quinta-feira, 19 de agosto de 2010

SEM SALÁRIO DIGNO JAMAIS EXISTIRÁ ENSINO DE QUALIDADE

Por Maria Cordeiro – Todos os candidatos a governador do Amazonas têm como uma de suas principais bandeiras a melhoria da qualidade de ensino. Até aí nada a objetar. Afinal, é o que todos queremos. Desde antanho.

Os candidatos apresentam como meios para se alcançar tal objetivo a criação de plano de cargos, carreiras e salários, o estímulo à reciclagem e outras coisas mais.

Esquecem o fundamental: salário digno. Como melhorar qualitativamente o ensino com professores que não ganham o suficiente para comprar sequer um livro técnico por mês?

A maioria dos nossos professores – dói dizer isso, mas é a pura verdade – faz de conta que ensina, porque não está preparada para dar aula. Embora tenham curso superior, esses professores possuem conhecimentos limitadíssimos sobre suas áreas de atuação.

Se fossem bem remunerados, poderiam formar a própria biblioteca e, assim, ampliar permanentemente seus conhecimentos. Não é possível melhorar a qualidade de ensino com professores que não lêem. O que você acha, caro internauta?

Nenhum comentário:

Postar um comentário