quarta-feira, 26 de maio de 2010

MANAUS VAI GANHAR AQUÁRIO MUNICIPAL COM ESPÉCIES REGIONAIS

Manaus vai ganhar aquário amazônico com vista para o Encontro das Águas. O início da obra será em novembro deste ano e terá duração prevista de 18 meses. O objetivo é promover um espaço de lazer e turismo aliado ao conhecimento e contato com a rica diversidade de espécies de peixes da Amazônia é a proposta da Prefeitura de Manaus ao criar o aquário municipal.
O valor orçado para esta obra é de R$ 12 milhões. O aquário deverá ser construído próximo ao Porto das Lajes, na zona Leste de Manaus, onde atualmente funcionam as torres da Embratel. Essa localização proporciona uma vista privilegiada para o Encontro das Águas.
O aquário será dividido em alas. Uma ala para recepção, outra ala representando o rio Negro, que é o maior afluente da margem esquerda do rio Amazonas e o mais extenso rio de água negra do mundo, que nasce na Colômbia até chegar ao Brasil, no Amazonas. Esse espaço terá 15 aquários, uma biblioteca e midiateca, além de uma área expositiva para demonstração de experiências do cotidiano amazônico.
A outra ala representará o rio Solimões, que banha o estado do Amazonas, começa no Peru até entrar no Brasil, no município de Tabatinga. Nesta ala será exposto um tanque visual de répteis e um percurso onde os visitantes poderão caminhar.
Ao fim dessas alas, o projeto prevê a construção de um espaço para o Café Restaurante e um auditório para 150 pessoas, tendo como fundo o Encontro das Águas.

Um comentário: