Por Renata Fonseca – De um grupo de dez amigos, todos universitários, jovens com idades entre 20 e 25 anos e moradores de Manaus, seis são usuários de drogas. O exemplo é alarmante, mas mostra a realidade na capital amazonense, comprovada no resultado do 1º Levantamento Nacional sobre o uso de Álcool, Tabaco e outras Drogas entre universitários, realizado pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad). A pesquisa aponta que 49% de todos os universitários brasileiros já experimentaram drogas ilícitas.
O Senad ouviu aproximadamente 18 mil jovens matriculados em instituições públicas e privadas de ensino superior de todas as capitais brasileiras. Dos jovens que participaram da entrevista, 40% afirmam ter usado duas ou mais drogas nos últimos 12 meses e 43% confessam uso múltiplo e simultâneo de substâncias ilícitas.
O universitário Carlos (nome fictício), 22, faz parte do percentual de 40% dos jovens que fizeram o uso de drogas nos últimos meses. Ele estuda em uma universidade particular, localizada no centro de Manaus, e diz que já ingressou no ensino superior sendo usuário de entorpecentes. No entanto, segundo o jovem, foi na faculdade que o uso se tornou mais frequente e intenso.
Outro fator que também influencia o uso das drogas nos ambientes acadêmicos é a facilidade de acesso a elas. É o que garante um grupo de alunos da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), onde há três semanas 15 universitários foram detidos pela Polícia Federal fazendo o uso de entorpecentes no campus da instituição. O caso foi apurado pela superintendência do órgão e está atualmente no Juizado Especial Criminal da Justiça Estadual.
A aluna da instituição, Karina, 30, acrescenta que o hábito de usar drogas ilícitas se tornou tão banal e frequente na Ufam que até comprar o produto ficou mais fácil depois que os próprios traficantes passaram a comercializar drogas no interior da universidade.
Além disso, a amplitude do terreno da Ufam e a falta de segurança e monitoramento são itens que contribuem para o consumo de drogas dentro da instituição de ensino.
É uma trtisteza mas é verdade. Faço facldade de Histõria na Ufam e vejo vários colegas meus consumindo droga no campus.
ResponderExcluir