domingo, 13 de janeiro de 2013

ESCRIVÃES DA POLÍCIA CIVIL DO AMAZONAS QUEREM CRIAR SINDICATO

Acabamos de receber o texto abaixo de um escrivão da Polícia Civil do Amazonas. Como o BLOG DO ANTÔNIO ZACARIAS é um espaço democrático, plural, decidimos veiculá-lo.

“Zacarias,

Gostaria que publicasse algo sobre os escrivães de Policia Civil, pois estamos querendo criar um Sindicato dos Escrivães.

Muitos estão doentes pelo fato de trabalharem exaustivamente; por favor publique, não posso me identificar pois estou no estagio probatório; deixo um recado para meus colegas:

Senhores Escrivães de Polícia do Civil do Amazonas, parem de fazer o serviço dos Delegados. Mandem eles despacharem de próprio punho, baixare portarias, ditarem depoimentos, relatarem, enfim fazerem o que é pertinente a eles. Temos que nos unir, carreira de Escrivão tem que ser valorizada, não somos analfabetos para nos comportamos como pobres coitados; conheço escrivães melhores do que muitos delegados. Vamos nos valorizar!”.

89 comentários:

  1. Caro Zaca,
    Os escrivães não podem criar um sindicato pois já existe o Sinpol que representa a classe, eles podem criar a associação dos escrivães.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com o texto os escrivães relatam os Inqueritos Policial e fazem a maior parte dos serviços dos delegados

    ResponderExcluir
  3. quando vcs ingressaram na PC todos vcs sabiam como funciona aqui dentro. Era engraçado ver vcs na porta do Governo com cartazes e faixas implorando para entrar para a PC e dizendo que queriam ajudar na Segurança Pública. Nota-se que VC é um NOVATO e quer desunir a nossa classe policial. Já imaginou, eu leso, se os PERITOS também quiserem um sindicato ? Se os Administrativos quiserem um sindicaro ? Se os motoristas quiserem um sindicato ? Teve um escrivão, EDSON, que tentou desunir o grupo e agora está expulso da PC. Quer se juntar a ele ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deixe de ser tolo, não fale ASNEIRA, não seja ALIENADO e nem BESTA... Categoria UNIDA para sermos FORTES....

      Excluir
    2. Caro "amigo" anônimo,sou escrivão da PC desde 2001, e o fato de os novatos terem ido a"porta do Governo", significa que eles sabem o direito que têm e sabem lutar por eles. Da mesma forma que não seria ilegítimo ou imoral fundarmos uma associação de Escrivães, não seria uma forma de desunir a classe policial e sim uma maneira de agregar pessoas que estão em uma função de suma importância para o funcionamento de uma Delegacia, assim como Investigadores, Peritos e Delegados. O SINPOL existe, no entanto nem todos são sindicalizados, qualquer associação, seja de qualquer função, é benéfica, desde que funcione dentro de um padrão ético e legal.Quanto ao escrivão EDSON, se foi expulso, com certeza não foi por tentar criar uma associação.

      Excluir
    3. concordo com meu caro colega acima! nota-se que é mesmo um novato!
      vc tem é que fazer seu trabalho e nada mais, não ficar querendo fazer desunião! se continuar assim vc não vai se criar em lugar nenhum!

      Excluir
  4. Concordo plenamente, pois Delegado não que fazer nada, ou seja, só mandar e ficar falando mal de quem trabalha.

    ResponderExcluir
  5. Acho que os Policiais Civis deviam se unir mais, ao inves de buscarem cada vez mais a desunião...
    Todos tem que buscar o bem comum para toda classe...
    Cada cargo tem suas peculiaridades...
    Delegados são os chefes, e isso nunca vai mudar, pois é institucinal e constitucional...
    Investigadores fazem o trabalho de rua, e correm o maior perigo de vida.. Efetuam prisões, fazem investigaçoes, transporte de presos flagranteados etc....
    Ja os escrivães efetuam o trabalho cartorario, menos perigoso, mas mais cansativo...
    Todos somos engrenagens que fazem a Pc funcionar...

    ResponderExcluir
  6. Mestre Zacarias, Escrivão de Policia Civil ou Federal não é Policial,e como tem Escrivões dizendo que é Policial e Andando Armados até os dentes.mais uma vez Escrivão de Policia não é Policia, Policia é Delegados,Investigadores e Agentes Federais que já tem projeto trasnmitando para acabar com a figura do Escrivão do mesmo.o que não existe em lei eo Acadepol do Amazonas eo Sindicato verdadeiro é o SINPOL do amazonas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não dá para argumentar com um ser que não sabe nem se expressar de maneira culta na sua língua nativa. Seu comentário é patético, cheio de erros gramaticais e também de concordância. Sua idéia não ficou muito clara. Quem sabe se fizer aulas de reforço possa melhorar. Ah, e se o cargo é denominado Escrivão de Polícia, é lógico e evidente que se trata de policial sim, os quais tem porte de arma e prerrogativas da carreira policial. Portanto, se informe melhor antes de falar asneiras senhor anônimo.

      Excluir
    2. isso aí condonga..... bota lascando nesses lesos

      Excluir
  7. Escrivao cansado de tanto abusodomingo, 13 janeiro, 2013

    E no inicio de todos os documentos esta assim: Na presença do delegado .... Piada! Nunca estão presentes, fazemos tudo sozinhos, porque? Eles ganham muito bem pra isso. Escrivão tem que transcrever, reduzir a termo o que o Delegado inquirir. O delegado tem que estar presente, pois o escrivão não pode estar sozinho, pois sendo assim existe ilegalidade nesses procedimentos.

    ResponderExcluir
  8. Pessoal multipliquem tudo isso por ^129^....

    ResponderExcluir
  9. Acho válida a criação de uma Associação e não um sindicato, até porque a classe dos escrivães já é representada pelo Sinpol. Não é hora de dividir e sim de somar. Acho estranho todos esses comentários anônimos, ah ia esquecendo, sou Escrivão de Polícia. Abraço a todos.

    ResponderExcluir
  10. Todos tem Direitos iquais perante a LEI.

    Se os Escrivães quiserem criar seu Sindicato, sua Associação ou que valha é um direito Constitucional deles.
    Estamos com voces irmãos Escrivães, espero que nesta Associação ou Sindicato nós Investigadores tambem possamos entrar.
    Um forte Abraço.
    Renné.

    ResponderExcluir
  11. 1. Um candidato com LIMINAR revogada e que PERDEU a ação no Poder Judiciário do Amazonas está sendo convocado para o Curso de Formação de Delegados do Amazonas, segundo Diário Oficial do Estado do dia 04.01.2013.


    Trata-se do Sr. ABEL CID MORAES VIEIRA, POSICIONADO EM 322, COM 59 PONTOS, portanto acima do triplo de número de vagas previstas no edital para classificados (300 - 3 x 100 vagas), O QUAL FIGURA NA LISTA INDEVIDAMENTE NA suposta posição n. 252.


    O mesmo havia conseguido uma liminar determinando que o ESTADO DO AMAZONAS corrigisse sua prova, posteriormente seu pedido foi julgado improcedente e a LIMINAR REVOGADA, recorreu até o TJAM e teve seu recurso negado, depois recorreu até o STJ e teve o recurso negado também.


    Autos do Processo n. 0234164-07.2009.8.04.0001(001.09.234164-1),01a. Vara da Fazenda Pública do Estado do Amazonas - Comarca de Manaus/AM (PROCESSO DIGITAL).


    2. O outro se trata do candidato Marlon Soares Costa, inscrição 46951, O QUAL FIGURA NA POSIÇÃO 866, COM 51 PONTOS e foi ELIMINADO do concurso por determinação do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas e agora está sendo indevidamente nomeado na posição 254, caso IGUAL ao do quinteto fantástico.

    O Sr. MARLON SOARES COSTA PERDEU a ação no Poder Judiciário do Amazonas está sendo convocado para o Curso de Formação de Delegados do Amazonas, segundo DOE do dia 04.01.2013. MARLON havia conseguido uma liminar determinando que o ESTADO DO AMAZONAS corrigisse sua prova, posteriormente seu pedido no Mandado de Seguranca foi julgado PROCEDENTE pelo juiz da 04ª. Vara da Fazenda Pública Estadual sob n. 0235146-21.2009.8.04.0001 (001.09.235146-9).


    POSTERIORMENTE, com em sede de Apelação do CETAM e de um candidato de nome ELIAS DA SILVA CORREA sob n. 2010.001848-6 (0235146-21.2009.8.04.0001), com a remessa ao Egrégio Tribunal de Justiça, o MANDADO DE SEGURANÇA FOI DENEGADO.


    In verbis:



    “MANDADO DE SEGURANÇA. REMESSA EX OFFICIO E APELAÇÕES CÍVEIS. REGRA TEMPUS REGIT ACTUM. APLICAÇÃO DA
    LEI 12.016/2009. INEXISTÊNCIA DE ILEGALIDADE. OBSERVÂNCIA AO
    PRINCÍPIO DA VINCULAÇÃO AO EDITAL. SEGURANÇA DENEGADA.
    I - Por força da regra tempus regit actum os processos pendentes
    sujeitar-se-ão imediatamente à Lei 12.016/2009, considerando-se válidos os
    atos já realizados sob a égide da Lei 1.533/1951.

    II - Falece de direito líquido e certo o candidato que, a despeito de
    ter acertado o número mínimo de questões na primeira etapa do concurso
    público, não atingiu a classificação necessária para participar da etapa
    seguinte, levando em conta o número de convocados pela Administração,
    consoante as disposições do edital e as vagas disponibilizadas.”


    O candidato ainda interpôs Recurso Especial, cujo seguimento foi denegado, interpôs Agravo de Instrumento ao STJ, mas este foi também foi negado, sendo que o processo já transitou em julgado.

    "AGRAVO EM RECURSO ESPECIAL Nº 166.906 - AM (2012/0077956-7)

    RELATOR : MINISTRO NAPOLEÃO NUNES MAIA FILHO

    AGRAVANTE : MARLON SOARES COSTA

    ADVOGADO : MARLON SOARES COSTA (EM CAUSA PRÓPRIA)

    AGRAVADO : CETAM - CENTRO DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO

    AMAZONAS

    PROCURADOR : ENYSSON ALCANTARA BARROSO E OUTRO(S)

    DECISÃO


    AGRAVO EM RECURSO ESPECIAL. ADMINISTRATIVO E

    "PROCESSUAL CIVIL. MANDADO DE SEGURANÇA. CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGO DE DELEGADO DE POLÍCIA DO ESTADO DO AMAZONAS. APROVAÇÃO FORA DO NÚMERO DE VAGAS

    DISPONIBILIZADAS NO EDITAL DO CERTAME. NÃO OCORRÊNCIA DE OFENSA AOS ARTS. 535, I E II DO CPC. ACÓRDÃO DEVIDAMENTE FUNDAMENTADO. FALTA DE PREQUESTIONAMENTO DOS ARTS. 128, 458, I A III, 460 E 462 DO CPC; 841 DO CÓDIGO CIVIL E 2o., C, PARÁGRAFO ÚNICO DA LEI 4.717/65. INOVAÇÃO EM SEDE DE RECURSO ESPECIAL. AGRAVO A QUE SE NEGA PROVIMENTO.”

    Trata-se de MAIS UM FAVORECIMENTO E FRAUDE VERGONHOSA PRATICA NO CONCURSO DE DELEGADOS DA POLÍCIA CIVIL DO AMAZONAS!


    ResponderExcluir
  12. Claro que escrivães podem criar um sindicato, não fale besteira como se fosse dono da verdade! Não existe o SINDEPOL (sindicato) e ADEPOL (associação) para os delegados? Realmente iríamos perder um pouco com o desmembramento do SINPOL, mas do que adianta ser filiado a um sindicato onde não temos voz e nem nos dá satisfação?
    Escrivães não precisam nem entrar em greve para conseguir o que pleiteiam, basta apenas que façam uma operação padrão, deixando de desempenhar funções de delegados!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não fale asneira,SINDEPOL Sindicato dos delegados, ADEPOL Associação dos delegados, portanto só podem ter associaçãom dos escrivães, CAPICE.

      Excluir
  13. O que vejo qui e' um descontentento da.classe nao, estamos mais vendo o nosso amigo MOACIR ir para os jornais reivindicar os descontentamento da classe e ATE AGORA NADA DE PROMOCAO, agora estao usando o pobre coitado do JAMES que de pobre nao tem nada, assim desviar o FOCO.DA PROMOCAO e quem ganha com isso o nosso governo que deve ta ganhando. Com isso

    ResponderExcluir
  14. A maioria dos delegados não fazem merda nenhuma. Nem ao local de crimes eles comparecem. Tem uma delegada que ficou surpresa e ao mesmo tempo indignada quando soube que tinha o dever de ir ao local do crime. É foda, oh classezinha pra se achar! Exploram os escrivãos! Estes sim são foda! Tiro o chapéu para os escrivães!

    ResponderExcluir
  15. Esse concurso de delegado ja teve muitos problemas deveria ser feito um novo certame para evitar a entrada pela janela de pessoas que não merecem. Delegado Geral com essa chamada dos remanescentes vc está indo so mesmo caminho do seu antecessor. Não nomeie ninguem desse concurso fraudulento e realize outro.

    ResponderExcluir
  16. Caros colegas se pesquisarem direito já foi criada uma associação que congrega os investigadores , escrivães e agentes administrativos que se chama ASSINEPOL e tem na presidencia o Investigador de Policia LUIZ JUNQUEIRA, e essa associação foi criada para congregar e lutar por seus direitos e ajudar o SINPOL no que for necessário, a mesma tem CNPJ e toda representatividade e foi criada para fazer frente aos desmandos de um ex presidente do SINPOL , aquele que deixou um rombo de quase 600 mil reais e que até hoje o SINPOL não moveu uma unica palha para tentar reaver esse dinheiro. então srs. Escrivães de Policia a partir desse mes lançaremos uma campanha para todos que quiserem se associar na ASSINEPOL e assim engrandecer muito mais a categoria Policial Civil.

    ResponderExcluir
  17. postado por Walter Azevedo,

    Melhor direito assiste ao colega Walter Monteiro, o qual, com muita propriedade, aduz pela impossibilidade de se criar o sindicato para os nobres escrivães. Contudo, eles podem criar associação.
    E isso, sim, é constitucional já que na mesma Unidade da Federação, segundo a CF, não se pode criar dois ou mais sindicatos representativos da mesma categoria de classe. O SINDEPOL só existe pelo fato do SINPOL jamais ter interpalado alguma ação no sentido extinguir esse sindicato. O MOACIR tem legitimidade para acionar a Justiça para esse fim, mas, acredito que jamais o fará para evitar animosidade com delegados de policia, em especial aqueles que estão à disposição.

    ResponderExcluir
  18. CONCORDO PLENAMENTE COM A CRIAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO DOS ESCRIVÃES DE POLICIA, POIS ESTÃO SEM REPRESENTAÇÃO ALGUMA NO SINDICATO. ORA, OS ESCRIVÃES FAZEM SIM AS TAREFAS QUE CABEM AOS DELEGADOS E, CONSEQUENTEMENTE FICAM EXACERBADOS DE TRABALHO. UM EXEMPLO DISSO, SÃO OS RELATÓRIOS QUE DEVEM SER FEITO PELOS DELEGADOS E SÃO OS ESCRIVÃES QUE O FAZEM. ALÉM DISSO, OS ESCRIVÃES SÃO VERDADEIROS INVESTIGADORES, POIS CONTRIBUEM MAIS PARA ELUCIDAÇÃO DOS DELITOS. EM MUITOS DIP´S, OS ESCRIVÃES AINDA FAZEM OS RELATÓRIOS DE ORDEM DE SERVIÇOS QUE DEVERIAM SER FEITO PELOS INVESTIGADORES E, MUITO DESTES DEIXAM OS PRESOS EM FLAGRANTE NO CARTÓRIO SOZINHOS COM OS ESCRIVÃES, POIS ESTÃO PREOCUPADOS EM TIRAR SEU QUARTO DE HORA E SAIR DA DELEGACIA PARA RESOLVER PROBLEMAS PESSOAIS. O OBJETIVO NÃO É A DESUNIÃO,PORÉM, OS ESCRIVÃES SÃO OS QUE MAIS TRABALHAM E OS MENOS RECONHECIDOS. ATÉ QUANDO SE ABRE CONCURSO, COLOCAM POUCAS VAGAS A DISPOSIÇÃO. ACREDITO QUE DEVERIAM EXCLUIR SIM O CARGO DE ESCRIVÃO,CONTUDO, SERIA CRIADO AGENTE DE POLÍCIA E ESTE SERIA RESPONSÁVEM EM CUMPRIR AS TAREFAS DE INVESTIGADORES E ESCRIVÃES. COM CERTEZA, O ATENDIMENTO AO PÚBLICO IRIA MELHORAR E TODOS OS SERVIDORES SERIAM CAPAZES DE EXECUTAR AMBAS TAREFAS. DESTA FORMA, NÃO HAVERIA SOBRECARGA DE TRABALHO PARA O SERVIDOR E, OS "INVESTIGADORES" NÃO FICARIAM OCIOSOS.
    PEÇO QUE OS ESCRIVÃES NÃO DEIXEM AS PESSOAS DESMOTIVAREM A CRIAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO E A REIVINDICAÇÃO DE SEUS DIREITOS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se vc quer reverenciar e valorizar sua classe. . Tudo bemmm..
      Mas tenha a dignidade de não generalizar e de não difamar os colegas que exerçam outras funções...
      Sou investigador de policia e cumpro com todas as minhas obrigaçoes...
      Inclusive sou lotado no interior, e aqui o investigador trabalha muito ...Pois fazemos atendimento ao publico (não existe verdinhos), somos carcereiros, agentes penitenciaros( a delegacia é penitenciária) IML, psicologos, além de policiais é claro..
      E outra, vc diz que os escrivães são os menos reconhecidos...
      Por acaso o escrivão ganha menos que o investigador?
      Pelo que sei é o mesmo salario.....
      Temos que lutar pela melhoria de todos, pois cada cargo tem suas peculiaridades...
      Chega de DESUNIÃO NA POLICIA CIVIL.. POR ISSO QUE A PM CONSEGUIU 90%DE AUMENTO E NÓS APENAS 28%...

      Excluir
    2. nao sei aonde esse babaca chegou a esse calculo, e os 25% de pos tu nao conta seu babaca

      Excluir
    3. A pos ja existia na proporçao de 15 %...
      E sem ofensas... O tempo de ignorantes na Pc já passou...

      Excluir
  19. Já existe essa associação que congrega os investigadores de policia civil e até os Escrivães de Policia ela se denomina ASSINEPOL, então procurem se informar sobre essa associação e a que ela se destina

    ResponderExcluir
  20. É nisso que dá fazer concurso só pensando no salário, depois ficam reclamando de tudo, tentando mudar o mundo. Em todo o Brasil é assim, é o sistema que está errado e não os delegados que fizeram por onde (pelo menos a maior parte deles) para estarem nesta posição hoje.

    ResponderExcluir
  21. CARO COLEGA, JAMAIS, OU SEJA, NÃO ESTOU GENERALIZANDO, PORÉM EXISTEM MUITOS QUE NÃO FAZEM NEM O SEU PAPEL DE INVESTIGADOR. É A PURA REALIDADE. E OUTRA, CONCLAMO QUE O PRESIDENTE, SEJA DE ASSOCIAÇÃO, SINDICATO, SEJA UM ESCRIVÃO DE POLÍCIA. CASO NÃO ACONTEÇA, CONCLAMO TODOS OS ESCRIVÃES DE POLÍCIA A VOTAREM NO CANDIDATO À PRESIDENTE DO SINPOL EM 2014, AQUELE QUE SE COMPROMETER ESPECIFICAMENTE COM OS PROBLEMAS QUE OS ESCRIVÃES DE POLÍCIA PASSAM NOS DIPS, PRINCIPALMENTE, NAS CENTRAIS DE FLAGRANTE, QUE POR SINAL, É UM ABSURDO ESTAS CENTRAIS DE FLAGRANTE. E QUE ESTE PRESIDENTE ELEITO TENHA UM PROJETO DE VALORIZAÇÃO PRÓPRIO PARA OS ESCRIVÃES DE POLÍCIA. ESSA ESTORIA DE ESCRAVÃO NÃO PODE CONTINUAR, ISTO É ESTORIA PARA BOI DORMIR, NÃO DEVEMOS ACEITAR ESSA CONDIÇÃO DE ESCRAVÃO.

    ResponderExcluir
  22. Quando vejo um Escrivao postar um comentário desses fico preocupado acerca do real direito q se quer galgar. Equiparar-se a um mero DIGITADOR, cobrando a necessidade da presença constante do delegado para q dite o q tem q transcrever transmuda a carreira de nível superior q ocupa para uma q sequer exige nível médio...o colega alega excesso de trabalho, mas certamente a grande maioria dos escrivães n gostariam da presença dos delegados nos seus cartórios determinando o q ele deve digitar...como dito, além de fazer c q um procedimento demore mais tal ato ao Inves de valorizar o trabalho do escrivão acaba por diminuir a sua importância o alçando a um mero digitador, praticamente os colocando na posição de um agente administrativo (verdinho)...a confecção de relatórios, outrossim, acentua a sua importância dentro da estrutura da polícia civil...me preocupo c certas campanhas desse nível denotando uma verdadeira corrida p ver quem "menos trabalha", como se menos trabalho correspondesse a maior importância...temos q entender q quanto mais atribuições se tem, mais importante eh o cargo...pq a PM luta p realizar a lavratura de TCOs? Será q ele querem mais trabalho? Eh evidente q não! Eles buscam mais prerrogativas e atribuições, e em consequencia maior status, o que futuramente transformarão em mais recursos e maiores salários...qdo o Escrivao toma um depoimento ele representa a figura do delegado, este último eh q preside e coordena aquele ato (tipifica, arbitra as fianças, define a importância do q deve ser apreendido)...penso q seria mais proveitoso ao Inves de buscarem a presença constante de delegados dentro dos cartórios ditando aos escrivães o q deve ser digitado, deveria haver uma campanha de valorização da classe buscando mais atribuições...por exemplo se os relatórios são por eles confeccionados pq n lutam pela consignação de suas assinaturas Tb naqueles documentos, buscando futuramente a criação de um gratificação específica pela prática de tais atos q demandam atividade jurídica...mirem-se no exemplo dos policiais da corregedoria...atualmente notificam autoridades policiais e assinam como presidentes de sindicâncias investigativas, inclusive em desfavor de delegados. Certamente quem ali trabalha faz jus a algum tipo de gratificação! Trabalho em plantão e n consigo visualizar o excesso de trabalho...os plantoes são cíclicos, sendo lógico q alguns plantoes possam ser mais movimentados, porém fechar um plantão c a lavratura de 2 flagrantes (q se encerram em média em 2h cada) e 2 ou 3 TCOs para 24h, convenhamos, não eh muito...a movimentação deve existir p valorizaçao da categoria (designação de mais escrivães para gse, realização de novos concursos, gratificação cartoraria etc), mas dai enveredar uma campanha desagregadora, so faz enfraquecer toda classe de policiais...pensem como.analistas e nao como meros tecnicos...enfim...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é comentário de Delegado folgado que não quer continuar na vida boa. Primeiro de tudo ae seu delega, e isso é coisa que vc deve saber muito bem, é agir como manda a lei. Se a lei pede para o escrivão escrever o que o delegado mandar então é assim que tem que ser, fora disso é ilegal, e o documento do escrivão não terá validade alguma. Acho melhor vcs delegados começarem a acompanhar todos os atos dos escrivães, começarem a comparecer ao local de crime e começarem a investigar de fato, enfim: começarem a trabalhar, fazer jus a esta dinheirama toda que vcs recebem!

      Excluir
    2. Deve ser um delegado que só dorme no plantão, incompetente e se duvidas deve ser um delessauro que não teve capacidade nem de passar no consurso para a sua classe

      Excluir
  23. excelente o comentário acima...raciocínio notável!!

    ResponderExcluir
  24. Passou da hora de os escrivaes criarem uma associaçao e depois disso se unir para deixarem de fazer o trabalho dos delegados. Tem muitos delegados Bons, bacanas e até alguns que fazem trabalho de escrivaes, digitando e ouvindo, mas é raro. Muitos somem ou dormem a noite toda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É costumes investigadores e delegados irem dormir em casa, muitos vão pra casa das amantes, e pedem para os escrivães ligarem se tiver problemas graves, é uma verdadeira falta de respeito com o escrivão, que além de cuidar de suas atribuições, ainda cuida das atribuições dos investigadores e delegados, estes nem se quer ficam na delegacia, mandem um promotor de plantão para averiguar isso, que ele flagra os delegados e investigadores fora da delegacia durante à noite

      Excluir
    2. deixa de ser cagueta escrivão babaca

      Excluir
  25. Concordo com o comentário acima, porém os delegados devem fazer jus as suas atribuições. Não basta tipificar, determinar objetos a serem apreendidos ou a arbitrar fiança. Tem que estar presente, realmente presidindo o flagrante, inquirindo, fazendo as perguntas "chaves" para elucidadação do fato, interrogando o flagranteado para apurar o fato criminoso. Em regra os delegados que são bachareis em direito, apesar de muitos escrivães também serem, porém esta atribuição é deles... e outra, duas cabeças pensam mais que uma. Outra coisa, se o delegado não está presente durante a lavratura do procedimento, nao tem o direito de, após o procedimento está pronto, pedir pra modificar, fazer outras perguntas, afinal se ele delegou a atribuição ao escrivão, ele tem que aceitar o que o mesmo fizer. Não é porque você já sabe o que tem que fazer, que vai deixar o delegado a vontade fazendo atividades aleatórias enquanto você está se matando procurando lavrar um flagrante/IP, da forma mais louvável possível. Não quero generalizar, sempre tive a sorte de trabalhar com delegados que cumprem fielmente suas atribuições e fazem questão de estar presente e inclusive ajudar na lavratura de procedimentos quando o serviço aperta.
    Porém, sempre ouço relato de colegas sobre delegados que transferem suas atribuições ao escrivão, e passam o dia trancados em suas salas estudando, coçando o saco ou fazendo qualquer outras coisa, menos seu dever funcional.

    ResponderExcluir
  26. Esse comentário é de um VERDADEIRO BABACA!

    O Anônimo das 01:04 deve ser um verdadeiro apedeuta e fica metendo o bedelho onde não conhece.
    Para que alguem (criminoso, acusado, suspeito ou seja lá quem for) seja inquirido em Inquérito Policial, Flagrante ou TCO se faz necessario a presença da figura impoluta do Delegado(a), neste momento o Escrivão passa a ser um mero digitador, mais com o conhecimento técnico das palavras que se repetirão, tal como:Passou a Autoridade Policial presente a Inquirir o apresentado,o acusado e etc...
    Em 99% dos casos o Delegado(a) só assinam. Se o acusado ou seu advogado questionar isto na Justiça esta quebrado o FLAGANTE, O INQUÉRITO OU O TCO.
    Sai prá lá reza braba.

    ResponderExcluir
  27. Como o colega acima falou tem Escrivao querendo se rebaixar pra digitador. Se n querem fazer relatórios, quem ele acha q vai digitar os relatórios do delegado? Ai e q passarão a ser denominados de capachos de delegacia. Deveriam se preocupar c outras coisas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E vc acha que só pq existe escrivão o delegado nunca vai digitar nada? O relatório conclusivo de IP é atribuição da Autoridade Policial, inclusive de digitar seu próprio relatório. Ou será que o delegado está sempre muito ocupado que não pode sequer digitar o próprio relatório?
      (Sem generalizar, com respeito aos delegados que cumpre com suas atribuições.)

      Excluir
  28. Vamos lutar p transformar a carreira de escrivães para digitadores, pelo menos n precisaremos mais confeccionar BOs com os verdinhos investigador tem q ta investigando e não conduzindo preso, fazendo bo e entregando carta. Se e p digitar bo q sejam os escrivães q passaram no concurso pra digitar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Investigador só dorme e vigia delegacia, vocês não sabem nem atirar e vivem deixando preso fugir, quem trabalha de verdade como polícia é PM, bando de investigadores covardes e analfabetos

      Excluir
  29. Vamos lutar p transformar a carreira de escrivães para digitadores, pelo menos n precisaremos mais confeccionar BOs com os verdinhos investigador tem q ta investigando e não conduzindo preso, fazendo bo e entregando carta. Se e p digitar bo q sejam os escrivães q passaram no concurso pra digitar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou escrivao e a primeira coisa que digo ao Delegado e que nao faço relatorio e em flagrante e em auto qualificaçao e interrogatorio ele tem que esta presente pois nao faço, nao e de minha atribuiçao, tem muito escrivao puxa saco que se ferra, nos nao somos obrigados a fazer esses procedimentos se eles nao fizerem eles respoderao por isso, eles tem que fazer alguma coisa, alem de gritar e humilhar os escrivaes e investigadores, eles nao podem nos cobrar isso, pois nao nos compete.

      Excluir
    2. VC DEVE SER DESSES QUE VIVE PENDURADO NO SACO DE ELEGADO, MAS DEIXE DE SER BURRO, PROCURE SE INTERAR MAIS NAS ATRIBUIÇÕES DO ESCRIVÃO, NÃO CONFUNDA PERMAN~ENCIA COM CARTÓRIO, NOSSOS SERVIÇOS É UNICO E EXCLUSIVAMENTE CARTORARIOS, OS DE VCS ALÉM DE OCORRENCIA É INVESTIGAÇÃO, MAS INVESTIGAR O QEU , SE VCS INVESTIGADORES SÓ SABEM INVADIR CASA DE BOQUEIROS POBRES, PARA ARRANCAR DINHEIRO...TRABALÇHEM DIGNAMENTE, E AJAM NAS SUAS ATRIBUIÇÕES, DEIXEM DE DORMIR EM CASA OU NA CASA DAS AMANTES, COM OS DELEGADOS FOLGADOS

      Excluir
    3. anonimo acima! vai aprender a escrever! NÃO FAÇO EM RELATÓRIO, NÃO FAÇO EM AUTO DE INTERROGATÓRIO! caro colega aprenda a escrever! pois escrevendo errado assim é bom não fazer mesmo!

      Excluir
    4. Mane e uma tática que uso, pois se eu escrever errado os delegas não vão querer que eu FASSA relatório INTENDEU NOBRE CULEGA, não sou burro em gastar meus neurônios em relatórios, ou melhor RELATORIO, que os delegas deveriam fazer, escrivão tem QUI SE ISPERTO , são eles que ficam conhecidos como burros, os juízes riem muitos de RELATORIOS que fiz e o delega não tiveram nem coragem de ler rsrsrsrsrsr!

      Excluir
    5. ah tah seu mané..... verdade gostei dessa idéia..... inteligente vc hein.....

      Excluir
  30. não da p entender. Primeiro falam q n querem ficar sozinhos na hora do flagrante exigindo q um delegado dite o q terão q digitar e falam q o delegado tem q fazer seus relatórios, depois acham q n devem Tb digitar os relatórios dos delegados. querem fazer o q mesmo? Se querem ser tratados.como datilografos/taquígrafos tem q estar preparados pra sentar no gabinete do delegado em frente ao computador pra digitar o q lhe e falado enquanto o delegado analisa o inquérito. Se n querem fazer nem isso, fica difícil saber o q querem. Lamentável, n sabem nem o q querem. Como um colega acima falou esse tipo de discussão só divide a categoria, já tem investigador levantando a ideia de colocar os escribas p fazerem bo's, e o q vai acabar acontecendo!

    ResponderExcluir
  31. Se o escrivão fizer os procedimentos próprios das funções do cargo de delegado, estará cometendo crime de, no mínimo desvio ou usurpação de função (há entendimento que o servidor público também pode usurpar função).E ele respondera por tal pratica ilegal.

    ResponderExcluir
  32. gostei dessa reportagem na verdade e uma verdeira critica ao nossos queridos delegados de polícia, na verdade não fazem nada!!
    Ideia de um sindicato que lutem pela categoria e uma boa, mas falta mais união ao escrivães de polícia MOBILIZE JÁ !!!!

    ResponderExcluir
  33. Caro Zacarias, o que o nosso companheiro falou é verdade, vai ver que esse que é a favor de que os escrivães devem ser escravãos, deve ser desses delegados que nem redigir um relatório sabe, nem ter conhecimento de um inquerito policial tem, é um babaca....e outra coisa nós estudamos pra passar no concurso, e não pra sermos explorados por bando de delegados incompetentes que hj tem na PC do amazonas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. DISSE TUDO COMPANHEIRO, E CADA VEZ CHAGANDO MAIS DELEGADOS SEM COMPETENCIA....SOS PRA PCAM

      Excluir
  34. ZACA, avisa ai, e poste tbm, está acontecendo na PC DOA AM delegados amigos de advogados, estes ultimos vão para as delegacias pela parte da noite se apadrinhar com o delegado seu amigo, para estorquir os clientes, juntamente com os delegados, agora quem comanda as delegacias são os advogados de porta de xadrez amigos dos delegados, os delegados ficam armando flagrantes sem pé e sem cabeça, para os amiguinhos deles advogados relaxar na justiça, está acontecendo coisas absurdas nos DIPS, principalmente no 6º DIP, quem tá mandando lá são os advogados, cobranças absurdas de fianças, se os parentes não tem, o delegado aumenta a fiança pro cabra baixar cadeia, comece a abrir a boca nessa poiuca vergonha tbm, e está entrando mais delegados salafrarios doido por dindin forjado.....

    ResponderExcluir
  35. KKKKKKKK, AONDE QUE OS ESCRIVÃES VÃO FAZER BOLETINS DE OCORRÊNCIA, NINGUÉM VAI ACEITAR ISSO E, MAS ISSO É ESTÓRIA DE INVESTIGADOR E DELEGADO PARA PODER DESUNIR OS ESCRIVÃES E ACABAR COM SUAS PRETENÇÕES, MESMO PORQUE, CAROS COLEGAS, O ESCRIVÃO TAMBÉM É UM INVESTIGADOR, OU MELHOR, O ESCRIVÃO É ESCRIVÃO, DELEGADO E INVESTIGADOR, TUDO ISSO E MUITO MAIS. ISSO É A VERDADE. A VERDADE DOI. E OUTRO TENTANDO DESVIRTUAR OS ESCRIVÃES, ACHANDO QUE SE TORNARÁ UM MERO DIGITADOR, KKKKKKKKKKKKKKKKKK. E OUTRO ACHANDO QUE OS ESCRIVÃES TEM QUE BRIGAR POR UMA GRATIFICAÇÃO POR ESTÁ FAZENDO O TRABALHO DOS DELEGADOS, AGORA PERGUNTO, QUEM EM SAN CONCIÊNCIA IRIA CONCEDER GRATIFICAÇÃO AOS ESCRIVÃES PARA FAZEREM OS TRABALHOS DOS DELEGADOS QUE ESTAR NO ESTATUTO SER SUA FUNÇÃO. ENTÃO É MELHOR EXCLUIR O CARGO DE DELEGADO. O CERTO É OS ESCRIVÃES TORNAREM-SE OFICIAIS DE CARTÓRIO E GANHAR MUITO. OU MELHOR AINDA, UNIFICAR OS CARGOS. E O OUTRO INFORMANDO DA ASSOCIAÇÃO ASSINEPOL, OLHA SÓ COMO ELE SE REFERE AOS ESCRIVÃES, ATÉ OS ESCRIVÃES. É MOLE OU QUER MAIS. PARA FINALIZAR, QUERO DIZER AO COLEGA QUE INFORMOU O NÚMERO DE FLAGRANES EM UM DIP, QUE O MESMO ESTA REDONDAMENTE ENGANADO, JÁ QUE A MÉDIA DE FLAGRANTES QUANDO NOS PRIMEIROS TRÊS MESES DO RONDA NO BAIRRO ERAM 5 FLAGRANTES, VÁRIOS TCO´S E IP´S E, ISSO PORQUE HAVIA APROXIMADAMENTE 30 DESISTÊNCIAS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. quem tem que acabar são os investigadores, uma classe que não faz nada

      Excluir
    2. Chega a dar Conjuntevite nos olhos ler um comentario desses.
      Vou dar uma dica...
      Quem não estiver contente com o cargo de escrivão estude novamente e passe pra investigador, ou estude muito mais e passe pra delegado.
      O destino a nós pertence...Não adianta ficar reclamando das atribuiçoes de um cargo para qual voces mesmo escolheram fazer concurso...
      Outra coisa, nunca generalizem um comentario sobre os investigadores ou delegados, pois assim como existem maus profissionais nessas funçoes existem também pessimos escrivães...
      Acredito também que a classe dos escrivães e investigadores deveriam se unir para serem reconhecidos e valorizados e não ficarem se degladiando... Somos todos companheiros e lutamos pela mesma causa, a Segurança Publica no estado do Amazonas.
      Quem pensa diferente esta trabalhando na Instituição errada....

      Excluir
  36. Como se vê caro Zaca alguns desses colegas não querem fazer flagrantes, não querem digitar pro delegado enquanto este analisa o inquérito, não querem fazer Bo's...enfim, acham q n devem fazer nada! Até agora n disseram o q eh q devem fazer numa delegacia...acho q vou abraçar a campanha do colega acima p transformar a carreira em digitador.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ALA A TUA BOCA BABACA, TU DEVE SER BEM DAQUELES INVESTIGADORES CORRUPTOS QUE VAI ATRÁS DE PROPINA, PRA DEPOIS SER DIVIDIDO COM O DELEGADO NOS GABINETES DELES, TOMA VERGONHA NA TUA CARA, TU TEM QUE DÁ GRAÇAS A DEUS DE TER ESCRIVÃO PRA TE LIVRAR DE UMA BAITA EXONERAÇÃO, POIS É O ESCRIVÃO QUE É OBRIGADO A TOMAR DEPOIMENTO FORJADO

      Excluir
  37. concordo plenamente com os colegas,precisamamos mudar esta policia, mas com ajuda de todos, claro que vamos ter os contras,com certeza deva ser delegado ou fazer parte do sinpol.O que não podemos é fazer tudo e não receber nada por issso enquanto os delegados, recebem por isso e não fazem nada, além de reclamar.

    ResponderExcluir
  38. Acho que tem pessoas que dão suas opniões aqui, sem ao menos saber a função de cada servidor, ou seja, a função do delegado, escrivão e investigador, no proxima edital, anote a função de cada um, assim saberás a função correta do delegado e poderás dar uma opinião mais precisa.Vamos mudar colegas, lutar pelos seus direito não é ilegalidade, na primeira reunião da corregedoria disseram que o escrivão responde, quando faz uma oitiva sozinho.

    ResponderExcluir
  39. Ora, as atribuições concernentes aos cargos de delegado, investigador e escrivão vêm regrado no edital. Já me deparei com Auto de Prisão em Flagrante Delito somente com a escrivão presidindo o que é intolerável. O delegado, que é um baiano preguiçoso, tinha ido para o cursinho. Contudo, esse tipo de conduta representa uma minoria. É dever do delegado sempre acompanhar a oitiva de quem quer seja, independentemente se é ou não caso de APFD.

    ResponderExcluir
  40. Os investigadores falam que são a " mola da delegacia " mas na verdade 90% das ocorrências são trazidas pelos PMS, os 10% são corr~encias " arrajandas" pelos investigadores, que vão pra rua extorquir boqueiros, e quando são a,meaçados de ser denunciados, correm pra delegacia , e em combinação com o delegado para tirar o dele da " reta", jogam pro escravão ouvir todo mundo, e ainda tem que inventar depoimentos que não ocorreram, se nem se quer esses investigadores " trabalhadores" tem MANDADO DE BUSCA E APREENSÃO, vão para as " p0aradas" deles arriscar se der certo, enchem o bolso de dinheiro ilicito, PC DO AM se cuida com seus funcionários, cada vez mais PC tu estás corruptas, e somente autores são so delegados e investigadores, criem vergonha na cara gente, vão trabalhar dignamente, estão ganhando bem...é só controlar o dinheiro de vcs, e deixar de gastar acima do que ganha

    ResponderExcluir
  41. O dito pelo não dito.

    Que policiais civis, federais e militares vivem em Boca de Fumo isto não é novidade pra ninguem.
    Que as policiais civis, federais e militares sabem onde ficam todas as bocas de fumos na Cidade de Manaus isto também não é nenhuma novidade pra ninguém.
    Que as policiais civil, federal e militar sabem que transporta, mistura, embala e vende entopercente na Cidade de Manaus isto tambem não é novidade pra ninguem.
    Que o patrimônio de uma minória de Delegados, Investigadores, Escrivães, motoristas e Administrativos é 1.000.000 de vezes superior aos seus vencimentos isto tambem não é novidade pra ninguem.

    Mais, não podemos generalizar, existe dentro destas instituições quem realmente querem trabalhar com toda a honstidade que o cargo lhes aufere.

    Quando voce vai participar de um Concurso Público no bojo do EDITAL vem delineado sua função inerente ao cargo, suas atribuições, obrigações e deveres, e com toda a certeza isto não foi diferente com o Cargo de Escrivão.
    Na policia civil Delegados, Investigadores, Escrivães, Motoristas e Administrativos tem suas atribuições. E para fiscalizar se todos estão cumprindo com as mesmas existe a figura do Delegado Supervisor, como tambem os Delegados Corregedores.
    Então meus amigos cada um exerce suas funções, para as quais fizeram o concurso público, e todos serão felizes para sempre.
    Aos colegas que não tiverem satisfeito, a boa educação reza, passem na ADM e peçam suas EXONERAÇÕES.
    O que eu não posso ficar lendo,tampouco trazendo à público, são as nossas feridas cancerosas, isto é, não tem cura, só a CADEIA PARA OS MAUS POLICIAIS.
    QUE VENHA OUTRA OPERAÇÃO ÁGUIA.
    Vão Trabalhar em vez de estarem FOFOCANDO NO BLOG.
    Tim Tim

    ResponderExcluir
  42. no Blog do Antonio Zacarias, há alguns comentários de certos colegas investigadores ou delegados, a respeito da função do escrivão, uns, ignoram a importância dessa função no contexto da elaboração do inquérito policial, outros dizem até que escrivão não é polícia, atribuindo apenas ao delegado (presidente do feito) e ao investigador, o êxito das investigações. Puro engano, não aprenderam que a arte de inquirir não se aprende em faculdade, academia, etc., e sim no dia a dia da função, a paciência é a arma secreta do escrivão em busca da verdade. Não aprenderam que o silêncio e os gestos do corpo dizem mais do que palavras, e o escrivão é um observador por excelência. Esqueceram que transcrever um fato de modo claro e coerente, não é para qualquer um. Esqueceram que muitos crimes com autoria desconhecida tiveram sua autoria conhecida durante a tomadas dos depoimentos, isto sem contar que o escrivão é capaz de extrair uma confissão de um autor sem tocar em um fio de cabelo do interrogado, e a isto se chama, profissionalismo. Não gostamos de holofotes, somos discretos, mas somos profissionais. Parabéns a todos os escribas da PC.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VC DISSE MUITO, DEU UM TAPA SEM MÃO, DEU VERGONHA AOS QUE MERECEM,OS ESCRIVÃES SÃO E SEMPRE SERÃO A PEÇA P´RINCIPAL DE UMA POLICIA CIVIL DO ESTADO DO AMAZONAS...TANTAS VERDADES ESSE PROFISSIONAL SABE DENTRO DE UMA DELEGACIA, E COITADO TEM QUE SER CONIVENTE PORQUE PODE SOFRER REPRESALIA DOS DELEGADOS.....GOVERNADOR VEJA COM CARINHO ESSE PROFISSIONAL ,QUE MERECE GANHAR MAIS, QUE MERECE SEU CARINHO, UMA PROMOÇÃO DIGNA.....

      Excluir
  43. PARABÉNS AOS ESCRIVÃES DA POLÍCIA CIVIL DO AMAZONAS. PARABÉNSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS

    ResponderExcluir
  44. É por essas e outras que 90% dos Flagrantes, Inquéritos Policiais e TCO's retornam às Delegacias para certas correções e bandidos perigosos são soltos pela justiça pelos gravissimos erros na elaboração das peças acima mencionadas.

    Culpar a quem ? O Escrivão, não ao DELEGADO QUE É O DIRETOR DO FEITO EM CIMA DELE QUE O MINISTÉRIO PÚBLICO ATUA E NÃO EM CIMA DO ESCRIVÃO.

    O escrivão não estar no interior do Cartório para extrair confissão de quem quer que seja, ele estar lá para transcrever no papel tudo que a autoridade policial (Delegado) dizer no momento da inquirição.

    Quem investiga é sim o INVESTIGADOR, quem busca a elucidação do CRIME é sim o INVESTIGADOR, quem coloca a vida em jogo quando das investigação e detenção dos suspeitos e acusados é sim o INVESTIGADOR.

    Quanto aos métodos para extrair as confissões, fazer investigação, localizar indicíos dos criminosos são arcaícos sim, mais por culpa exclusiva dos nossos governantes que só pensam em encher seus bolsos com o erário público.

    Então, o Delegado continua a presidir o feito, o Escrivão transceve o que autoridade policial determinar e o investigador continua a investigar e conduzindo ao DP as materialidades pertinentes e todos serão felizes para sempre.
    Tim Tim.

    ResponderExcluir
  45. Queria eu ficar sentado o dia todo lendo jornal, mas nao posso, pois sou escrivão.

    ResponderExcluir
  46. Os delegados tem que tomarem conhecimento que os escrivães do penúltimo e último concurso não são vaquinha de presépio, como os otários escrivães antigos, que aguentaram calados, e hj estão sem valor, cheios de LER, alejados...porque preferiam sofrer que gritar seus direitos..agora a coisa mudou

    ResponderExcluir
  47. CONCURSEIROS QUEM ESTIVER ESTUDANDO PARA EXERCER A FUNÇÃO DE ESCRIVÃO, NÃO VALE À PENA, O ESCRIVÃO PENA MUITO NA DELEGACIA, ELE ALEM DE PRATICAR SUAS ATRIBUIÇÕES AINDA TEM QUE FAZER AS ATRIBUIÇÕES DOS DELEGADOS E INVESTIGADORES, PORQUE ESTEVÃO PARA CASA DORMIR, E VC QUE SE VIRE NO PLANTÃO, PARA PEGAR PRESO NO XADREZ, ALGEMAR QUANDO TEM ALGEMA, ALEM DE PRESIDIR FLAGRANTE E INQUERITO, E AI DE TI QUE NÃO FAÇA É APRESENTAD COMO PREGUIÇOSO, FAÇA PARA INVESTIGADOR, TU GANHA MAIS E TRABALHA MENOS..VALE À PENA GANHA O MESMO QUE ECRIVÃO GANHA E NÃO FAZ NADA

    ResponderExcluir
  48. A única arma dos escrivãe para botar a boca no trombone é aqui no zaca, continui zaca com seu site, assim todos sabem quem são as peças podres dessa policiaamazonense

    ResponderExcluir
  49. Interessante como a nossa classe é desunida, cada um só por si, por isso a PM conseguem bem mais vantagens do que nos é só olhar o aumento que eles vão receber até 2015 e comparar com o nosso simbolico reajuste, o problema da PC é que tem muito policial que quer fazer a delegacia como bico, pois exerce atividade remunerada em outro local, quem não está satisfeito na sua função que peça exoneração. A polícia tem que trabalhar unida delegado não é nada sem escrivão e investigador, mas enquanto ficamos discutindo besteiras devemos reivindicar melhorias salariais afinal a maior discriminação na PC é escrivão e investigador ganhar menos que os peritos, afinal na PF todos ganham a mesma remuneração, pensem nisso ao inves de ficar que nem meninas dizendo escrivão não é polícia e investigador só serve para vigiar delegacia. Saudações e vamos unir nossa classe.

    ResponderExcluir
  50. A importância do papel do escrivão de polícia nas atividades
    policiais civis é tão relevante que podemos afirmar, sem risco de exagero, que
    nele concentra-se o coração da força policial. Sem a sua atuação dedicada,
    profissional e eficiente, o cumprimento das missões constitucionais das polícias
    civis estaria fadado ao insucesso.Então procurem pelo menos valorizar esse profisional...mandem projeto de lei para que seja comemorado o dia nacional, está na hora desse " burro de carga" ser homenageado, só querem massacrar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom analisando tudo isso até conclui se que os ESCRIVÂES em sua totalidade são imbecis e sem personaliade. Até hoje não tive conhecimento de que ALGUÉM ESTÁ BOTANDO UMA ARMA DE FOGO NA CABEÇA DE VCS PARA TRABALHAREM E SEREM EXPLORADOS COMO SÓ VCS DIZEM. Bando de imbecis se VCS ESTÃO SENDO EXPLORADOS dessa forma...... PEÇAM EXONERAÇÃO DO CARGO E PROCUREM SUA MELHORAS. Todos os dias a imprensa informa a realização de concursos públicos pra todo tipo de função. Não sofram, não se deixem explorar, não fiquem chorando, vão embora da PC....

      Excluir
  51. Parabens Escravão.

    Esta denominação ESCRAVÃO em vez de ESCRIVÃO é de longas datas.
    Agora acho burrice os colegas Escrivães não terem conhecimento prévio de como eram suas atribuições em uma Delegacia, seja ela Distrital, Especializada ou Plantonista, isto prova que todos só queriam se empregar nas tetas do governo e quando viram o tamanho da RESPONSA estão cagando fino e pedindo arrego.
    Escrivão bons são os antigos que ensinaram a todos o escrivães NOVATOS como fazer um FLAGRANTE, UM INQUÉRITO E UM TCO, pois fizeram uma academia de H e não sabiam nadica de nada e agora querem ofender os colegas antigos.
    Bando de sangue sugas, respeitem os ANTIGOS, dobrem a língua quando forem falar de quem lhes ensinaram a comer de talher gormer.
    Tim Tim.

    ResponderExcluir
  52. O COLEGA AI DE CIMA TA EXTREMAMENTE EQUIVOCADO, NÃO FALAMOS DE ESCRIVÃES ANTIGOS E, OUTRA, É CLARO QUE SABIAMOS DA FUNÇÃO DE ESCRIVÃO,POIS CONSTOU NO EDITAL, BEM COMO NO ESTATUTO DA POLÍCIA CIVIL, CONTUDO, ESTÉ É O PROBLEMA, OS ESCRIVÃES FAZEM ALEM DO QUE ESTÁ NO EDITAL E NO ESTATUTO, ESTE NÃO É CUMPRIDO COM DEVE SER, SE FOSSE, OS ESCRIVÃES NÃO ESTARIA RECLAMANDO. MAIS UMA VEZ, O PROBLEMA É ESTE, OS ESCRIVÃES FAZEM MUITO MAIS DO QUE ESTÁ NO EDITAL, MUITAS FAZES ATRIBUIÇÕES INERENTES AO DELEGADO E AO INVESTIGADOR, PORÉM NÃO ESTAMOS GENERALIZANDO OS DELEGADOS E NEM OS INVESTIGADORES. ALÉM DISSO, O DPM E A DELEGACIA GERAL E O SINPOL NÃO ESTÃO NEM AI PARA OS ESCRIVÃES, MESMO COM O NUMERO EXCESSIVO DE FLAGRANTES E PROCEDIMENTOS NOS PLANTÕES, COM O BAIXO EFETIVO DE ESCRIVÃES, O PENSAMENTO DELES É O SEGUINTE, QUE SE FADAM OS ESCRIVÃES E, EU DIGO, NINGUÉM VAI MAIS ACEITAR ESSA ESTORIA DE ESCRAVÃO. BEM COMO A DELEGACIA GERAL, OS DELEGADOS SUPERVISORES TAMBÉM NÃO ESTÃO NEM AI E, MUITOS SE ESCONDEM, NÃO TEM NEM CORAGEM DE ENTRAR NO DIP QUANDO ESTÃO CHEIOS DE OCORRÊNCIAS. SEM FALAR EM ALGUNS ESCRIVÃES QUE ESTÃO TRABALHANDO SÓ MEIO PERIDO, ESTES NÃO QUEREM SE UNIR PARA REIVINDICAR MELHORIAS PARA A CLASSE. VAMOS CRIAR A ASSOCIAÇÃO, ANTIGOS E NOVATOS, VAMOS PARAR OS DIP´S.

    ResponderExcluir
  53. Escrivao inteligentedomingo, 20 janeiro, 2013

    Delegado para ti escrivao bom e aquele que faz o teu trabalho, quando humilhado fica calado e baixa a cabeça,na verdade tu nao tens capacidade de desempenhar teu trabalho e coloca tudo nas costas dos escrivaes. QUE pena! existem poucos escrivaes otarios, digo antigos, agora a turma nova chegou, tem nivel superior e e inteligente, acabou a moleza delega, se nao e de nossa atribuiçao nao faremos e se nos obrigarem os denunciaremos, quer ficar dormindo em casa enquanto os escrivaes se acabam na delegacia fazendo flagrantes, eu ando com uma micro camera para monstra que na delegacia tu nao estaras na hora do flagrante, ou estaras dormindo no conforto tu tambem tem superior, os temos mudaram delega!

    ResponderExcluir
  54. PARABÉNS AOS ESCRIVÃES DE POLÍCIA CIVIL DO AMAZONAS E DO BRASILLLLLLL. QUE MUDAR, QUE UNIFIQUE OS CARGOS PARA OS SERVIDORES SEREM MAIS DINÂMICOS, POIS NINGUÉM IRIA FICAR SOBRECARREGADOS.

    ResponderExcluir
  55. O Anônimo Parabens Escravão disse tudo e não se precisa de mais nada para comprovar que os novatos vieram instalar o caos na policia civil.
    Esse bando de morta-fomes deveriam ao bem de todos pararem de reclamar e correrem em direção ao Departamento de Pessoal e pedir suas exoneração.
    E fim de papo.

    ResponderExcluir
  56. Particulamente, vejo que a questão dos escrivães é o mesma, tanto na Policia Civil quanto na Federal... O trabalho é exigente, sendo exaustivo e de responsabilidade...
    Mas o problema não é das atribuiçoes do escrivão, o problema senhores, começa um pouco antes, quando os senhores escolheram fazer a inscrição para o concurso do cargo escrivão de policia...
    Agora que obtiveram exito no concurso e estão exercendo a função , alguns escrivães identificaram que a funçao exige muito e não tem nada a ver com seus anseios....
    E não adianta ficar difamando através dos meios de comunicação os seus colegas de instituição que exercem os cargos de investigador ou delegado, pois estes não tem culpa das atribuiçoes do escrivão de policia ser a que mais exige atenção e diciplina, ou seja a parte cartorária..
    Assim como a do investigador é a mais perigosa, sendo que estes correm risco de vida diariamente...OBS: "para aqueles que realmente exercem a função de investigador de policia"
    Quanto ao trabalho do delegado, concordo que vcs não devem fazer , pois eles são bem remunerados para isso..
    Quanto aos investigadores tenho uma coisa a dizer, lugar de investigador é na rua, e não dentro de delegacia, principalmente na capital onde as delegacias não funcionam como penitenciária e ainda existem os verdinhos para atenderem ao publico e confeccionarem os BOs.
    No meu entendimento, com a criação de uma associação ou sindicato proprio os escrivães só teriam a perder, pois além de desunir a categoria dos policiais civis, não teriam força junto ao governo, pois são minoria na policia Civil do Amazonas.
    Então a sugestão que deixo é que parem de pregar a desunião na PC e busquem a equiparação de vencimentos com os Peritos, pois somos todos cargos de nivel superior, tanto os investigadores como escrivães e Peritos, o Unico que exerce cargo de chefia e é revestido na condição de autoridade policial é o delegado, e por isso esse deve ter uma remuneração maior, mas os outros estão todos no mesmo patamar.
    Ah, e porque os escrivães da PF não reclamam, PORQUE SÃO BEM REMUNERADOS, E PESSOAS BEM REMUNERADAS TRABALHAM CONTENTES, POIS SÃO RECOMPENSADAS NO FINAL DO MÊS POR SEU ESFROÇO E DEDICAÇÃO....


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todos deveriam ganhar o mesmo salario na PC, mas por razoes historicas os delegas nuncam vao abrir mao disso...

      Excluir
  57. Também acho que os ''Escravões de policia '' deveriam ser valorizados assim como todas as classes e a Polícia Civil como um todo.Chega de rixa entre colegas da mesma corporação, todos lutam por um bem comum não seria justo apenas uma classe tirar vantagem das outras apenas por trabalharem muito.

    ResponderExcluir
  58. CAROS COLEGAS ESCRIVÃES, SOU ESCRIVÃO E NÃO AGUENTO MAIS DE TANTO TRABALHAR E AINDA SER COBRADO COMO NADA ESTIVESSE FEITO. ENQUANTO ESTAMOS TRABALHANDO O DELEGA ESTA ESTUDANDO,A CADA DIA DIMINUI OS ESCRIVÃES NAS DELEGACIAS, FAZEMOS, RELATORIO, NOTIFICAÇÕES, TCOS, FLAGRANTES, E FARIAS OUTRAS TAREFAS, AINDA SOMOS COBRADOS DE OUTROS AFAZERES, COMO ESTIVESSEMOS TODOS DE BRAÇOS CRUSADOS. PRECISAMOS NOS UNIR RAPIDO, NÃO ADIANTA SOMENTE RECLAMARMOS E NADA FAZERMOS. VAMOS TOMAR INICIATIVA, TODOS UNIDOS, JAMAIS SEREMOS VENCIDOS. ASSOCIAÇÃO DOS ESCRIVÃES JÁ.

    ResponderExcluir
  59. CONCORDO,PORÉM, NADA JUSTIFICA O TRABALHO EXAUSTIVO DO ESCRIVÃO E NADA JUSTIFICA REALIZAR O TRABALHO QUE É PRÓPRIO DO DELEGADO DE POLÍCIA E, MESMO ASSIM, O TRABALHO DOS ESCRIVÃES DEVEM E PODEM SER MELHOR DESEMPENHADOS QUANDO ESTÃO CERCADOS DE PROTEÇÃO, AUXILIO E DESEMPENHANDO APENAS A FUNÇÃO QUE LHE CABE. ENTÃO, ESSE NEGÓCIO DE DIZER QUE OS ESCRIVÃES DE POLÍCIA SABIA DE SUA TAREFA E QUE AGORA ESTÁ RECLAMANDO, É BALELA, NINGUÉM TÁ RECLAMANDO DA FUNÇÃO DE QUE LHE CABE E, SIM DAS TAREFAS QUE SÃO PRÓPRIAS DOS DELEGADOS E DOS INVESTIGADORES E, TAMBÉM, O NÚMERO INSUFICIENTE DE ESCRIVÃO QUE EXISTE NA POLÍCIA CIVIL, BEM COMO A MINORIA QUE ESTÁ NO PARAISO NA DG E EM OUTRAS DISPOSIÇÕES. ALÉM DISSO, ESSE NEGÓCIO DE MINORIA É PARA DESISTIMULAR OS ESCRIVÃES DE SE UNIR, NÃO ACREDITEM NISSO, SOMOS FORTES E PODEMOS CONQUISTAR MUITAS COISAS, NÃO SÓ PARA O CARGO DE ESCRIVÃES COMO PARA OS OUTROS E, SE ESTAMOS TENTANDO CRIAR UMA ASSOCIAÇÃO, EM VEZ DE POSSUIR UMA ÚNICA, É PORQUE NINGUÉM TÁ NEM AI PARA O TRABALHO DOS ESCRIVÃES, NÃO ESTÃO NEM AI SE TEM DELEGADO NA POLÍCIA, NÃO ESTÃO NEM AI SE O DELEGADO E OS INVESTIGADORES ESTÃO EM CASA OU NO CONFORTO OU TRAINDO A MULHER NO DIA DO PLANTÃO, ENQUANTO A DELEGACIA FICA BOMBANDO E, OS ESCRIVÃES TEM QUE RESOLVER TUDO. DEVEMOS ACABAR COM ISSO.

    ResponderExcluir
  60. eu acho que o que falta para PC é a equiparação de salários com os da PF e da PC-DF para todos os cargos.Por que você acha que os policiais federais e civis do DF trabalham com satisfação sem se sentirem injustiçados? porque eles são bem remunerados. Essa dúzia de escrivães ai que ficam reclamando de escesso de trabalho não sabem que na PF os escrivães vão até pra linha de frente trocar tiros e fazem o que for preciso, até mesmo atribuições de delegado e vice-vesa.Isso acontece no Brasil todo em todas as policias, ou voces pensam que estão na policia americana que tudo funciona como a risca.

    ResponderExcluir