quarta-feira, 9 de maio de 2012

A SILABADA DO ANO

 Por Antônio Zacarias - O deputado Marcelo Ramos (foto) é realmente um homem de oposição. Até contra a língua portuguesa ele se opõe. 

Quem o viu discursar hoje de manhã na Assembleia Legislativa, com o pedantismo que lhe é peculiar, deve ter dado boas gargalhadas ao vê-lo cometer um vício prosódico muito comum entre pessoas sem escolaridade. 

Em vez de dizer “indígna” (eu acentuei para destacar a sílaba tônica), Sua Excelência lascou um “indiguína”. 

Não faça isso com a “última flor do Lácio”, Excelência! Ela não merece ser pisoteada dessa forma. Ainda mais por um advogado. Ou seria adivogado? 

27 comentários:

  1. Caro deputado,

    Um pouco de HUMILDADE iria fazer-lhe muitíssimo bem.Pedantismo e arrogância não são sinais e conhecimento.É só um toque.

    ResponderExcluir
  2. 08 Maio, 2012 22:52

    Caro Zacarias, o senhor também tem que prestar atenção nos erros dos 21 deputados subordinados ao governador que além do desvio de função, pois os mesmos não fiscalizam o governo e muito menos legislam em benefício da população que o elegeram, tem a função apenas de referendar o que o executivo determina muitas vezes sem ao menos verificar se irá beneficiar a população.

    ResponderExcluir
  3. Getulio Cavalcantequarta-feira, 09 maio, 2012

    08 Maio, 2012 22:55

    Deputado Marcelo,

    Cuidado com o que vc fala,se não acaba morrendo pele boca feito peixe. Da-lhe Zaca.

    ResponderExcluir
  4. 08 Maio, 2012 23:15

    Mestre Zaca, eu também pronunciava do mesmo jeito que o deputado. Obrigado pela aula.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você estava correto na sua pronúncia se usava como verbo, apenas como adjetivo é da forma citada!

      Excluir
    2. Meu caro Wanderson, gostaria de saber em que gramática você obteve tais informações.

      Preste atenção ao que diz o mestre Luiz Antonio Sacconi, renomado grámatico da nossa língua:

      "Pronunciamos indígna: os verbos terminados em -gnar têm o g pronunciado debilmente. Os principais verbos assim terminados são: consignar, designar-se, estagnar, impregnar, impugnar, persignar-se, pugnar, repugnar e resignar".

      E aí, meu caro, vai encarar?

      Excluir
  5. Esse Marcelo é muiito, é metido, pensa que tem o reio na barriga, adorei o aertigo....

    ResponderExcluir
  6. Esse Marcelo Ramos é de fato um "agressor" da nossa língua, tanto falando como escrevendo. Uma vergonha, já que ele é advogado.

    ResponderExcluir
  7. ROBERTO CUNHA DOS SANTOSquarta-feira, 09 maio, 2012

    Hoje no estado existem dois (2) erros, o da língua portuguesa comentida pelos deputados e vereadores e, o mais grave, praticado pelo delegado geral que é o crime de improbidade administrativa, que parece tão querendo jogar pra debaixo do tapete, pois alguns blogs e veículo de comunicação do estado não tão dando muita importância no caso.

    Já correlação a defensoria, todos os veículos de comunicação e blogs estão de parabéns, pois foi à união de todos e as denuncias que vieram átonas que levou a queda do Tibiriçá que queria botar na marra o seu filho nos quadros da defensoria.

    Não vamos esquecer o caso do delegado geral, que é gravíssimo.

    ResponderExcluir
  8. Creio que houve um erro nessa tentativa de expor o Deputado ao ridículo, a palavra é pronunciada dessa forma "indígna" - usaei dessa forma para destacar a sílaba tônica assim como você - quando usada como adjetivo: "Ela é indIgna de usar o nome da família."
    Porém quando usada como verbo há uma deslocação da prosódia da vogal "i" para o "g" mudo:"Isto me indGna profundamente."
    Ou você conjuga ob verbo como adjetivo?
    Peço a gentileza de não ocultar meu comentário e se possível fazer uma correção nesta matéria, pois teus argumentos foram falhos, espero ter ensinado uma lição importante que é: "Contra fatos não há argumentos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caro Wanderson, gostaria de saber em que gramática você obteve tais informações.

      Preste atenção ao que diz o mestre Luiz Antonio Sacconi, renomado grámatico da nossa língua:

      "Pronunciamos indígna: os verbos terminados em -gnar têm o g pronunciado debilmente. Os principais verbos assim terminados são: consignar, designar-se, estagnar, impregnar, impugnar, persignar-se, pugnar, repugnar e resignar".

      E aí, meu caro, vai encarar?

      Excluir
    2. Wanderson, para de falar besteira, rapaz. Você acha que a gente vai deixar de acreditar no festejado Luiz Antonio Sacconi para acreditar nas asnices que você escreveu?

      Excluir
    3. Sei quem você é "antonio zacarias"segunda-feira, 14 maio, 2012

      Caro "jornalista" CArril, vulgo Antônio Zacarias e Asno Anônimo, eu encaro vocês muito em breve vou encarar voces, tic-tac-tic-tac esse é relogio da sua vida de difamação chegando ao fim, Carril!!!

      Excluir
  9. Caro mestre ANTONIO ZACARIAS, em relação a eficiencia, inteligencia, dos nossos politicos amazonense, não é de se esperar muito.

    ResponderExcluir
  10. Postado por walter azevedo

    P'ra quem pronuncia "indiguina", certamente, deve, também, chamar "Eu adapito" em vez de "Eu adapto". Não obstante, sei que o marcelo formou na antiga UA (hoje, UFAM)e, portanto, tem bastante conhecimento da Língua Pátria, apenas deslizou em uma casca de banana. Valeu, ZACA, pela correção.

    ResponderExcluir
  11. Fui estagiário no TJ e uma vez mais ou menos em 1997,98 por aí, não lembro ao certo, esse "ADÊVOGADO" peticionou uma Ação Popular em nome do Partido Comunista do Brasil, foi muito engraçado todos os servidores, funcionários ficaram rindo daquela situação, pois como é de conhecimento popular, conferida a todos os CIDADÃOS para a impugnação e a anulação dos atos administrativos comissivos e omissivos
    que sejam lesivos ao patrimônio público em geral, à moralidade administrativa,
    ao meio ambiente e ao patrimônio histórico e cultural, com a imediata
    condenação dos administradores, dos agentes administrativos e, também, dos
    beneficiados pelos atos lesivos ao ressarcimento dos cofres públicos, em prol
    da pessoa jurídica lesada. Isto é, Partidos e PJs não podem propor tal ação. Aulinha básica de direito constitucional que o nobre colega deve ter faltado.

    ResponderExcluir
  12. Um recado para esse deputado analfabeto, o senhor está mais preocupado em tirar o Doutor Mario Cesar que combate a bandidagem dentro da Policia Civil, que já mandou prender vários policiais bandidos e já mandou embora muitos policiais bandidos a bem do serviço publico ou seja pelo bem desta sociedade...agora só resta esperar a volta desses bandidos para o convívio entre a população. ex. inv. lauria, inv. otavio, que voltaram para a policia civil.

    ResponderExcluir
  13. Marcelo Ramos é sem dúvidas o Deputado mais atuante do Parlamento Amazonese; e não é a troca de uma sílaba que vai manchar a trajetória política deste bravo Deputado. Portanto meu caro Zaca,com todo respeito e admiração que tenho por você, sou obrigado a discordar dessa matéria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ta bom puxa saco kkkkkk deve bem gafonhoto desse cara ai

      Excluir
  14. Então o estimado blogueiro é rígido nas palavras... fale mais sobre o CONTEÚDO seleto do blog como:
    JOVEM DE 23 ANOS MUDA NOME PARA TIRANOSSAURO REX› TRANSEXUAL MAIS JOVEM DO MUNDO ESTÁ NA SEMIFINAL DO MISS INGLATERRA› FANI PACHECO E GRACIELLA CARVALHO EM NOVAS FOTOS DOS BASTIDORES DE “MALÍCIA”> RENATINHA CHUPA DEDÃO DO PÉ EM FOTO NUA E REVELA DESEJO: “FAZER SEXO DENTRO DE UM HELICÓPTERO OU SUBMARINO”
    ›QUER VER A MAIS POLÊMICA DAS FOTOS DO ENSAIO NU DA EX-BBB RENATINHA NA “PLAYBOY”? ENTÃO CLIQUE NO ...


    É cada uma viu?

    ResponderExcluir
  15. Ah com seria ótimo se os erros dos deputados da ALE fossem apenas esse....

    ResponderExcluir
  16. Usar de erro desses para atacar e denegrir a imagem do Deputado Marcelo Ramos é coisa de covarde. Ataque o deputado caso seja necessário, pela sua posição política, por discordar da sua atuação política mas não por erro desses. Existem erros piores acontecendo na ALE como por exemplo a desobediência do Presidente da ALE a uma decisão da justiça que determinou a suspensão do processo licitatório da obra de construção do edifício-garagem e cujo o rsultado já foi homologado e o contrato assinado com uma empreiteira; e a obra já está em execução. Tem deputado que fala e escreve errado todos os dias na ALE; tem deputado que nem fala. Seja honesto.

    ResponderExcluir
  17. esse marcelo ramos é a maior piada que o Amazonas elegeu pra deputado do estado... rsrsrs, e o outro é irmaozinho dele que fica nomeando os parantes na SSP.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. concordo plenamente, em quanto ele fica tentando e tentando querer derrubar o Del. Gel. Mario Cesar, e o Sr. Secretario Thomaz Augusto que estao fazendo um belo trabalho na Segurança Pública, ele deveria era se importar com irmao dele que coloca primos, e namoradinhas dentro da Secretaria de Seguranca Pública ganhando salario de chefia e isso que ninguem ver né sr. deputado?

      Excluir
  18. Grande Zaca, adorei o texto. Você deveria cobrar do Marcelo pela aula.

    ResponderExcluir
  19. Parabéns, mestre Zaca, pela aula de Português. O Deputado Marcelo Ramos está precisando criar intimidade com a língua culta.
    Esse erro de pronúncia depõe contra a imagem de "intelectual" do nobre Deputado.

    ResponderExcluir