sexta-feira, 28 de maio de 2010

CONVÊNIO GARANTE 50 MILHÕES DE DÓLARES PARA CONSTRUÇÃO DE BAIRRO MODELO E REDES DE INTERNET SEM FIO EM MANAUS

O prefeito de Manaus, Amazonino Mendes e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) assinaram, nesta sexta-feira (28), convênio no valor de US$ 50 milhões de dólares, que serão aplicados na implantação do Programa de Desenvolvimento Urbano e Inclusão Socioambiental de Manaus (ProUrbis). A solenidade de assinatura aconteceu na sede da instituição em Brasília com a presença do representante no BID, no Brasil, José Luis Lupo.
O ProUrbis vai transformar uma das áreas mais carentes da capital do Amazonas em um bairro modelo para o Brasil. O ProUrbis vai beneficiar, inicialmente, três mil famílias que moram em uma área de 55 hectares na Zona Leste, que compreende parte de três bairros: o Jorge Teixeira 3ª etapa, o bairro Novo e o Arthur Virgílio. Essa área é considerada a de menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de Manaus, conforme cálculos feitos por especialistas em análise socioeconômica, a pedido da Prefeitura.
O ProUrbis é o maior projeto na área de desenvolvimento urbano e social elaborados pela Prefeitura. O prazo de execução aprovado pelo BID é de quatro anos, mas por determinação do prefeito, a meta é concluir a primeira fase em dois anos.
O representante do BID no Brasil, José Luis Lupo, durante a solenidade destacou a eficiência da equipe técnica da Prefeitura em atender as solicitações exigidas pelo banco. “O BID está muito satisfeito e temos a convicção de que o Prourbis de Manaus será referência para as outras 45 cidades que foram selecionadas para o mesmo projeto.

Benefícios

O objetivo do ProUrbis é dar uma nova infraestrutura urbana à comunidade daquela área de 55 hectares, dentro de padrões modernos de engenharia e arquitetura, melhorando bastante a qualidade de vida das pessoas. Além disso, garantir aos moradores o acesso aos serviços básicos de saúde, lazer, educação e oportunidades de crescimento profissional e intelectual. Para esta tarefa, a Prefeitura irá contar com o apoio de 12 órgãos municipais, que atuarão em parceria.
No local definido serão construídas 204 unidades habitacionais para reassentar famílias que moram em áreas de risco dentro do perímetro estabelecido no projeto.
Serão executadas obras de pavimentação, drenagem, esgoto e tratamento sanitário, construção de praças, jardins, áreas de lazer, escolas, quadras de esportes, postos de saúde e centros sociais. Na área ambiental, serão feitos serviços como a reorganização da coleta de resíduos sólidos e a recuperação dos igarapés que cortam a área. O sistema de tratamento e coleta de esgoto será o maior da rede pública.
Vários projetos de inclusão social serão implantados pelo ProUrbis, numa ação conjunta das secretarias da Prefeitura, como o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado da Assistência Social ( CREAS), entre outros programas focados, principalmente, na educação de jovens e adultos, lazer e qualificação profissional, que são maiores necessidades apontadas pela moradores nas reuniões com os técnicos da UGPM.

Definição da área

Todos os bairros de Manaus foram analisados para que fosse escolhida a área de implantação do ProUrbis. Um dos critérios de escolha foi o IDH de cada comunidade. Outros fatores, como densidade urbana, tempo de moradia, educação e possível regularização fundiária também pesaram na escolha do local.
O foco da Prefeitura é atuar nas áreas que realmente precisam da intervenção municipal. O ProUrbis vai operar em algumas áreas destes cinco bairros, porém, as obras serão executadas por etapas. Quando a primeira fase estiver sendo concluída, o BID dará apoio para o início da segunda. A meta da Prefeitura é ousada: transformar a área carente em modelo para o Brasil de desenvolvimento urbano e participação comunitária.

Inclusão digital

Outra inovação do ProUrbis é a inclusão digital de toda a comunidade. Redes de internet sem fio (wi-fi) serão instaladas em quase todo o perímetro, beneficiando casas, escolas, postos médicos e centros sociais, para que moradores de todas as idades acessem a internet a qualquer hora do dia, incentivando-o a comprar seu próprio computador.

Um comentário:

  1. Ultimamente o Walber anda mais emcabrunhado e encurujado que Pica Pau no oco da arvore, aquela soberba e prepotencia desapareceram, queira deus que este ensinamento o transforme em uma pessoa melhor.

    ResponderExcluir