sábado, 26 de junho de 2010

CÂNDIDO HONÓRIO USOU O CARGO DE PROMOTOR PARA GANHAR DINHEIRO COM ASSOCIAÇÃO QUE DEFENDIA DELINQUENTES


Por Antônio Zacarias - Quem diria! O promotor de Justiça Cândido Honório (foto), que até bem pouco tempo era tido como um exemplo de intrepidez no combate ao banditismo, virou réu num processo que o aponta como suspeito de integrar um grupo criminoso envolvido com o tráfico de drogas, assassinatos, grilagem de terras públicas e outros delitos igualmente graves. Em verdade, Cândido Honório nunca foi inimigo da delinquência. A mídia é que lhe atribuía excelsas qualidades, quando ele dirigia a Promotoria de Controle Externo da Atividade Policial (PROCEAP).

Muitos cidadãos também tinham Honório em grande admiração, pois quem o via denunciando frequentemente policiais civis e militares, tendo mandado alguns para a cadeia, não cultivava dúvida sobre o seu caráter: tratava-se efetivamente de um homem de elevado espírito público, íntegro, probo, transparente. Ledo engado! Ledo engano! Por trás dessa sua aparente conduta de defensor implacável dos interesses da sociedade, escondia-se um propósito nada nobre: intimidar a Polícia para que ela não obstaculizasse suas constantes incursões pelas delegacias, em favor de membros de uma associação que ele e o filho haviam criado, com o fito de prestar assistência jurídica a pessoas pobres.

No quadro de integrantes da associação figuravam ladrões, estupradores, homicidas, estelionatários e quejandos. Ai da Polícia se prendesse um deles! Cândido Honorário, às vezes sozinho, às vezes acompanhado do filho, então ultimanista de Direito, virava bicho, como se diz na língua popular. Só deixava a delegacia depois de ver o “associado” livre, leve e solto. Cândido Honório ganhou muito dinheiro nessa época. Não havia um delinquente em Manaus que não fosse filiado à sua associação. Não poderia, portanto, o ex-intrépido promotor acabar de outro jeito.

12 comentários:

  1. Professor Zaca o senhor é realmente bem informado, tudo o que o senehor escreveu sobre esse promotorzinho é a mais absoluta verdade. Sou policial e sei disso tudo. Parabéns mais uma vez. A cada dia o senehor nos surpreende.

    ResponderExcluir
  2. SNIPER ! " NUNCA ERREI UM ÚNICO TIRO "


    Professor Antonio Zacarias tudo que Vossa Senhoria ofertou contra o Promotor CÂNDIDO HONÔRIO é a mais absoluta e límpida verdade. Mais quero lembrar-lo que, após lê na íntegra o depoimento do Sr. MARTINI MARTINIANO DE OLIVEIRA, fiquei envergonhado com o MINISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL e com a POLICIA FEDERAL, se não vejamos: Em seu depoimento, muito lucído, o Sr. MARTINIANO, na presença do Procurador de Justiça SAMMY BARBOSA LOPES e Promotor de Justiça ROMEU CORDEIRO BARBOSA FILHO, nominou todos os integrantes da ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA denominda JWC que são: Desembargador RUI MORATO, Juiz RUTIER, Promotor CÂNDIDO HONÔRIO, Ex-Promotor GILBERTO, Major/PM BENFICA, Major/PM CLAUDEMIR, Secretario de Inteligencia da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Amazonas THOMAZ VASCONCELOS, Policiais Civis e Militares MARCOS, SÉRGIO, CAMBOTA, AGUIAR, FERREIRA. SGT/PM ASSIS, CB/PM PINTO, GIVA, ELVES, ANDRÉ, RIVANILDO, RIVA, GOUVEIA, GIBA e etc... Os Empresários MURRAMED MUHAD ou MURRAMED MURADI (Parente do Governador OMAR AZIZ ? ) e ERALDO, Funcionários do Alto Escalão da SEPLAN e alguns FISCAIS os quais colaboraram com o desvio de MILHÕES e MILHÕES DE REAIS, dentre os muitos que ainda faltam como: ADVOGADOS, EMPRESÁRIOS E DELEGADOS DA POLICIA CIVIL.
    As perguntas não querem calar. Por que o Ministerio Público Estadual apenas denunciou o PROMOTOR CÂNDIDO HONÔRIO ? Os demais envolvidos são protegidos do GOVERNO E DO PRÓPRIO MINISTERIO PÚLICO ESTADUAL ? POR QUE A POLICIA FEDERAL QUE TEVE ACESSO AO DEPOIMENTO E CONHECIA TODAS ESTAS FALCATRUAS DESTA ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA FICOU OMISSA ? O QUE TEM DE TÃO NEGRO POR DETRÁS DESTA ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA QUEM TODOS OS NOSSOS ORGÃOS FISCALIZADORES E REPRESSORES SE OMITIRAM ?

    SNIPER! " NUNCA ERREI UM ÚNICO TIRO "

    ResponderExcluir
  3. Sniper, você realmente leu o depoimento, é tudo isso mesmo. Assim como você eu gostaria de saber por que somente o Cândido Honório é que foi denunciado. É claro que ele está envolvido, mas não é só ele, como você demonstrou em seu comentário. Para finalizar quero parabenizar o professor Zaca por mais essa reportagem.

    ResponderExcluir
  4. É por causa de informações como estas que constam do artigo do professor Zaca que eu acesso todos os dias este BLOG. A gente lê aqui o que não ler em nenhum outro BLOG. Eu ainda vou criar uma comunidade no Orkut com esse título: O PROFESSOR ZACA É O CARA!

    ResponderExcluir
  5. Meu querido professor Zaca, parabéns, mas parabéns mesmo por falar a verdade, por mostrar a verdade, por dizer o que nenhum outros blog tem coragem de dizer. Conheço essa história da associação do Candinho e sei que tudo wque o senhor escreveu é a mais absoluta verdade. Sou seu fã.

    ResponderExcluir
  6. Não sei se é verrdade mas se comentava a algum tempo atrás que o Cândido Honório havia comprado um caminhão roubado e que ele sabia disso. Se alguém souber disso direitinho, por favor informe pra gente, é sempre bom saber dessas coisas para que a gente conmheça quem são os homens que fazem "justiça"no Amazonas.

    ResponderExcluir
  7. Conheço este vagabundo do Candido Honório desde a época do Bancrévea Club, onde aos domingos acontecia a famosa "Papinha do Bancrévea", um tipo de bailinho.
    Sou Policial Militar, fui chamado por este crápula no Proceap para justificar uma ameaça que não fiz.
    Quando este senhor estiver encarcerado vou visitá-lo ou, no mínimo, quando o encontrar vou chamá-lo de bandido e, se ele reagir, vou enfiar a porrada, aí sim quero ser processado por lesões corporais.

    ResponderExcluir
  8. O Coronel aí de cima deve nutrir esse ódio todo pelo promotor Cândido Honório porque com certeza deve ser um oficial superior envolvido em praticas delitivas. Deve ser comparsa do também coronel Felipe Arce. Cuidado, Coronel, o Dr. Cândido Honório ainda vai voltar para a Proceap!

    ResponderExcluir
  9. Eu sou Policial Militar a (12)anos,sou muito grato pela reportagem mas fico muito triste por pessoas como esse promotor e alguns Policiais que trabalham com esse tipo de Promotor.Uma vez ainda quando trabalhavar na Rocam,houver uma prissao de um assaltante amigo do promotor esse infrator falou ao Promotor Candido honorio que nos tinhamos ficado com o dinheiro dele sendo este apresentado e fraganteado na Delegacia,ele por sua vez ficou uma arara foi ate a Rocam revista a Viatura do meu colegar se fosse comigo eu teria era jogado esse vagabundo desse promotor tambem no xadrez,e para o cidadao ai de cima que esta defedendo esse promotor bandido ele pode voltar sim que e direito dele so que eu nao faço nada de errado na rua pra mim tanto faz que ele e esses outros vagabundos se foda.

    ResponderExcluir
  10. Viram só o ódio incontrolável dos membros da PM contra a população e os Fiscais da Sociedade, no caso os Promotores. Isso porque nós (sociedade) pagamos o salário deles para receber em troca proteção. E o que recebemos é ameaça de porrada e prisão. Até parece que PM quando efetua prisão não faz uma limpeza nos pertences da vítima, isto quando não espancam a vítima algemada. Covardes. Sózinho um PM não tem coragem de enfrentar nem cego. Logicamente que toda regra há exceção. Nem todos tem o perfim apontado. Porém, a grande minoria, a banda podre, é digna de PROCEAP e COMPAJ.

    ResponderExcluir
  11. Zaca, voce é um grande bloguista um sujeito corajoso, mas é imparcial, em relacão ao caso do Promotor. E feio,rapaz, julgar alguem quando o dito ainda não foi condenado.

    Vou lhe dar um conselho de pai, ja que voce e um sujeito metido a acidadão:

    Denuncie as outras autoridades envolvidas no caso. Seja homem, rapaz. Não esqueça tambem de denunciar neste blog fantastico e liberal, o contra-parente do governador Omar Aziz. E assine.

    Manue Carlos Lacerda

    ResponderExcluir