Fotos: Divulgação
*Por Leão Alves - O povo mestiço manifestou-se, no último dia 19, na BR-319, próximo à Gutierrez, no município do Careiro da Várzea (AM), contra o objetivo da presidente Dilma Rousseff (PT) de expulsar os mestiços e criar territórios exclusivos para indígenas, desrespeitando os direitos originários do povo mestiço, territoriais e culturais, bem como a Lei nº 3.044/2006 e outras que reconhecem os mestiços como uma etnia, além de tratados e convenções internacionais contra o racismo, discriminação e apartheid assinados pelo Brasil.
O evento foi organizado pelo Movimento Pardo-Mestiço Brasileiro (Nação Mestiça), a associação da etnia mestiça, pela Associação dos Caboclos e Ribeirinhos da Amazônia, pelo Fórum Nacional do Mestiço e pela União da Juventude Mestiça.
Cerca de 500 mestiços vindos do Careiro da Várzea e municípios vizinhos ocuparam a estrada com cartazes e faixas. Houve um importante apoio de pessoas da localidade que se identificaram com a manifestação e que também estão preocupadas com as expulsões. Diversos populares se manifestaram, inclusive informando sobre os direitos dos mestiços e cobrando a participação das autoridades.
A manifestação é motivada pela intenção da presidente Dilma Rousseff (PT), através da Fundação Nacional do Índio (Funai), de demarcar supostas terras indígenas nos municípios de Autazes, Careiro da Várzea, Careiro e Manaquiri, e expulsar dessas áreas o povo mestiço.
ancestralidades nativas. A manifestação iniciou por volta das nove horas da manhã e encerrou por volta das treze horas.
*Leão
Alves é médico e uma das lideranças do Movimento Pardo-Mestiço Brasileiro,
também conhecido como Nação Mestiça.
Nenhum comentário:
Postar um comentário