quinta-feira, 1 de julho de 2010

RESGATANDO A HISTÓRIA: DURANTE A DITADURA MILITAR, SERAFIM CORRÊA FOI RESPONSÁVEL PELA PRISÃO E TORTURA DE VÁRIOS OPOSITORES

Por Loyola Arruda - Não faz duas semanas, o deputado estadual Marcos Rotta fez emergir um assunto que o ex-prefeito Serafim Corrêa, candidato a vice-governador na chapa de Alfredo Nascimento, imaginava já ter desaparecido da memória do Amazonas. Irritado com o que classificou de “rede de intrigas”, supostamente criada por Serafim com o intuito de jogar os adversários uns contra os outros, Rotta o chamou de “dedo-duro do SNI”.

Com efeito, Serafim foi mesmo um alcaguete do hoje extinto Serviço Nacional de Informação (SNI). Os mais antigos conhecem bem essa história. A atuação de Serafim como dedo-duro se deu durante a ditadura militar. Serafim recebia um gordo salário do SNI para manter o órgão informado sobre todos os passos dos opositores do regime no Amazonas. Muitos foram presos e torturados pelo aparelho repressivo da ditadura militar, em razão das informações prestadas por Serafim ao temido SNI.

Talvez esse passado de Serafim explique o fato de ele viver fazendo intrigas contra seus desafetos. Essa prática era muito comum entre os dedo-duros do SNI, e tinha como objetivo disseminar a discórdia no seio daqueles que se opunham à ditadura militar. “O Serafim é tão maquiavélico, tão baixo, que é capaz de dar rasteira em minhoca”, diz Marcos Rotta.

5 comentários:

  1. Eu sempre achei que tinha algo errado com o Serafi. Então é isso né, ele era caguenta da ditadura militar. Filho de uma égua, como pode um elemento desse ainda dizer que é gente boa. Cagueta safado.

    ResponderExcluir
  2. Essa história do Sersfim eu já conhecia faz muito tempo. Quando o filho dee fazia faculdade na Ufam, muita gente, pra sacaneá-lo, chamava o pai dele de dedo-duro. Foi aí que eu ouvi a história. As pessoas que mecontaram afirmaram, com todas as letras, que o Serafim dedurou muita gente durante a ditadura militar. O dedo do homem era ferro puro.

    ResponderExcluir
  3. Meu pai foi preso e torturado durante a ditadura. É possível, agora que veio à tona, que ele tenha sido dedurado pelo Serafim. Infelizmente meu saudoso pai faleceu há 4 anos. E que que pensei que o Serafim era um homem decente. Meu Deus, como existe gente tão dissimulada como ele!

    ResponderExcluir
  4. Esse Serafim tem a cara de santo e o coração de satanás, como diz a música. Confiar nele é copmo virar amigo do capiroto. DEDO-DURO!

    ResponderExcluir
  5. Boato travestido de informação... Que lástima!

    ResponderExcluir