
Por Loyola Arruda – O Conselho Superior do Ministério Público do Amazonas quer pôr na rua o promotor Cândido Honório, o “Candinho”, por causa de dois crimes que ele teria cometido.
Há outros crimes imputados a ele. Mas o Conselho está apurando, por enquanto, somente dois, os mais graves. No entendimento do Conselho, são suficientes para mandar “Candinho” cantar em outra freguesia.
Consta da ação civil pública – este é o nome técnico da peça capaz de fazer um membro do Ministério Público perder o cargo – que “Candinho”, juntamente com uma turminha da pesada, pretendia assassinar Mauro Campbell, então procurador de Justiça e hoje ministro do Superior Tribunal de Justiça (STF), por indicação de Eduardo Braga, em cujo Governo foi secretário de Segurança.
Também consta da ação que “Candinho" andou envolvido em um esquema de venda de alvarás de soltura. Um desses alvarás teria sido vendido por R$ 300 mil para o pistoleiro Martini Martiniano, com quem “Candinho” mantinha estreitíssima relação de amizade. Dizem até que “Candinho” fazia parte de uma organização criminosa comandada por Martiniano, que, após dedurar um monte de gente importante do Amazonas e do Acre, morreu em circunstâncias obscuras num presídio acreano.
Foi Martiniano quem “entregou” “Candinho”. “Entregou” também o desembargador Rui Morato, de quem teria comprado um alvará de soltura (aquele intermediado por “Candinho”), o secretário de Inteligência da Secretaria de Segurança, Thomaz Vasconcelos, e vários policiais civis e militares, além de diversas outras pessoas. Em depoimento à Polícia do Acre, Martiniano disse que pagava propina a policiais, incluindo Thomaz, em troca de proteção.
De todos que o pistoleiro alcaguetou, apenas “Candinho” está sendo investigado. Se “Candinho” fazia parte de esquema de venda de alvarás, onde estão os outros integrantes de tal esquema? Promotor de Justiça não assina alvará de soltura.
Com a palavra, o Conselho Superior do Ministério Público!
ASSUNTO RELACIONADO:
ESSA E UMA OTIMA PERGUNTA, PORQUE NAO ESTAO SENDO INVESTIGADOS TODOS OS OUTROS DENUNCIADOS, PARECE ATE QUE A JUSTIcA INVESTIGA SOMENTE QUEM ELA QUER E PONTO FINAL!
ResponderExcluir