Por Valéria Souza - Nos próximos quatro anos, governo do Estado e União deverão investir cerca de R$ 1,2 bilhão na segurança pública, para aparelhar e capacitar as polícias Federal, Civil e Militar no combate à criminalidade e aperfeiçoamento de técnicas de segurança pública, tendo em vista a Copa do Mundo 2014. A informação foi repassada pelo secretário de Estado de Planejamento (Seplan), Marcelo Lima.
Na semana passada, durante workshop na sede da Seplan, na Praça 14, Zona Sul, representantes das polícias Militar e Civil, conheceram o Planejamento Estratégico da Segurança Pública. O documento foi elaborado com base nas informações coletadas por uma comitiva do governo do Estado durante a Copa do Mundo deste ano, realizada na África do Sul.
De acoro com o comandante-geral da PM, Coronel Dan Câmara, a segurança pública é o “pontapé inicial” de todas as orientações sugeridas pela Federação Internacional de Futebol (Fifa)para o bom desempenho do Mundial.
Marcelo Lima informou que a partir de agoram a secretaria ficara com o papel de monitorar as ações que serão concretizadas pelos orgãos públicos a partir do Planejamento Estratégico.
Dan Câmara disse que as ações do ámbito da Segurança Pública no amazonas já começaram a frisou que no mês passado, o número de homicídios reduziu 10,5% em relação ao mês anterior, junho, e que crimes como roubos e furtos caíram 10% neste ano em relação ao mesmo período de 2009. Na avaliação dele isso é “um grande desempenho da segurança pública no Amazonas”, se compararmos com números apresentados por outros Estados brasileiros.
Dentre as ações estratégicas para uma “boa segurança” visand a Copa de 2014, está a contratação de mais efetivos à corporação. Segundo ele, atualmente, as duas polícias possuem um total de 7,6 mil policiais e a meta é chegar a 2012 com 10 mil homens. No próximo ano, ele informou que será realizado um novo concurso público para preencher essas vagas. O palestrante do workshop foi o consultor em segurança, coronel Miguel Libório Cavalcante Neto.
ESSAS PESQUISAS QUE MOSTRAM A REDUÇAO DA CRIMINALIDADE NA CIDADE ENGANAM SOMENTE O COMANDANTE GERAL E SEUS PUXA-SACOS, E O QUE ADIANTA ENCHER AS POLICIAS DE EQUIPAMENTOS SE ELES, OS POLICIAIS, NAO ESTIVEREM MOTIVADOS A TRABALHAR? FALAM EM EQUIPAMENTOS AUMENTO DO EFETIVO MAS O PRINCIPAL QUE E A VALORIZAÇAO DO POLICIAL COM MELHORES SALARIOS NAO SE FALA NADA,E TEM AINDA TEM QUE DESVIAR DA FUNÇAO DE POLICIA COM PROJETO FORMANDO CIDADAO TIRANDO POLICIAIS DAS RUAS PARA SE FAZER OQUE E DE OBRIGAÇAO DO ESTADO, ISSO CAUSA UMA FRAQUESA COMO OQUE ACONTECEU NA CEASA DOIS POLICIAIS FORAM RENDIDOS POR BANDIDOS E ASSALTADOS.
ResponderExcluirFALA SERIO!
NÃO É O CONTRARIO?...NÃO É O POVO QUE ESTÁ SENDO ENGANADO COM ESSAS PESQUISAS?
ResponderExcluir