Mais de 500 estudantes do projeto ‘Guardiões da Floresta’, da Secretaria Municipal de Juventude (Semjel), participaram, hoje (11) pela manhã, de uma caminhada de conscientização sobre preservação do meio ambiente no conjunto Ouro Verde, localizado no Coroado (Zona Leste). Ao todo, os adolescentes percorreram mais de um quilômetro e plantaram mais de 700 mudas de espécies nativas nas áreas verdes do próprio conjunto.
No evento, os estudantes também distribuíram aos moradores folders explicativos sobre as mudas nativas. Eles são alunos da 8º e 9º série, do Ensino Fundamental, de sete escolas do Coroado. De acordo com o secretário municipal de Juventude, André Souza, que também participou da caminhada, a intenção do projeto ‘Guardiões da Floresta’ é estendê-lo a outros bairros distantes do Centro da cidade. Na ação, participaram estudantes de seis escolas municipais: Etelvina Pereira Braga, Raimunda Barroso Ramirez, Flávio Emanuel; Gracieli Fernandes, Maria Rodrigues Tapajós e Lígia Mesquita; e uma escola estadual, Antônio Mouretti.
Segundo o secretário, o objetivo da ação é recuperar áreas degradadas de Manaus, além de sensibilizar os moradores sobre a importância da conservação ambiental e do respeito à natureza. Ele explicou, ainda, que os adolescentes também são orientados pelo professores municipais. “As crianças recebem orientação de professores capacitados no assunto e acabam colocando na prática aquilo que aprendem como é o caso dos guardiões que cuidam do nosso meio ambiente”, completou.
A caminhada, promovida pelo Conselho Tutelar da Zona Leste 1 em parceria com a Semjel e Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), marca o encerramento da Semana do Meio Ambiente.
O conselheiro tutelar da zona Leste 1, o enfermeiro Ney Barroso disse que as escolas do bairro Coroado estão mobilizadas para promover uma série de ações em prol da preservação do meio ambiente. Para a diretora da escola Raimundo Barroso Ramirez, Anna Sarah, a caminhada marcou o encerramento da Semana do Meio Ambiente. De acordo com ela, durante uma semana as crianças participaram de eventos e palestras sobre o assunto. “Fizemos um planejamento voltado para essa comunidade (bairro Coroado) com trabalho de limpeza de praça e escolas, plantio de árvores, coleta de lixo e muito mais”, afirmou a diretora.
AGENDA
No próximo mês, a Semjel vai promover a caminhada “Juventude saudável, sem drogas e sem violência” com os estudantes de escolas municipais do bairro do São José, zona Leste da cidade. O objetivo da caminhada é promover além das ações educativas de preservação do meio ambiente, fazer um alerta sobre os perigos das drogas, trabalho infantil e exploração sexual que atingem, principalmente, os jovens.
Nenhum comentário:
Postar um comentário