Por Martha Bernardo – A partir desta terça-feira, dia 17, tem início a propaganda eleitoral gratuita em emissoras de rádio e televisão. Os programas eleitorais serão exibidos em canais abertos e por assinatura (estes de responsabilidade do Senado Federal, Câmara Federal, assembléias legislativas e da Câmara Legislativa do Distrito Federal) e em emissoras de rádios VHF e UHF. O horário eleitoral encerra no dia 30 de setembro, três dias antes das eleições.
A coligação “O Amazonas Melhor para Todos”, do senador Alfredo Nascimento (PR), informou que montou uma equipe com cerca de 50 profissionais entre jornalistas, radialistas, produtores, cinegrafistas e redatores, para a produção dos programas que serão apresentados na TV e no rádio. O número de pessoas envolvidas pode variar para mais ou para menos, de acordo com o andamento da campanha.
A produção dos programas tem um cronograma de gravações definido. O candidato já possui quatro programas de televisão gravados e editados. Nas produções, Alfredo vai ter como foco principal suas propostas de governo, mas também pretende apresentar aos eleitores seu histórico profissional que inclui dois mandatos como prefeito, um como senador, além da sua atuação a frente do Ministério dos Transportes.
PROPOSTAS
Os programas do Candidato à reeleição pela coligação “Avança Amazonas”, Omar Aziz (PMN), prometem ter um enfoque “propositivo”. A idéia, segundo a assessoria do candidato, é apresentar, além de propostas, os projetos, as ações bem sucedidas do governo de Eduardo Braga (PMDB), do qual Omar participou na maior parte do tempo como vice-governador. Os temas de cada edição são discutidos com o candidato e, depois de aprovados, seguem para as equipes de criação, produção e de jornalismo.
Cerca de 30 profissionais trabalham na produção dos programas tanto de rádio, quanto de TV. A coligação já tem algumas peças publicitárias prontas e finaliza a edição do primeiro programa. A produção pretende mesclar a utilização de cenas externas com gravações em estúdio, além de alguns elementos técnicos para enriquecer o produto e auxiliam na compreensão da mensagem.
RECURSOS ESCASSOS
Bem mais modestas são as produções dos candidatos dos partidos considerados “nanicos”. De acordo com o candidato a vice-governador do Psol, Fernando Lobato, o material que vai ao ar na primeira semana de campanha ainda está em fase de conclusão. Por conta do pouco recurso financeiro do partido, a produção dos próximos programas vai ser negociada de forma individual. “Tudo vai depender do fôlego financeiro do partido. Nós contamos com a doação de pequenos empresários”, afirmou.
Mesmo com pouco dinheiro, o partido informa que pretende apresentar durante a programação, propostas voltadas para a saúde, educação, transporte e, principalmente, para a geração de renda no interior do Estado, além de ressaltar pontos que consideram falhos no atual governo.
O candidato do PCB, Luiz Navarro, até a última sexta-feira, não tinha iniciado a gravação de nenhum programa. De acordo com ele, estavam sendo definidos os últimos detalhes como a produtora responsável. Herbert Amazonas (PSTU) afirmou que por ser contrário ao recebimento de verba de empresários, estava encontrando dificuldades em “bancar” as gravações. De acordo com ele, a produção de 40 programas e 70 vinhetas, orçada em R$ 20 mil, sairia no final de semana. O único candidato que não apresentou seu plano de mídia foi Hissa Abraão (PPS) da coligação “O Amazonas de Todos Nós”.
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