sábado, 29 de maio de 2010

UNIVERSITÁRIOS VÃO COMBATER QUEIMADAS URBANAS EM MANAUS

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) firmou parceria com alunos do Centro de Ensino Superior do Amazonas (Ciesa) para atuarem nas campanhas de educação ambiental desenvolvidas pela secretaria. Ontem, sexta-feira, um grupo de 40 estudantes participou na sede da Semmas de uma atividade de capacitação tendo como tema as queimadas urbanas, que serão foco de uma campanha de prevenção que fará parte da programação da Semana Municipal de Meio Ambiente, que será aberta no dia 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, no Parque do Mindu.



A capacitação tem como objetivo preparar os alunos para atuarem no trabalho de sensibilização das comunidades. Eles estarão junto com os técnicos da Semmas, no dia da abertura da Campanha de Prevenção às Queimadas Urbanas, saindo às ruas do Parque Dez, voluntariamente, numa atividade de sensibilização, juntamente com os técnicos da secretaria. O trabalho será feito nas ruas 28, 29, 30 e 32, do Parque Dez de Novembro, exatamente no entorno do Parque do Mindu, com a distribuição de material informativo e realização de abordagens aos moradores sobre a questão das queimadas.

A campanha se estende até o mês de novembro. Este ano, o início dos trabalhos foi antecipado por determinação do secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Marcelo Dutra, para evitar o acúmulo de ocorrências de focos de queimadas na cidade. A campanha contará também com a realização de blitz, divulgação de orientações na mídia e atendimento a denúncias. A campanha, que normalmente, se inicia a partir de julho, com a chegada do Verão, este ano será marcada pelo fortalecimento de parcerias, com a finalidade de capacitar cada vez mais agentes multiplicadores de informação, entre os quais alunos de instituições de ensino, líderes comunitários e até proprietários de terrenos baldios já notificados pela prática irregular das queimadas, que serão chamados a atuar como parceiros no trabalho de educação.

A capacitação foi aberta pela chefe da Divisão de Educação Ambiental, Denize Caranhas, e ministrada pelo coordenador da campanha, Murilo Cirino. Os alunos assistiram a um filme motivacional sobre a responsabilidade de cada um na preservação do meio ambiente e receberam material com informações sobre os malefícios da fumaça. No meio ambiente, as queimadas destroem vegetação, matam animais, afetam nascentes, enfraquecem o solo e contribuem para o processo de erosão. Para a saúde humana, a fumaça causa doenças como asma, bronquite, pneumonia, tosse, irritação nos olhos e garganta, prejudicando principalmente as crianças e os idosos.

O aluno Alberto Ramos, 29, que está concluindo o curso de Gestão Ambiental, do Ciesa, considera excelente a oportunidade de atuar em conjunto com o Poder Público na realização de campanhas de cunho ambiental. “É muito bom não só por estarmos ajudando na preservação do meio ambiente, como também para termos mais conhecimentos e prática nessa área”, afirmou ele. Entre as orientações repassadas aos alunos, estão os dispositivos da lei que prevêem penalidades para quem promover queimadas e os procedimentos corretos em relação às folhas e resíduos, que devem ser ensacados e colocados para a coleta domiciliar ou empregados na produção de adubo orgânico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário