sexta-feira, 23 de novembro de 2012

IPEM-AM DEFLAGRA OPERAÇÃO PARA PROTEGER CONSUMIDORES

O Governo do Estado, por meio do Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem-AM), deflagrou hoje em Manaus a operação “Boas Festas”.

A ação tem por objetivo verificar os produtos da área de pré-medidos, destinados às ceias de Natal e Ano Novo, tais como frutas cristalizadas, nozes, panetones, vinhos, frios, bacalhau e congelados como peru, chester e tender. Na área da qualidade industrial será verificada a conformidade de produtos como luminárias natalinas e brinquedos.

O diretor-presidente do Ipem-AM, engenheiro
Márcio André, comanda a operação "Boas
Festas" (Foto: Reprodução / Internet)

Segundo o diretor-presidente do Ipem-AM, engenheiro Márcio André, a operação consiste em duas etapas de fiscalização. “Na área de pré-medidos e qualidade industrial, a fiscalização será realizada “in loco”, mas em relação a alguns produtos, como, por exemplo, panetones e vinhos, serão coletados e encaminhados para o laboratório do Ipem para a realização de exames periciais”, disse Márcio André.

De acordo com ele, a operação visa, sobretudo, evitar danos aos consumidores. “Estamos intensificando a fiscalização no final de ano em diversos estabelecimentos comerciais a fim de verificar se os produtos típicos deste período estão sendo comercializados de forma correta, evitando que o consumidor seja lesado ao comprá-los”, destacou.

Durante a operação, se for detectada alguma irregularidade nos produtos, os comerciantes serão autuados e terão um prazo de 10 dias para apresentar defesa junto ao Ipem-AM. As multas podem variar entre R$ 100 e R$ 1,5 milhão.

O consumidor que se sentir lesado, desconfiar ou encontrar irregularidades em relação aos produtos fiscalizados pelo Ipem-AM, pode entrar em contato com a Ouvidoria do órgão pelo telefone 0800-092-2020, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30, ou enviar e-mail para: ouvidoriaipem@ipem.am.gov.br.

Um comentário:

  1. Parabéns ao Diretor do IPEM Marcio Andre,está fazendo um excelente trabalho, fico satisfeito sabendo que tem alguém se preocupando com os consumidores.

    ResponderExcluir