segunda-feira, 15 de agosto de 2011

GILMAR MENDES DIZ QUE MINISTÉRIO DA JUSTIÇA DEVE REAGIR A “ABUSO” DA POLÍCIA FEDERAL

Segundo Gilmar Mendes, é preciso acabar
com "abuso que se comente com presos
conhecidos e presos anônimos".



O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Gilmar Mendes considerou lamentável a divulgação de fotos dos presos na Operação Voucher, da Polícia Federal.

"Na presidência do STF, chamei a atenção para os abusos que estavam sendo cometidos nessas várias operações", afirmou o ministro.

Segundo Mendes, o Ministério da Justiça deve reagir ao que chamou de "abuso" da PF.
"Abuso que se comente com presos conhecidos e presos anônimos. É preciso realmente encerrar essa quadra no Brasil", disse o ministro, em evento na sede da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo).

Na sexta-feira, foram publicadas em um jornal do Amapá fotos de alguns dos detidos sem camisa, segurando placas com seus nomes.

Entre os presos que aparecem nas fotos estava o ex-secretário-executivo do ministério do Turismo Frederico Silva da Costa e o ex-presidente da Embratur Mário Moysés.

As fotos foram feitas no Instituto de Administração Penitenciária, que é administrado pelo governo estadual.


ALGEMAS

Gilmar Mendes ainda criticou nesta segunda-feira o uso de algemas durante as prisões da PF. "O STF deu a resposta com aquela súmula 11 das algemas", disse o ministro.

De acordo com a súmula vinculante 11, publicada em 2008, o uso de algemas só é permitido quando os presos oferecem resistência ou existe a possibilidade de fuga, além de risco aos policiais.


VEJA AS FOTOS DOS PRESOS NA OPERAÇÃO VOUCHER



Jorge Kengo Fukuda, detido na Operação Voucher



Luiz Gustavo Machado, detido na Operação Voucher



Mario Moyses, detido na Operação Voucher



Colbert Martins da Silva Filho, detido na Operação Voucher



Frederico Silva da Costa, detido na Operação Voucher



Sandro Elias Saad, detido na Operação Voucher

Fonte: Folha.com

Um comentário:

  1. Esse Gilmar Mendes é uma figura! A vergonha é a unica coisa que esse bando de bandidos sofre no final das contas, porque presos nao vão, devolver o dinheiro nem pensar. E ainda querem acabar com isso? Vendo isso pelo menos a população finge que acredita que a justiça esta sendo feita. Tenha dó né!

    ResponderExcluir