sexta-feira, 25 de março de 2011

CORONEL DAN CÂMARA ADMITE: SABIA DO VÍDEO DESDE O DIA 10

(foto extraída do Portal do Holanda)

Por Leonardo Rocha - O título acima, caro internauta, não é do BLOG DO ANTÔNIO ZACARIAS, é do jornal “Amazonas em Tempo” desta sexta-feira. Decidimos transcrevê-lo porque ele não deixa dúvida sobre o caráter do comandante da PM; trata-se, efetivamente, de um mentiroso. Mentiroso e omisso, o que é pior.

No jornal “A Crítica” de ontem, está lá, com todas as letras , sob o título “MPE tem embate com a polícia” (pág. C2): “O comandante a PM, coronel Dan Câmara, disse que só ficou sabendo do caso (da tentativa de assassinato) minutos antes da veiculação do vídeo pela TV A Crítica, no início da noite de terça-feira, dia 22”.

Era mentira. Dan Câmara estava mentindo. Logo ele, que se diz um homem de Deus. Até dono de igreja é.

Ontem, durante encontro com o procurador de Justiça João Bosco Sá Valente, no Ministério Público do Estado, o coronel admitiu que tinha conhecimento da existência do vídeo desde o dia 10 deste mês, por meio de documento enviado a ele por Sá Valente.

Que nos perdoe o governador Omar Aziz pela ingerência, mas no lugar dele nós já teríamos demitido Dan Câmara da chefia da PM. Faltam-lhe qualidades morais para o exercício de tão relevante cargo.

15 comentários:

  1. Sou delegado de policia e muitas vezes, no plantão, deparei-me com práticas criminosas feitas por PMS, em especial, da Zona Leste, contra pseudos-criminosos, todos de baixo renda. Entravam, e anda entram, sem o devido mandado judicial nas casas alheias e, lá, forjam algum tipo de crime para justificar suas truculências, evitando, assim, não serem acusados por abuso de autoridade. Muitos fatos criminoos cabaludos foram encaminhados para a Corregedoria de Policia (que não é única; só no papel)da PM. Nada se faz; nada se faz. Ora, com que isenção os "Julgadores" (que são também PMS)terão para tombar procedimento criminal ou PAD contra seus pares? Por óbvio, que NENHUMA. Tudo isso se dá para atender a política institucional do DAN: uma policia militar sem manchas, rasuras, imaculada. Ressalvo, todavia, bons policias da PM, que, infelizmente, são poucos.
    Aconselho o DAN a dedicar-se exclusivamente ao seu rebanho das suas inúmeras igrejas.
    Abraços a todos desse excelente blog.

    ResponderExcluir
  2. Caro Zaca,
    é simples: um diz uma coisa, o outro diz outra coisa. Inclusive agora com mudança de datas. Mas ambos concordam que existe um documento. O primeiro disse, em alto e bom som, que o documento foi distribuído a imprensa.
    Scaneia o documento Zaca.
    Informe. Publica. Tiraremos nossa proprias conclusoes.
    A atitude dos criminosos mostrados no vídeo é uma monstruosa atrocidade. Que deve ser punida exemplarmente. Independentemente de o adolescente ter passagens por trafico e ter praticado homicidio, menos de um mês depois do vídeo, conforme relato do representante da OAB em entrevista ontem.
    Aplaudo a tua cruzada para responsabilizar quem por, dolo ou culpa, retardou a tomada de medidas punitivas. Estou contigo nessa.
    A verdade, acredito eu, está no documento. Cadê o documento Zaca? Que todo mundo tem. Todo mundo sabe. Mas ninguém quer falar mais.
    No aguardo do documento...

    ResponderExcluir
  3. Quero te parabenizar por ser um dos poucos espaços onde pode-se comentar sem exigir identificação de qualquer espécie, ou restringir a mesma a assinantes.
    Parabéns Zaca.

    ResponderExcluir
  4. Caro Bacharel,
    Façamos uma pesquisa, que não precisa ser monográfica.
    Pegue-se o efetivo de ambas as instituições.
    Verifique-se o nr de procedimentos instaurados nas respectivas Corregedorias.
    Verifique-se o resultado de cada um desses procedimentos.
    Faça-se a conta dos percentuais, para análise comparativa.
    Analisa a Justiça Militar e o percentual de eficiência dela em relação ao todo. Faça-se o espelho proporcional disso. É interessante analisar a celeridade (comparativamente tb). Não precisa nem deve ser absolutamente (tudo em proporcionalidade) - considerando os universos estudados.
    Fui vítima de PCs e PMs em diversas situações e momentos. Nem por isso generalizo.
    Existem sim bons policiais na PC e na PM, e eles não são poucos, falando absolutamente e proporcionalmente tb.
    Fico feliz por seres um dos bons e falo isso com sinceridade, pois acredito na tua sinceridade.
    E fico feliz que tenhas tomado providências quando te deparastes com práticas criminosas feitas por maus PMs e com certeza com relação aos maus PCs com quem te deparastes tb. Com aqueles que me deparei efetuando práticas criminosas tomei as providências cabíveis, alguns punidos, alguns expulsos.
    Zaca, tô esperando o documento que comprova quem retardou a punição aos criminosos do vídeo.
    Parabéns pelo espaço democrático.

    ResponderExcluir
  5. Caro delegado, nunca vi tanta asneira proferida por uma pessoa operadora do direito. Desafio vc a usar sua energia em sua instituicao, assim como desafio o governo a faEr uma reforma nas instituicoes. Falar mal da pm sem sequer olhar pro seu proprio rabo eh no minimo mal gosto. As policias estao falidas e o governo e o maior culpado disso: má formacao

    ResponderExcluir
  6. Zaca, leia a materia publicada no G1, tendo o link ( http://glo.bo/dIOKtz ), la mostra que vc nao é um reporter (se é que se possa chama-lo de tal) isento. A PMAM nao teve acesso ao Video como vc disse, o proprio procurador informa isso na materia.
    Seja mais cauteloso em suas afirmativas levianas.
    Qaunto ao Delegadinho, companheiro vai fazer flagrante, pois toda noite sofremos a procura de delegacias para realiza-los, tendo em vista a imensa preguiça e descompromisso de vcs.
    Zaca, questione o seguinte: Quantos homicidios houveram na cidade??? Agora pergunte, destes quantos a PC conseguiu solucionar? Ai veras quem sao esses farsantes metidos a "Doutores".

    ResponderExcluir
  7. Meu caro Anônimo,

    A informação de que o coronel Dan Câmara sabia da existência do vídeo está no jornal "Amazonas em Tempo" desta sexta-feira, à página B/4. Acompanhe o primeiro parágrafo da matéria:

    "O comandante-geral da Polícia Militar do Amazonas, coronel Dan Câmara, admitiu, ontem, ter conhecimento, desde 10 de março, do vídeo envolvendo sete policiais da Força Tática Leste e um adolescente de 15 anos, em uma diligência no Amazonino Mendes (Mutirão), Zona Leste".

    Sugiro que você leia a reportagem na íntegra, para que possa emitir opinião com mais conhecimento de causa.

    Abraço fraterno do
    Antônio Zacarias.

    ResponderExcluir
  8. Caro Zacarias,

    me admira de vc, aparentemente uma pessoa esclarecida, se basear nas informações de outra fonte jornalistica local (Amazonas em Tempo). Caso o senhor queira continuar sendo um meio de informação isento, deveria burcar suas proprias informações e não se basear num jornal local com milhoes de interesses escussos envolvidos.
    Volto a afirmar a PMAM nao tinha conhecimento do caso na integra, tanto que o próprio procurador esclareceu isso em matéria no G1. Inclusive fico na duvida se em algum momento o Procurador quis realmente dizer que a PMAM tinha conhecimento do fato, visto que esta informação foi publicada nos meios locais de comunicação, e como dito anteriormente, nenhum com interesses tão republicanos assim.
    Fica a sugestão para a caltela.

    Anonimo. Tanto Quanto o Antônio Zacarias.

    ResponderExcluir
  9. Em tempo: Quanto a conhecimento de causa. Garanto que a possuo muito mais que vc.

    ResponderExcluir
  10. Policial Acima da Lei !

    Alto caro anônimo ! Você se refere a um link que não merece nenhum crédito MORAL, para tanto se faz necessário ter cuidado em suas alegações e insinuações.
    A minha Policia Civil é dotada de PORRA NENHUMA para fazer INVESTIGAÇÃO a não ser a moda antiga, arcaica mesmo, no BATOMETRO, NO CHUTOMETRO, no etc... .
    Sua ira deveria ser direcionada aos governos corruptos, que recebem as verbas destinadas a dotar a Policia Civil de uma CSI AMERICANA ou seja uma policia técnica cientifíca, para assim elucidar todas os tipos de crimes, como tambem reciclando o policial e o capacitando para tal avanço tecnológico, mas estas verbas são desviadas diretos para seus bolsos e ninguém diz nada, nem você.
    Agora querer ofender ou acusar o único meio de comunicação existente na cidade de Manaus que é o blog do Antonio Zacarias, é querer demais ou então é você um Policial Militar recalcado e acima de tudo com intenções obscuras, mais vai um conselho oriundo da petista Marta Suplicy: SENTA, RELAXA E GOZA !
    Ora vá se catar seu babaca e respeite a quem quer bem a esta cidade, como diz o SNIPER, o ÚLTIMO DOS MOICANOS - JORNALISTA ANTONIO ZACARIAS.

    ResponderExcluir
  11. Vamos parar com essa cachaça vencida. Os PMs erraram, o menor é vagabundo e assassino, o promotor quer aparecer e o Dan levou o empurrão que precisava para cair do comando. Curto e grosso, e bola pra frente mestre Zaca que Manaus ainda tem muito bandido solto.

    ResponderExcluir
  12. Sniper,

    quando fiz a chamada para os casos nao solucionados da PC, foi com esta intencao realmente, de causar o debate. Concordo com vc e sei que a PC nao possui material humano e estrutural para cumprir sua missao com o minimo de dignidade. Agora vir um delegadozinho e dizer que PM eh covarde ou que sempre faz suas acoes de forma arbitraria ai nao companheiro. Nos tambem temos dificuldades e vc as conhece muito bem.
    O que deve prevalecer neste blog é a transparencia e nao ser mais um blog casuista e com segundas intencoes.
    Quanto a vc dizer que o meio informado por mim (G1) nao tem nenhum credito moral, entao o que vc diria do Zaca se basear numa materia do Amazonas em Tempo?? Este tem credito moral???? Outra se este blog se propos a ser democratico terá de ler sim críticas, concorde ou nao, pois isto faz parte da construçao da verdade. E entendo que pelo simples fato de publicar todos os comentarios, já o dignifica e o separa do trigo.
    Por fim, babaca é.... Nao irei me nivelar por tao baixo nivel, com certeza os leitores deste blog nao merecem.
    Tenho dito.
    Anonimo, Tao Quanto o Zacarias.

    ResponderExcluir
  13. Quero ver esse delegado é denunciar os colegas pilantras que pegam dinheiro na delegacia para não lavrar o flagrante, duvido se denuncia. Pergunte aos pilantras quanto eles pagam para não ser flagranteados.
    Quanto ao ministerio público, cada vez mais fico decepicionado, vivem trangados numa sala com ar codicionados e de vez enquando para não serem esquecidos aparecem na midia, não que esse caso tenha que passar despecebido, mas outros casos que destroem a coletividade, esses sim passam depescebido. Não vejo nenhum representante ir a mídia local falar do dinheiro público que está sendo desviado, causando um trastorno muito maior, e por consequencia uma educação de péssima qualidade, a saúde a desejaar e as instiuições de segurança tando a PMAM como PC falidas. Em quando a midia local com excessão de alguns (mas muito pouco) fico cada vez mais inojodo, uma imprensa que presta um desfafor a sociedade, voltada apenas para interece de obter recursos a qualquer preço, uma vez que esse video é de 2010, então fica a indagação Por que só agora foi publicado? Apesar de minha igonorância, mas na época dos fatos era simplismente em periodo eleitoral, com isso quanto a imprensa cobrou para que não fosse divulgado naquele periodo, não venha me dizer que a imprensa não tinha conhecimento do video, que isso é conversa pra boi dormir. Temos uma imprensa preocupada em arrancar dinheiro dos cofres publico e não no bem da coletividade e dos menos favorecidos, matéria é que não falta, talvez poderia publicar as condições estruturais que vive a PC, instituto de criminalistica, ou as condições que vivem os interioranos, etc..

    ResponderExcluir
  14. Ao delegado
    Quanto a idagação com que isenção seus julgadores vam julgar seus pares uma vez que são PMS também. A mesma indagação faço a você. Com que isenção a coregedoria vai julgar os PCS, pois os julgadores também são PCs. Não se faça de inocente, que vc não consegue encanar nem a si mesmo, vc conhece muito a falta de estrutura e de pessoal na corregedoria.
    Se é que você é bem informado o DG publicou materia recente que o maior numenro de denuncia em 2010 referente aos PCs, foi justamente contra delegados.

    ResponderExcluir