terça-feira, 8 de junho de 2010

MANAUS TERÁ NO PRÓXIMO DIA 10 MAIS UM AMBULATÓRIO PARA CUIDAR DE QUEM QUER PARAR DE FUMAR


Entrará em funcionamento na próxima quinta-feira, dia 10, um novo Ambulatório de Tratamento de Fumantes. O serviço, que já estava disponível em outras cinco unidades da rede municipal de saúde, poderá ser encontrado, agora, na Policlínica Antônio Reis, na rua São Luiz, São Lázaro (Zona Sul). Na próxima semana, dia 17, será a vez da Policlínica José Antônio da Silva, na rua Aroeira, Monte das Oliveiras (Zona Norte), inaugurar seu ambulatório voltado para o atendimento de pessoas que querem deixar de fumar.
“A entrada em funcionamento desses novos ambulatórios reforça o nosso compromisso em oferecer às pessoas que se tornaram dependentes do cigarro, as condições para que deixem esse hábito, que tanto contribui para inúmeros problemas de saúde e é responsável por milhares de mortes, no mundo inteiro, todos os anos”, afirmou o secretário municipal de Saúde, Francisco Deodato.
O secretário salientou que, somente neste mês, a Semsa está colocando em funcionamento quatro novos ambulatórios para tratamento de fumantes, dobrando a capacidade da rede municipal de saúde que dispunha, até aqui, de quatro ambulatórios voltados para esse público.
O Ambulatórios de Tratamento de Fumantes da Policlínica Antônio Reis, localizada na rua São Luiz, s/n, bairro de São Lázaro, vai disponibilizar, inicialmente, 15 vagas para quem estiver interessado em deixar o uso do tabaco. O ambulatório garante tratamento com pelo menos cinco especialistas de áreas diferentes.
A coordenadora do Programa de Combate ao Tabagismo do Distrito de Saúde Norte (Disa Norte), Amine Cruz, informou que, para marcar o início das atividades do Ambulatório de Tratamento de Fumantes da Policlínica José Antonio da Silva, prevista para o próximo dia 17, será realizada uma ação junto aos moradores do bairro Monte das Oliveiras, onde a policlínica está localizada, para divulgar o novo serviço.

TRATAMENTO
No Ambulatório de Tratamento de Fumantes o paciente é atendido por uma equipe multiprofissional, composta por cardiologista, clínico geral, psicólogo, nutricionista, assistente social, fisioterapeuta e odontólogo. O período previsto para o tratamento intensivo inicial é de 60 dias.
A primeira consulta é destinada à avaliação para diagnosticar o grau de dependência do fumante em relação ao tabaco. O paciente participa de atividades em grupo, com base no método de terapia cognitivo-comportamental. Dependendo do estado do paciente, o médico pode indicar ou não o tratamento medicamentoso.
Maiores informações sobre como acessar os serviços dos Ambulatórios de Tratamento de Fumantes, podem ser obtidas pelo telefone 0800 280-8-280. A ligação é gratuita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário