte: http://extra.globo.com/

CASA CIVIL DECIDE LIBERAR PAPÉIS DA DITADURA MILITAR

A assessoria da Casa Civil da Presidência da República informou na tarde deste domingo (3) que o órgão decidiu enviar para o Arquivo Nacional, vinculado ao Ministério da Justiça, os documentos produzidos durante a ditadura militar (1964-1985) que estão em seu poder, cuja existência foi revelada na edição do jornal Folha de S. Paulo de hoje.

Segundo a assessoria do órgão, "a Casa Civil da Presidência determinou que os documentos citados sejam preparados e organizados para envio para o Arquivo Nacional, onde ficarão disponíveis para consulta pública".

A Folha informou neste domingo que milhares de páginas produzidas por integrantes do primeiro escalão da ditadura estão retidos em salas da Esplanada dos Ministérios, fora do alcance imediato de pesquisadores e do controle do Arquivo Nacional e da Comissão da Verdade.

São memorandos, cartas, ofícios, avisos, exposições de motivos e telegramas confeccionados pelos então ministros de pelo menos nove áreas: Marinha, Exército, Aeronáutica, Agricultura, Justiça, Trabalho, Relações Exteriores, Fazenda e Casa Civil. Com exceção das Relações Exteriores, os órgãos não dispõem de estrutura própria para pesquisa e leitura.

A decisão tomada hoje pela Casa Civil contrasta com o tratamento a um pedido semelhante feito pela Folha por meio da Lei de Acesso à Informação. Em 8 de janeiro, a reportagem pediu acesso a papéis produzidos pelo extinto Gabinete Civil durante a ditadura. A pasta foi ocupada por relevantes nomes do regime militar, como o general Golbery do Couto e Silva (1911-1987), um dos conspiradores do golpe de 64, que ocupou a pasta de 1974 a 1979.

Em resposta, a Casa Civil reconheceu a existência dos documentos, mas disse que não poderia atender o pedido porque poderiam existir na documentação informações protegidas por sigilo. E o órgão não teria estrutura suficiente para analisar a documentação antes de liberá-la.

"Considerando-se que, para que possamos franquear o acesso, deveremos analisar cada documento e o respectivo processo a que se refere para tratar eventuais informações protegidas por sigilos previstos na Lei de Acesso à Informação ou em legislação específica, assim como para resguardar eventual informação pessoal, relativa à intimidade, vida privada, honra e imagem, não é possível atender o seu pedido", respondeu a Casa Civil.

A Folha recorreu, alegando que eventuais dados do gênero não poderiam impedir o acesso, sob pena de tornar a Lei de Acesso uma letra morta, pois todo e qualquer órgão público passaria a utilizar a mesma argumentação da Casa Civil.

Após a Casa Civil negar dois recursos, a Folha também recorreu à CGU (Controladoria Geral da União), que analisa o assunto desde o último dia 14.

1º.03.2013


PM MONTA ESQUEMA ESPECIAL PARA JÚRI E ISOLA RUAS NO ENTORNO DO FÓRUM DE CONTAGEM
(Foto: Divulgação)
A Polícia Militar montou uma operação especial para manter a ordem na porta do Fórum de Contagem, na Grande BH, durante o julgamento dos réus Bruno Fernandes das Dores de Souza e Dayanne Rodrigues do Carmo Souza. O goleiro e a ex-mulher começa a ser julgados na segunda-feira, dia 4 de março. O efetivo será reforçado com a presença de 50 policiais do 18º batalhão, 1ª Companhia de Missões especiais, Batalhão Rotam, Batalhão de Eventos e Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate).

Somente terão acesso ao tribunal as pessoas envolvidas no julgamento e devidamente credenciadas e autorizadas a acompanhar o julgamento. Apesar de o fórum ter o funcionamento normal, nesse período o acesso das pessoas também se restringirá aquelas com audiências marcadas e que necessitam de expedição de documentos da Justiça. Segundo a PM, as pessoas terão que justificar a sua presença no fórum, com documentos e intimações para as audiências, conforme portaria forense que regulamenta os procedimentos.

Os jurados e testemunhas do processo terão também forte esquema de segurança e escolta com viaturas da Rotam, além de policiamento 24 horas no hotel onde estarão hospedados. As ruas no entorno do fórum serão isoladas, com reforço de policiamento, controle de acesso ao local destinado à imprensa e controle de trânsito pela Transcon.

Fonte: EM.com.br


DEFESA OFICIALIZA INTERESSE EM RECORRER DA CONDENAÇÃO DE GIL RUGAI


Após cinco dias de julgamento, estudante foi sentenciado a
33 anos e nove meses de reclusão (Foto: Divulgação)
A defesa de Gil Rugai formalizou a intenção de recorrer da sentença que condenou o estudante a 33 anos e nove meses de reclusão. Na quarta-feira (27), os advogados protocolaram no Fórum Criminal da Barra Funda, zona oeste de São Paulo, uma petição, manifestando o interesse, segundo informação da assessoria de imprensa do Tribunal de Justiça de São Paulo. A partir da publicação do pedido, os defensores têm até 15 dias para apresentar os argumentos que fundamentarão o recurso. O Ministério Público tem o mesmo prazo para apresentar as contra-razões.

Apesar de condenado na última sexta-feira (22), após cinco dias de julgamento, Gil Rugai não foi preso. Ele foi acusado de matar o pai, o publicitário Luiz Carlos Rugai, 40 anos, e a madrasta Alessandra de Fátima Troitino, 33 anos, em março de 2004. Na leitura da sentença, o juiz Adilson Simoni lembrou que Rugai era réu primário e que conseguiu, anteriormente, em instâncias superiores, o direito de permanecer em liberdade.

Após o encerramento do júri, Marcelo Feller, um dos advogados do estudante, declarou que definiria quais seriam as razões do recurso somente após a transcrição dos depoimentos colhidos durante o julgamento.

Fonte: R7  

TST CONSIDERA ILEGAL JUSTA CAUSA DE MULHER DEMITIDA APÓS ENGORDAR 20 kg  

Decisão da Segunda Turma do Tribunal Superior do Trabalho (TST) considerou ilegal a demissão por justa causa de uma orientadora do Vigilantes do Peso que engordou quase 20 quilos em um ano e foi dispensada em novembro de 2006. Porém, o TST indeferiu o pedido de indenização por danos morais, no valor de R$ 20 mil.

A empresa foi condenada ao pagamento das verbas rescisórias devidas pela dispensa sem justa causa, como a multa de 40% sobre os depósitos de FGTS.

Por outro lado, o TST considerou que a cláusula contratual que previa advertência e demissão se a funcionária excedesse o peso ideal não é ilícita ou discriminatória. O entedimento foi de que se o desempenho de determinadas atividades exige aptidões físicas, a conduta não caracteriza discriminação.

O caso foi mostrado em reportagem do Jornal Hoje em fevereiro do ano passado.

Procurada pelo portal G1, o advogado do Vigilantes do Peso, João Pedro Povoa, afirmou que a empresa vai recorrer. Segundo ele, apesar da decisão desfavorável sobre o caso, o TST reconheceu a validade da cláusula no contrato de trabalho da companhia. "Apesar de termos perdido, no fundo ganhamos. Para a gente é importante manter o contrato válido e isso foi reafirmado", disse.

A cláusula contratual ainda exigia a perda de peso da orientadora, no período compreendido entre as reuniões com os associados. Caso não conseguisse atingir a meta, ela teria um mês para reduzir o peso. Ao final de 60 dias, se não houvesse redução de peso, seria demitida.

A ex-orientadora foi contratada em janeiro de 1992 e demitida em 2006, quando tinha 59 anos. Segundo o processo, ela passou de 74 para 93,8 quilos.

A empresa, ao contestar o pedido de descaracterização da justa causa e de indenização por danos morais, alegou que seus empregados que atuam como orientadores apresentam como requisito essencial perder peso com o programa de emagrecimento do Vigilantes do Peso, a fim de motivar o público.

Segundo o TST, o melhor para o caso seria o Vigilantes do Peso ter tentado recolocar a empregada em outra função.

Ainda segundo o advogado do Vigilantes do Peso, a empresa só tem uma atividade (programa para perda de peso) e se os funcionários não conseguem manter seu peso, não é possível realocar em outra área.

PROCESSO

Anteriormente, a 46ª Vara do Trabalho de São Paulo e o Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Regiãode São Paulo, consideraram que não houve demissão discriminatória que atentasse contra a dignidade da trabalhadora. Para o TRT, a exigência de se observar determinado peso é da própria natureza do trabalho desenvolvido por ela e pela empregadora. Aceitar o contrário, destacou o TRT-SP, "seria o fim da própria empresa, com o consequente descrédito da marca e da organização".

O processo começou a ser julgado pelo TST em fevereiro de 2012, após 4 anos na Justiça, mas o julgamento foi interrompido por pedido de vista regimental do ministro Renato de Lacerda Paiva.

O relator do processo, ministro Guilherme Caputo Bastos, entedeu que apesar das diversas advertências da empresa, a ex-orientadora descumpriu a cláusula contratual de manutenção do peso ideal, caracterizando o ato de indisciplina e insubordinação que possibilitava a dispensa por justa causa. Para Bastos, a empresa, ao ter como orientadora uma pessoa fora dos padrões exigidos, estaria "trabalhando contra si própria".

Já o ministro José Roberto Freire Pimenta afirmou que a cláusula era abusiva e feria os direitos fundamentais da pessoa, pois não seria razoável e nem possível obrigar alguém a se comprometer a não engordar. Segundo o ministro, não ficou provado que a trabalhadora descumpriu conscientemente a cláusula. "Essa empregada engordou porque quis?", provocou.

Por não considerar o ato como indisciplina, seu voto deu provimento ao recurso, afastando a justa causa. Além disso, o ministro propôs o deferimento de indenização por danos morais de R$ 20 mil. O ministro considerou que, de acordo com o Código Civil, a cláusula teria teor e objeto impossíveis.

DECISÃO

O ministro Renato de Lacerda Paiva, presidente da Segunda Turma, que havia pedido vista, trouxe seu voto nesta quarta-feira (27) e não considerou a cláusula ilícita e discriminatória, por entender que, se o desempenho de determinadas atividades exige aptidões físicas, conduta não caracteriza discriminação.

Entretanto, o ministro considerou que a orientadora não poderia ser demitida por justa causa. O melhor para o caso, salientou, seria a empresa ter tentado recolocar a empregada em uma outra função.

Dessa forma, por dois votos a um, foi decidido que a empresa não poderia ter demitido a orientadora por justa causa.

Também por maioria, a Turma decidiu negar o pedido de dano moral formulado pela ex-orientadora. 

Fonte: G1

28.02.2013 - quinta-feira


ADOLESCENTE DE 15 ANOS, QUE APARECE EM VÍDEO, FAZIA SEXO COM PADRE UMA VEZ POR MÊS HÁ UM ANO

Menina de 15 anos deixa delegacia após depoimento
 (Foto: / Darlei Marinho / Extra Rafael Soares)

As investigações sobre o caso do padre Emilson Soares Corrêa, já indiciado por estupro de uma menina de sete anos, ganharam novo personagem. A menina de 15 anos que aparece em um vídeo — divulgado pelo EXTRA na última terça-feira — fazendo sexo com o religioso na casa paroquial da Igreja Nossa Senhora do Amparo foi depor ontem na delegacia. Ela confirmou, em seu depoimento, que participou do flagra armado pelo pai das duas meninas que acusam o padre de estupro e afirmou que mantinha relações sexuais mensalmente com o padre desde os 14 anos. No relato, a menina afirma que ele oferecia pequenas quantias em dinheiro a ela.

— Ela disse claramente que aquela não foi a primeira vez. O relato da menor se aproxima muito do depoimento da outra menina, de 19 anos, também seduzida com presentes — afirmou a delegada Marta Dominguez, da Deam de Niterói.

Ela, porém, deixa claro que, apesar de a menina ser menor de idade, o ato sexual não configura crime:

— Ela tinha mais de 14 anos e não houve violência ou ameaça.

Embora o depoimento da menor não tenha produzido efeitos no inquérito, a situação do padre ficou mais complicada ontem. Um novo relato da menina de 19 anos, que também aparece no vídeo, resultou em novo indiciamento do padre por estupro. A jovem relatou à delegada que o padre a convenceu a fazer sexo oral com ele quando ela tinha apenas 13 anos. O episódio teria acontecido na banheira de hidromassagem em formato de coração que o padre tinha em sua casa paroquial.

— O novo indiciamento deixa o padre em situação mais difícil. Se a denúncia for aceita pelo Ministério Público, ele pode incorrer em concurso material, pois cometeu o crime mais de uma vez — explicou a delegada.

Fonte: Extra.com.br

 26.02.2013 - terça-feira    

ADVOGADO ADMITE QUE PADRE FEZ SEXO COM EX-COROINHA: ‘A CARNE É FRACA’


O padre Emilson deixa a delegacia (Foto: Bruno Gonzalez / Extra)
 “A carne é fraca. O padre também é um ser humano”. Assim o advogado Roberto Vitagliano justificou a postura de seu cliente, Emilson Soares Côrrea. O pároco foi filmado quando fazia sexo com uma jovem, que seria menor de idade, na casa atrás da Igreja Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, no bairro do Cubango, em Niterói. Segundo Roberto Vitagliano, Emilson admite que manteve relações com a garota, ex-coroinha, quando ela tinha 18 anos - e não 13 como denunciado pela família. Quanto à denúncia de abuso da irmã da jovem - que teria começado quando ela tinha 7 anos -, o padre nega.

- Ele manteve sim relações (com a jovem) desde o ano passado. É uma moça lúcida, bonita e insinuante. Sabia o que estava fazendo - disse o advogado.


 O advogado admitiu que o padre fez sexo com a ex-coroinha (Foto: Rafael Soares / Extra)
 Segundo Vitagliano, o padre foi seduzido pela garota:

- O Emilson é uma pessoa simples e apuração dos fatos mostrará que ele é uma vítima. Tanto que comunicou tudo o que aconteceu ao Ministério Público, em novembro do ano passado, antes de os fatos virem à tona. Essa acusação de estupro é uma deslavada mentira. A criança está sendo manipulada pelo pai.

O advogado não quis comentar o vídeo em que Emilson aparece em cenas de sexo com uma jovem porque não teve acesso a eles.


O padre, numa das cenas do vídeo (Foto: / Reprodução)
SUSPEITA DE EXTORSÃO   

A delegada Marta Dominguez, da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam) de Niterói, disse, nesta terça-feira, que o pai que acusa o padre Emilson de abusar sexualmente de suas duas filhas pode ser indiciado por extorsão. Isso porque, segundo a delegada, testemunhas que foram à Deam contaram, em depoimento, que o pai chantageava o pároco: caso ele não desse dinheiro ou uma casa para a família, tornaria o vídeo em que Emilson aparece com uma das vítimas público.


A delegada disse que o pai da menina pode ser indiciado por extorsão (Foto: Rafael Soares / Extra)
A delegada já pediu que o pai leve o vídeo à delegacia. Caso ele não o faça em 48 horas, poderá ser indiciado por desobediência. O padre Emilson já responde por estupro de vulnerável. Marta Dominguez estuda o indiciamento dele também por exploração sexual.

O pai das jovens negou a acusação:

- Não existiu nenhum tipo de oferecimento nem de dinheiro nem de imóvel. Tudo está documentado e comprovado.

Ele contou que o padre ia à casa deles pelo menos uma vez por mês:

- Era um absurdo. Minha esposa beijava a mão dele.

Fonte: http://extra.globo.com/

PADRE MANTINHA RELAÇÕES SEXUAIS COM MENOR E DEPOIS CELEBRAVA MISSAS: ‘EU SENTIA NOJO’, DIZ VÍTIMA

Padre também era padrinho
da vítima (Foto: Reprodução)
Foram seis anos de uma relação de abusos que a jovem, hoje com 19 anos, quer esquecer. Com o padre Emilson Soares Corrêa, indiciado por estupro de vulnerável, a vítima resolveu falar sobre seu drama que começou aos 13 anos. 

- Eu sentia nojo. Ele nunca deveria ter feito isso comigo. O pior é que ele mantinha relações sexuais comigo e depois celebrava missa, dava hóstia na boca dos outros - conta a jovem.

As relações começaram quando Emilson era pároco da igreja Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, no Cubango, em Niterói. Depois, quando ela se mudou para a casa da mãe, em São Gonçalo, o padre também foi transferido para uma paróquia próxima, a Nossa Senhora do Amparo, no bairro Antonina.

 Emilson era pároco da igreja Nossa Senhora 
do Rosário e São Benedito, no Cubango,
em Niterói (Foto: Andréa Machado / Extra)
Era na casa paroquial das duas igrejas que o padre abusava dela, sua afilhada de batismo. Para convencê-la a ficar com ele, o padre oferecia presentes:

- Logo depois do meu batizado, quando eu tinha 13 anos, ele começou os abusos. Passava a mão no meu corpo, me oferecia vários presentes, tomávamos banhos juntos... O ato sexual começou quando eu tinha uns 15,16 anos. Ele dizia que ia me dar uma moto, depois um carro, arrumou a minha casa...

Padre também era padrinho
da vítima (Foto: / Reprodução)
PADRE É INDICIADO POR ABUSO DE MENINA DE 7 ANOS 

Emilson Soares Corrêa foi indiciado pelo estupro da irmã da jovem que decidiu desabafar. A menina, hoje com 10 anos, foi abusada quando tinha 7 anos.

O jornal EXTRA, do Rio, teve acesso a um vídeo, feito pela vítima mais velha, que mostra Emilson fazendo sexo com uma adolescente em plena casa paroquial. Segundo a vítima, que armou a situação para denunciar o padre, a garota teria 15 anos.

Vítima filmou padre com menina de 15 anos
para levar à polícia (Foto: Reprodução)
Padre foi gravado fazendo sexo com
menina de 15 anos (Foto: Reprodução)
A denúncia foi levada à delegacia pelo pai das meninas. Segundo ele, foi sua ex-mulher que flagrou a filha mais velha discutindo com o padre. Na ocasião, ela revelou à mãe que se relacionava sexualmente com o padrinho.

- Quando soube que minha filha mais velha estava sendo abusada, perguntei à mais nova se havia ocorrido algo com ela. Ela disse que durante um passeio a um sítio, quando tinha sete anos, o padre tocou em sua partes íntimas - contou ele. 

SACERDOTE É SUSPENSO POR ARQUIDIOCESE 

Diante da denúncia, a Arquidiocese de Niterói informa que decidiu pela "suspensão temporária do sacerdote". Atualmente, o padre não é responsável por nenhuma paróquia. O órgão também alegou, em nota, que a acusação está sendo investigada e que "o próprio sacerdote levou a denúncia ao conhecimento do Ministério Público, para que apure a veracidade ou não da mesma".

A delegada Marta Dominguez disse que só aguarda um depoimento do pai das vítimas para encerrar o inquérito. O padre foi procurado em quatro números de telefone - inclusive aqueles citados em seu depoimento - mas não foi encontrado.   

Fonte: http://extra.globo.com/


G-20 QUER BARRAR ENTRADA DE CORRUPTOS NOS PAÍSES-MEMBROS, MAS BRASIL RESISTE

Documentos relatam a falta de consenso no governo
 sobre o tema, considerado 'sensível' e 'polêmico', proposta
 é encabeçada pelos EUA (Foto: Divulgação)
O Grupo dos 20 (G-20) estuda uma proposta para barrar a circulação de corruptos e corruptores nos seus países-membros a partir da negativa de vistos e de refúgio. A proposta, encabeçada pelos Estados Unidos, é vista com reticências no governo brasileiro.

O Estado teve acesso a documentos que relatam a falta de consenso dentro do governo em apresentar uma manifestação sobre o tema, apesar da pressão internacional. Desde o ano passado, membros da Controladoria-Geral da União (CGU), do Ministério das Relações Exteriores, da Advocacia-Geral da União (AGU) e do Ministério da Justiça estão envolvidos no debate, considerado "sensível", "polêmico" e "difícil". As autoridades brasileiras não conseguem definir quem seria afetado pela medida.

Em 2012, os chefes de Estado ratificaram o compromisso de criar instrumentos para barrar a entrada de enquadrados nesse crime em seus territórios. Em junho, o grupo apresentará o primeiro relatório sobre a implantação da medida.

O Brasil quer parâmetros sobre quem se enquadraria no termo "corrupto" e quem sofreria as penalidades. Não há entendimento, entre as autoridades locais, sobre se a norma valeria apenas para condenados ou também para aqueles que não foram julgados. Discute-se, ainda, no âmbito do G-20 que a punição deveria se estender a familiares e associados dos corruptos, o que contraria a Constituição brasileira. Também pesa nas discussões governamentais a tradição do País de não restringir acesso ao seu território. Os defensores da proposta, no entanto, sustentam que a negação de vistos e o controle migratório impedem que o corrupto gaste o dinheiro fruto do ilícito fora de seu país.

A medida teria reciprocidade e afetaria o universo de corruptos brasileiros que tentassem entrar nos países do G-20. Dados do Ministério Público Federal revelam que mais de 5 mil inquéritos foram abertos nos últimos anos para investigar práticas de corrupção no País. Cerca de 700 pessoas cumprem pena hoje no Brasil por esse crime.

No Supremo Tribunal Federal, há 17 inquéritos e ações penais contra parlamentares, e somente a Procuradoria Regional da República da 1.ª Região denunciou cerca de 250 prefeitos nos últimos dois anos por esse crime. No julgamento do mensalão, concluído no final do ano passado, 20 dos 25 condenados foram sentenciados a penas por corrupção ativa ou passiva – entre eles o ex-ministro José Dirceu, o deputado federal José Genoino e o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares.

Em pauta. Oficialmente, o governo nega qualquer tentativa de atrasar a proposta e afirma que o assunto está ainda em discussão. O Brasil tem até o próximo ano para debater o assunto, que ganhou força depois de os Estados Unidos alterarem sua legislação – autorizando a autoridade alfandegária a barrar a entrada de corruptos, familiares e pessoas associadas.

O tema também avança no Canadá, onde um projeto de lei criando restrições para o acesso ao território de pessoas corruptas já foi apresentado.

"A discussão existe e, por se tratar de um assunto sensível, está andando surpreendentemente bem. Estamos no ponto de definir a forma e operacionalizá-la. O Brasil já se comprometeu a analisar casos de corrupção como um critério na hora de concessão de vistos ou na entrada de estrangeiros em seu território. O que não vamos é abrir mão da soberania do País de decidir", afirma Hamilton Fernando Cota Cruz, assessor especial da CGU, responsável por coordenar as ações brasileiras sobre o tema no G-20. "Uma medida como essa é de grande inovação e ela tem o respaldo e a força dos líderes políticos das 20 maiores economias do mundo, que assinaram a proposta. Não tem força de lei, mas tem força política."

Para o G-20, a corrupção ameaça a integridade dos mercados, destrói a confiança da sociedade e distorce alocações de recursos. O grupo anticorrupção tem representantes de todos os países e a Espanha como observadora.

Polêmica. "Muito mais eficaz do que barrar a entrada de corruptos nos países é a punição efetiva de quem é corrupto e do corruptor", avalia Rodrigo Vitória, coordenador da unidade de Governança e Justiça do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime.

Fonte:Estadão.com.br

RECEITA LIBERA PROGRAMA GERADOR DO IR 2013

A Receita Federal liberou nesta segunda-feira, às 8h, o programa gerador da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2013. Para fazer o download, o contribuinte deve acessar o site da Receita Federal na internet, no endereço www.receita.fazenda.gov.br.

Os contribuintes que entregarem a declaração no início do prazo, sem erros, e tiverem direito à restituição terão a chance de receber o dinheiro nos primeiros lotes.

O mesmo ocorre com as pessoas com idade superior a 60 anos, que terão prioridade em receber a restituição, em observância ao Estatuto do Idoso. O prazo para a entrega vai de 1º de março a 30 de abril. A declaração poderá ser feita pela internet ou em disquete a ser entregue nas agências da Caixa Econômica Federal ou do Banco do Brasil.

Estão obrigados a declarar os contribuintes que receberam rendimentos tributáveis cuja soma foi superior a R$ 24.556,65 em 2012. O valor foi corrigido em 4,5% em relação ao ano anterior. A obrigação de declarar alcança também aqueles que receberam rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte, cuja soma foi superior a R$ 40 mil.

A apresentação da declaração é obrigatória ainda para quem obteve, em qualquer mês, ganho de capital na alienação de bens ou direitos sujeito à incidência do imposto, realizou operações em bolsas de valores, de mercadorias, de futuros e assemelhadas ou obteve receita bruta com atividade rural superior a R$ 122.783,25. Quem tinha, até 31 de dezembro de 2012, posse de bens ou propriedade, inclusive terra nua, com valor superior a R$ 300 mil, também está obrigado a declarar.

O valor limite para a dedução com instrução será R$ 3.091,35. Por dependente, o contribuinte poderá abater R$ 1.974,72. No caso das deduções permitidas com a contribuição previdenciária dos empregados domésticos, o valor do abatimento pode chegar a R$ 985,96. Não há limite para os gastos com despesas médicas.

A expectativa da Receita Federal é receber 26 milhões de declarações. Em 2012, um total de 25.244.122 contribuintes enviou a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física.
A Receita publicou um passo a passo na internet que mostra os procedimentos para a entrega da declaração.

Fonte: Agência Brasil noticias

24.02.2013 - domingo  

MULHER FILMADA EM RIO DAS OSTRAS APRESENTA SEU NOVO AMOR E DIZ: ‘NÃO SOU A CICARELLI’   

"Meu marido está para chegar", diz Wanderlea dos Santos Silva, de 41 anos, depois de vencer a relutância inicial de falar sobre o vídeo em que apareceria fazendo sexo em Rio das Ostras, no Norte Fluminense (ela nega ter transado, vale frisar). E é isso mesmo, Wanderlea tem um companheiro, e ele garante que enfrentou numa boa a exposição da mulher. Johne Max Geraldo dos Santos, de 38 anos (ou apenas Max), se relaciona com Wanderlea há cerca de dois meses. Mas foi justamente logo após o flagrante com outro homem que o casal passou a dividir o mesmo teto, dormindo lado a lado pelas últimas duas semanas. - Eu mesma contei pra ele sobre isso tudo assim que voltei de viagem, antes de saber dessa coisa de vídeo - disse Wanderlea.  No vídeo acima, a ‘Desinibida de Rio das Ostras’ apresenta Max aos internautas.    

Wanderlea e Max, no sofá de casa (Foto: Urbano Erbiste)

Fonte: http://extra.globo.com/


23.02.2013 - sábado    
SEXO EM RIO DAS OSTRAS, PARTE 2: VEJA O VÍDEO DO CASAL SENDO SURPREENDIDO PELA GUARDA MUNICIPAL  Depois de balançar a roseira, o casal que chacoalhou a Praia do Centro de Rio das Ostras em pleno Carnaval viu sua alegria se transformar em revolta nas areias. Vários banhistas se indignaram com a cena, vista por crianças e idosos, boa parte dos frequentadores do local. Dos quiosques, o povo gritava e pedia providências à guarda municipal. As autoridades tiveram trabalho. Enquanto o rapaz de 27 anos tentou fugir, mas acabou confessando o ato, Wanderlea dos Santos Silva, de 41, resistiu. Xingava e dizia que não estava fazendo nada demais. Ela tentou agredir uma das testemunhas e perguntou: ‘O que é? Você também quer me comer?’”
A atitude despertou a suspeita da família de Tia Lúcia, que acabou conhecida por causa dos gritos da sobrinha: "Chama a Tia Lúcia", gravados no vídeo. "A gente logo percebeu que não eram casados. Eles nem se beijaram, o cara não tirou os óculos. Ele esculachou a mulher diante da praia toda. Quando eles se soltaram, ela ainda conversou com outro". Veja, acima, as cenas do flagrante.
 
Wanderlea dos Santos Silva sai do
mar após o flagra (Foto: Reprodução)
Fonte: http://extra.globo.com/
MULHER FILMADA EM PRAIA DE RIO DAS OSTRAS SE DEFENDE: ‘EU NÃO TRANSEI’; VEJA O DESABAFO

Wanderlea dos Santos Silva, de 41 anos, foi filmada
no mar de Rio das Ostras (Foto: Urbano Erbiste)

A recepção inicial é fria. Na porta de casa, no Vale do Ipê, em Belford Roxo, Wanderlea dos Santos Silva, de 41 anos, reluta em falar sobre as cenas quentes que protagonizou no carnaval de Rio das Ostras ou do vídeo que correu a internet esta semana. Aos poucos, mais solta, ela revela: ‘Eu não transei’. Nas imagens acima, Wanderlea aproveita para se defender das críticas que vem recebendo na internet. - Estou pensando em processar o Youtube se eles não tirarem essas imagens do ar. Eu já tenho um advogado, mas também posso procurar um defensor público, não sei ainda. Essa situação toda me causou muita dor de cabeça. Olhei os comentários do vídeo e até tinha bastante gente me defendendo, mas outros falavam muita bobagem. É isso mesmo. Wanderlea tem um companheiro, Johne Max Geraldo dos Santos, de 38 anos (ou apenas Max). Os dois se relacionam há cerca de dois meses, mas foi justamente logo após o flagrante com outro homem que o casal passou a dividir o mesmo teto, dormindo lado a lado pelas últimas duas semanas. — Eu mesma contei pra ele sobre isso tudo assim que voltei de viagem, antes de saber dessa coisa de vídeo — diz Wanderlea, que apenas ontem, em uma lan house, assistiu às cenas em questão: — Não transei com o rapaz. Acho que ele só disse na delegacia que fez para aparecer. A gente se beijou, foi bom e faria de novo, mas quem pode dizer se eu estava com o biquíni abaixado? Estão falando demais, e eu não devo nada a ninguém. Já Max, surpreendido ao chegar do trabalho e encontrar a amada dando uma entrevista, parece realmente ter levado numa boa toda a situação. No entanto, embora não tenha hesitado em perdoar Wanderlea, o funcionário de uma transportadora preferiu não assistir ao vídeo. Afinal, o que os olhos não veem, o coração não sente (ou sente menos). — Tem que entender, né. Gosto muito dela. E se veio me contar por conta própria, não tenho por que duvidar de nada. Eu confio — assegura. Ontem, mais detalhes sobre a aventura em Rio das Ostras de Wanderlea, que é mãe de um casal de gêmeos de 9 anos, vieram à tona. Ela e o rapaz de 27 anos, auxiliar de serviços gerais na cidade do Norte Fluminense, se conheceram horas antes de entrarem juntos no mar, na sexta-feira anterior à folia. O mergulho caliente aconteceu depois de um bate-papo animado e algumas cervejas. Na noite de ontem, no aconchego do lar, Wanderlea conseguiu até brincar com o apelido que ameaça vingar: "Cicarelli de Rio das Ostras". — Se fosse com o Max, eu com certeza teria chegado aos finalmente — garante. Max, sorrindo, apenas concorda com a cabeça. 
Wanderlea e o companheiro, Johne Max
Geraldo dos Santos (Foto: Urbano Erbiste)
 Não aconteceu nada demais. Não mantive relações sexuais com ninguém dentro d'água. Fui com os meus filhos para a praia. Conheci um rapaz. Tomamos cerveja em frente à praia e depois fomos para a água. Ficamos conversando e rolou um beijo. Qual o problema se eu beijar alguém? Mas não transamos. Meus filhos estavam perto de mim. Por que, então, você foi parar na delegacia? A guarda me chamou e falou que eu tinha sido vista fazendo sexo. Falei: "Não estava fazendo isso". Chamaram uma conselheira tutelar, que ficou com os meus filhos. Fiquei quase três horas na delegacia. Pedi para fazer exame de corpo de delito para provar que não tinha transado. Você veio para Rio das Ostras passar o carnaval? Vim na quinta-feira (um dia antes do incidente na praia), para ver a minha filha mais velha, que tem 19 anos e mora na cidade. Moro em Belford Roxo, com os gêmeos (um casal de 9 anos). Não trabalho porque o pai deles paga pensão e prefere que eu fique em casa cuidando. Como foram os dias após o episódio? Fiquei com medo de voltar à praia e que as pessoas ficassem me olhando e apontam para mim. Me senti constrangida. Ia ficar uma semana, mas fui embora na segunda-feira. Acabou com o meu carnaval. Você pretende tomar alguma providência? Estou pensando em processar o Youtube se eles não tirarem essas imagens do ar. Eu já tenho um advogado, mas também posso procurar um defensor público, não sei ainda. Essa situação toda me causou muita dor de cabeça. Olhei os comentários do vídeo e até tinha bastante gente me defendendo, mas outros falavam muita bobagem. Não viu o flagra? O vídeo está na matéria abaixo.  Fonte: http://extra.globo.com/
22.02.2013 - sexta-feira  
CASAL É FLAGRADO FAZENDO SEXO EM PRAIA LOTADA EM RIO DAS OSTRAS E VÍDEO CAI NA WEB 
Um casal desinibido foi flagrado fazendo sexo na praia do Centro da cidade de Rio das Ostras, na Região dos Lagos, em pleno sábado de carnaval. A polícia local confirmou a história, e informou que os dois foram levados à delegacia por guardas municipais. Eles foram autuados pela exposição em público e liberados em seguida. Os movimentos do casal na água chamaram a atenção de quem estava na praia, lotada. Um grupo filmou o vai-e-vem da dupla e publicou na internet. Os dois não se sentiram inibidos nem pela presença das crianças e idosos na praia. “ O que é isso, gente?! Cabecinha pra trás e tudo!”, comenta uma mulher, chocada com a cena.  
Os dois não ficaram constrangidos com
a praia cheia (Foto: Reprodução do YouTube)
Quando os dois finalmente se desgrudaram, a praia inteira aplaudiu o “espetáculo”. Saindo da água, a mulher foi ao encontro de uma criança que - pasme - estava na companhia do casal. Em 2006, a apresentadora Daniella Cicarelli foi flagrada na mesma situação constrangedora, só que em um destino bem mais glamouroso - a cidade de Tarifa, na Espanha. Ela foi filmada enquanto fazia sexo com o então namorado, o empresário Tato Malzoni. As cenas quentes deram o que falar na época, e ainda hoje são referência para qualquer brincadeira nesse sentido. Mas vale dizer que Cicarelli e o empresário foram um pouco mais discretos.  
Fonte: http://extra.globo.com/
GIL RUGAI É CONDENADO A 33 ANOS, MAS VAI RECORRER EM LIBERDADE  O juiz Adilson Paukoski Simoni divulgou na noite desta sexta-feira a pena de Gil Rugai, condenado pela morte do pai e da madrasta, em março de 2004. Embora o rapaz tenha sido condenado a 33 anos e 9 meses de prisão, ele poderá recorrer em liberdade.  
Segundo o juiz, a sentença corresponde ao duplo homicídio qualificado por motivo torpe. Pela morte do pai, Luis Cargos Rugai, ele foi sentenciado a 18 anos e 9 meses de prisão --pelo parentesco consanguíneo-- e mais 15 anos pela morte da madrasta, Alessandra Troitino.


Sete jurados tiveram que decidir sobre a condenação de Gil Rugai. Apenas os votos de cinco deles, porém, foram lidos, ficando em um placar de 4 votos pela condenação e 1 pela absolvição. Os demais votos não foram lidos porque a condenação já tinha sido determinada pela maioria deles.


O julgamento de Rugai durou cinco dias no Fórum da Barra Funda, na zona oeste de São Paulo. Neste último dia, ocorreram os debates entre acusação e defesa, sendo que cada uma das partes teve uma hora e meia para expor seus argumentos. Elas ainda teriam direito a réplica e tréplica, mas esse tempo de debate foi dispensado por elas.


Gil Rugai, acusado de matar o pai e a madrasta em 2004, se disse inocente ao chegar a fórum para 2º dia de julgamento Leia mais (Foto: Apu Gomes - 19.fev.13/Folhapress)

 No tempo usado pela acusação, a Promotoria relatou o suposto desvio de dinheiro das contas da empresa do pai de Gil Rugai, além de outros problemas que a família teria com o rapaz, destacando ainda que ele possuía uma arma, era homossexual e tinha envolvimento com drogas.


Já a defesa voltou a falar sobre registros telefônicos que, segundo os advogados, mostram que Gil não estava na cena do crime. Os advogados ainda tentaram tirar a credibilidade das testemunhas ouvidas pela acusação apontando que elas teriam mentido ou falado sob coação.
O resultado do júri será decisivo para a partilha da herança do casal Luis Carlos Rugai e Alessandra Troitino, estimada em R$ 22 milhões em valores atualizados.
Fonte: Folha.com

20.02.2013 - quarta-feira 
VEJA AS IMAGENS MAIS MARCANTES DA SEMANA
Fotos: Divulgação
17/02 - O astro da NBA Jeremy Evans parece voar durante jogo de exibição do NBA All-Star 2013, em Houston, no Texas.
17/02 - Banhistas nus participam do 'Sydney Skinny', um mergulho coletivo que acontece na praia de Clobbers, em Sydney (Austrália); mais de 400 nudistas nadaram para angariar fundos para um parque nacional.
18/02 Trabalhador da companhia áerea Iberia é preso durante protesto no aeroporto Barajas, em Madri, Espanha.
18/02 - Gil Rugai, acusado de ter matado o pai e a madrasta, vai a júri após quase 9 anos do crime, em São Paulo.
18/02 - Apoiadores de Hugo Chávez comemoram a chegada do presidente reeleito a Caracas em frente ao hospital onde ele está internado; Chávez surpreendeu a população ao retornar sem aviso prévio, dois meses após passar por uma nova cirurgia em Cuba.
18/02 - O blogueira cubana e crítica do regime dos irmãos Castro, Yoani Sánchez, chega ao Brasil após conseguir autorização para sair de Cuba.
18/02 - Um forte temporal voltou a atingir a cidade de São Paulo no final da tarde desta segunda-feira (18), causando alagamentos e congestionamento.
19/02 - Kate Middleton exibe barriguinha de grávida durante visita de caridade em Londres, na Inglaterra.
19/02 - Palestino lança explosivo contra tropas israelenses durante confronto na cidade de Ramallah.
19/02 - Oscar Pistorius participa de audiência na Justiça, onde responde pela morte de sua namorada, a modelo Reeva Steenkamp, em Pretória (África do Sul).
19/02 - Equipes de resgate trabalham para apagar as chamas causadas pela queda de um avião militar em Sanaa, no Iêmen; ais de dez pessoas morreram.
Fonte: Estadão.com.br 19.03.2013 - terça-feira 

NO 1º DIA, DEFESA DE GIL RUGAI EXIBE FALHA DA PERÍCIA EM PROVA
Acusado de matar o pai é julgado após 9 anos (Foto: Divulgação)
No primeiro dia do júri de Gil Rugai, de 29 anos, acusado de matar o pai e a madrasta a tiros, os advogados de defesa revelaram ontem que o Instituto de Criminalística cometeu uma falha.
O problema estaria na animação produzida para comprovar que a marca de pé encontrada em uma porta arrombada era de Gil. O vídeo mostra o pé errado. Enquanto na porta havia a marca de um pé direito, a simulação traz a de um pé esquerdo.  Filho mais velho de Luiz Carlos Rugai, de 40 anos, Gil é acusado de atirar no pai e na madrasta, Alessandra de Fátima Troitino, de 33, em 28 de março de 2004.  Segundo denúncia do MPE, o réu matou o casal por vingança após ter sido descoberto um desfalque de R$ 150 mil na produtora de vídeo da família. A foto mostra o irmão de Gil Rugai, Leonardo Rugai.  Aprova pericial sobre o arrombamento foi questionada pela defesa. A porta da sala de TV onde se escondiam as vítimas foi aberta com um chute e a marca de pé encontrada é atribuída pela acusação a Gil.
Fonte: Estadão.com.br
ENTREGA DO IR 2013 COMEÇA EM 1º DE MARÇO, DIZ RECEITA FEDERAL  O prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2013, ano-base 2012, começa em 1º de março e vai até o dia 30 de abril deste ano e quem perder o prazo está sujeito a uma multa mínima de R$ 165,74, informou a Secretaria da Receita Federal nesta terça-feira (19). O órgão publicou hoje no "Diário Oficial da União" as regras do IR deste ano.  A declaração poderá ser enviada pela internet, por meio da utilização do programa de transmissão da Receita Federal (Receitanet), ou via disquete, nas agências do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal, durante o seu horário de expediente. A entrega do documento, via formulário, foi extinta em 2010.


Segundo a Receita Federal, estão obrigadas a apresentar a declaração as pessoas físicas que receberam rendimentos tributáveis superiores a R$ 24.556,65 em 2012 (ano-base para a declaração do IR de 2013).


ÚLTIMO ANO DE PREENCHIMENTO PELO MODELO SIMPLIFICADO   O ano de 2013 será o último no qual os contribuintes que declaram o Imposto de Renda pelo modelo simplificado precisarão preencher sua declaração do IR, segundo informações da Receita Federal.


A partir de 2014, de acordo com o Fisco, caberá ao contribuinte confirmar ou alterar os dados pré-preenchidos pelo órgão e apresentados em sua declaração anual. Esse modelo de declaração pré-preenchida do IR já é adotado em outros países, como na Espanha, por exemplo, e será possível com cruzamento de dados prestados pelas empresas contratantes. Dados da Receita mostram que 70% dos cerca de 25 milhões de contribuintes que entregam IR anualmente, ou seja, mais de 17 milhões de pessoas, optam pelo modelo simplificado de declaração do Imposto de Renda. Neste caso, há o desconto de 20% sobre os rendimentos tributáveis.  OBRIGATORIEDADE  Segundo a Receita Federal, estão obrigadas a apresentar a declaração as pessoas físicas que receberam rendimentos tributáveis superiores a R$ 24.556,65 em 2012 (ano-base para a declaração do IR de 2013). O valor foi corrigido em 4,5% em relação ao ano anterior, conforme já havia sido acordado pela presidente Dilma Rousseff.


Também estão obrigados a apresentar o documento os contribuintes que receberam rendimentos isentos, não-tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte, cuja soma tenha sido superior a R$ 40 mil no ano passado.


A apresentação do IR obrigatória, ainda, para quem obteve, em qualquer mês de 2012, ganho de capital na alienação de bens ou direitos, sujeito à incidência do imposto, ou realizou operações em bolsas de valores, de mercadorias, de futuros e assemelhadas.

Quem tiver a posse ou a propriedade, em 31 de dezembro de 2012, de bens ou direitos, inclusive terra nua, de valor total superior a R$ 300 mil, também deve declarar IR neste ano. Este é o mesmo valor que constava no IR 2012 (relativo ao ano-base 2011).
A obrigação com o Fisco se aplica também àqueles contribuintes que passaram à condição de residente no Brasil, em qualquer mês deste ano, e que nesta condição se encontrem em 31 de dezembro de 2012.
A regra também vale para quem optou pela isenção do imposto sobre a renda incidente sobre o ganho de capital auferido na venda de imóveis residenciais, cujo produto da venda seja destinado à aplicação na aquisição de imóveis residenciais localizados no país, no prazo de 180 dias contados da celebração do contrato de venda.
ATIIDADE RURAL  Também é obrigatória a entrega da declaração de IR 2013 para quem teve, em 2012, receita bruta em valor superior a R$ 122.783,25 oriunda de atividade rural. No IR de 2012, relativo ao ano-base 2010, este valor era de R$ 117.495,75.
O documento também tem de ser entregue por quem pretenda compensar, no ano-calendário de 2012 ou posteriores, prejuízos de anos-calendário anteriores ou do próprio ano-calendário de 2012, informou a Receita Federal.
DECLARAÇÃO DE BENS E DÍVIDAS   Segundo o Fisco, a pessoa física deve relacionar, na declaração do IR, os bens e direitos que, no Brasil ou no exterior, assim como suas dívidas. De acordo com o órgão, ficam dispensados de serem informados os saldos em contas correntes abaixo de R$ 140, os bens móveis, exceto carros, embarcações e aeronaves, com valor abaixo de R$ 5 mil. Também não precisam ser informados valores de ações, assim como ouro, ou outro ativo financeiro, com valor abaixo de R$ 1 mil. As dívidas dos contribuintes, ou seus dependentes, que sejam menores do que R$ 5 mil em 31 de dezembro de 2012 também não precisam ser declaradas.
IMPOSTO A PAGAR Caso o contribuinte tenha imposto a pagar em sua declaração do IR, a Receita informou que isso poderá ser dividido em até oito cotas mensais, mas nenhuma delas pode ser inferior a R$ 50. Caso o imposto a pagar seja menor do que R$ 100, deverá ser quitado em cota única. A primeira cota, ou a única, devem ser pagas até 30 de abril, e as demais até o último dia útil de cada mês, acrescidas de juros.
O Fisco informou que o contribuinte também pode antecipar, total ou parcialmente, o pagamento do imposto ou das quotas, não sendo necessário, nesse caso, apresentar Declaração de Ajuste Anual retificadora com a nova opção de pagamento. Também pode ampliar o número de quotas do imposto inicialmente previsto na Declaração de Ajuste Anual, até a data de vencimento da última quota desejada.
O pagamento integral do imposto, ou de suas quotas e dos acréscimos legais, pode ser efetuado mediante: transferência eletrônica de fundos por meio de sistemas eletrônicos dos bancos; Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf), em qualquer agência bancária; ou débito automático em conta-corrente.
Fonte: G1 
18.02.2013 - segunda-feira  
GIL ACOMPANHA JULGAMENTO SEM MOSTRAR EMOÇÃO
Réu ouviu atentamente as explanações de 
seus advogados e só se movimentou quando
 imagens da rua onde as mortes ocorreram
 foi mostrada (Foto: André Lessa/AE)
De terno escuro, cabelos curtos e semblante calmo, Gil Rugai acompanhou do plenário os depoimentos do primeiro dia de julgamento. Sem demonstrar qualquer emoção - nem quando o vigia noturno da rua confirmou tê-lo visto o réu deixar a cena do crime -, o réu ouviu atentamente as explanações de seus advogados e só se movimentou quando imagens da rua onde as mortes ocorreram foi mostrada no telão.
Na entrada do Fórum da Barra Funda, por volta das 10h desta segunda-feira (18/02), Gil disse apenas estar "confiante e tentando se manter confiante". Questionado sobre a tese da acusação, disse que "não há provas contra ele."
Jurados. O futuro de Gil Rugai será decidido por um grupo formado por engenheiro, bancário, funcionário do Banco Central, contador, diretor de escola, funcionário público e assistente de Recursos Humanos. A relação tem cinco homens e duas mulheres, na faixa etária dos 20 aos 50 anos.
O nível profissional dos escolhidos tornará, segundo especialistas, a decisão pela absolvição ou condenação do réu mais técnica e embasada nos fatos colhidos em todo o processo.Para o jurista Luis Flávio Gomes, trata-se de um júri diferenciado. "Essas pessoas não serão facilmente enganadas. Tanto a acusação como a defesa vai ter trabalho para emplacar suas teses".
Pacato. Aos 29 anos, Gil Rugai leva uma vida pacata, ao lado da avó materna, que sofre de Mal de Alzheimer, em uma casa no bairro de Perdizes. Não trabalha nem estuda formalmente.
Todas as tentativas de cursar uma faculdade foram frustradas. Em 2008, mudou-se para a cidade gaúcha de Santa Maria para prestar vestibular - a decisão lhe rendeu nova prisão, já que não a Justiça não foi consultada. 
Atualmente, o estudante cumpre apenas compromissos religiosos. Vai à missa quase todos os dias e mantém contato só com familiares.
Fonte: Estadão.com.br
BLOGUEIRA CUBANA,YOANI SÁNCHEZ CHEGA AO BRASIL
A blogueira cubana desembarcou em Recife na 
madrugada desta segunda-feira (Foto: Divulgação)
A blogueira cubana e colunista do 'Estado' Yoani Sánchez já está no Brasil. Ela desembarcou no Aeroporto Internacional dos Guararapes, em Recife, por volta de 0h30 desta segunda-feira, 18. A ativista foi recebida por amigos e, ainda no saguão do aeroporto, manifestantes carregavam faixas, na qual acusavam Yoani de 'trair o movimento, receber dinheiro americano para ser revolucionária, além de ter uma conta milionária'. 
Yoani Sánchez saiu de Havana neste domingo, 17, em direção ao Brasil. O País é a primeira escala de um giro que a opositora do regime castrista - uma das mais famosas mundo afora - pretende empreender por mais de dez nações, das Américas e da Europa, nos próximos meses. A expectativa é que a dissidente chegue em São Paulo na noite da quarta-feira.
“Levo comigo uma mensagem de esperança. Não sou ingênua, me dou conta dos problemas, mas creio no futuro”, afirmou Yoani a repórteres no Aeroporto Internacional José Martí, pouco antes de embarcar para o Recife, fazendo uma escala na Cidade do Panamá. “Isso será como 'A volta ao mundo em 80 dias'.”
Vestida com uma saia azul-marinho e uma blusa larga branca, a blogueira de 37 anos despediu-se de seu filho adolescente, Teo, e de seu marido, o também dissidente Reinaldo Escobar, antes de passar pela checagem para deixar seu país. Aproximou-se sorrindo da cabine do agente de imigração, que, timidamente, também exibia um sorriso.
“Meu nome não soou nos alto-falantes, não me levaram a um quarto para despir-me ou “ler a cartilha para mim”. Tudo está saindo bem. (Foi) muito calorosa a reação dos (demais) passageiros comigo. Há abraços, fotos em conjunto... já sinto o cheiro da liberdade”, tuitou Yoani momentos depois. No microblog, a ativista mostrou-se ainda mais deslumbrada com as experiências que a aguardavam: “Me disseram que o aeroporto do Panamá, onde farei escala, tem uma zona wi-fi (internet sem fio)... não posso acreditar!”. 
Mas Yoani não era apenas otimismo. “Minha preocupação é com os que ficam. Temo que a penalização à diferença continue”, tuitou, afirmando que tem receio ainda de que “os atos de repúdio se mantenham”.
“Temo que as detenções arbitrárias continuem como uma ferramenta de repressão. Temo que o grito se mantenha como política de Estado. Temo que neste tempo minha ilha não avance nenhum passo no respeito à diversidade ideológica, que o extremismo político permaneça.”  
Em seus últimos tuítes antes de o avião decolar, porém, a blogueira manifestou certo alento: “No entanto, tenho muitas esperanças. Tenho esperanças de que a pequena voz que a cidadania alcançou seja escutada mais forte, se faça mais firme e clara. Tenho esperanças de que o absurdo não pode durar muito mais”.  
Recife. Na capital pernambucana, Yoani seria recebida no início da madrugada de segunda pelo cineasta Dado Galvão e pelo blogueiro Rafael Velame, organizadores da “vaquinha” que possibilitou a vinda da cubana para o Nordeste brasileiro. Às 19 horas de segunda, deverá ser exibido o documentário Conexão Cuba Honduras, em Feira de Santana, Bahia.   
Na quinta-feira, às 10 horas, a cubana participa do debate “Conversa com Yoani”, na sede do Estado, na zona norte de São Paulo. No mesmo dia, encontra-se com blogueiros na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, no fim da tarde, e logo depois lança a nova edição de seu livro De Cuba, com Carinho, publicado pela Editora Contexto, e concede uma sessão de autógrafos.
Fonte: Estadão.com.br
16.02.2013 - sábado  
 62% DOS BRASILEIROS SÃO A FAVOR DE COTAS NAS UNIVERSIDADES PARA ALUNOS NEGROS, POBRES E DA ESCOLA PÚBLICA, DIZ IBOPE  
Pesquisa nacional do Ibope feita a pedido do
'Estado' mostra que apoio chega
a 62% da população((Foto: Divulgação)
Quase dois em cada três brasileiros são a favor de cotas em universidades públicas tanto para negros quanto para pobres como para alunos da escola pública. Pesquisa nacional do Ibope feita a pedido do Estado mostra que 62% da população apoia a implementação dos três tipos de cotas - mecanismos que facilitam o acesso desses segmentos sociais às vagas do ensino superior.
Há variações significativas, porém. O grau de apoio muda de região para região, entre classes sociais, de acordo com a cor da pele do entrevistado e segundo o seu grau de escolaridade.
Outra constatação importante da pesquisa é que há um apoio significativamente maior às cotas que levam em conta a renda (77%) e/ou a origem escolar (77%) dos pretendentes às vagas que às cotas baseadas só na cor autodeclarada do aluno (64%).
Em contraposição aos 62% que apoiam todos os tipos de cotas, 16% dos brasileiros são contra qualquer uma delas, segundo o Ibope. Os restantes não souberam responder (5%) ou são a favor de um ou dois tipos de cotas, mas contra o terceiro: 12%, por exemplo, defendem cotas para alunos pobres e para alunos da rede pública, mas são contrários às cotas para alunos negros.
A oposição às cotas para pobres, negros e alunos da rede pública tende a ser maior entre brancos, entre brasileiros das classes de consumo A e B, entre pessoas que cursaram faculdade e entre os moradores das capitais e das Regiões Norte e Centro-Oeste. 
Nível de estudo. Já o apoio à política de cotas nas universidades públicas é proporcionalmente mais alto entre quem estudou da 5.ª à 8.ª série, entre os emergentes da classe C, entre nordestinos e moradores de cidades do interior do País.  
Essa diferença de perfil entre os contrários e os a favor sugere que aqueles que estão em busca de ascensão social e econômica tendem a ter mais simpatia por políticas que aumentem suas chances de chegar à faculdade, enquanto aqueles que já chegaram lá - a maioria sem ter se beneficiado desses mecanismos - têm maior probabilidade de serem contrários a esse favorecimento. 
Em nenhum estrato social, porém, a oposição às cotas nas universidades públicas é maior que o apoio a elas. Segundo o Ibope, num único segmento há empate. É justamente entre os brasileiros que já se formaram na faculdade - e, mesmo assim, só no que se refere à política de cotas para negros: 49% dos diplomados são contra e 49% são a favor. O resto não respondeu. 
Como acontece com todos os estratos sociais, os brasileiros com nível superior são francamente a favor das cotas para alunos de baixa renda (78%) e para alunos originários da rede pública de ensino (75%). Por que, então, só 49% defendem as cotas por cor? Uma hipótese é que esse terço que apoia as duas primeiras, mas não a terceira, avalie que as cotas por renda e por tipo de escola de origem do aluno já sejam suficientes para cobrir as necessidades dos alunos negros, por se sobreporem. Das três cotas, a cor é a única que não se baseia em critérios verificáveis, mas na autodeclaração de quem pleiteia a cota. Embora a resistência às cotas por cor seja maior entre quem cursou faculdade, ela aparece também entre outros segmentos sociais. Mesmo entre negros, que se beneficiariam diretamente delas, as cotas por cor recebem apoio menor que as cotas por renda e escola de origem: 26% dos negros são contra as cotas para negros, mas só 16% deles são contrários às cotas para pobres. Grande maioria. Apesar das diferenças, a maioria absoluta é favorável às cotas. Mesmo os 64% de apoio às cotas para negros são raros de encontrar. Por comparação, menos brasileiros são a favor do voto obrigatório (45%) ou defendem a reeleição dos políticos (58%), por exemplo (Ibope, 2006).
A pesquisa Ibope foi feita entre os dias 17 e 21 de janeiro. Foram realizadas 2.002 entrevistas.  (Fonte: Estadão.com.br)

BRIGA EMPRESARIAL ENVOLVENDO A FAMÍLIA DE ALFREDO NASCIMENTO COMPLICA A VIDA DO EX-MINISTRO E AMEAÇA A REAPROXIMAÇÃO DO PR COM O GOVERNO   

 Gustavo Pereira (no destaque), herdeiro do
ex-ministro, é acusado de forjar prestação de
contas de empreiteira da qual era sócio
Por Claudio Dantas Sequeira, da revista Isto É - O senador e presidente do PR, Alfredo Nascimento, tem trabalhado intensamente nos últimos dias para recuperar o espaço de seu partido no governo. A legenda está sem cargos no primeiro escalão desde que o próprio Nascimento foi demitido por Dilma Rousseff, em julho de 2011, do Ministério dos Transportes, na esteira de acusações de irregularidades na pasta. Mas justamente um dos pivôs de sua queda pode atrapalhar mais uma vez os planos de Nascimento. Trata-se de seu filho, Gustavo Pereira. Investigado pelo Ministério Público Federal por suspeita de enriquecimento ilícito, após denúncia de ISTOÉ em 2009, Pereira agora é alvo de uma nova ação. O jovem publicitário – ao lado do advogado Adalberto Martins, amigo do ex-ministro – é acusado de forjar a prestação de contas da empreiteira Forma Construção, da qual era sócio. Essa empresa se notabilizou, na época dos escândalos do Ministério dos Transportes, por ter crescido 86.500% em apenas dois anos. Após a publicação da reportagem de ISTOÉ, Pereira e Martins venderam suas cotas na empresa ao terceiro sócio, o empresário Silvio Queiroz Pedrosa. Desconfiado da saúde financeira da empreiteira, Pedrosa encomendou uma auditoria que acabou encontrando provas de sonegação fiscal e tributária, além de fortes indícios de fraude contábil. Nos autos do processo, Pedrosa acusa a dupla de ex-sócios de maquiar a contabilidade para encobrir uma dívida de R$ 2 milhões em impostos, como PIS, Cofins e Imposto de Renda. Mas o que chamou a atenção foi uma série de operações suspeitas que teriam deixado um rombo superior a R$ 18,5 milhões. A auditoria identificou a venda de imóveis da Forma Construção a parentes e amigos de Nascimento com preço inferior ao praticado no mercado pela própria empresa. Além das condições vantajosas, o dinheiro que deveria ser pago por essas transações não passou pelas contas da empresa e nem sequer foi contabilizado. O próprio Alfredo Nascimento comprou duas salas comerciais no edifício Atlantic Tower, construído pela Forma, por R$ 180 mil. Pagou R$ 90 mil à vista e o restante ninguém viu. Na petição, Pedrosa diz que o valor de mercado dos imóveis “seria superior a R$ 300 mil”. O advogado de Gustavo, Emiliano Aguiar, rejeita as acusações. Para ele, Pedrosa age de “má-fé”. “Ele não pagou pelas cotas do Pereira e perdeu na Justiça. Está dando o troco”, diz. Ele alega ainda que seu cliente cuidava do mar­­keting e participava pouco da gestão contábil, sob responsabilidade de Martins. Mas usa o mesmo raciocínio para acusar Pedrosa. “Como sócio, ele sabia de todos os atos praticados. Seus poderes de administração eram iguais”, afirma. A reportagem não conseguiu localizar Martins nem seu advogado para comentar o caso. Alfredo Nascimento também não retornou contato. O presidente do PR espera, segundo palavras dele, que o “governo reconheça a importância do partido que preside na coalizão”. Mas não será se esquivando de elucidar novos episódios suspeitos envolvendo seu nome que o ex-ministro, demitido há menos de dois anos por envolvimento com irregularidades, terá autoridade moral para recuperar seu naco de poder no consórcio governista. Da maneira como age, a chance de velhos fantasmas voltarem a assombrar o governo são imensas.