Por Édi Prado -O comandante da Polícia Militar do Amazonas, coronel Dan Câmara, desmentiu a informação, veiculada na edição de ontem do jornal “Amazonas em Tempo”, de que ele sabia, desde o dia 10 do mês em curso, da existência do vídeo em que um adolescente de 14 anos aparece sendo baleado por um policial militar. Ele voltou a dizer que só tomou conhecimento das imagens no dia 22, depois que foram mostradas pela “TV A Crítica”.
O desmentido dele está na edição de hoje do próprio “Amazonas em Tempo”, em matéria assinada pelo jornalista Nilson Belém, um puxa-saco da polícia. Para provar que está falando a verdade, Dan Câmara pediu – e foi atendido – que o veículo reproduzisse cópia do ofício enviado a ele pelo Ministério Público do Estado.Diz o ofício: “Solicito a Vossa Senhora, nos termos do art. 19, VII, da Constituição da República, que seja encaminhado a este Gecoc, o mapa da força de viaturas 4 (quatro) rodas, empregadas no serviço da FORÇA TÁTICA/CPA NORTE, bem como relação de suas respectivas guarnições, escaladas, ambos referentes ao Serviço do dia 16/08/2010 para o serviço do dia 17/08/2010”.
O documento é assinado pela promotora Tereza Cristina Coelho da Silva, conhecida por espinafrar advogados e réus em audiências no Fórum Enoch Reis. Por causa disso, já foi até advertida pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). Mas isso é outra história.
Dan Câmara disse a Nilson Belém que recebeu o ofício no dia 10 deste mês e que no mesmo dia o encaminhou à Assessoria Jurídica da PM para que ela solicitasse da CPA Norte as informações requeridas pelo MPE. Ressaltou que deu ao ofício “caráter de urgência”.
Não é o que diz o procurador de Justiça João Bosco Sá Valente. Em entrevista ao jornal “A Crítica”, publicada no dia 24 deste mês (pág. C2), Sá Valente afirma que Dan Câmara não deu a mínima para o ofício. Em seguida, taxa-o de mentiroso e omisso. Nesse mesmo dia, falando ao Jornal da Globo, o procurador ameaçou processá-lo por desobediência, prevaricação e improbidade administrativa.
PROCURADOR JÁ FOI ALVO DE DENÚNCIA
Em 15 de fevereiro de 2008, o então "Blog do Holanda" veiculou a seguinte matéria sobre o procurador João Bosco Sá Valente:
"O ex-procurador geral do Ministério Público, Vicente Cruz, disse hoje que se houve excesso durante a sua administração o maior beneficiário foi o procurador João Bosco Sá Valente. Ele, Bosco, recebeu, segundo afirma Cruz em carta aberta ao procurador, "R$ 300 mil em benesses" ( lucro que não advém de trabalho ou esforço). Em carta aberta ao procurador (Veja Post abaixo), que ontem pediu sua prisão, Cruz o acusa de megalomaníaco e adverte: " se te resta um rasgo de lucidez, aprende pelo menos a exercer tua profissão e te abstém de me julgar e condenar publicamente e por antecipação". E contra-ataca, sempre se dirigindo a João Bosco Sá Valente: " Sabes muito bem, assim como grande parte dos colegas, que o saldo do teu holerite não é suficiente para que tenhas uma vida digna, em razão da quantidade de pensão alimentícia que recolhes."
Tua casa começa a cair promotor "Galo Cego"!! quem tem telhado de vidro (e o teu é bem bem fininho)não atira pera no do vizinho. É gente como essa, descompromissada com a verdade, que macula a nobre instituição do MPE. fizestes um estardalhaço em cima de uma falácia por isso tu és a exceção que envergonha nossa classe.
ResponderExcluirMORALIDADE !
ResponderExcluirJornalista Antonio Zacarias - Ainda bem que existe seu blog, pois se assim não fosse este Crime Hediondo teria passado ao largo.
É muito triste e ao mesmo tempo vergonhoso o Comandante Dan Camara querer explicar o óbvio, o palpavel, o inegavel, o injustificavel, pois o mais ingnorante ou o mais leigo em Segurança Pública sabe que, tanto o Comando Maior da Policial Militar, como o da Policia Civil, trabalham com serviço de contra inteligência (ou seja CONTRA ESPIONAGEM).
Então pra quê serve a SEGUNDA SECÇÃO DA POLICIA MILITAR ? SÓ PRA MATAR ? Pra quê serve O GUARDIÃO, operado pelo Investigador Thomaz Vasconcelos (reprovado no concurso para Delegado de Policia, mais queria entrar pela força da IMORALIDADE) ? SÓ PRA GRAMPEAR JUÍZES, DESEMBARGADORES, PROMOTORES, EMPRESÁRIOS, POLITICOS, POLICIAIS FEDERAIS, MILITARES E CIVIS ?.
Menos Comandante DAN CAMARA, Vossa Senhoria sabia e como EVANGÉLICO, deveria era ter vergonha na cara e falar a VERDADE, ela dói mais quem tem temor ao seu CRIADOR, DEUS !, deve-se valer DELE custe o que custar !
VERGONHA ! MAIS MUITA VERGONHA MESMO !
Assina: MORALIDADE eu volto.
ESSE PROMOTOR É MESMO UM FANFARRÃO. TODOS CONHECEM ELE AQUI NO MPE POR ESSAS ATRAPALHADAS ESPALHAFATOSAS E DESASTROSAS. NÃO MERECE CRÉDITO DA SOCIEDADE AMAZONENSE.
ResponderExcluirEspera um instante:
ResponderExcluirLembro bem da entrevista do MP dizendo que o documento foi enviado em fevereiro. Não foi em fevereiro? O texto foi somente esse transcrito aí em cima? Não foi o vídeo anexo? Zaca, busca essa informação pra gente. Não deixa ninguém ter esse furo antes de ti.
Moralidade, vamos cobrar de quem reteve o vídeo..lembra? Estou contigo nessa!
Pela coerência: Acredito que não devemos envolver casos passados de quem quer que seja. Devemos analisar o fato presente. Não importa inclusive o referido Sr. e com respeito ao cargo que exerce, não deveríamos nos referir a ele pelo apelido. Apelido que se refiram a ele somente seus amigos. Não importa tb o fato de ele ser amigo pessoal daqueles que de longa data querem desestabilizar não somente a instituicao PM. Quem são? Pesquisem e tirem suas proprias conclusoes. Nada de inducoes. Todo mundo aqui é crescidinho. Devemos analisar o fato presente. Alguém soube antes? Do momento que soube o q fez? e analisar o passo a passo de cada envolvido? nao digo de cada instituicao, pois creio que um dos envolvidos nao representa propriamente a instituicao que faz parte.
ResponderExcluirMORALIDADE II
ResponderExcluirTODA A CLASSE POLICIAL PRECISA SABER O QUE ESTÁ ACONTECENDO DENTRO DA PILICIA CIVIL.
HÁ UM CLIMA INTENSO DE PERSEGUIÇÃO DENTRO DA INSTITUIÇÃO.
HÁ MAIS OU MENOS UM MÊS HOUVE UMA REUNIÃONA ADEPOL COM PARTICIPAÇÃO DOS DELEGADOS ANTIGOS E DELEGADOS DESTE NOVO CONCURSO E FOI LEVANTADA A BANDEIRA DE SE VOTAR UMA LISTA TRÍPLICE PARA SER ESCOLHIDO O NOME DE TRÊS DELEGADOS DE PRIMEIRA CLASSE E ESSES TRÊS NOMES SEREM SUBMETIDOS A APRECIAÇÃO DO GOVERNADOR PARA FUTURAMENTE SER ESCOLHIDO UM NOVO DELEGADO GERAL.
ACONTECE QUE OS PRÓPRIOS MEMBROS DA DIRETORIA DA ADEPOL LEVARAM A HISTORIA PARA O DG MÁRIO CÉSAR DE FORMA COMPLETAMENTE DISTORCIDA E AFIRMANDO QUE ESTARIA HAVENDO UM CONLUIU PARA DERRUBÁ-LO.
CLARO QUE PARA A DIRETORIA DA ADEPOL É MITO CONVENIENTE QUE MÁRIO CESAR PENSE QUE PODE CONTAR COM ELES VEZ QUE TODOS RECEBEM AD-01 NO VALOR DE R$ 6.000,00 (VERGONHOSAMENTE).
AGORA MARIO CESAR ESTA COMANDANDO UMA VERDADEIRA PERSEGUIÇÃO AOS DELEGADOS NOVOS E ALGUNS ANTIGOS QUE PARTICIPARAM DA TAL REUNIÃO E SE MOSTRARAM A FAVOR DA ESCOLHA DA LISTA TRÍPLICE. ESTA SEMANA DESTITUIU DELEGADOS DE TITULARIDADES DE ALGUNS DP's E TRANFERIU DELEGADOS NOVOS PARA OS "PIORES"DP's DA CIDADE COMO FORMA DE PUNIÇÃO.
UMA SITUAÇÃO RIDÍCULA QUE SÓ PODERIA PARTIR DE UM TIRANO COMO MÁRIO CÉSAR.
SERÁ QUE O GOVERNADOR NÃO TEM CONHECIMENTO DE TUDO ISSO.
ZACA, FAÇA UMA PESQUISA JUNTO A TODOS OS SERVIDORES DA PC E VOCÊ VERÁ QUE 99,99% DA POLÍCIA CIVIL ABOMINA O ATUAL DELEGADO GERAL E O ACHA UM INCOPETENTE E PERSEGUIDOR.
Para MORALIDADE I:
ResponderExcluirNão pense que o Thomaz Vasconcelos já desistiu de ser delegado.
O Quinteto Fantástico poderá ser empossado como delegado a qq mpmento. Todos na PC já contam isso como certo e iminente.
O Herbert, irmão do Desdor Pascarelli já se refere a si mesmo como "nós delegados". Uma vergonha, pois não passou no concurso estando na posição, pasme, 1015 no concurso, ou seja, tem pelo menos 900 candidatos em posição melhor que a dele mas que infelismente não tem irmão desembargador e nem é amigo do Secretário de Inteligência e do Delegado Geral.
O que deixa os candidatos que foram passados para trás por esse Quinteto Fantástico mais conformados é o fato de que eles sempre serão vistos como a maior vergonha que esse concurso proporcionou e serão sempre ridicularizados e apontados por toda a classe policial.
Claro que sempre terão aqueles lambe-botas, puxa-sacos que os defenderão, mas estes podem ser contados nos dedos de uma das mãos.
Thomaz tb está tendo total ingerencia sobre a lotação do seus cupinchas, vez que lotou os poucos delegados que lhe deram confiança na academia de policia (pois a grande maioria dos candidatos a delegados ignorou todo o Quinteto Fantástico) nas melhores delegacias ou no lugar que eles escolheramser lotados.
Governador, isso tudo tem que acabar. Chega de tantos incompetentes comandando a PC
Será que esse vergonhoso "galo cego" faz parte dos verdadeiros PROMOTORES do nosso MP, Ou ele estar recalcado com a perda do colega particular dele, que se intitulava tambem de Promotor e que recebia presente de traficante da "14". Ele deve ter outros amigos que estão sendo encomodados por verdadeiros POLICIAIS. Não seria justo ele pedir pelo menos um esclarecimento de quem escondeu essa fita até agora.? Isso não é ocultar prova de CRIME? O panaca galo cego isso não é de responsabilidade do cmd da PMAM e sim da Corregedoria.
ResponderExcluirÉ lamentável a postura desse promotor. Nós policiais militares, representados na pessoa do comandante da corporação, neste caso, o Sr. Dan, nos sentimos ofendidos com a mentira ou, no mínimo a falta de atenção no que este dileto senhor Bosco trata o assunto, alimentando a "gula" da imprensa barata - aquela que apura...depois que condena!
ResponderExcluirCaro Zaca,
ResponderExcluirVejo a razão em alguns comentários. trabalho no MPE e sei de umas "bombas" desse tal "galo cego". aguarde, vou lhe enviar em tempo oportuno.
A grande maioria dos policiais militares do amazonas se indignaram com tamanha covardia, e esperam uma punição exemplar a esses covardes!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!A culpa não é do comando A ou B e sim de uma subcultura nefasta que persiste em sobreviver na nossa amada PMAM. Devemos olhar o lado bom do fato - há que se investir em melhor treinamento e preparo técnico.
ResponderExcluirSNIPER ! " NUNCA ERREI UM ÚNICO TIRO "
ResponderExcluirÙLTIMO DOS MOICANOS - GRANDE JORNALISTA SEM MEDO ANTONIO ZACARIAS.
São estarrecedoras as informação acima dos irmãos bloqueiros de que o " QUINTETO DESMORALIZADO DO DELEGADO GERAL MARIO CESAR VÃO SER NOMEADOS PELO GOVERNADOR OMAR AZIZ ".
Digo e afirmo se o senhor governador OMAR AZIZ nomear ESTES PILANTRAS REPROVADOS NO CONCURSO PARA DELEGADOS DE POLICIA ele está entregando a Policia Civil aos bandidos da pior especie ... OS BANDIDOS LEGALIZADOS.
NOW ! Senhor Governador se Vossa Execelencia tomar esta NEFASTA decisão de nomear estes BANDIDOS, seria melhor Vossa Excelencia nomear todos os POLICIAIS CIVIS CONDENADOS PELA JUSTIÇA, TODOS OS QUE FORAM EXPULSOS PELO BEM DO SERVIÇO PÚBLICO, pois está em cima de Vossa mesa a determinação do Juiz para voce nomear Delegado HE MAN e Vossa Excelencia se nega, por que ?
Senhor Governador não queira manchar a Vossa reputação com esta nomeação IMORAL, a não ser que todos sejam seus " CONSIDERADOS ", tendo em vista haver entre eles: PARENTE DE DESAMBARGADOR, PARENTE DO DEPUTADO FEDERAL SILAS CAMERA/DO PASTOR JONATHAS CAMARA E DO COMANDANTE DA POLICIA MILITAR DAN CAMARA, PARENTE DO DELEGADO GERAL MARIO CESAR e etc..
NOW ! As imagens não mentem, o promotor tem toda razão e os envolvidos que paguem seus CRIMES !
Mais no meu entender o maior CRIMINOSO foi a pessoa que reteve a gravação ! Cadeia nele.
Uma dica para o promotor João Bosco, acione a POLICIA FEDERAL, assim com o ÚLTIMO MOICANO, o último reduto de MORAL, ainda, neste sofrido BRASIL.
SNIPER! " NUNCA ERREI UM ÚNICO TIRO "
Mestre Zaca, quero mandar um recado para o Thomaz Vasconcelos, Mário César e os demais que querem de qualquer forma entrar para a polícia civil sem ter passado no corcurso; vou usar a linguagem que eles conhecem: "oinc...oinc...oinc..." Abraços a vc Zaca e a todos que curtem esse blog.
ResponderExcluir