quarta-feira, 2 de junho de 2010

MANAUS TERÁ CENTRO ESPECIAL PARA CRIANÇAS COM AUTISMO


O prefeito Amazonino Mendes aprovou ontem (1º.), a proposta apresentada pelo vereador Homero de Miranda Leão (PHS/AM), para criação de um Centro de Atenção Psicossocial a Criança com Autismo (CAPS). Na exposição da proposta, o vereador esteve acompanhado por um grupo de pais de crianças autistas.

De acordo com o prefeito, a participação dos pais de crianças portadoras de autismo é muito importante para fazer do CAPS um centro de referência no assunto. “É preciso que os pais acompanhem de perto todo o processo de implantação desse centro de atendimento ao autismo, pois são eles que sabem quais as maiores necessidades das crianças. Eles devem fiscalizar de perto”, disse Amazonino, ao ouvir sobre as dificuldades enfrentadas por pais de crianças autistas, principalmente os de baixa renda.

Vera Barbato, fundadora do grupo, esclareceu que é preciso atendimento e conhecimento específico no tratamento do autismo, pois a grande dificuldade enfrentada em Manaus é a falta de profissionais qualificados. “A proposta é fazer do CAPS um centro de referência, para oferecer atendimento psicológico, neurológico e pedagógico, e atender as necessidades específicas de cada criança autista”, disse Vera.

O Vereador Homero de Miranda Leão lembrou que a proposta foi elaborada após audiência pública realizada no último dia 26 de maio, na Câmara Municipal de Manaus, da qual participaram representantes de instituições e órgãos das esferas federal, estadual e municipal, além de membros de famílias de portadores de autismo. “Queremos instituir um centro para ajudar principalmente as crianças mais carentes que tanto necessitam de cuidados especiais”, disse o vereador.

Ele disse ainda, que o proposta apresentada ao prefeito prevê ainda o envolvimento de universidades públicas e particulares, na capacitação de profissionais da área de saúde, capacitação de professores para garantir o apoio educacional especializado, além da criação da Bolsa de Estudo para a Criança Autista em escolas particulares no âmbito do município de Manaus. “Nossa sociedade tem um débito grande com essas crianças e suas famílias, e agora é a oportunidade de nos redimirmos “, finalizou

2 comentários:

  1. Parabéns ao Vereador Homero de Miranda Leão, Prefeito Amazonino Mendes e todos os envolvidos nesse projeto.Finalmente estamos presenciando um avanço no sentido de prestar atendimento e socorro a criança com autismo.É hora d prestarmos atenção no que está acontecendo e porque o número de autistas não pára de crescer!!
    Contem conosco.
    Berenice Piana de Piana
    ADEFA
    Associação em Defesa do Autista

    ResponderExcluir
  2. Graças a Deus, ao vereador Homero de Miranda Leão e ao prefeito Amazonino Mendes vamos dispor de um centro especializado em crianças autistas. Já não era sem tempo. Parabéns a todos.

    ResponderExcluir