sábado, 27 de agosto de 2011

GOVERNADOR ANUNCIA MAIS UMA FORMA DE INGRESSO NA UEA E NOVOS CURSOS PARA O INTERIOR

O governador Omar Aziz anunciou, durante viagem a cinco municípios do interior encerrada nessa sexta-feira, que a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) terá mais um mecanismo de ingresso aos cursos superiores da instituição em 2012. O Sistema Integrado Seriado (SIS) avaliará, com provas anuais, o aproveitamento do candidato durante as três séries do Ensino Médio e selecionará os melhores desempenhos. Omar também adiantou que a instituição vai oferecer os cursos de Gestão Pública e Saúde Coletiva no interior.



" No processo seletivo que será feito para quem estuda o primeiro, o segundo e o terceiro ano do Ensino Médio, você, com aquela média, vai poder entrar na Universidade Estadual do Amazonas sem fazer vestibular”, disse o governador durante solenidade de entrega de 153 notebooks a professores da rede municipal de ensino de Japurá (a 774 quilômetros de Manaus).

O candidato que se inscrever no SIS terá seu desempenho avaliado a cada etapa de prova anual, quando receberá um resultado que permitirá medir a sua preparação para a prova seguinte, resultando em uma média final. Apenas no terceiro ano, o aluno vai escolher o curso que quer fazer na UEA. Do total de vagas da instituição, 40% serão destinadas ao SIS.

O sistema seriado amplia as condições de acesso aos cursos superiores oferecidos pela instituição e substitui o Sistema de Avaliação para o Acesso ao Ensino Superior (Saes) que, apesar de utilizar o mesmo princípio de avaliação, restringia o processo a candidatos aos cursos de graduação em Engenharia e Tecnologia. Os estudantes do Ensino Médio que fizeram as provas do Saes no ano passado poderão continuar o mesmo processo seriado de avaliação fazendo a prova em 2012 e 2013, quando o sistema será encerrado definitivamente.

EDUCAÇÃO


Durante viagem ao interior, o governador participou da inauguração da Escola Municipal Mayara Redman, em Alvarães (a 538 quilômetros de Manaus), e se emocionou com a homenagem do município que batizou a escola com o nome da filha dele, já falecida. Como apoio à escola, que tem estrutura para atender alunos portadores de necessidades especiais, o governador anunciou que o Estado vai implantar um gabinete odontológico na unidade, para melhorar a assistência aos estudantes.

Ao todo, nos cinco municípios que visitou, Omar Aziz entregou 1.600 notebooks a professores da rede municipal. O secretário estadual de Educação, Gedeão Amorim, destacou que os computadores foram produzidos no Polo Industrial de Manaus, exclusivamente para os professores amazonenses. “São equipamentos de alta configuração, dotados de um software especial com conteúdo de mais de mil livros, aulas prontas, planejamento, entre outros instrumentos para serem usados em sala e na preparação das aulas”, explicou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário