sexta-feira, 18 de novembro de 2011

DEU NO "BLOG DO HIEL LEVY": “ARAUTOS DO CAOS” NÃO SE CONFORMAM COM DESENVOLVIMENTO DO ESTADO

Desde a eleição do ano passado, quando Omar Aziz impôs uma derrota acachapante aos adversários, Eduardo Braga assombrou com sua votação e Vanessa Grazziotin surpreendeu a todos batendo o até então favorito Artur Neto, formou-se em Manaus um grupo que decidiu elaborar um discurso terrorista para minimizar os efeitos da retumbante vitória do trio. O foco central dessa turma é a Zona Franca de Manaus, menina dos olhos dos amazonenses. Para eles, não existem boas notícias, apenas prenúncios do caos, do fim do modelo, da derrocada da economia amazonense.

Infelizmente, setores da imprensa embarcaram nessa roubada. A partir de sua coluna, publicada em um blog local pouco confiável, o ex-senador Artur Neto é o comandante da turma. Volta e meia acompanhado pelo ex-prefeito Serafim Corrêa - que não dá ponto sem nó e quer o apoio dele á sua recandidatura -, o tucano atua em duas frentes: na Justiça, tenta a qualquer custo tomar o mandato legitimamente conquistado por Vanessa - sim, porque é pura bravata aquela estória que ele inventou sobre os cartões magnéticos e até a Justiça Eleitoral já aprovou as contas da comunista; na mídia, ele e seus cavaleiros se dedicam a fomentar todos os dias que o Amazonas está ameaçado, que a Zona Franca está prejudicada, etc.

Pois bem, esse grupo chegou ao cúmulo de afirmar que não adiantava nada Dilma Roussef prorrogar os incentivos fiscais para empresas instaladas na Zona Franca de Manaus por 50 anos, se o Estado não for competitivo. Ora, ora, essa conversa se ouve desde que o modelo foi criado, em 1967, e todo ano novas empresas desembarcam aqui. O que interessa para elas é o incentivo em si. Se houver estradas, portos bem equipados e um aeroporto operacional, melhor. Senão, dá-se um jeito. Afinal, não é todo dia que se encontra um oásis onde a carga tributária é muito menor que no restante do país. Portanto, para tornar a nossa ZFM inviável, só trazendo de novo Mauro Costa para comandar a Suframa - lembram? Aquele sujeito indicado por FHC e apoiado por Artur, que espantou os investidores daqui a serviço da canalha paulista e depois foi ser secretário de Fazenda de José Serra em São Paulo.

Agora, o tal grupelho, assustato com o anúncio de que a empresa Dielbold vai produzir tablets na Zona Franca, afirma prontamente que trata-se de um investimento mínimo diante do que está sendo investido no Sudeste. Isso porque passaram o ano todo dizendo que, ao desonerar a produção desses equipamentos, a presidente Dilma havia ferido de morte o modelo, condenando o Amazonas ao caos. Então por que essa indústria não se instalou em outro Estado "mais competitivo"? Será que seus dirigentes rasgam dinheiro?

O alvo preferido dos "arautos do caos" é sempre Eduardo Braga. Espertos, eles evitam atacar o governador Omar Aziz. Tentam, assim, semear a discórdia entre os dois para separar o grupo que lhes impôs a mais fragorosa derrota de todos os tempos no Estado (a foto acima lhes traz péssimas recordações, né?). Mas o senador é realmente a pedra no sapato deles. Pensavam que faria um mandato pífio, mas o vêem comandando a bancada, garantindo conquistas, prestigiado no Planalto. Olham para as pesquisas de opinião sobre a eleição para prefeito de Manaus em 2012 e ficam ainda mais furiosos. "Como é que esse povo burro gosta tanto desse cara?", resmungam. Pior ainda: político que é político percebe mais o dado sobre a rejeição do que a preferência do eleitorado. E nesse quesito o Dudu é imbatível. Tem disparado a menor rejeição entre todos os políticos amazonenses, o que significa, na prática, que a grande maioria daqueles que não declaram voto nele também não o descartam como opção.

Bom, tenho uma péssima notícia para os arautos do caos: a Zona Franca vai bater novos recordes de produção este ano, mesmo com a crise do Euro. E não perdemos um único emprego. Para cada posto que se fechou - o que é normal principalmente por causa das mudanças nas linhas de produção -, abriu-se outro em novas plantas. E mais virão, como é o caso daqueles que serão gerados pela Dielbold.

Em tempo: ninguém discorda que é preciso dotar o Estado de uma logística melhor, que atraia ainda mais investimentos. O governador Omar Aziz já afirmou que trabalha por isso. Eduardo e Vanessa também querem fazer a parte deles no Senado. Afinal, para eles, quanto melhor, melhor! Para os "arautos do caos", quanto pior, melhor. Infelizmente...

Um comentário:

  1. Muito Bem falado! O ex-senador, humilhante e merecidamente derrotado já faz isso desde os tempos em que gozou do prazer de ser "ministro". Pois pra mim não passava de um anotador de recados do ex-presidente F...(não sei o quê). E agora, fora do jogo, faz o que ele sabe fazer de melhor: Terrorismo Político!

    ResponderExcluir