quinta-feira, 6 de maio de 2010

LIVRO MOSTRA DESCRIÇÕES DE TÉCNICAS QUE OS PERITOS UTILIZAM PARA INCRIMINAR SUSPEITO

O julgamento do caso Isabella Nardoni morta em 29 de março de 2008 mostrou um trabalho minucioso dotado de rigor técnico por parte da perícia criminal, considerado por muitos um divisor de águas na investigação brasileira.

A ciência sempre foi uma grande aliada do combate ao crime. Tanto que hoje se utiliza um termo bastante em voga por causa dos seriados de TV: ciência forense. Para explicar melhor esse universo para iniciantes na profissão e até mesmo curiosos apaixonados por investigação, o jornalista Sérgio Pereira Couto escreveu o “Manual da investigação forense – Conheça as técnicas utilizadas para desvendar os grandes crimes”, lançamento Ideia & Ação.





Os seriados de TV como, por exemplo, CSI (Crime Scene Investigation) exibido desde 2000 despertaram tanto interesse no assunto em algumas pessoas, que, a partir disso, várias começaram a investir na carreira de perito criminal; outras simplesmente tornaram-se fãs dessas produções. Porém, desvendar um crime não é uma tarefa fácil e leva muito mais tempo do que a TV costuma mostrar.

O autor explica que a cena de um crime é dotada de dúvidas e exibe um ambiente pesado e grotesco. “Os trabalhos dos peritos criminais, principalmente da Polícia Técnico-Científica de São Paulo, com os quais tenho orgulho de dizer que já mantive contato em diversas ocasiões, são incríveis. Seus recursos são poucos; seu reconhecimento pelo público, pior ainda.” – confirma Sérgio.

A obra possibilita que o leitor acompanhe o passo a passo de uma investigação criminal, desde o isolamento da área do crime até as análises das evidências encontradas. Explica também como os casos eram desvendados no início do século XX, quando a polícia ainda não tinha os atuais recursos tecnológicos.


Sobre o autor
Sérgio Pereira Couto é jornalista, escritor e palestrante. Atua como editor da revista Leituras da História e colabora regularmente com sites especializados.
Foi editor e repórter de revistas de ciência como Ciência Criminal e Discovery Magazine, além de editor assistente de revistas de tecnologia como PC Brasil e Geek!. Tem textos, artigos e colaborações publicadas nas revistas Galileu e Planeta. Escreveu mais de trinta livros especializados em história geral, entre eles, Almanaque das Guerras, publicado pela editora Ideia & Ação. Mantém um blog com informações sobre os aspectos curiosos e pitorescos da História em http://ahistoriasecreta.wordpress.com.


Sobre a Ideia & Ação
Ideia & Ação é uma marca da Matrix Editora.


Manual da investigação forense – Conheça as técnicas utilizadas para desvendar os grandes crime. – 144 páginas
Preço – R$ 28,00

Nenhum comentário:

Postar um comentário