Por Leonardo Rocha – Deixemos de hipocrisia! Estamos todos condenando o que o prefeito Amazonino Mendes disse àquela moradora da comunidade Santa Marta, para tentar nos convencer de que não nutrimos nenhum preconceito contra os paraenses.
Não sei quem começou nem como começou, mas posso afirmar que já faz um largo tempo que, a cada dia, uma pilhéria nova junta-se a centenas de outras criadas exclusivamente com o propósito de aviltar os paraenses.
Se os amazonenses não alimentássemos tal preconceito, o “tá explicado” de Amazonino – dado em resposta à informação da dona-de-casa Laudenice Paiva de que era paraense – não teria tido tanta repercussão.
Se a dita senhora dissesse, por exemplo, que era roraimense, e Amazonino respondesse com o seu “tá explicado”, a conversa morreria no local, já que não alimentamos nenhum sentimento desfavorável acerca de quem é de Roraima. Nossa implicância é com os paraenses. Somente com eles.
Foi por isso que as palavras de Amazonino foram interpretadas, sem delongas, como um gesto discriminatório, que logo tratamos de condená-lo, certamente para descargo de consciência, como se quiséssemos pedir desculpas aos nossos irmãos paraenses, dizer a eles que doravante tudo será diferente. Nada de achincale, nada de mofa nem piada de mau gosto.
Que assim seja, em nome da civilidade e do respeito que devemos ter uns pelos outros, pois todos somos terráqueos.
Mestre Zaca, parabéns, mas parabéns mesmo por expor a realidade sem tergiversar. Tudo o que o ilustre professor e jornalista escreveu aí em cima é a mais pura verdade. Concluo, exortando a todos que reflitam sobre esse preconceito, a fim de bani-lo definitivamente da nossa sociedade.
ResponderExcluirUm grande abraço, Mestre!
essa rivalidade não é de hoje.eu tenho uma observação á fazer:essa rivalidade é o reflexo dos proprios paraenses que se acham uma raça superior aos amazonenses.portanto nós retribuimos por não aceitarmos que pessoas de outros estados,principalmente do pará,venham desdenhar de nós em nossa própria terra,ok!!!
ResponderExcluirass: juliodez.
O paraense não desdenha, ele valoriza as coisas da sua terra. Se a sua retribuição a isso não é inveja, então para com essas bobagens, Anônimo babaca!
Excluirsou paraense e tenho sentido na pele a discriminação dos amazonenses... Tudo que está escrito acontece realmente, esse é o primeiro blog que vejo falar a verdade. Parabéns a todos.
ResponderExcluirÉ por isso que acesso este blog todos os dias, fala-se aqui o que não se fala nos outros, parabéns mestre Zaca!!!
ResponderExcluirO internauta aí decima que disse que os paraenses são metido disse uma grande bobage, nós do Pará somos pessoa humilde que gostamos de fazer amizade com todo mundo, todo dia ouço piadinha sobre paraense, isso é que é ser metido.
ResponderExcluir