Por Édi Prado - Em matéria postada ontem, aqui, o professor e jornalista ANTÔNIO ZACARIAS destacava: “Não há notícia, até agora, de que a Delegacia de Homicídios pediu a prisão preventiva de Venâncio. Se ainda não o fez, com certeza o fará até quinta-feira, dada a pressão que vem sofrendo, não só de parentes – inclusive a mãe – e colegas de faculdade de João Paulo, mas também de alguns veículos de comunicação”.
Acertou o professor! O pedido de prisão preventiva do investigador de polícia Venâncio Washington Vieira Braz já está na mesa do juiz Hugo Fernandes Levy Filho (foto), o mesmo que negou o pedido de prisão preventiva do empresário Leandro Guerreiro, que matou, à traição, o investigador Raylen Caldas Gomes.
E agora, Dr. Hugo Levy? Um, Venâncio, matou por motivo fútil; o outro, Leandro, nem motivo tinha para matar. O senhor deixou Leandro livre, sob o argumento de que ele é réu primário, tem residência fixa e trabalho lícito. Venâncio também preenche todos esses requisitos. E agora, Dr. Hugo Levy? Para encarcerar Venâncio, não teria Vossa Excelência que também encarcerar Leandro? Por falar em Leandro, aonde andará ele? Noticiou-se recentemente que o rico empresário, filho do dono da Mavel, uma das maiores concessionárias de carros da Região Norte, viajara para a Europa a fim de espairecer as ideias. Isso nos faz lembrar o nome de um filme, mais ou menos assim: “Matou a mãe e depois foi ao cinema”. Era sobre um sujeito frio, sem sentimento algum, sem remorso, enfim, sem humanidade.
Não estamos, ao lhe dizer essas coisas, eminente magistrado, que Venâncio deva ficar livre. Não é nada disso, por favor não nos interprete mal. O que estamos querendo é que se respeite um princípio legal do Estado Democrático de Direito: “Todos são iguais perante a lei”. Não é o que reza a nossa Lei Maior, a nossa Constituição? Que assim seja, então. Do contrário, nossas instituições perderão a razão de ser.
Loyola, parabéns a você e ao professor Antônio Zacarias por cobrarem justiça para o caso do nosso amigo e irmão Raylen, assassinado convardmente por esse tal de Leandro Guerreiro. Esse é o único BLOG que tem grande senso de justiça. Parabéns mais uma vez e muito obrigado. Acesso todo dia o Blog de vocês e recomendo aos meus amigos que façam o mesmo.
ResponderExcluirConcordo com a Suely, o Blog do professor Zaca é o único que cobra a prisão do empresário que matou o Raylen. Ah se estivesse uns dez Antônio Zacarias, esse Leandro já estaria na cadeia faz tempo.
ResponderExcluirQuero ver se o juiz Hugo Levy vai ter coragem de prender o policial e deixar o Leandro Guerreiro solto. Se fizeer isso vai ficar provado que a nossa justiça tem dois pesos e duas medidas.
ResponderExcluirNinguem quer reconhecer que nossos policiais estao exauridos em decorrência da grande demanda de trabalho (quasse 10 anos sem concurso, nem vou falar nisso).
ResponderExcluirDe igual modo, ninguem quer recohecer que, apesar de tal circunstancia, o venancio e o luciano foram uns dos poucos que pecaram.
Para a sociedade os investigadores sao os culpados.
Para a familia policial, nao temos duvida em afirmar que o estado e o principal responsavel.
Nao sou nostradamus, mas a proxima tragedia podera ocorrer nas delegacias, totalmente vulneraveis a atentados - que podem ate ser cometidos por academicos.
O que mais impressiona e que a saude de nossos polciais (que tambem sao filhos, pais, esposos, maridos, esposas, filhas - gente)nao interessa a ninguem.
Meu amigo Anônino você tirou as palavras da minha boca, voc6e disse tudo o que eu queria dizer, é isso aí, parabéns.
ResponderExcluirCaro Zaca,
ResponderExcluirExiste grande diferença entre o leandro Gerreiro e o Venancio é a declaração de imposto de renda($$$$), sendo assim já se sabe o resultado do pedido de prisão preventiva.
Raimundão
Hugo Levi, pede pra sair do Tribunal do Júri. alegue impedimento ou outro motivo elencado na Constituição. O Sr envergonha a magistratura amazonense, seus atos maculam a Justiça desse país.Seja desta vez imparcial, e alegue suspeição, seria a melhor forma de atenuar a sua conduta!
ResponderExcluirEsse negócio de que todos são iguais perante a lei é coisa pra inglês ver, porque na prática não funciona no Brasil em geral e no Amazonas em paritular. Vocês vão ver, como o professor Zaca já disse aqui várias vezes, não vai tardar e o Venâncio estará na cadeia, enquanto o Leandro Guerreiro passeis por aí livremente.
ResponderExcluirPelos elementos probatórios constantes dos inquéritos que tratam dos crimes que tem como autores um policial civil (Venâncio) e um empresário (Leandro Guerreiro), se a Justiça não vislumbrou a presença de elementos para decretar a prisão preventiva do empresário com muito mais razão, também, se agir com equidade e bom senso, não vislumbrará elementos autorizadores para a decretação da medida cautela excepcional. Tendo em vista que no caso do policial as circunstâncias lhes são mais favoráveis do que as mencionadas pelo magistrado em sua decisão de indeferimento de prisão preventiva de Leandro. Agora é só aguardar para conferir se realmente a Justiça é cega e se todos são iguais perante a lei.
ResponderExcluirLEANDRO GUERREIRO X VENANCIO. UM EMPRESARIO, TEM AMIGOS POLITICOS INFLUENTES, OUTRO FUNCIONARIO PUBLICO, NÃO TEM AMIGOS POLITICOS INFLUENTES. AMBOS COM DESTINO DIFERENTES, LEANDRO, PASSEANDO NA EUROPA, OU ATÉ MESMO ASSITINDO AOS JOGOS DA COPA PARA ESPAIRECER, O OUTRO PRESTES A SER PRESO. E AGORA CNJ.
ResponderExcluirCARO AMIGO PROF. ZACA, O SR. JÁ OBSERVOU QUE A POPULAÇÃO ESTÁ MIGRANDO PARA SEU BLOG. O MOTIVO É QUE O SR. POSTA TODOS OS COMENTARIOS, SEM EXITAR, CONTINUE ASSIM DEFENSOR DO SENTIMENTO E PENSAMENTO POPULAR. PARABENS PELO SUCESSO!!!
ResponderExcluirO delegado da Homicídios já pediu dua vezes a prisão do criminoso Leandro Guerreiro, as duas foram negadas, não seria o caso de junto com o pedido de prisão preventiva do policial, mandar junto mais um pedido de prisão preventiva de Leandro Guerreiro; Só para vermos para que lado a balança da justiça pende.
ResponderExcluir