Estudantes beneficiários do Programa Bolsa Universidade (PBU) da Prefeitura Municipal de Manaus (PMM) devem fazer o recadastramento a partir do dia 13 deste mês, segundo o secretário executivo do programa, Rony Siqueira. A partir dessa data, o bolsista têm 15 dias úteis para atualizar os dados pessoais sob pena de perder o benefício.
O recadastramento ocorrerá em duas fases, sendo a primeira composta pela atualização dos dados do aluno, a ser feita na página da Prefeitura na internet. A segunda será a entrega do comprovante de atualização impresso pelo bolsista ao término do recadastramento, juntamente com comprovante de residência e de renda, na sede do programa, na Rua Fortaleza, 443B, Adrianópolis, na zona centro-sul de Manaus.
Segundo Siqueira, os alunos que não dispuserem de internet em casa, podem procurar qualquer uma das 130 lan houses credenciadas pela Prefeitura, para que façam a atualização. O secretário destaca que a atualização tem por objetivo detectar se os bolsistas ainda se enquadram nos critérios exigidos pelo programa, assim como, quantos ainda realmente estão ativos. “Muitos alunos já se formaram, por isso é preciso ter o controle”, disse.
O programa agrega atualmente mais de 11 mil bolsistas e para coibir fraudes realiza cruzamento de dados por meio de parceria com o Processamento de Dados do Amazonas (Prodam) e visitas nas residências dos candidatos. Em fevereiro deste ano, quase 9 mil vagas do programa Bolsa Universidade da Prefeitura de Manaus não foram preenchidas, por ter havido concentração de candidatos em determinados cursos e horários, de acordo com Siqueira.
Ainda segundo ele, a terceira fase do programa, prevista para iniciar no final do mês de outubro, deverá oferecer mais de 5 mil vagas em universidades. Durante a seleção, os candidatos passarão por entrevistas e terão as residências visitadas por servidores da Prefeitura. “Todas as secretarias municipais estarão envolvidas nesse processo, com a disponibilização de carros e servidores para a realização das visitas”, afirmou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário