quinta-feira, 21 de outubro de 2010

JOVEM DE APENAS 20 ANOS VIRA CHEFE DE POLÍCIA NO MÉXICO


Uma jovem de apenas 20 anos assumiu a luta contra a violência no município de Praxedis G. Guerrero, no México. Dona de uma coragem de dar inveja a muito marmanjo, Marisol Valles García já é sinônimo de respeito e medo por onde passa.

Ela é a nova chefe de polícia do município de 3.400 habitantes, localizado perto de Ciudad Juarez, na fronteira entre o México e os Estados Unidos, território há três anos em luta contra dois dos cartéis de drogas mais perigosos, no México: o de Juárez e o de Sinaloa.

Praxedis fica na fronteira do Estado de Chihuahua e a cerca de 100 quilômetros de Ciudad Juarez, o local mais violento do México, onde todos os anos 2.600 pessoas são mortas, sem que a Polícia Federal ou o Exército descubram de onde vêm as balas.

As autoridades vivem sobressaltadas. Esta semana, um comissário municipal de El Porvenir, vilarejo pertencente à Praxedis, foi brutalmente assassinado junto com seu filho. Até agora, os peritos do Ministério Público do estado de Chihuahua não têm pistas sobre os responsáveis ou a motivação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário