Por Paula Litaiff e Josely Azaro - Os diretórios estaduais do Partido dos Democratas (DEM) e do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) pediram a saída do Partido Republicano Progressista (PRP) da coligação por conta do pedido de candidatura do ex-prefeito de Coari, Adail Pinheiro. A informação foi confirmada, ontem, pela deputada estadual Therezinha Ruiz (DEM).
Os três partidos (DEM/PTB/PRP) compõem a coligação “Democracia e Trabalho” para disputar ao cargo de deputado estadual. De acordo com Therezinha, o PTB e o DEM desistiram da aliança com o PRP porque não concordam com “os procedimentos” de Adail Pinheiro.
“É uma pessoa que responde a vários processos e não é interessante tê-lo como aliado”, disse. Adail foi indiciado pela Polícia Federa (PF), na operação Vorax em 2008, por pelo menos 17 crimes, acusado do desvio de mais de R$ 85 milhões e que responde a processo sob a acusação de exploração sexual infantojuvenil. No ano passado, ele foi ouvido pela Comissão Parlamentar de Inquéritos (CPI) da Pedofilia, no Senado Federal.
Segundo a deputada estadual Therezinha Ruiz, o DEM e o PTB só concordaram em coligar com o PRP, porque tiveram o compromisso do presidente do PRP, Jackson Saldanha, que Adail não ia participar das eleições. “Como a presidência do PRP não cumpriu o prometido, o DEM e o PTB protocolaram, ontem (na última quinta-feira), um pedido de desligamento do PRP da coligação, que era formada pelos três partidos para as proporcionais”, declarou Ruiz.
O vereador Isaac Tayah (PTB) confirmou que o PTB desistiu de coligar com o PRP ao saber que Adail Pinheiro pediu candidatura. “Ele tem métodos que nós discordamos”, declarou.
A deputada Therezinha Ruiz informou que o pedido de saída do PRP será encaminhado para um juiz eleitoral que decidirá sobre a solicitação. O julgamento do processo não tem previsão.
O pedido de registro de candidatura de Adail Pinheiro ao cargo de deputado estadual pelo PRP ainda não foi publicado no Diário Eletrônico do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM). A expectativa é de que isso aconteça hoje, segundo o advogado do ex-prefeito de Coari, Yuri Dantas.
Adail Pinheiro ingressou com o pedido de registro de candidatura às 17h48 do dia 4, em substituição ao candidato Antônio Benigno Pinto (PRP), que renunciou um dia antes. Tão logo seja publicado o edital, a Comissão de Registro de Candidatura notificará Adail para que ele esclareça o andamento processual de cinco ações que tramitam contra ele na justiça.
ESSE BANDIDO DESSE ADAIL DEVERIA ESTAR NA CADEIA JUNTO COM O SEU PADRINHO E PROTETOR EDUARDO BRAGA POIS AMBOS SAO FARINHA DO MESMO SACO...
ResponderExcluir