No evento, os estudantes também distribuíram aos moradores folders explicativos sobre as mudas nativas. Eles são alunos da 8º e 9º série, do Ensino Fundamental, de sete escolas do Coroado. De acordo com o secretário municipal de Juventude, André Souza, que também participou da caminhada, a intenção do projeto ‘Guardiões da Floresta’ é estendê-lo a outros bairros distantes do Centro da cidade. Na ação, participaram estudantes de seis escolas municipais: Etelvina Pereira Braga, Raimunda Barroso Ramirez, Flávio Emanuel; Gracieli Fernandes, Maria Rodrigues Tapajós e Lígia Mesquita; e uma escola estadual, Antônio Mouretti.

Segundo o secretário, o objetivo da ação é recuperar áreas degradadas de Manaus, além de sensibilizar os moradores sobre a importância da conservação ambiental e do respeito à natureza. Ele explicou, ainda, que os adolescentes também são orientados pelo professores municipais. “As crianças recebem orientação de professores capacitados no assunto e acabam colocando na prática aquilo que aprendem como é o caso dos guardiões que cuidam do nosso meio ambiente”, completou.
A caminhada, promovida pelo Conselho Tutelar da Zona Leste 1 em parceria com a Semjel e Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), marca o encerramento da Semana do Meio Ambiente.
O conselheiro tutelar da zona Leste 1, o enfermeiro Ney Barroso disse que as escolas do bairro Coroado estão mobilizadas para promover uma série de ações em prol da preservação do meio ambiente. Para a diretora da escola Raimundo Barroso Ramirez, Anna Sarah, a caminhada marcou o encerramento da Semana do Meio Ambiente. De acordo com ela, durante uma semana as crianças participaram de eventos e palestras sobre o assunto. “Fizemos um planejamento voltado para essa comunidade (bairro Coroado) com trabalho de limpeza de praça e escolas, plantio de árvores, coleta de lixo e muito mais”, afirmou a diretora.
AGENDA
No próximo mês, a Semjel vai promover a caminhada “Juventude saudável, sem drogas e sem violência” com os estudantes de escolas municipais do bairro do São José, zona Leste da cidade. O objetivo da caminhada é promover além das ações educativas de preservação do meio ambiente, fazer um alerta sobre os perigos das drogas, trabalho infantil e exploração sexual que atingem, principalmente, os jovens.
Nenhum comentário:
Postar um comentário