O empreendimento consumiu 20 mil toneladas de aço e mais de um milhão e meio de sacas de cimento, além de 47 mil metros cúbicos de base solo-areia-seixo e 72 mil toneladas de revestimento betuminoso.
Mais de 3.400 empregos foram gerados com a
construção da ponte (foto: divulgação)
Com a quantidade de aço e cimento usados, é possível erguer três estádios do Maracanã. Para atender a alta demanda, foram implantadas duas centrais de produção de concreto, com produção total de 120 metros cúbicos por hora.
Por conta da água ácida do Rio Negro, foi adicionada pozolana (material silicioso) ao concreto empregado nas estacas e no tabuleiro. A substância ajuda a preservar de corrosão.
Com 185 metros de altura, o mastro central da Ponte Rio Negro possibilita navegação com gabarito de 55 metros durante a época de cheias e até 70 metros na seca.
A ponte tem largura total de 20,70 metros no trecho convencional e 22,60 metros na parte estaiada. A via terá quatro faixas de tráfego, duas em cada sentido, além da faixa de passeio para pedestres nos dois lados.
O mastro central apoia dois vãos de 200 metros para cada lado. A estrutura, em forma de diamante, é dividida em três partes: um cone de ponta-cabeça abaixo do tabuleiro, um cone acima do tabuleiro e o topo do mastro. O formato aerodinâmico foi adotado para diminuir o atrito com o vento.
Vista área do Maracanã
NÚMEROS DA PONTE
Investimentos: R$ 1,099 bilhão (R$ 586 milhões do BNDES e R$ 513 milhões do Governo do Amazonas)
Tempo da obra: 03 anos e 10 meses
Empregos diretos na obra: 3.400 trabalhadores
Comprimento total: 3.595 metros
Número de vãos: 73
Altura do mastro central: 103 metros acima do tabuleiro
Extensão do trecho estaiado: 400 metros
Largura da seção estaiada: 22,60 metros
Largura do trecho corrente: 20,70 metros
Pistas: duas pistas duplas
Faixas por pista: duas faixas sentido Manaus e duas sentido Iranduba
Passeio de pedestres: 1,5 metro de cada lado
Concreto estrutural: 138.000 metros
Cimento: 1 milhão de sacos
Vigas pré-moldadas: 213 peças
Pilares/apoios: 74 unidades
Base de solo, areia, seixo: 47.000 m
Revestimento betuminoso: 72.000 t
Fonte: G1
Investimentos: R$ 1,099 bilhão (R$ 586 milhões do BNDES e R$ 513 milhões do Governo do Amazonas)
Tempo da obra: 03 anos e 10 meses
Empregos diretos na obra: 3.400 trabalhadores
Comprimento total: 3.595 metros
Número de vãos: 73
Altura do mastro central: 103 metros acima do tabuleiro
Extensão do trecho estaiado: 400 metros
Largura da seção estaiada: 22,60 metros
Largura do trecho corrente: 20,70 metros
Pistas: duas pistas duplas
Faixas por pista: duas faixas sentido Manaus e duas sentido Iranduba
Passeio de pedestres: 1,5 metro de cada lado
Concreto estrutural: 138.000 metros
Cimento: 1 milhão de sacos
Vigas pré-moldadas: 213 peças
Pilares/apoios: 74 unidades
Base de solo, areia, seixo: 47.000 m
Revestimento betuminoso: 72.000 t
Fonte: G1
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