Enchentes em três países de dois continentes já mataram 88 pessoas em três países. O caso mais grave é do estado de Queensland, na Austrália (foto), que há dias enfrenta inundações que chegaram a provocar uma "tsunami interna". O número de mortos na nação da Oceania chega a 25. Há, ainda, outras dezenas pessoas desaparecidas.
As inundações em Brisbane, terceira maior cidade da Austrália, começaram a recuar na quinta-feira, depois de atingirem um nível inferior ao previsto, mas já é possível afirmar que a reconstrução na cidade e em outras áreas atingidas levará anos.
Há ameaça de mais enchentes devido à possível formação de um ciclone no Pacífico. A primeira-ministra de Queensland, Anna Bligh, comparou a situação a uma "zona de guerra".
Na Ásia, fortes chuvas provocaram inundações e deslizamentos de terra na região central das Filipinas, matando pelo menos 42 pessoas. De acordo com autoridades locais, as chuvas que castigam o país desde dezembro já fizeram com que 400 mil pessoas fossem obrigadas a deixar suas residências. Vastas plantações de arroz e milho foram destruídas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário