O prefeito Amazonino Mendes nomeou nesta quinta-feira, 10, o professor Félix Valois para assumir a presidência do Conselho Municipal de Gestão Estratégica, criado para debater e definir soluções para assuntos considerados estratégicos para o município.
Secretários e procuradores municipais estiveram presentes na cerimônia de posse, que ocorreu no Auditório João de Mendonça Furtado, onde o prefeito afirmou que Félix Valois é, sem dúvida, a pessoa mais indicada para assumir o conselho, por toda a sua experiência e notoriedade pública. “É um trabalho difícil, que requer uma pessoa ética, respeitada socialmente e qualificada. E o Valois reúne todas essas qualidades”, justificou Amazonino.
Ele disse, ainda, que a implantação do conselho é algo desafiador e muito difícil, porém, depois de implantado pode ajudar a planejar melhor a cidade para o futuro. “Esse conselho é sobre tudo. Uma convocação das pessoas através de segmentos e representações para que possam dar, diretamente, suas contribuições, para que se possam filtrar os problemas e trazer soluções”, explicou.
Amazonino acrescentou que o conselho é uma busca determinada de organização social e reconstrução administrativa da prefeitura. “Quando implantado, o conselho irá nortear o comportamento do prefeito e da administração, além de ajudar muito a recomposição de Manaus”, finalizou.
Em seu discurso, o novo presidente do conselho, Félix Valois, disse que assumir esse cargo é um novo desafio, pois é um órgão de muita grandeza, que irá orientar e filtrar os grandes projetos do município. “Sei que será um trabalho difícil, mas pretendo cumprir bem essa missão, para fazer funcionar esse instrumento de auxílio à administração municipal”, se comprometeu Valois.
O procurador-geral do município, João dos Santos Pereira Braga, presente à cerimônia, também elogiou a escolha do prefeito, justificando que o novo presidente vai dirigir com consciência e tranquilidade o conselho, pois sempre teve a preocupação de servir Manaus. “Amazonino, esta é, sem dúvida uma das melhores conquistas de sua administração”, afirmou.
Gestão estratégica
O conselho Municipal de Gestão Estratégica é formado por 34 membros, sendo 17 membros natos da administração municipal e 17 membros convidados, que representam segmentos da sociedade, instituições e entidades de classe. Todos os participantes possuem mandatos de dois anos sendo renováveis por igual período. O Conselho é um órgão colegiado de natureza consultiva, vinculado ao prefeito por meio da Secretaria Municipal de Governo (Semgov).
Possui duas finalidades básicas: propor diretrizes para a formulação e implementação da Política Municipal de Gestão Estratégica para o desenvolvimento institucional; e a definição de diretrizes para a formulação e implementação da macropolítica municipal de gestão e desenvolvimento estratégico.
HISTÓRIA
Advogado e professor de Direito Penal, Félix Valois nasceu em Manaus em 21 de março de 1943. Iniciou carreira como advogado no Banco do Brasil. Exerceu carreira política como deputado estadual no exercício de 1982/86, período em que assumiu pela primeira vez a Secretaria de Justiça do Estado. Foi vice-prefeito de Manaus no exercício de 1988/1992.
Atuou como professor de Direito Penal da Universidade do Amazonas por mais de 20 anos, e também foi presidente da Ordem dos Advogados do Brasil-AM durante dois mandatos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário