INTERNACIONAL


20.03.2013 - quarta-feira


SAIBA QUEM SÃO OS CANDIDATOS À PRESIDÊNCIA DO PARAGUAI 

Começou de maneira oficial, nesta segunda-feira (18), a corrida eleitoral para a sucessão do mandato presidencial que teve início em 2008 com Fernando Lugo e terminará em 2013 com Federico Franco. Estará em jogo, também, a renovação total do Senado, da Câmara dos Deputados, dos governos e assembleias regionais e da bancada do Paraguai no Parlamento do Mercosul (Parlasul).

PARAGUAI

De hoje em diante, os candidatos terão exatos dois meses para convencer os 3.516.273 eleitores de que são merecedores de sua confiança. Como novidade nesta eleição, o fato de que, pela primeira vez na história, os paraguaios residentes no exterior terão o direito de escolher o futuro presidente do país.

Sem intenção de marcar tendência ou influenciar votos, e, tendo como base, as análises políticas e pesquisas de opinião pública divulgadas até o momento, três postulantes aparecem como principais protagonistas da disputa:

CARTES

Horácio Cartes (Partido Colorado) - empresário de reconhecida trajetória no país, Cartes já conseguiu, entre outros feitos, modificar o estatuto interno do Partido Colorado para viabilizar sua candidatura à presidência. Seu ingresso na arena política é recente, tendo alcançado notoriedade a partir de 2010. Carrega, como fantasmas, vínculos com a exportação (lícita ou não) de cigarros na fronteira com o Brasil e denúncias jamais provadas sobre supostas ligações com o narcotráfico. Sua missão é reconduzir o Partido Colorado ao poder após a derrota que, em 2008, pôs fim a 61 anos de governos ininterruptos da agremiação (35 dos quais sob ditadura).

ALEGRE

Efraín Alegre (Partido Liberal Radical Autêntico) - representante da situação, Alegre foi senador e ministro de Obras Públicas e Comunicações durante o governo que iniciou com Fernando Lugo. Tido como "azarão" nas internas do partido, superou os demais candidatos e conquistou o direito de representar a legenda azul na disputa pela presidência. Sua postulação teve, como polêmica recente, a mal-sucedida tentativa de compôr aliança com o partido União Nacional dos Cidadãos Éticos (Unace), do agora finado general Lino Oviedo. Durante as tratativas, Alegre teria mostrado-se favorável a sacrificar seu vice (Rafael Filizzola, do Partido Democrático Progressista) para ter a seu lado um vice oviedista.

MARIO

Mario Ferreiro (movimento Avança País) - conhecido jornalista e âncora de programas de televisão, Mario Ferreiro é mais um outsider a ganhar destaque na política paraguaia. Aparece, segundo as sondagens mais recentes, com cerca de 10% da preferência do eleitorado, porém, encontra-se em ascensão. Representa a face mais amigável (e menos radical) da esquerda paraguaia, defendendo a continuidade do processo iniciado por Fernando Lugo em 2008 e recusando acordos com os denominados setores golpistas (leia-se: colorados, liberais, oviedistas e representantes do partido Pátria Querida, de direita). Curiosamente, não conta com o apoio do ex-presidente Lugo.
Além dos candidatos acima citados, disputam a presidência:

Miguel Carrizosa (Pátria Querida) - bem aceito pela opinião pública paraguaia, Carrizosa é senador e adota discurso de moralização da política e combate à corrupção.

Lino César Oviedo (União Nacional dos Cidadãos Éticos) - não, não confunda com o general falecido em acidente aéreo no início de fevereiro. O atual candidato à presidência é senador e sobrinho do histórico líder da legenda.

Anibal Carrillo Iramaín (Frente Guasú) - médico quase desconhecido da população paraguaia, Carrillo foi o escolhido por Fernando Lugo (hoje, candidato a senador) para concorrer à presidência pelo conglomerado de partidos de esquerda e movimentos sociais conhecido como Frente Guasú.
Lilian Soto (movimento Kuña Pyrendá) - representante do movimento feminista, a ex-ministra tem como vice Magui Balbuena. Sua candidatura visa chamar a atenção sobre a necessidade de superação dos preconceitos de gênero em um dos países mais machistas do continente.

(Nota: a candidatura de Roberto Carlos Ferreira Franco, do Partido Humanista, não pôde ser confirmada na data da elaboração deste guia).

Não são candidatos à presidência, mas influenciam na decisão dos eleitores:

LUGO

Fernando Lugo - o presidente deposto pelo Parlamento em junho de 2012 é ainda figura relevante no cenário político do país. Candidato ao Senado, espera poder angariar votos para aumentar a presença da esquerda no Congresso Nacional. A falta de representatividade política no Legislativo foi, aliás, fator determinante para sua queda.

FRANCO

Federico Franco - o vice que virou presidente e é taxado de golpista pelos governos da região (apesar de assegurar que o processo que o conduziu ao poder ocorreu tal qual determina a lei) mantém perfil discreto em relação ao postulante de seu partido (Efraín Alegre). Entretanto, a máquina estatal comandada pelo Partido Liberal pode ter peso decisivo na disputa voto a voto.

OVIEDO

Lino César Oviedo - mesmo falecido, o nome do general Lino Oviedo continuará a ser ouvido durante a campanha (e não apenas porque seu sobrinho, de mesmo nome, substituiu o fundador do partido). Com a morte de Oviedo, seus seguidores, que formam cerca de 10% do eleitorado paraguaio, tornam-se fatia disputada pelos principais candidatos ao posto máximo.

GUIA RÁPIDO

Como funciona a eleição para presidente no Paraguai?
Não há reeleição ou segundo turno na corrida pela presidência, governos regionais ou prefeituras no Paraguai. Independente do percentual ser inferior a 50% dos votos válidos, o primeiro colocado é declarado vencedor das eleições. O voto ainda ocorre de forma manual, em cédulas de papel, o que torna o processo de contagem mais lento e suscetível a questionamentos e denúncias de fraudes. O voto é obrigatório, porém, como não há histórico de punições, o índice de abstenção costuma oscilar entre 30% e 40%. A votação ocorre no dia 21 de abril, nos períodos manhã e tarde.

Como são eleitos os deputados e senadores?

No Paraguai, não há a opção do voto nominal em um candidato. Os partidos montam listas (chapas) de candidatos e o eleitor deve votar em uma delas. Dependendo da quantidade de votos obtida por cada uma das chapas, determina-se a quantidade de cadeiras para cada legenda. Se o partido "X" conquistar, por exemplo, votos suficientes para eleger cinco senadores, os cinco primeiros nomes da lista para o Senado (cuja ordem é definida durante a convenção partidária) serão os eleitos. O Senado conta com 45 cadeiras, enquanto que, a Câmara dos Deputados, têm 80 legisladores. No caso dos parlamentos regionais, a quantidade de legisladores varia de acordo com a população do departamento (estado).

Por que as eleições no Paraguai interessam ao Brasil?
Além de vizinho de fronteira, o Paraguai faz parte do Mercado Comum do Sul (Mercosul) e abriga a segunda maior colônia brasileira no exterior, os chamados brasiguaios, com cerca de 400 mil indivíduos. O país é, também, dono de 50% da usina de Itaipu, que abastece um em cada cinco lares brasileiros. Pela fronteira com o Paraguai ingressam ao Brasil, diariamente, milhões de dólares em contrabando e produtos ilícitos como drogas, armas, medicamentos e até produtos agrícolas de uso altamente nocivo ao ambiente e à saúde. As fronteiras secas pouco povoadas do Paraguai são, também, refúgio para bandidos e organizações criminosas combatidas em território brasileiro.

Quando toma posse o novo presidente?
As eleições acontecem em 21 de abril, porém, o presidente eleito e os novos governadores tomarão posse apenas no dia 15 de agosto, para mandato de cinco anos. Curiosamente, deputados e senadores assumem suas cadeiras 45 dias mais cedo, em 1º de julho. Neste período, recebem a incumbência de elaborar o orçamento a ser utilizado pelo próximo mandatário.

RESUMO DO CENÁRIO POLÍTICO
Colorados tentando voltar ao poder. Liberais buscando manter-se à frente da presidência. Esquerda visando ampliar seu espaço na cena política do país. Oviedistas em busca de encontrar seu nicho após a morte do líder e fundador do partido. Estão dadas as cartas. Acompanhe, na CBN Foz, os próximos lances desta disputa.



DILMA DIZ QUE PAPA É ARGENTINO, MAS DEUS É BRASILEIRO

Papa Francisco recebe a presidente do Brasil, Dilma Rousseff,
 para uma reunião privada. A brasileira foi a primeira líder 
política a ser recebida pelo pontífice após a inauguração 
oficial de seu papado (Foto:Roberto Stuckert Filho)
 Depois de ser recebida pelo papa Francisco, a presidente Dilma Rousseff brincou nesta quarta-feira (20) que o novo pontífice é argentino, mas Deus é brasileiro. 

Ela fez a piada ao ser provocada por um jornalista argentino na saída do Vaticano. "Eu acho que vocês têm muita sorte. É um grande papa. A Argentina está de parabéns. Agora, a gente sempre diz: o papa é argentino, mas Deus é brasileiro".                              

Dilma se reuniu com Jorge Mario Bergoglio durante cerca de meia hora. De acordo com a presidente, os dois conversaram sobre combate à pobreza e prevenção ao uso do crack. "Ele é uma pessoa extremamente carismática, e ao mesmo tempo com um grande compromisso com os pobres", disse.
"É um papa muito modesto. Ele comentou que não pode se ter orgulho nem pretensões. Deve-se lutar para fazer as coisas direito. E lembrar sempre que tem um peso nas costas." 

A presidente contou que o papa se solidarizou com o Brasil pela tragédia do incêndio que matou 241 jovens na boate Kiss em Santa Maria (RS), em 27 de janeiro. "Ele disse: 'Fiquei muito comovido com o que aconteceu em Santa Maria. Em Santa Maria, o Brasil demonstrou força e ternura'. Eu fiquei muito agradecida." 

Dilma disse ainda que o papa programou uma visita a Aparecida do Norte (SP) após participar da Jornada Mundial da Juventude no Rio, em julho, e a presenteou com um livro sobre a conferencia episcopal que o levou à cidade em 2007. 

"Ele disse assim: 'Não lê tudo, porque você vai se aborrecer. Então você pega o índice e vai lendo aos poucos." 

De acordo com a presidente, os papa entende português e os dois se comunicaram em "portunhol". Francisco dispensou o uso de tradutor. 

Ela ressaltou o fato de ter sido a primeira a encontrá-lo depois da missa inaugural do pontificado, na terça (19). "O papa falou: 'Você pode falar que é a primeira vez que eu estou recebendo alguém aqui'", disse. 

Questionada se tinha sido chamada de "senhora" ou de "você", ela respondeu: "Olha, não dá nem pra lembrar direito. É um papa muito normal, viu?"

Fonte: Folha.com.br

PAPA DIZ A DILMA QUE VISITARÁ RIO DE JANEIRO E APARECIDA EM JULHO

Jornada Mundial da Juventude no Brasil deve ser o primeiro
 compromisso internacional de Francisco. Ele vai visitar 
Rio e Aparecida em julho (Foto: Divulgação)
O papa Francisco confirmou nesta quarta-feira que irá ao Brasil em julho para participar da Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro, e anunciou que também visitará Aparecida do Norte, onde está o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida.

O anúncio foi feito durante encontro com a presidente Dilma Rousseff no Vaticano. A viagem ao Brasil poderá ser o primeiro compromisso internacional do papa Francisco, que foi eleito há uma semana para liderar os 1,2 bilhão de católicos do mundo. 

Sua participação na Jornada Mundial da Juventude, evento internacional criado pelo papa João Paulo 2º e realizado pela Igreja Católica em uma cidade diferente do mundo a cada dois ou três anos, já era esperada.

'Ele (Francisco) espera a presença massiva dos jovens (no Rio de Janeiro)', comentou Dilma após o encontro.

Segundo ela, o papa está 'muito entusiasmado' com a visita ao Brasil.

A presidente brasileira disse que o pontífice conversou com ela em 'portunhol' e que considerou Francisco 'muito carismático' e 'um papa muito normal'.

O papa também conversou com Dilma sobre o problema do crack e das drogas no Brasil, e voltou a falar de seu compromisso com os pobres.

Foto: Divulgação
Dilma foi a primeira chefe de Estado a ser recebida pelo papa Francisco após a cerimônia oficial de posse, na terça-feira. Antes da posse, o papa, que é argentino, já havia se encontrado com a presidente de seu país, Cristina Kirchner.

SANTA MARIA

Dilma contou ainda que o papa se disse 'muito comovido' com a tragédia na boate Kiss, em Santa Maria. O incêndio na boate da cidade gaúcha, em janeiro, deixou 241 mortos.


Segundo o relato de Dilma, o papa disse que 'a gente tem que demonstrar na vida força e ternura' e que em Santa Maria 'o Brasil demonstrou força e ternura'.

Questionada pela imprensa argentina se o papa teria enviado alguma mensagem ao seu país de origem, Dilma brincou: 'Olha, o papa é argentino, mas Deus é brasileiro'.

Após o encontro, Dilma foi direto ao aeroporto de Roma para embarcar de volta a Brasília.

Fonte: BBC Brasil


19.03.2013 - terça-feira



JOVEM PEGA PRISÃO PERPÉTUA POR MATAR 3 EM ESCOLA NOS EUA


T. J. Lane desabotoa a camisa e exibe a palavra 'assassino' 

escrita em sua camiseta (Foto: Reuters/Duncan Scott)

O jovem T.J. Lane, de 18 anos, foi condenado à prisão perpétua sem possibilidade de condicional por matar três estudantes em um ataque a uma escola de ensino médio numa pequena cidade a leste de Cleveland, Ohio. Segundo o juiz, o réu não sente remorso pelos crimes, ocorridos em fevereiro do ano passado.



Lane sentou-se encarando os familiares das pessoas contra as quais ele disparou e fez uma breve declaração profana. Ele então fez um gesto obsceno aos familiares das vítimas antes de o juiz David Fuhry, do condado de Geauga, pronunciar a sentença



O adolescente declarou-se culpado de todas as acusações que pesavam contra ele no dia 26 de fevereiro, um dia antes do aniversário de um ano do ataque na Chardon High School. Ele foi indiciado como um adulto, mas como tinha 17 anos à época do ataque, não podia ser condenado à morte.


O réu T.J. Lane faz gesto obsceno a familiares das vítimas
 dos ataques em Ohio, durante seu julgamento por três mortes
 em ataque à escola Chardon (Foto: The News-Herald

O juiz Fuhry disse que as análises da Corte mostraram que Lane inventou uma doença mental e, em vez disso, era um estudante brilhante que se formaria antes do previsto no ensino médio. Segundo o juiz, também mostraram que ele planejou o ataque por um longo período e então o executou.



Lane matou Demetrius Hewlin, de 16 anos; Russell King Jr., de 17; e Daniel Parmertor, também de 16. Uma das três feridas por ele ficou paralisada da cintura para baixo.



Promotores disseram que Lane foi levado sob custódia pouco depois do ataque e rapidamente confessou ter disparado com uma pistola calibre 22 contra os estudantes.



"Esse réu nunca mostrou nenhum remorso e suas ações hoje só confirmaram o que já sabíamos há tempos", disse o promotor James Flaiz.


O ataque de Lane foi um em uma série de ataques com armas de fogo nos Estados Unidos no ano passado, que incluíram um tiroteio em uma escola de ensino fundamental de Connecticut que deixou 26 mortos, entre eles 20 crianças.

Este massacre, na cidade de Newton, gerou comoção nacional e pedidos para que o presidente dos EUA, Barack Obama, proíba armas de assalto militares e restrinja a capacidade dos cartuchos de munição.

Fonte: Folha.com.br
 

PAPA FRANCISCO PEDE CUIDADO ESPECIAL ÀQUELES QUE TÊM "FOME E SEDE"

 Francisco recebeu das mãos do cardeal camerlengo,
 Angelo Solano, o anel de pescador, que simboliza o 
compromisso, a entrega e a dedicação do pontífice
 à frente Igreja Católica (Foto: Divulgação)

Durante a missa inaugural de seu ministério petrino, realizada na manhã desta terça-feira (19), o papa Francisco pediu especialmente aos chefes de Estados presentes, e também aos demais fiéis, que cuidem daqueles que têm "fome e sede". 

"Deus quer fidelidade à sua palavra", disse o pontífice. Essa palavra, segundo ele, inclui o respeito a todos e o cuidado por todos e por cada um, "especialmente pelas crianças e pelos idosos" e pelos "mais pobres e mais fracos".

Dilma se encontra com papa após missa
 inaugural (Foto: Divulgação)

Quem tem fome e sede, segundo ele, está em uma prisão. "E quem serve é capaz de proteger", acrescentou o sucessor de Bento 16. Para o papa, este é o caminho para que os sinais de destruição não acompanhem o caminho "deste mundo".
 
"Antes de guardarmos os outros, devemos cuidar de nós mesmos. O ódio, a inveja e o orgulho sujam a vida", afirmou o pontífice, que explicou que "guardar" é "vigiar" os sentimentos. "São deles que sai as boas e as más intenções."

Fiéis se reúnem na praça de São Pedro, no Vaticano,
 durante a missa inaugural do papa Francisco. Em
 sua primeira cerimônia (Foto: Divulgação)

Fonte: UOL.com


17.03.2013 - domingo 

MENINA INGLESA VIRA MENINO E SE CASA COM A PRÓPRIA BABÁ. CONHEÇA A HISTÓRIA

Vivendo em Worcester, nos Estados Unidos, Barnes trabalha

 como barbeiro e, desde criança, ainda menina, costumava 

cortar as próprias tranças e arrancar as roupas femininas, 

segundo o jornal Daily Mail (Foto: Reprodução/dailymail)

O adolescente Bobby Fransis Barnes nasceu uma menina. Mas hoje, aos 19 anos de idade, vive como homem e namora Donna Price, de 31 anos, melhor amiga de sua mãe e babá do rapaz durante a infância. O casal e a mãe de Barnes, Tracey Wood, estiveram em um programa de TV americano nesta semana para contar a história.



Vivendo em Worcester, nos Estados Unidos, Barnes trabalha como barbeiro e, desde criança, ainda menina, costumava cortar as próprias tranças e arrancar as roupas femininas, segundo o jornal Daily Mail. Segundo conta, na intimidade, ele já sabia que era um menino.



- Nunca vivi de outra maneira. Eu tentei controlar minha raiva, mas cheguei num ponto em que pensei: 'não vou mais aguentar isso, ou me torno um homem ou ficarei dominado por isso o resto da minha vida'.



 A mãe do jovem (na foto ao lado dele) teve fundamental importância, sempre apoiando o filho. Primeiro, em sua busca para trocar de sexo, e hoje, no relacionamento do casal Barnes e Donna. 



Tracey conta que, "um dia, quando criança, ele estava se comportando mal e eu perguntei o que precisava fazer para que ele melhorasse. Ele me respondeu que desejava ter um corte de cabelo masculino e usar o mesmo uniforme dos meninos da escola, assim como seus irmãos. Eu deixei."



 Donna sorri quando mostra o anel de noivado que ganhou do rapaz, além das tatuagens com juras de amor que ambos fizeram em seus pulsos com apenas algumas semanas de namoro. Ela conta como reencontrou Barnes.



- Nós nos cruzamos, eu cumprimentei e jamais imaginei que sairia daquele bar junto com ele. Eu estava ali por outra pessoa! Mas de repente ele virou e me beijou!

 O maior medo de Donna era a reação de Tracey, sua amiga havia muitos anos. Apesar disso, eu não queria me preocupar com os sentimentos das outras pessoas, contanto que eu o ame, pois iremos passar o resto de nossas vidas juntos! tranquilidade veio quando a mãe de Barnes afirmou estar feliz por ver o casal junto.

O rapaz afirma que sua mãe Tracey e seu amigo Gail Braznell, que está escrevendo um livro sobre a história, foram seus alicerces para chegar até aqui. Hoje o rapaz tem uma página no Facebook chamada Born This Way (Nascido Dessa Forma, em tradução livre), onde procura incentivar e ajudar outras pessoas com uma situação semelhante à sua.

Há dois anos o jovem faz tratamento hormonal, o que lhe garantiu uma voz masculina. Em outubro do ano passado, durante consulta em uma clínica de Londres, ele recebeu a notícia que tanto esperava: a data de sua cirurgia para a troca de sexo.

- As pessoas pensam que estão sozinhas, mas eu tive muito apoio da minha família e amigos.
Segundo conta, na intimidade, ele já sabia que era um menino.

Fonte: R7

FRANCESES ANUNCIAM QUE 14 ADULTOS OBTIVERAM CURA FUNCIONAL DA AIDS

Agente de saúde faz teste rápido para detectar o vírus: estudo traz nova esperança na batalha para combater a doença (Foto: Gladyston Rodrigues/EM DA Press)
Agente de saúde faz teste rápido para detectar o vírus: estudo traz nova esperança na batalha para combater a doença

Brasília – Após o anúncio da cura funcional de um bebê americano infectado com o HIV, duas semanas atrás, pesquisadores franceses divulgaram, ontem, que 14 pacientes adultos se livraram dos efeitos do vírus da Aids mesmo depois de suspenderem o tratamento com as drogas antirretrovirais. Da mesma forma como ocorreu com a criança nos Estados Unidos, esses pacientes não se livraram totalmente do micro-organismo causador da síndrome – ele permanece no corpo, mas em quantidades mínimas e quase indetectáveis.

Com esse baixíssimo índice de contágio, o sistema imunológico dos pacientes se mostrou capaz de evitar a multiplicação do vírus, impedindo que qualquer sintoma se manifestasse. Os resultados, descritos em artigo publicado na revista Plos One Pathogens, são animadores e parecem colocar o ser humano mais perto da cura completa do mal.

Os 14 pacientes atendidos pela equipe de Asier Sáez-Cirión, da Unidade de Regulação das Infecções Retrovirais do Instituto Pasteur, em Paris, estão sem a medicação há sete anos em média. Antes disso, foram tratados por cerca de três anos. O longo período sem o coquetel e a idade dos pacientes fazem com que o estudo seja recebido com mais otimismo do que o caso do bebê americano.

O francês acompanhou 70 indivíduos soropositivos. Todos começaram o tratamento entre 35 dias e 10 semanas após a infecção, mais cedo do que a prática normalmente adotada nas instituições de saúde. Eles tiveram a interrupção da medicação por motivos aleatórios. Na maioria dessas pessoas, o vírus, que antes era controlado pela medicação, voltou em grandes quantidades. No entanto, quatro mulheres e 10 homens foram uma surpreendente exceção.

PRECOCE

Para esses 14 pacientes, os coquetéis não precisaram ser ministrados novamente. Os níveis do vírus no sangue se mantiveram baixos e até indetectáveis em alguns. E um paciente já atingiu 10 anos e meio sem qualquer medicação. Sáez-Cirion alerta que essa não pode ser vista como a erradicação da doença, mas demonstra que soropositivos podem viver claramente sem comprimidos por um longo período de tempo.

Ele ressalta que seu time de especialistas verificou que os adultos "curados" não fazem parte do grupo conhecido como "controladores de elite", pessoas naturalmente resistentes ao HIV, por possuírem genes capazes de codificar proteínas que combatem o vírus.

RESERVATÓRIOS

A descoberta pode ser vista como um indicativo de que a pesquisa médica deva olhar mais profundamente para o sistema de defesa do corpo que apenas estar focada no funcionamento do vírus. Unaí Tupinambás, professor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), acredita que o estudo traz uma lição interessante de que talvez essa seja a hora de olhar para o ser humano, o hospedeiro do HIV. "O que algumas pessoas têm que controla a infecção pelo vírus? A dúvida é quais pacientes se beneficiariam de um tratamento mais precoce e por que isso acontece", avalia. Segundo Tupinambás, a busca deve estar em descobrir qual característica imune torna esses pacientes diferentes. Em seguida, seria possível trabalhar na reprodução da estratégia para outros soropositivos.

O infectologista Alberto Chebabo, do Laboratório Exame e do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, ligado à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), reforça que, apesar de os resultados terem sido recebidos com bastante otimismo pela comunidade médica, não significam de forma alguma que o tratamento possa ser interrompido pelos pacientes à revelia de orientação médica. "Os pacientes que participaram do trabalho foram acompanhados muito de perto e boa parte dos exames feitos nem está à disposição da clínica diária. É importante entender que os resultados precisam ser repetidos e comprovados."

14.03.2013 - quinta-feira

PAPA FRANCISCO VISITA BASÍLICA DE SANTA MARIA MAGGIORE EM ROMA

O Papa Francisco, eleito nesta quarta-feira (13) o novo pontífice da Igreja Católica, visitou na manhã desta quinta-feira (14), em sua primeira saída oficial do Vaticano, a Igreja de Santa Maria Maggiore, no Centro de Roma.

O argentino Jorge Mario Bergoglio havia avisado que iria à Igreja nesta quinta durante seu primeiro discurso aos fiéis na Praça São Pedro. 
O Papa Francisco reza para Santa Maria na Igreja de Santa Maria Maggiore, nesta quinta-feira (14), em Roma (Foto: Reuters/Osservatore Romano)
Papa Francisco na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma. (Foto: Alessandro Bianchi / Reuters)
 Ele chegou ao local por volta das 8h e ficou cerca de 30 minutos. No período, fez uma oração na capela que guarda uma imagem de Nossa Senhora e conversou com padres e outros funcionários da Igreja.
O Papa Francisco visitou na manhã desta quinta-feira (14), em sua primeira saída oficial do Vaticano, a Igreja de Santa Maria Maggiore, no Centro de Roma. (Foto: Juliana Cardilli / G1)
“Foi algo muito emocionante, fantástica, inesquecível. A bondade e a paternidade que se veem no novo Santo Padre são enormes. É preciso se encontrar com ele para entender”, afirmou o padre Ludovico Melo.
“O Santo Padre chegou à Basílica, rezou em frente a Maria. Depois nos saudou, cumprimentou todos individualmente, falou algumas palavras com cada um. Falou com todos como um pai aos filhos, com muita humildade”, disse o padre. “Não foi um encontro com um Papa, mas sim com um padre. Ele é muito simples, humilde. Esperamos dele o ânimo franciscano, com toda a simplicidade e humildade.” 
O Santo Padre rezou em frente ao altar que guarda uma imagem de Nossa Senhora. (Foto: Juliana Cardilli / G1)
 Após cumprimentar os padres, o Papa rezou diante do altar onde Santo Inácio celebrou a primeira missa da basílica, e saudou também seus predecessores, rezando em frente ao túmulo no túmulo de São Pio V. 
Um pedido especial foi feito aos padres que atendem as confissões dos fieis. “Ele me disse ‘vocês que confessam as pessoas, sejam misericordiosos’”, afirmou o padre Ludovico.

Historicamente, os Papas eleitos costumam fazer uma visita à Igreja, que é uma das quatro basílicas papais de Roma. “Até o santo Padre é filho de Deus, e precisa de ajuda de sua mãe”, disse o padre Ludovico. 
Padre Ludovico Melo. (Foto: Juliana Cardilli / G1)Padre Ludovico Melo. (Foto: Juliana Cardilli / G1)

 Fonte: G1


13.03.2013 - quarta-feira 


APÓS TRÊS VOTAÇÕES, CARDEAIS AINDA NÃO ESCOLHERAM NOVO PAPA


Segunda fumaça do conclave também foi negra. 
 Votação será retomada à tarde (Foto: Divulgação)

Cidade do Vaticano, 13 mar (EFE).- Após três votações, duas delas realizadas na manhã desta quarta-feira, os 115 cardeais eleitores ainda não conseguiram escolher um papa e por isso será preciso esperar até a tarde de hoje para saber se o conclave para definir o sucessor de Bento XVI terminará.

Os cardeais voltaram a se fechar nesta quarta-feira na capela Sistina às 9h30 locais (6h30 de Brasília) para retomar as votações iniciadas ontem.

Roupa do papa gera protesto (Foto: Divulgação)
 De acordo com estabelecido pela Constituição Apostólica Universi Dominici Gregis foram realizadas duas votações antes do meio-dia.

Se na primeira um dos candidatos tivesse alcançado dois terços dos votos (77), a fumaça branca, que anuncia ao mundo a escolha de um novo papa, teria saído da Capela Sistina logo em seguida.

Roma fatura com conclave (Foto: Divulgação)
Como isto não ocorreu, passou-se para a segunda votação, e de acordo com a legislação do Vaticano, após o seu fim foram queimadas as cédulas dos dois escrutínios. E a fumaça, mais uma vez, saiu negra.

A fumaça foi vista às 11h39 locais (7h39 de Brasília), duas horas depois do início da segunda jornada de votações, e saiu da chaminé da Capela Sistina durante um longo período, para que não ficasse dúvidas sobre qual era realmente sua cor.

Após alguns minutos, outra fumaça densa e de cor negra voltou a sair da chaminé, criando desconcerto nos presentes na Praça de São Pedro.

Segunda fumaça do conclave também
 foi negra(Foto: Divulgação)
Assim como ontem, primeiro dia de conclave, milhares de fiéis e curiosos se reuniram na praça à espera de ver ao vivo a desejada fumaça branca, que anuncia ao mundo que os mais de 1,2 bilhão de católicos têm um novo líder espiritual.


As pessoas concentradas na praça desafiaram o frio e chuva que durante toda a manhã caiu em Roma, mas sabedores de que estavam vivendo um momento histórico.

Alguns, no entanto, mostraram tristeza após observarem a fumaça negra, pois estavam convencidos de que nesta manhã seria escolhido o sucessor de Bento XVI. Segundo fontes oficiais, o papa emérito está acompanhando o conclave e rezando em sua residência em Castel Gandolfo

Após a fumaça, os cardeais deixaram a capela Sistina e retornaram para a residência de Santa Marta, onde se alojam durante o conclave, para almoçar.

Nesta tarde, os clérigos voltarão à Capela Sistina para votar. Estão previstos para hoje mais dois escrutínios. A fumaça, caso a primeira votação não defina novo papa, deverá sair após a segunda, por volta das 19h locais (15h de Brasília).

Durante o almoço, os cardeais, procedentes de 50 países, seguirão debatendo e trocando opiniões sobre o candidato ideal para se transformar no 266º papa da história da Igreja.

Os observadores asseguraram, baseando-se em conclaves anteriores, que as primeiras votações servem para 'contar' os votos de cada um, e que em seguida surgem novas candidaturas, apoiadas pelos 'grandes eleitores', os cardeais com poder de influenciar os demais.

Sobre quando haverá fumaça branca, os especialistas acreditam que ela sairá entre hoje e amanhã. Alguns, no entanto, pensam que o papa ainda demorará para ser eleito devido a uma forte divisão entre os cardeais.

O porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, lembrou recentemente que os últimos conclaves duraram apenas dois, três ou quatro dias.

Um conclave maior, segundo Lombardi, poderia evidenciar 'uma situação bloqueada, uma falta de consenso, e não há motivos para pensar que se possa chegar a essa situação'.

Fonte: Estadão.com.br
 
10.03.2013 - domingo

CAÇADO PELO PAI DA VÍTIMA, ACUSADO DE ESTUPRO É EXTRADITADO PARA O BRASIL

Procurado pelo crime de estupro e localizado no final do ano passado em Portugal graças à investigação própria do pai da vítima, o brasileiro A.O. foi extraditado pela polícia portuguesa e está preso desde a última sexta-feira (8) na cadeia de Penápolis (479 km a noroeste de São Paulo). 

Empresário buscou provas por conta própria e conseguiu localizar o culpado em Portugal (Foto: 1.nov.2012 - Thiago Esteffanato/O liberal)
O acusado ficará preso preventivamente até ser julgado pelos crimes de roubo, sequestro e estupro. O inquérito policial está em curso.

Segundo a Polícia Federal, a extradição foi autorizada pela Procuradoria da República de Portugal, após atuação do Ministério da Justiça e do Itamaraty em parceria com a Justiça portuguesa.

A prisão de A.O., no final do ano passado, em Lisboa, ocorreu após longa e quase solitária investigação de J.C.M., 57, empresário de Birigui (507 km de SP).

Em 2005, sua filha caçula, então com 21 anos, estava com o namorado em uma avenida da cidade, quando homens abordaram o casal e os levaram de carro a uma rua vazia, onde ela foi estuprada.

Desde então, o pai iniciou a caça que levaria sete anos.

Nem mesmo em 2007, quando o caso chegou a ser arquivado pela Justiça por falta de provas, ele desistiu.

Também não se conformou quando soube que o acusado estava morando na Europa, havia se casado com uma brasileira e tinha um novo filho.

O pai seguiu no caso, montou seu quebra-cabeças e descobriu que o acusado, antes de viajar a Portugal, havia deixado um filho em Birigui.

Com autorização da mãe e uma decisão judicial, em 2009 um exame de DNA provou que o pai da criança era, sim, a mesma pessoa que havia estuprado sua filha.

Com os resultados, a Justiça expediu um mandado de prisão em julho de 2010. A partir disso, foram pouco mais de dois anos até a Interpol (polícia internacional) capturá-lo em Portugal.

À Folha, por telefone, ele diz que ainda busca da segunda pessoa envolvida.

"Queremos ouvir quem é o segundo rapaz pela boca dele. A gente desconfia quem seja, mas queremos ter certeza por ele", disse o pai. 

"Ela perdeu dois anos de faculdade, eu paguei tratamento, foi um trauma para toda família. Hoje mesmo [sábado] ela disse que queria que ele morresse", afirmou.

A reportagem não localizou nenhum advogado de A.O. 
Fonte: Folha.com

28.02.2013 - quinta-feira  

PAPA BENTO XVI DEIXA O VATICANO

O Papa Bento XVI deixou o Vaticano O Papa 
Bento XVI deixou o Vaticano (Foto: Reuters)
ROMA - Após dois dias de uma emocionante e tradicional despedida, o Papa Bento XVI deixou o Vaticano na tarde desta quinta-feira com sinos soando por toda a capital italiana. Joseph Ratzinger partiu de helicóptero em direção a Castelgandolfo, ao sul de Roma, onde passará os primeiros dias após sua renúncia anunciada em meados de fevereiro. Ele foi acolhido por fiéis, que levaram cartazes de gratidão e homenagem em seus últimos momentos como líder da Igreja Católica. Da sacada, ele disse ser um “simples peregrino” e anunciou que depois das 20h (16h no Brasil) não será mais Pontífice. Bento XVI agradeceu o amor e afeto do público e afirmou que vai trabalhar pelo bem da Igreja. Esta foi provavelmente a última aparição pública de Ratzinger como Papa.

- Não sou mais Pontífice, sou um simples peregrino que está iniciando a última etapa de sua jornada. Desejo trabalhar com minha oração e com toda minha força interior e moral pelo bem da Igreja - disse. - Estou feliz de estar com vocês. Obrigado pela vossa amizade e vossa fé.

Ainda no Vaticano, um grupo de cardeais, bispos, sacerdotes, monges e funcionários da Santa Sé acompanhou a saída do Papa, saudado com fortes aplausos ao deixar o Palácio Apostólico. Entre lágrimas e sorrisos, fiéis, turistas e curiosos assistiram à despedida por telão e também aplaudiram o líder da Igreja Católica.

Joseph Ratzinger partiu de helicóptero em direção ao
 Castelgandolfo Joseph Ratzinger partiu de helicóptero 
em direção ao Castelgandolfo (Foto: AFP)

Ratzinger foi acompanhado por seu secretário pessoal, Georg Gänswein, em um trajeto que durou cerca de cinco minutos de carro até o heliporto do Vaticano, onde foi saudado pela guarda suíça. Sinos do Vaticano e de todas as Igrejas de Roma começaram a tocar, enquanto as portas do helicóptero da Força Aérea italiana se fechavam.

Pelo Twitter, o Pontífice se despediu dos fiéis, provavelmente sua última mensagem antes que seu perfil seja desativado: “Obrigado por vosso amor e proximidade. Que experimentem sempre a alegria de ter Cristo como o centro de vossas vidas”, escreveu Bento XVI, o primeiro Papa a criar uma conta nas redes sociais.

Mais cedo, ele se reuniu com cerca de cem cardeais para cumprimentá-los, receber homenagens e participar do tradicional ritual de “beija-mão”. Às 20h (16h no Brasil), começa o período de Sé Vacante, quando a Igreja Católica ficará sem um Papa e será governada pelo Camerlengo, o cardeal italiano Tarcisio Bertone.

Na quarta-feira, Bento XVI realizou sua última audiência pública na Praça de São Pedro, onde milhares de pessoas se aglomeraram para vê-lo. Na ocasião, ele disse ter consciência da seriedade de sua decisão de deixar o comando da Igreja Católica e admitiu ter passado por momentos turbulentos, “quando Deus parecia estar dormindo”.

Fonte: O Glob e agências internacionais

PAPISA, OLIMPIA MANDOU E DESMANDOU NO VATICANO


A papisa Olimpia Maidalchini (Foto: Divulgação)
Por mais incrível que possa parecer, o Vaticano teve, sim, uma líder mulher, a papisa Olimpia Maidalchini. Ela mandou e desmandou na Igreja Católica, enriqueceu e tonou-se tanto amada como odiada pelos fiéis. Por uma década do século 17, uma mulher comandou a Igreja Católica através de seu cunhado e suposto amante, o papa Inocêncio 10. Articulando assuntos de política internacional, travando guerras e patrocinando os maiores artistas barrocos de Roma, Olimpia mostrou-se uma mulher de extremo poder e fez fortuna com o ouro do Vaticano.

Descendente de uma família sem muitas posses, aos 15 anos ela escapou dos confins do convento, Olimpia jurou que nunca mais seria pobre, indefesa e submissa de novo. Casando-se pela primeira vez por dinheiro e pela segunda por um título da nobreza, ficou viúva duas vezes e, virtualmente sozinha, colocou o indeciso cunhado no altar da Basílica de São Pedro.

Ela acabou por tornar-se figura fundamental na instituição mais poderosa do mundo, a Igreja Católica – que proíbe veementemente mulheres de ocupar posições de liderança. Por mais de uma década no século XVII, no entanto, Olimpia foi tão poderosa quanto seu cunhado, o papa Inocêncio X, conhecido por ser um tanto indeciso. Ela nomeava cardeais, negociava com embaixadores e se servia de boa parte do tesouro dos Estados Pontifícios.

Oculta por quase quatro séculos, o best-seller Senhora do Vaticano investiga a história do poder absoluto de uma mulher sobre a igreja. Contra todas as expectativas, Olimpia tornou-se uma mulher de poder e sacudiu as bases do catolicismo. Admirada, odiada, invejada e temida, ela era uma mulher inteligente, ambiciosa e astuta num mundo dominado pelos homens. O cardeal Alessandro Bichi, em 1644, chegou a afirmar: “Acabamos de eleger uma papisa.” 

Fonte: R7

 27.02.2013- quarta-feira  

DEUS NÃO DEIXARÁ QUE A IGREJA AFUNDE", AFIRMA BENTO 16 EM SUA DESPEDIDA DOS FIÉIS NA PRAÇA DE SÃO PEDRO


Mais de 100 mil pessoas acompanham a 
cerimônia no Vaticano (Foto: Divulgação)
"Deus não deixará que a Igreja [Católica] afunde", disse o papa Bento 16 na manhã desta quarta-feira (27) na Praça de São Pedro, no Vaticano, durante uma audiência histórica diante de milhares de fiéis e personalidades de todos os continentes, que homenageiam o primeiro papa que renuncia em sete séculos de história.  

Mais de 100 mil pessoas, incluindo muitos cardeais, bispos e personalidades, foram à Praça de São Pedro para participar da última bênção de quarta-feira de Bento 16 — a de número 348 de seu pontificado, iniciado em abril de 2005.

Em seu discurso, o papa mencionou "as águas agitadas"
 que marcaram seu pontificado (Foto: Divulgação)
Aclamado, o alemão Joseph Ratzinger, que deixa a liderança da Igreja Católica nesta quinta-feira (28), percorreu lentamente a praça, a bordo do papamóvel e a pé, e beijou duas crianças.    

Em seu discurso, que durou entre cinco e dez minutos, o papa mencionou "as águas agitadas" que marcaram os oito anos de seu pontificado e advertiu que "Deus não deixará que a Igreja [Católica] afunde".

"Estou realmente emocionado e vejo uma igreja viva", disse o papa, ovacionado pela multidão. 

Fonte: R7


25.02.2013 - segunda-feira 

OSCAR 2013: FAVORITO, "ARGO", DE BEN AFFLECK, GANHA OSCAR DE MELHOR FILME

 Ben Affleck agradece a escolha de seu filme "Argo" 
para o maior prêmio da noite    (Foto:Getty Images)
O Oscar de melhor filme foi para "Argo", de Ben Affleck, anunciou a primeira-dama dos Estados Unidos, Michelle Obama, em transmissão ao vivo da Casa Branca, em Washington, na madrugada desta segunda-feira (25). O prêmio foi apresentado inicialmente pelo ator Jack Nicholson.

"Eu queria primeiramente reconhecer Spielberg, que é um gênio", disse. "Reconhecer os outros filmes que também deveriam estar aqui com a gente. Quero agradecer meu pai, minha mãe, meu irmão. Ao Tony Mendes, que me deixou contar a história dele", agradeceu, com a equipe no palco, incluindo o ator George Clooney, um dos produtores do filme.

Ben ainda agradeceu Jennifer Garner, sua mulher. "Eu te amo. Há quinze anos, eu era só uma criança, nunca pensei que estaria de volta". Garner se emocionou com o discurso do marido.

O filme de Ben Affleck levou ao todo três estatuetas, incluindo roteiro adaptado e melhor edição.

O elenco e produção de "Argo", inclusive o produtor
 George Clooney, sobe ao palco para receber o prêmio
 de Melhor Filme. O anúncio foi feito pela primeira-dama
 americana Michelle Obama (Foto:  Getty Images
Dirigido e estrelado por ele, "Argo" é sobre o ousado plano da Agência em resgatar seis diplomatas dos EUA do Irã se passando por uma equipe de filmagem de Hollywood.

Affleck oferece no início da projeção uma narrativa em quadrinhos sobre como os EUA ajudaram o xá Mohammad Reza Pahlavi a governar, a partir de interesses econômicos, até sua deposição em 1979 pelo célebre aiatolá Khomeini.

O asilo político oferecido a Reza Pahlavi enfureceu a população iraniana na época, que via no antigo xá um criminoso a ser julgado. Após a negativa do pedido de extradição do xá, as ruas iranianas foram tomadas por protestos, que culminariam na invasão da embaixada dos EUA em Teerã.

Esse foi o ponto de partida da histórica "crise dos reféns" (1979-1981), em que os seguidores de Khomeini mantiveram presos, por 444 dias, 52 norte-americanos em retaliação à presença do antigo xá em território dos EUA.

Também concorriam ao prêmio, "A Hora Mais Escura", "O Lado Bom da Vida", "As Aventuras de Pi", "Lincoln", "Os Miseráveis", "Django Livre", "Indomável Sonhadora" e "Amor". 

Fonte:UOL.com.br
 
24.02.2013 - domingo 

PAPA BENTO XVI REZA ÚLTIMO ÂNGELUS PARA 200 MIL FIEIS 

Em sua última oração dominical, Bento XVI disse que se retira para orar de 'modo adequado a sua idade e força' (Foto: Divulgação)

O papa Bento XVI disse neste domingo que Deus o chamou para se dedicar ainda mais à oração e à meditação, o que fará 'de um modo mais adequado' a sua 'idade e forças', assim que for efetivada sua renúncia ao pontificado, na próxima quinta-feira.

Bento XVI rezou seu último Ângelus em uma abarrotada Praça de São Pedro, na qual se reuniram cerca de 200 mil fiéis, peregrinos e turistas, que quiseram se despedir assim do pontífice e que inclusive ocupavam a via da Conciliação e outras ruas adjacentes à praça.

Emocionado, o papa foi interrompido várias vezes por aplausos da multidão durante sua mensagem aos fiéis. O pontífice, que daqui a dois meses completará 86 anos, falou de sua retirada 'à montanha' (Tabor), mas esclareceu que isto 'não significa abandonar a Igreja'.

'É mais, se Deus me pede isso, é porque eu poderei continuar servindo com as mesmas condições e o mesmo amor com o qual o fiz até agora, mas de um modo mais adequado à minha idade e às minhas forças', afirmou.

A chuva que caiu nos últimos dias em Roma deu uma trégua para o sol, um detalhe sobre o qual o papa brincou.

Bento XVI escolheu para este segundo domingo de Quaresma a passagem do Evangelho de Lucas sobre a Transfiguração do Senhor, no qual relata como Jesus se transfigurou enquanto rezava em uma espécie de retirada espiritual no monte Tabor junto com os apóstolos Pedro, Tiago e João.

Ao meditar sobre esta passagem do Evangelho, 'podemos extrair um ensino muito importante', disse.

Em primeiro lugar, a primazia da oração, sem a qual todo o compromisso do apostolado e da caridade se reduz a ativismo, sustentou.

Na Quaresma, 'aprendemos a dar seu devido tempo à oração, tanto pessoal como comunitária, que encoraja nossa vida espiritual', afirmou o Bispo de Roma.

'A oração não representa se isolar do mundo e de suas contradições, como no monte Tabor queria fazer Pedro, pois a oração conduz ao caminho, à ação', explicou.

'A vida cristã - que escrevi na Mensagem para a Quaresma - consiste em um contínuo subir à montanha para se encontrar com Deus, para depois descer levando o amor e a força a fim de servir nossos irmãos e irmãs com o mesmo amor de Deus', acrescentou.

Depois da mensagem, o papa cumprimentou os peregrinos em sete idiomas - entre eles o português - e se retirou a seu aposentos.

Fonte: Agencia EFE
 
18.02.2013 - segunda-feira  

‘QUEREMOS RESPOSTAS’, DIZ MÃE DA NAMORADA DE OSCAR PISTORIUS 

A família da modelo Reeva Steenkamp, que morreu na semana passada após ser atingida por tiros disparados por seu namorado, o atleta paraolímpico Oscar Pistoriusx, disse em entrevista ao jornal sul-africano “Times Live” que tudo o que quer são respostas. 

O funeral da jovem será realizado nesta terça-feira (19), mesmo dia em que Pistorius participará de uma audiência para definir se ele terá direito ou não a fiança. Ele está preso desde quinta-feira (14) pelo crime.



Família autorizou imagens de modelo
após sua morte (Foto: AP)

 “Ela ainda tinha muito para dar e tudo isso foi embora agora. Em um piscar de olhos ou uma respiração, a pessoa mais bela que já viveu não está mais aqui”, afirmou June Steenkamp, mãe da modelo de 29 anos. “Tudo o que temos agora é essa horrível morte para lidar. Tudo o que queremos são respostas. Respostas para por que isso teve que acontecer, por que nossa linda filha teve que morrer assim.”    

A entrevista dada por telefone ao jornal foi a primeira declaração da mãe de Reeva após o crime. “Ela tinha muito orgulho de ser sul-africana. Ela amava esse país e todas as suas pessoas. Era o único lugar que ela podia chamar de casa”, disse June.

O pai da modelo, Barry, disse ao jornal inglês “Daily Mail” que estava se esforçando para “achar alguma razão para isso ter acontecido”. A família deve divulgar um comunicado após o funeral de Reeva.

“Estamos tentando não pensar na audiência de Oscar. Não assistimos TV nem ouvimos rádio. Nós não queremos pensar nisso. Queremos apagar tudo e focar no que está acontecendo agora”, afirmou o pai, que disse que qualquer seja o resultado na corte, não trará sua filha de volta.

“A questão não é o resultado. Queremos saber se ele tinha intenção. Estamos confiantes de que a justiça seguirá seu curso.”



Pistorius chora nesta sexta-feira (15) durante
audiência que o acusou formalmente pela morte
de sua namorada. (Foto: Antoine de Ras/ AFP)

ACIDENTE

Pistorius quase atirou em um amigo em um "acidente estranho" em um restaurante de Johannesburgo, um mês antes dos tiros que mataram a modelo Reeva Steenkamp, informa imprensa sul-africana nesta segunda-feira (18).

Pistorius estava com a pistola de um amigo quando atirou acidentalmente, informou ao jornal "Beeld" seu amigo Kevin Lerena.

"Tomei um grande susto porque a bala atingiu o chão a poucos centímetros do me pé", disse Lerena, um boxeador profissional.

O incidente do restaurante "foi apenas um acidente estranho", insistiu Lerena.

"O revólver pertencia a um de seus amigos... queria dar uma olhada", completou.

"Por alguma razão agarrou na calça, a trava soltou e tiro saiu. Não se pode dizer que foi negligência. Dias depois ele continuava pedindo desculpas", afirmou.

Pistorius foi acusado de matar a namorada em sua casa de Pretória. O tribunal decidirá nesta terça-feira (19) se ele será liberado sob fiança.

A polícia descartou a tese de que Pistorius, de 26 anos, teria confundido a namorada com um ladrão. A promotoria quer que ele responda por crime premeditado.


Reeva Steenkamp em foto de divulgação de reality show (Foto: AP)

REALITY SHOW

Classificada como um tributo a "uma mulher inteligente, bonita e surpreendente", a exibição de um reality show caribenho com a namorada do atleta paralímpico Oscar Pistorius dois dias depois de ela ser morta a tiros incomodou alguns sul-africanos.

Em particular, os ativistas dos direitos das mulheres criticaram um clipe editado no início da noite de sábado (16) do "Tropika Island of Treasure", no qual a modelo graduada em direito fala sobre sua "saída".

"Eu acho que a maneira que você sai, não apenas sua jornada na vida, mas a maneira que você sai e faz a sua saída é muito importante", diz ela, inclinando-se contra uma palmeira em uma entrevista pré-gravada no programa passado na Jamaica.

No final da homenagem, provavelmente gravada quando ela foi eliminada do programa, ela joga beijos para a câmera e diz: "Vou sentir muita falta de todos vocês. Eu os amo muito, muito mesmo.".

VIOLÊNCIA CONTRA MULHER

A queda de Pistorius, o primeiro biamputado a correr nas Olimpíadas, chocou a África do Sul, onde muitos o viam como um raro exemplo de herói que transcendeu as divisões raciais que persistem na "Nação Arco-Íris" de Nelson Mandela.

Oscar Pistorius e Reeva Steenkamp, que seria sua namorada, em cerimônia em Johannesburgo, na África do Sul, em 4 de novembro de 2012 (Foto: AP) Oscar Pistorius e Reeva Steenkamp, que seria sua namorada, em cerimônia em Johannesburgo, na África do Sul, em 4 de novembro de 2012 (Foto: AP)

Mas o assassinato de Steenkamp mais uma vez colocou um holofote sobre os níveis assustadoramente altos da África do Sul de violência contra as mulheres.

O país ainda se recupera do assassinato este mês de Anene Booysen, de 17 anos, que foi estuprada, mutilada e deixada para morrer em um canteiro de obras.

A Liga das Mulheres do Congresso Nacional Africano pediu aos tribunais para negar fiança para Pistorius para mostrar que o governo está falando sério sobre o fim da violência baseada no gênero.

Pistorius está detido em uma delegacia de polícia de Pretória até sua audiência de fiança recomeçar na terça-feira. Sua família disse no sábado que Pistorius estava entorpecido com a dor e choque, e um pastor que o visitou no domingo disse que ele ainda estava perturbado.


17.02.2013 - domingo 

RAFAEL CORREA É REELEITO PRESIDENTE DO EQUADOR NO 1º TURNO   

Correa e o vice-presidente Jorge Glass (à esquerda) comemoram vitória obtida já no primeiro turno (Foto: Martin Jaramillo/AP)
 O presidente do Equador, Rafael Correa, venceu as eleições presidenciais realizadas no país neste domingo (17), confirmando as pesquisas de intenção de voto e boca de urna, que davam a vitória a Correa com mais de metade dos votos válidos. 

Segundo resultados parciais, Correa recebeu 57% dos votos, o que lhe garantiu a vitória já no primeiro turno. Reeleito, o presidente, que está no poder desde 2007, ficará no poder pelos próximos quatro anos. 

Pelas leis eleitorais do país, para garantir uma vitória no primeiro turno é necessário obter 50% do total de votos, ou 40% mais uma margem de 10 pontos sobre o segundo colocado.

O Conselho Nacional Eleitoral (CNE) confirmou os resultados da boca urna e deu a vitória a Correa, após apurar cerca de 40% dos votos. "A possibilidade de aumento ou diminuição significativa do candidato à reeleição é impossível" assegurou o presidente do CNE, Domingo Paredes em uma entrevsta á uma emissora estatal equatoriana, segundo a agência EFE.

Mesmo antes dos resultados oficiais serem divulgados, o presidente reeleito já comemorou ao saber que, pela boca de urna, tinha cerca de 61% da intenção de votos, muito à frente do adversário mais próximo, Guillermo Lasso, que obteve 21% dos votos. 

A eleição, que se desenrolou sem maiores inconvenientes no país andino, é vista como um referendo sobre a popularidade do único presidente que completou um mandato presidencial no Equador nos últimos 20 anos, em um país repetidamente golpeado por crises econômicas e políticas.

Para o presidente eleito, também é importante ganhar a maioria na Assembleia Nacional com 137 assentos, que perdeu após antigos aliados passarem para a oposição. Isso lhe permitiria aprovar com facilidade novas reformas para consolidar sua agenda socialista.

O banqueiro adversário direitista Guillermo Lasso reconheceu a vitória do presidente eleito, que ficará à frente do poder pelos próximos quatro anos. “É das pessoas decentes como são são vocês, como minha família e meus colaboradores, conhecer o triunfo dos outros, e esta noite quero reconhecer a vitória do presidente Rafael Corre”, disse Lasso em um discurso na cidade de Guayaquil. 

VITÓRIA DEDICADA A CHÁVEZ 

Uma vitória de Correa ajudaria a fortalecer a liderança de chefes de Estado socialistas na região, como o boliviano Evo Morales e o uruguaio José Mujica, ante a ausência do venezuelano Hugo Chávez, o habitual ícone da esquerda latino-americana que está hospitalizado em Cuba há mais de dois meses lutando contra o câncer.


CCorrea  votou logo cedo e confirmou favoritismo ao conquistar o terceiro mandato (Foto: Guillermo Granja/Reuters)

Correa dedicou a vitória ao colega e aliado venezuelano que se recupera em Cuba de uma cirurgia contra um câncer.



"Aproveito a oportunidade para dedicar esta vitória a esse grande líder latino-americano que mudou a Venezuela, comandante Hugo Chávez Frías", exclamou Correa durante uma entrevista coletiva no palácio presidencial de Carondelet, no centro colonial de Quito.



O presidente socialista desejou a Chávez "uma pronta recuperação e o melhor dos futuros para sua queridíssima Venezuela. Eu o admiro muito."

Correa considerou um exagero de um setor da imprensa privada que Chávez seja apresentado como líder da esquerda latino-americana, e negou ter interesse em herdar esta influência diante de uma ausência do governante venezuelano.

"Estamos construindo isso juntos. É a imprensa, são certos grupos, que colocam Hugo como líder, o caudilho, e que todos estamos atrás, quando nós que o conhecemos sabemos que ele é a pessoa mais simples do mundo", afirmou.

Falando em nome de Chávez e de seus colegas de Argentina, Bolívia e Nicarágua, e dos líderes cubanos - Raúl e Fidel Castro-, Correa afirmou que "não buscamos nada para nós, e sim estaremos onde formos mais úteis para nossas pátrias pequenas e para a pátria grande", referindo-se aos respectivos países e à América Latina.

Sobre o caso do fundador do portal WikiLeaks, o australiano Julian Assange, asilado na embaixada do Equador em Londres, Correa disse que o caso deve ser solucionado com rapidez, e que isso depende da Europa. "O que existe é uma situação diplomática que tem que ser solucionada o mais rapidamente possível, e tudo está nas mãos da Europa."

'O Equador fez o que deveria fazer no exercício de sua soberania', insistiu Correa, defendendo a decisão de proteger Assange, a quem a Grã-Bretanha não concedeu um salvo-conduto para que deixe Londres.

O presidente equatoriano assinalou que "é um caso que foi analisado profundamente, e ficou evidente que, sim, havia um risco à sua vida. Por esse asilo, não entendemos por que pode existir um problema entre a Grã-Bretanha e o Equador."

"Não pode existir um problema por causa de um asilo, isto é neocolonialismo", afirmou Correa.

TRAJETÓRIA

Economista formado nos Estados Unidos, Correa, de 49 anos, focou seu governo na redução da pobreza e da exclusão social, junto com uma retórica de repúdio ao passado recente do Equador, marcado por recorrentes crises econômicas e institucionais.

Seus opositores, no entanto, o criticam por ter aumentado o controle estatal sobre setores estratégicos, em prejuízo dos investimentos, e de ter se indisposto com os mercados financeiros ao declarar uma moratória da dívida nacional, logo no início do seu primeiro governo. Eles dizem que seu governo teve "sorte" por coincidir com uma fase de alta nos preços do petróleo.

Associado originalmente ao líder venezuelano Hugo Chávez, Correa levantou muitos dos postulados socialistas partilhados -com matizes- por outros países latino-americanos, como Bolívia ou Nicarágua.

Após um governo marcado por duros confrontos com a imprensa, a fragmentada oposição não conseguiu difundir para a população o discurso que qualifica o presidente como radical e autoritário.

Correa busca que seu projeto socialista se torne "irreversível" e promete uma reforma agrária, maior acesso a saúde e educação, ampliação da rede viária e diversificação da economia, para diminuir a dependência em relação ao petróleo. 

Fonte:G1

15.02.2013 - sexta-feira 

QUEDA DE METEORITO NA RÚSSIA É A MAIS DESTRUTIVA DOS ÚLTIMOS ANOS

Mais de 500 pessoas ficaram feridas nesta sexta-feira depois
que um meteorito caiu na região de Tcheliabinsk, nos
 Montes Urais, informou o Ministério do Interior
 da Rússia (Foto: Divulgação)

A queda de um meteorito na região de Tcheliabinsk na Rússia, nas proximidades dos Montes Urais, deixando quase 500 feridos, é o acidente de maiores consequências originado por um corpo celeste na Terra nos últimos anos.

Os fragmentos do meteorito causaram danos em pelo menos seis cidades. O corpo celeste caiu por volta das 9h20 hora local (1h20 horário de Brasília), a cerca de 80 quilômetros da cidade de Satka, capital do distrito de mesmo nome.

Fragmentos de meteorito atingiram 6 
cidades (Foto: Divulgação)

A queda aconteceu no mesmo dia em que está prevista a passagem do asteroide 2012 DA14, com entre 45 e 95 metros de diâmetro, a 27.860 quilômetros da Terra, a maior aproximação já registrada de um objeto cósmico com o nosso planeta.

Um meteorito também foi o responsável pela gigantesca explosão que devastou 2.200 quilômetros e arrasou mais de 80 mil árvores na manhã do dia 30 de junho de 1908 na região do rio Tunguska na Sibéria.

A explosão do chamado 'evento de Tunguska' foi 300 vezes maior que a da bomba nuclear de Hiroshima, não criou uma cratera na terra e suscitou todo tipo de teorias exóticas, inclusive a de que a explosão foi causada por uma nave extraterrestre.

Testemunhas relatam fenômeno (Foto: Divulgação)

Segundo os cientistas, a queda de um meteorito de 10 km de diâmetro sobre a península de Iucatã, no México, foi a responsável pelo fim da era dos dinossauros há 65,5 milhões de anos e afetou quase 70% das espécies do planeta.

A maior cratera originada pelo impacto de um meteorito na Terra foi descoberta em 2006 na região oriental da Antártida e tem 480 quilômetros de diâmetro. Está a uma profundidade de quase dois quilômetros sob a camada de gelo e calcula-se que a queda aconteceu há 250 milhões de anos.

Os episódios em que fragmentos de um meteorito atingiram à Terra são muitos, mas são poucas as ocasiões das quais existem evidências concretas de que tenham causado danos.

Em setembro de 1999 um pequeno meteorito caiu sobre uma casa na cidade de Kobe (Japão) e perfurou o telhado, sem deixar nenhum ferido. A rocha se fragmentou em duas partes ao se chocar com a casa, sendo que a maior media cinco centímetros e pesava 60 gramas.

Veja imagens do loca l(Foto: Divulgação)

Em março de 2003 uma chuva de meteoritos, com entre um e dez centímetros de diâmetro, caiu sobre os estados de Illinois, Indiana, Ohio e Wisconsin, no meio oeste dos Estados Unidos. Não foram registradas ocorrências de feridos, apesar dos objetos terem atravessado os telhados de duas casas.

Em relação aos asteroides, são vários os 'potencialmente perigosos' que passaram próximos da Terra nos últimos anos, mas nenhum chegou tão perto quanto o 2012 DA14.

Em março de 2009, o DD45 - com cerca de 30 metros de diâmetro - passou a 70 mil quilômetros da superfície terrestre, sobre o Oceano Pacífico nas proximidades do Taiti.

Em outubro do mesmo ano, um asteroide com entre cinco e dez metros de diâmetro explodiu na atmosfera sobre a Indonésia com uma potência de 50 quilotons, três vezes mais que a bomba de Hiroshima.

Em outubro de 2008, um pequeno asteroide de cinco metros de diâmetro colidiu com a atmosfera terrestre sobre o Sudão, sendo o primeiro a ser acompanhado pelos cientistas antes de atingir a Terra.

Fonte: Estadão.com.br


13.02.2013 - quarta-feira

JOVEM ARGENTINA SE CASARÁ AMANHÃ COM HOMEM CONDENADO PELO ASSASSINATO DA IRMÃ GÊMEA

Edith Casas (centro)vai se casar com o assassino 
da irmã (Foto:Reprodução/ El Patagónico)
Johana Casas e Victor Cingolani . Eles eram
 namorados (Foto:Reprodução/ El Patagónico)
A argentina Edith Casas, 22, vai se casar nesta quinta-feira (14) com o condenado pelo assassinato de sua irmã gêmea no Dia de San Valentín, que em alguns países é o Dia dos Namorados, apesar da oposição de sua família.

O casamento, que estava previsto inicialmente para o dia 21 de dezembro, será realizado na cidade de Pico Truncado, no sul da Argentina, com autorização da Justiça, depois de pedidos de exames de sanidade da jovem, informa a imprensa da região.

Ainda de acordo com a cobertura jornalística local, o casamento será uma cerimônia íntima, diante do chefe regional do Registro Civil de Pico Truncado.

 Edith Casas e Victor Cingolani se casaram amanhã em
 cerimônia intima (Foto:Reprodução/ El Patagónico)

Víctor Cingolani, que cumpre pena de 13 anos pelo envolvimento no assassinato de Johana Casas, recebeu uma permissão especial para comparecer a cerimônia, que terá presença policial.

Em dezembro, o casamento não aconteceu por um recurso da mãe das jovens, Marcelina Orellana, que pediu para que fosse determinado se sua filha estava em condições psicológicas para se casar.

Cingolani e Johana eram namorados, mas na época do crime estavam separados. A juíza Gabriela Zapata foi quem determinou, no dia 23 de janeiro, que Edith não apresentava transtornos psicológicos ou mentais que impedissem da jovem se casar.

Fonte: Uol.com.br



CONCLAVE PARA ESCOLHA DO NOVO PAPA COMEÇA EM 15 DE MARÇO, DIZ VATICANO
Vaticano anuncia conclave para escolha do
novo papa (Foto: Andreas Gebert/Reuters)
O conclave que vai decidir o sucessor do papa Bento 16 vai começar a partir de 15 de março, informou o Vaticano nesta quarta-feira. O conclave, quando cardeais se reúnem para eleger o novo papa, vai começar de 15 a 20 dias após o cargo papal ficar vago em 28 de fevereiro, disse o porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, em entrevista coletiva.
O papa Bento 16 surpreendeu a Igreja Católica e o mundo na segunda-feira ao anunciar sua renúncia, a primeira de um papa em vários séculos. Lombardi disse que os católicos não devem ficar desorientados pela decisão de Bento 16.
O papa Bento XVI, líder da Igreja Católica Romana e uma das figuras religiosas mais importantes do mundo, anunciou sua renúncia para o dia 28 de fevereiro - esta é a primeira renúncia de um papa desde 1415.
Fonte: Uol.com.br

DEIXO DE SER PAPA "PELO BEM DA IGREJA", DIZ BENTO 16 EM SUA PRIMEIRA APARIÇÃO PÚBLICA
Fiéis demonstram apoio ao papa Bento 16, no salão Paulo 6º, no 
Vaticano. No primeiro evento público do papa depois
  de anunciar sua renúncia (Foto: Divulgação)
O papa Bento 16 disse nesta quarta-feira (13), em sua primeira aparição pública após o anúncio de sua renúncia ao pontificado, que decidiu deixar de ser papa "pelo bem da Igreja".
"Queridos irmão e irmãs, como sabem, decidi renunciar ao ministério que o Senhor me confiou em 19 de abril de 2005. Faço isso em plena liberdade pelo bem da igreja, depois de ter rezado muito e após examinar minha consciência diante de Deus, ", declarou Bento 16 diante de um salão lotado com cerca de 10 mil pessoas no Vaticano, onde foi ovacionado.
Na segunda-feira (11), Bento 16 anunciou que renunciará ao posto de papa no dia 28 de fevereiro deste ano.  Ainda não há data para o início do conclave, reunião comanda pelos cardeais na qual se elege um novo líder da Igreja Católica. O Vaticano espera anunciar o novo papa até a Pascoa.
O papa afirmou ainda que está "consciente da importância da decisão, mas que também é consciente de que não é capaz de dar sequência ao ministério petrino [como sucesso de São Pedro, o primeiro papa] com a força física e espiritual necessária".
"Me dá apoio e me ilumina a certeza de que a igreja é de Cristo, ao Qual não lhe faltará seu guia e seu cuidado. Obrigado a todos pelo amor e pelas orações com que vocês me acompanham. Continuem rezando pelo papa e pela igreja", concluiu Bento 16.
Os milhares de fiéis presentes responderam com uma grande ovação, ainda maior do que a feita quando Bento 16 entrou na sala Paulo 6º para a tradicional audiência das quartas-feiras.
O pontífice entrou na sala por volta das 10h44 no horário local (7h44 horário de Brasília), enquanto os fiéis aplaudiam de pé agitando bandeiras de diversos países, incluindo o Brasil.ada, papa Bento 16 anuncia renuncia
Bento 16 entrou sozinho na sala. Momento depois, ele foi seguido por seu secretário pessoal e prefeito da Casa Pontifícia, o arcebispo Georg Ganswein. Sorridente, Bento 16 acenou aos presentes enquanto soava uma música religiosa.
Logo depois, leu um breve texto e começou a audiência, cuja catequese (explicação oral) foi dedicada à Quaresma, que começa hoje, Quarta-Feira de Cinzas.
Bento 16 leu sua mensagem sobre a quaresma em diversos idiomas, incluindo o português, momento no qual saudou Curitiba e Porto Alegre.  O papa disse que a Quaresma é um tempo para a conversa e convidou os fiéis a renovar seu compromisso com o diálogo, "dando espaço  a Deus, aprendendo a olhar com seus olhos a realidade de cada dia".
Ainda nesta quarta-feira, o papa vai celebrar a missa da Quarta-Feira de Cinzas na Basílica de São Pedro, em vez de numa igreja menor de Roma onde estava prevista, para que mais pessoas possam comparecer.
Fonte: UOL/ São Paulo

12.02.2013 - terça-feira  


PARLAMENTO DA FRANÇA APROVA CASAMENTO HOMOSSEXUAL; PROJETO IRÁ AO SENADO

Os deputados franceses aprovaram nesta terça-feira a lei do casamento entre pessoas do mesmo sexo. O texto recebeu o apoio majoritário dos grupos de esquerda, com 329 votos a favor, 229, essencialmente da direita, contra, e dez abstenções.

O projeto de lei, a primeira grande reforma social do presidente socialista François Hollande, ainda precisa ser analisado a partir de 2 de abril pelo Senado --também de maioria de esquerda, inclinada à aprovação da lei-- para, só então, entrar em vigor.

Durante as rodadas de discussão, a direita francesa tentou alongar o processo o máximo possível. Mais de 5.300 emendas foram apresentadas pela oposição, algumas das quais eram absurdas, como a demanda de que casamentos polígamos e incestuosos sejam legalizados, em nome da igualdade de direitos.

O projeto tem seu ponto mais polêmico no artigo 1º: "O matrimônio é contraído entre duas pessoas de sexos diferentes ou do mesmo sexo".

Vários detratores do projeto de lei fizeram comparações semelhantes, relacionando o casamento homossexual a poligamia, zoofilia ou incesto. A maior parte dos anticasamento gay tem um discurso mais ponderado. Em uma grande manifestação em Paris, no último dia 13 de janeiro, que reuniu ao menos 100 mil pessoas, diversos cartazes exibiam o slogan: "Todos nascemos de um pai e uma mãe".

"Os manifestantes anticasamento gay não são a França de hoje. O país não é mais exclusivamente branco, loiro, com um pai e uma mãe e católico. Claro, isso também é a França, mas há outros modelos de família", afirmou Stéphane Corbin, da Federação Francesa LGBT.

Em uma pesquisa do instituto Ifop, feita em janeiro, 63% dos franceses se declararam favoráveis ao casamento entre homossexuais.

Fonte: AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS - DO "GUARDIAN"


VATICANO REVELA QUE BENTO 16 USA MARCAPASSO "HÁ ALGUM TEMPO"

Sucessão Papal O papa Bento 16 usa um marcapasso "já há algum tempo" --sem especificar, exatamente, desde quando--, informou nesta terça (12) o porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi. Segundo ele, porém, o pontífice não sofre de graves problemas de saúde e se encontrava lúcido e sereno ao anunciar sua decisão de renunciar ao posto. 
Lombardi também afirmou que o papa se despedirá dos fiéis em 27 de fevereiro na praça de São Pedro.
O anúncio, feito em latim na segunda-feira, não era esperado por muitos membros do alto escalão da Igreja Católica e surpreendeu o mundo.



Não era de conhecimento público que o papa, 85, fazia uso do aparelho, que regular o batimento cardíaco. Lombardi afirmou também que, há três meses, Bento 16 passou por um pequeno procedimento cirúrgico, de rotina, para trocar as baterias do dispositivo. A operação, porém, não teria tido qualquer influência na decisão.



"As razões estavam em sua percepção de que suas forças estavam diminuindo com o passar da idade", afirmou à imprensa Lombardi. 



 Papa Bento 16 passeia com o papamóvel na Praça de São Pedro, no Vaticano, para assistir à missa de início de Pontificado (Foto: Lalo de Almeida - 24.abr.05/Folhapress)

"A última audiência-geral acontecerá em 27 de fevereiro na praça de São Pedro, porque seguramente comparecerão muitos fiéis para se despedir do Papa", explicou o porta-voz.


Lombardi confirmou que Bento 16 respeitará todos os compromissos fixados até 28 de fevereiro, data que determinou como fim de seu pontificado.

O Vaticano confirmou também que o pontífice receberá no sábado o presidente da Guatemala, Otto Pérez, a menos de duas semanas de deixar a função.

11.02.2013 - segunda-feira 

BENTO 16 ANUNCIA RENÚNCIA; NOVO PAPA SERÁ ELEITO EM MARÇO

O papa Bento 16 anunciou, nesta segunda-feira, que vai renunciar do cargo no próximo dia 28.

  

Esta é a primeira vez em quase seis séculos que um papa renuncia ao cargo. O último fazer isso foi Gregório 12, em 1415.

O papa disse em um comunicado que está "plenamente consciente da dimensão do seu gesto" e que renuncia do cargo por livre e espontânea vontade.

O porta-voz do Vaticano, Frederico Lombardi, disse que o papa não havia renunciado por "dificuldades no papado" e que a decisão havia sido uma surpresa, indicando que mesmo os auxiliares mais próximos não sabiam que ele estava para deixar o cargo. O papa não teme uma cisão na igreja após sua renúncia, disse o porta-voz.

Ele também explicou que, de acordo com o canon pontificio (normas que regem o exercício do Papa), as condições para deixar o cargo são que o anúncio seja feito de forma livre e que a demonstração seja inequívoca. Ninguém precisa aceitar formalmente a decisão.

Lombardi informou ainda que no mês de março, provavelmente, será anunciado um novo papa. "Para a Páscoa devemos ter um novo papa, essa é a previsão que podemos fazer", disse o porta-voz, explicando sobre a fase de "Sé vacante", que será iniciada às 20h do dia 28 de fevereiro, período que a Igreja terá para anunciar o sucessor de Bento 16. Lombardi afirmou que o papa não irá participar do conclave.


Escolhido papa em abril de 2005, Bento 16 vai renunciar ao pontificado no final de fevereiro, informou o Vaticano
De acordo com o documento, um dos motivos da renúncia seria sua idade avançada. Bento 16 tem 85 anos e sofre de artrite, especialmente nos joelhos, quadris e tornozelo.

Joseph Ratzinger nasceu na Alemanha no dia 16 de abril de 1927 e é o pontífice número 265 da Igreja Católica e o sétimo Chefe de Estado do Vaticano.

O papa viria ao Brasil em julho para a Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro.

Um conclave será convocado para escolher o próximo pontífice. Até que um novo Papa seja escolhido, o posto ficará vago. Lombardi disse que o Vaticano espera escolher o substituto de Bento 16 até o final de março.

Durante o conclave, Bento 16 irá se mudar para a residência de Castel Gandolfo, ao sul de Roma. Após a escolha do novo Papa, ele deve ir para um convento.

Bento 16 foi eleito para suceder João Paulo II, um dos pontífices mais populares da história. Ele foi escolhido em 19 de abril de 2005, quando tinha 78 anos, 20 anos mais idoso que João Paulo II quando foi eleito.

LEIA A ÍNTEGRA DO ANÚNCIO DE RENÚNCIA DO PAPA BENTO XVI

O Papa Bento XVI anunciou nesta segunda-feira, 11, 
que vai renunciar ao cargo (Foto: Divulgação)

"Convoquei-vos para este Consistório não só por causa das três canonizações, mas também para vos comunicar uma decisão de grande importância para a vida da Igreja. Depois de ter examinado repetidamente a minha consciência diante de Deus, cheguei à certeza de que as minhas forças, devido à idade avançada, já não são idôneas para exercer adequadamente o ministério petrino. Estou bem consciente de que este ministério, pela sua essência espiritual, deve ser cumprido não só com as obras e com as palavras, mas também e igualmente sofrendo e rezando.

Todavia, no mundo de hoje, sujeito a rápidas mudanças e agitado por questões de grande relevância para a vida da fé, para governar a barca de São Pedro e anunciar o Evangelho, é necessário também o vigor quer do corpo quer do espírito; vigor este, que, nos últimos meses, foi diminuindo de tal modo em mim que tenho de reconhecer a minha incapacidade para administrar bem o ministério que me foi confiado. Por isso, bem consciente da gravidade deste ato, com plena liberdade, declaro que renuncio ao ministério de Bispo de Roma, Sucessor de São Pedro, que me foi confiado pela mão dos Cardeais em 19 de Abril de 2005, pelo que, a partir de 28 de Fevereiro de 2013, às 20h, a sede de Roma, a sede de São Pedro, ficará vacante e deverá ser convocado, por aqueles a quem tal compete, o Conclave para a eleição do novo Sumo Pontífice.

Caríssimos Irmãos, verdadeiramente de coração vos agradeço por todo o amor e a fadiga com que carregastes comigo o peso do meu ministério, e peço perdão por todos os meus defeitos. Agora confiemos a Santa Igreja à solicitude do seu Pastor Supremo, Nosso Senhor Jesus Cristo, e peçamos a Maria, sua Mãe Santíssima, que assista, com a sua bondade materna, os Padres Cardeais na eleição do novo Sumo Pontífice. Pelo que me diz respeito, nomeadamente no futuro, quero servir de todo o coração, com uma vida consagrada à oração, a Santa Igreja de Deus."

Fonte:Estadão.com.br


06.02.2013 - quarta-feira 

MENINA DE 9 ANOS DÁ À LUZ NO OESTE DO MÉXICO


Uma criança de nove anos deu à luz a um bebê de quase 3 kg no oeste do México, informaram nesta terça-feira (5) seus familiares e autoridades do estado de Jalisco, onde nasceu o bebê.


"A menina tinha oito anos e meses quando ficou grávida. O pai é um jovem de 17 anos, mas não o encontramos porque fugiu", comentou a mãe da menor, que informou que as autoridades já foram notificadas e iniciaram uma investigação para localizar o responsável pelo ato.


"Queremos localizar o jovem que foi responsável para saber sua versão, porque ela não reconhece a transcendência de seus atos. Estamos com um pressuposto de estupro ou de abuso sexual infantil", explicou Jorge Villaseñor, agente do Ministério Público da promotoria local.

O nascimento ocorreu no dia 27 de janeiro no hospital de Zoquipan da capital de Jalisco, Guadalajara. Dafne, como foi identificada a jovem mãe, deu à luz a uma menina de 2,7 kg e 50 cm.
Ambas receberam alta no fim de semana, aparentemente em boas condições de saúde, mas o hospital informou que acompanhará de perto o desenvolvimento do bebê devido a pouca idade de sua mãe.


02.02.2013 -sábado


NOIVO OBESO PERDE MAIS DE 57 KG E PRETENDE EMAGRECER AINDA MAIS PARA O DIA DO CASAMENTO

O britânico perdeu mais de 57 quilos
 (Foto: Reprodução / Mail Online)

As noivas não são as únicas que sonham em entrar na igreja lindas e magras no dia do casamento. Os noivos, é claro, também querem aparecer bem na foto. Pensando em fazer bonito na festa, o britânico Jon Borowik, de 23 anos, fechou a boca e conseguiu eliminar pouco mais de 57 quilos.

Jon, um gerente de bar na cidade de Sidmouth, em Devon, na Inglaterra, tomou a decisão de mudar os hábitos quando a balança marcou 149,2 quilos. Ele conseguiu perder mais do que pesa a noiva, Jessica. Após 12 meses de dieta, o britânico já se sente pronto para entrar no traje de casamento, no dia 27 de abril. Mas ainda pretende eliminar uns quilinhos até lá.

- Eu não quero olhar para as fotos do meu casamento e pensar que gostaria de ter feito algo mais cedo. Eu costumava comer apenas umas duas porções de frutas e vegetais por semana. Agora, eu como umas dez por dia. É uma grande mudança - disse ele.

Jon antes (esquerda) e depois da dieta (direita)
 (Foto: Reprodução / Mail Online)

Ele trocou as refeições com alimentos gordurosos e congelados por porções de frutas e vegetais. Para isso, Jon contou com a ajudinha de um grupo de reeducação alimentar. Antes da dieta, ele diz que tinha preguiça até de caminhar de um local a outro.

- Agora, eu posso caminhar pela rua com a cabeça erguida. Entrei no programa de emagrecimento com o objetivo de perder seis quilos em quatro meses, mas perdi em duas semanas. Isso me deu uma motivação real - comemora ele.

Os noivos se casarão em abril
 (Foto: Reprodução / Mail Online)

Fonte: extra.globo.com

28.01.2013 - segunda-feira   

PROFESSORA BÊBADA É PRESA AO BATER CARRO E OFERECER SEXO ORAL A POLICIAL 


Uma professora do primário foi presa em Palm Beach, no estado americano da Flórida, depois de oferecer sexo oral a um policial que estava ali para prendê-la, depois que a senhora bateu em um carro e fugiu logo em seguida.



Mary Maloney, de 53 anos, estava dirigindo alcoolizada quando bateu em uma pick-up, fugindo logo em seguida. O dono do veículo seguiu a senhora e chamou a polícia, que a surpreendeu em um estacionamento.



O oficial disse ao jornal  que a mulher “exalava álcool e estava com os olhos vermelhos”, e que perguntou “quanto deveria pagar” para que pudesse ir embora. Depois de se identificar como professora, a mulher teria oferecido sexo oral para o homem, e disse que ele poderia tocar em seus seios.


A professora foi presa por dirigir embriagada e com habilitação suspensa, dano à propriedade, resistir à prisão e tentativa de suborno. Um porta-voz da escola na qual Mary trabalha disse que a mulher pode ser suspensa ou demitida, dependendo do resultado do julgamento.
 
27.01.2013 - domingo 


PROJETO DE LEI PARA O CASAMENTO GAY DIVIDE A FRANÇA

Foto: Folhapress      

Promessa de campanha do atual presidente, o socialista François Hollande, em 2012, o casamento gay divide a França e mobiliza grandes manifestações no país às vésperas do início da tramitação na Assembleia Nacional.

Está previsto para hoje na capital, Paris, um desfile pela igualdade de direitos dos homossexuais, convocado por 70 associações LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transexuais) para dois dias antes da abertura dos debates no Parlamento, nesta terça.

A manifestação é uma espécie de resposta ao grande protesto contra o casamento gay que, há duas semanas, reuniu nas ruas parisienses cerca de 340 mil pessoas, segundo números da polícia.

A polêmica sobre o assunto levou às ruas grupos que, na França, estão pouco habituados a protestar, como a Igreja Católica e setores da direita mais conservadora.

Embora liderado pela Manif para Todos, associação que se define como laica e apartidária, o protesto contra o casamento gay recebeu o apoio do cardeal de Paris e de Jean-François Copé, presidente da União por um Movimento Popular -sigla do ex-presidente Nicolas Sarkozy, hoje na oposição.

"É muito raro assistirmos a manifestações organizadas não para defender ou obter um direito, mas para impedir que ele seja estendido aos que não o têm", rebateu David Assouline, senador e porta-voz do Partido Socialista.

As pesquisas mostram que, apesar de a maioria dos franceses ser favorável ao casamento de homossexuais e à adoção de crianças por casais do mesmo sexo, a ideia vem perdendo apoio.

De 2011 até agora, a aprovação à união de homossexuais caiu de 63% para 58%, e o total de pessoas favoráveis à adoção por casais gays caiu de 56% (em 2012) para 50%.

Também foram registradas ações violentas contra o projeto. Seu relator, o deputado socialista Erwann Binet, recebeu uma carta com excrementos, e três escritórios do PS no país foram vandalizados nas últimas semanas.

TRAMITAÇÃO

Rejeitada em 2011, quando os deputados da UMP eram maioria -os socialistas passaram a ser majoritários após a eleição parlamentar de 2012-, a proposta do governo passou pelo Conselho de Ministros e foi aprovada na Comissão de Justiça e Constitucionalidade antes de ir para o plenário da Assembleia.

O calendário de votação ainda não está definido: depende da rapidez com que os deputados analisarão as 570 emendas apresentadas.

A previsão é que o texto seja votado até meados de fevereiro e depois vá ao Senado.

Se houver modificações na Câmara Alta, porém, a proposta terá de voltar à Assembleia para nova análise e votação. Somando tudo, a expectativa da ministra francesa da Família, Dominique Bertinotti, é que o texto definitivo seja votado ainda no primeiro semestre deste ano.

A bancada socialista queria incluir no projeto emenda autorizando a reprodução assistida para casais de mulheres, mas o governo achou mais prudente tratar a questão depois, em texto à parte.

CONSERVADORISMO

Ao longo da história francesa, medidas consideradas progressistas conviveram com uma série de leis de caráter mais conservador.

A França esteve entre os primeiros países europeus a legalizar o aborto, em 1975, mas só permitiu o sufrágio feminino em 1944 -12 anos depois do Brasil. Só em 1965 as francesas puderam abrir conta corrente sem a autorização de seus maridos.

Fonte: Folha.com.br

EXIGÊNCIA DE VISTO PARA EUA ACABARÁ 'EM POUCO TEMPO', DIZ EMBAIXADOR





O embaixador dos EUA  no Brasil, Thomas

Shannon (Foto: Wilson Dias / Agência Brasil)   




O embaixador norte-americano no Brasil, Thomas Shannon, afirmou em entrevista ao G1 que "em pouco tempo" os brasileiros não necessitarão mais de visto para ingressar nos Estados Unidos. Segundo ele, a extinção da exigência do visto é "um objetivo dos dois governos".     


Shannon concedeu a entrevista por telefone na quinta (24) para falar sobre as relações entre Brasil e Estados Unidos no segundo mandato do presidente Barack Obama, que começou na última segunda (21). 
 

 "Estamos trabalhando nisso [a extinção de vistos para brasileiros]. Isso é obviamente um objetivo dos dois governos, do Brasil e dos Estados Unidos. Mas é um processo, uma série de acordos que temos que negociar para chegar a esse ponto", disse.



Nesta quinta, chegou de volta ao Brasil uma estudante de 16 anos que ficou quase dois meses retida em um abrigo para adolescentes em Miami depois de ter o ingresso no país negado devido à suspeita de que tinha viajado com o objetivo de obter trabalho.



De acordo com regulamentação do Congresso norte-americano, para que se anule a necessidade de visto a cidadão de um país é necessário que ao menos 97% dos pedidos sejam aprovados. No ano passado, a taxa brasileira estava em 96%.


“Neste momento, o Brasil está com algo como 95%, ou seja, quase está chegando a esse ponto. Em pouco tempo, vai chegar lá", disse Thomas Shannon.

Mas, de acordo com o embaixador, os dois governos têm que negociar uma série de acordos que tem a ver com os documentos de identidade, a integridade desses documentos e a habilidade de trocar informações sobre as pessoas que estão viajando entre os dois países".

Segundo ele, "essas negociações são sempre complicadas porque envolvem informação que geralmente está protegida por lei de privacidade dos dois países".

Em 2012, foi instalado em Belo Horizonte, mais um consulado dos Estados Unidos para a emissão de vistos e outros serviços diplomáticos. Um novo consulado deve ser aberto em Porto Alegre e, com isso, o país passará a ter seis consulados.

No anúncio das duas novas sedes, a secretária de estado americana, Hillary Clinton, disse que o objetivo era “facilitar a retirada de vistos e as viagens, derrubar algumas barreiras que foram criadas e continuar a promover o contato interpessoal".

Shannon considera que as relações entre Brasil e Estados Unidos estão consolidadas, mas disse que, em um “mundo dinâmico", é necessário reforçá-las.

"As relações entre o Brasil e os Estados Unidos são excelentes, mas no mundo dinâmico temos que trabalhar todos os dias para reforçar as relações e procurar novas áreas de cooperação e colaboração. Eu acho que o grande trabalho da presidente Dilma Rousseff e do presidente Obama é procurar essas novas áreas de cooperação e colaboração", disse.

UNIVERSIDADES

Entre as “novas áreas”,ele citou, primeiramente, a educação. "Precisamos construir os laços e vínculos entre as universidades brasileiras e americanas para facilitar o intercâmbio de estudantes e professores. Para realmente construir uma nova parceria na área educacional para o bem estar dos Estados Unidos e do Brasil", disse.

O embaixador vê o programa do governo brasileiro Ciência sem Fronteiras como um “excelente começo” para melhorar o intercâmbio entre as universidades.  O programa dá bolsas para jovens brasileiros estudarem fora do Brasil.

Para Shannon, também é preciso que mais norte-americanos estudem e falem português e mais brasileiros estudem inglês.

"Temos que aumentar a quantidade de americanos estudando no Brasil e por isso precisamos melhorar o ensino de português nos Estados Unidos. Acho que é nesse sentido, melhorar o ensino de inglês no Brasil e o ensino de português nos Estados Unidos que vai ser essencial nessa relação educativa", afirmou.

O embaixador também disse que é preciso investir mais no comércio e no investimento com o Brasil. “Cada dia há mais interesse na economia [brasileira]”.

Como os Estados Unidos enfrentam a pior seca desde 1956, e a safra de grãos, a maior do mundo, foi prejudicada, Shannon disse que o Brasil deve passar a exportar mais soja ao país.

“O Brasil passou os Estados Unidos em produção de soja e deve exportar mais”, afirmou.

POLÍTICA EXTERNA E DOMÉSTICA
Sobre a política externa norte-americana, principalmente no Oriente Médio e no norte da África, Shannon afirmou que os Estados Unidos, neste segundo mandato de Obama, vão seguir “oferecendo suporte e apoio à democracia na área”.

“Essa região está mudando, estão em processo de evolução. Vamos seguir com o apoio à democracia. É preciso ver que a Al Qaeda está procurando novos locais para suas operações. Também vamos seguir com o combate ao terrorismo”, disse.

Para Shannon, mesmo com um mundo em transformação, as empresas norte-americanas ainda são líderes, e "o papel dos  Estados Unidos vai ser ainda mais importante no mundo para reforçar os processos de paz e de diálogo", disse.

“Os Estados Unidos ficam, os outros [como China e Índia], chegam”, disse Shannon.

O embaixador afirmou que Obama implementou uma “reforma histórica na saúde pública” e vai manter essa proposta no segundo mandato.

"[A posse foi] primeiro uma celebração da nossa democracia e também uma celebração da continuidade. Os segundos mandatos sempre são diferentes dos primeiros mandatos, mas acho que o presidente Obama em quatro anos fez muita coisa. Salvou a economia dos Estados Unidos, implementou uma reforma histórica na saúde pública e também começou uma transformação e uma mudança nas nossas relações com o mundo e ele vai continuar isso com mais profundidade", afirmou.

Shannon disse que gostou do discurso de posse de Obama, na última segunda-feira (21), porque, segundo ele, mostrou os desafios nacionais e internacionais do país.

"Eu gostei muito do discurso. Ele ligou os desafios que temos na área doméstica e internacional e mostrou claramente que os Estados Unidos têm que procurar maneira de expressar os valores democráticos que são base de nossa cultura política", disse.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário