quarta-feira, 26 de maio de 2010

IGARAPÉ DO MINDU SERÁ RECUPERADO

A Prefeitura de Manaus está executando o Programa de Recuperação Ambiental e Requalificação Social e Urbanística do Igarapé do Mindu – trata-se de um grande projeto de requalificação urbana, baseado na retirada de três mil famílias que moram no entorno do igarapé do Mindu (30 metros da margem), ao longo dos 17km, para a reurbanizar, recuperar e preservar o corredor ecológico do igarapé, que é protegido por lei. Os recursos são da Caixa Econômica Federal, estimados em R$ 200 milhões.
A obra vai começar no bairro Cidade de Deus, com a construção do Centro de Vigilância Nascentes do Mindu, obra que já está com 95% de sua execução concluída e tem por objetivo preservar as três nascentes que dão origem ao igarapé. Depois segue por um trecho que prevê a implantação de parques lineares com várias obras isoladas em locais onde hoje existem moradias que serão desapropriadas com a realocação das famílias.
O trabalho segue com a implantação de equipamentos públicos, a exemplo de uma pista de ciclismo e ampliação do sistema viário existente no trecho do Corredor Ecológico Urbano do Igarapé do Mindu. Essa ampliação vai ligar a pista até a avenida das Torres, possibilitando a melhoria do fluxo de trânsito com mais uma alternativa de rota naquela área.

O que será executado agora:

Nascente: Construção de um Centro de Monitoramento e Vigilância das Nascentes do Igarapé do Mindú, que além de Monitorar as Nascentes, servirá para abrigar ações de educação e integração ambiental da população deste Município;

Parque Linear: macro e a micro drenagem, ampliação do sistema viário existente, implantação de iluminação pública, construção de pontes, passarelas e passeios públicos. Essa fase do projeto contempla a área que começa na Feira do Mutirão, próximo à Grande Circular e vai até o bairro Colina do Aleixo;

Corredor Ecológico: onde será realizada a macro drenagem e ampliação do sistema viário existente no entorno do Corredor, visando melhor preservar a APP – Área de Preservação Permanente. Essa fase do projeto se inicia no bairro Colina do Aleixo e vai até a avenida Umberto Calderaro, antiga Paraíba.

Um comentário: