quinta-feira, 19 de agosto de 2010

JUIZ DIZ QUE CADEIA FEMININA DE MANAUS É PIOR DO QUE CANIL

O juiz auxiliar da presidência do CNJ, Marcio André Fraga, criticou as condições da Cadeia Feminina, no Centro. Ele disse que há “canis em alguns Estados que possuem melhores condições que o presídio”.

Segundo o coordenador do mutirão no Amazonas, Douglas Mello, uma cela com capacidade para três presas abriga 20. “É um desrespeito. Não há condições alguma naquelas celas, não há sanitários na maioria. Agora imaginem se, durante uma noite, várias mulheres precisarem utilizar os banheiros. E o medo das agentes que terão que atendê-las? A estrutura impõe o conflito”, frisou.

Em contrapartida, a Penitenciária Feminina de Manaus, no quilômetro 8 da BR-174, foi considerada referência. “Esse exemplo deveria ser seguido em todo País. Cem por cento das detentas realizam algum tipo de atividade ou estudam”, afirmou Mello.

De acordo com o secretário executivo da Secretaria de Justiça de Direitos Humanos (Sejus), coronel Bernardo Encarnação, os pontos positivos também devem ser destacados. “Recebemos conscientes as críticas, mas temos que ressaltar o trabalho que vem sendo feito no interior, por exemplo, com a construção de novos presídios. Na capital, há mais de três anos não há rebeliões”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário