Ainda nesta semana, a Prefeitura de Manaus vai enviar à Capitania dos Portos o projeto técnico de remoção das balsas ancoradas na orla da Manaus Moderna. O projeto vai apresentar estudos de impacto ambiental, controle de risco de acidentes e a garantia de livre navegação na orla da Manaus Moderna.
Estas e outras ações foram definidas na noite de segunda-feira (7), durante reunião entre a Prefeitura de Manaus, Capitania dos Portos, Sociedade de Navegação, Portos e Hidrovias do Amazonas (SNPH) e Advocacia Geral da União (AGU).
Pelo acordo, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmas) apresentará o estudo técnico que aponta a necessidade de remoção das balsas da orla da Manaus Moderna. O estudo também trará informações quanto ao local onde as balsas serão recolocadas.
A intenção é garantir que problemas que já afetam a orla da Manaus Moderna, como falta de estacionamento, poluição das águas do rio Negro e a ocorrência de crimes, entre outros, não sejam transferidos para outra parte da cidade.
A intenção da Prefeitura é revitalizar a orla da Manaus Moderna. Para isso estão sendo feitas intervenções não apenas na parte terrestre da orla, como a limpeza e reorganização das ruas que circundam a feira da Manaus Moderna. As mudanças incluem ainda a despoluição das águas do rio Negro no trecho que banha a orla do Centro da cidade.
De acordo com o estudo feito pela Prefeitura de Manaus, entre os maiores problemas da Manaus Moderna está o trânsito caótico, a insegurança e a falta de ordem no embarque e desembarque de passageiros e cargas.
Entre as soluções apontas para reorganizar o local está a transferência das balsas de carga e descarga para uma área mais ampla, localizada entre a feira da Banana e a orla do Teatro Chaminé. A medida, no entanto, precisa ser aprovada pela Capitania dos Portos, que solicitou da Prefeitura o projeto técnico para deslocamento das balsas.
O consultor jurídico da Semmas, Carlos Alberto Barreto, disse que a Prefeitura já possui a maior parte das informações técnicas solicitadas pela Capitania dos Portos. “Estamos trabalhando em conjunto para agilizar a revitalização da Manaus Moderna. O restante das informações solicitadas pela Capitania dos Portos será fornecida nos próximos dias, conforme foi combinado na reunião”, explicou.
O comandante da Capitania dos Portos no Amazonas, Odilon Andrade Neto, afirmou que a existe a intenção de colaborar com a Prefeitura de Manaus, porém a segurança da navegação e de seus tripulantes vem em primeiro lugar. “Por isso estamos solicitando o projeto técnico que aponta os riscos e as soluções para os problemas da orla da Manaus Moderna”, completou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário