segunda-feira, 16 de agosto de 2010

DELESSÁRIOS PODEM ESTAR COM OS DIAS CONTADOS NA POLÍCIA CIVIL

Por Édi Prado – Tornam-se cada vez mais fortes os rumores de que os “delessários” (comissários promovidos a delegados) estão com os dias contados na Polícia Civil.

Os rumores dão conta de que os “delessários” serão postos à disposição da Secretaria Estadual de Administração (SEAD) assim que os delegados aprovados no último concurso tomarem posse, o que deve ocorrer no início do ano que vem.

A promoção dos comissários, ocorrida no Governo de Eduardo Braga, gerou descontentamento entre os aprovados no concurso para delegado e, sobretudo, entre os delegados veteranos.

Na opinião geral, ao promover os comissários, Eduardo Braga afrontou todos aqueles que se tornaram delegados da Polícia Civil por mérito, ou seja, porque foram aprovados em concurso de provas e títulos destinado a delegado.

Os que ingressaram na Polícia Civil como comissários, por outro lado, só o fizeram porque não tiveram a capacidade de passar no concurso para delegado, argumentam os descontentes.

Há anos tramita no Supremo Tribunal Federal (STF) uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN), contestando a promoção. Ela leva o número 3415 e foi movida pelo então deputado estadual Wallace Souza. A ADIN está conclusa ao relator, o ministro Ayres Brito, desde agosto de 2006.

(Na foto, Divanílson Cavalcanti, o mais famoso dos “delessários”: ele é delegado-geral adjunto).

8 comentários:

  1. É isso aí. Pode ser que caia mesmo. Mas uma coisa nao se pode deixar de falar, foram os delessarios que tiveram culhão para cumprir o mandado judicial de busca domicilar na casa do deputado wallace e dar voz de prisao ao filho dele. Na época, nenhum delegado ou "intendente" teve coragem, se cagava só de pensar...Ademais, sao servidores concursados de nivel superior, nao é mesmo?

    ResponderExcluir
  2. Isso é conversa fiada. Os delessários ou delegados Windows, como são conhecidos dentro da PC, não irão sair só porque os novos delegados irão assumir. A saída dos mesmos depende da ação que espera para ser julgada no STF.

    ResponderExcluir
  3. Antonio Zaca,


    Numa terra em que um mero cabo da PM exerce a funcáo de delegado de policia no Interior e o MP nao faz nada, voce acha mesmo que a coisa é seria?

    ResponderExcluir
  4. O Jumbo Aufiero, delegassario chefe da Adepol foi o grande responsavel pela obstrução das novas vagas de investigador classe especial e delegado classe especial pelo fato de não favorecer sua classe(Delegassarios).

    ResponderExcluir
  5. IMORAL !

    Sou obrigado a concordar com o SNIPER! Esses Delessários (Comissários) que foram REPROVADOS NO CONCURSO PARA DELEGADOS deveriam era ter participado deste último concurso, mais não participaram com VERGONHA de serem novamente REPROVADOS ficando uma vez mais evidente as suas capacidades de formação ! Fora, devolvam ao erário público o que vocês receberam indevidamente!
    Também é IMORAL o que este Desembargador fez mandando voltar para o CURSO DE FORMAÇÃO DE DELEGADOS NA ACADEMIA DE POLICIA os REPROVADOS NO ÚLTIMO CONCURSO PARA DELEGADOS ! É IMORAL, deveriam era mandar prender todos, principalmente o " DESEMBARGADOR que assinou esta ABERRAÇÃO " !
    MORALIZAÇÃO DO JUDICIÁRIO JÁ !
    FORA COM ESTES REPROVADOS - PARENTES DE POLITICOS (LAURA CAMARA de SILAS, JONATHAS e DAN CAMARA), SECRETARIO DE INTELIGENCIA DA SECRETARIA DE SEGURANÇA (THOMAZ VASCONCELOS), FILHO DO DELEGADO GERAL MARIO CÉSAR E OUTROS.
    E VEJAM QUE TODOS OS ENVOLVIDOS EXERCEM, OU SEUS PARENTES, CARGOS PÚBLICOS. EXONERAÇÃO JÁ !

    ResponderExcluir
  6. NO nosso estado tudo é possivel, gostaria de saber se tem em vista algum projeto para transformar investigador de policia civil formado em direito em delegado? tem cabo sargento e outros sem nenhuma formação juridica sendo delegados no interior do Amazonas, isso é uma imoralidade, só por que o padrinho pediu vamos atender, é por causa dessas distorções que ninguém respeita a policia todo mundo manda é uma bagunça generelizada.

    ResponderExcluir
  7. Grande Antonio Zacarias,
    Seria bom contar com seu apoio para veicular a notícia de que o processo dos delessários não está mais concluso desde 2006.
    Não sei se minha iniciativa (ir no STF) foi relevante para que isso fosse desengavetado.
    Acredito na isonomia e no respeito à Constituição! Não me interessa se são capazes de exercer a profissão (com base na prática do dia a dia), mas sim se passaram pelo crivo legal que deveria ter sido obedecido e não foi.
    Vamos reacender essa notícia. O processo está com vistas para Assembléia Legislativa.
    Grande Abraço do seu leitor nato!

    ResponderExcluir
  8. existem comissários-delegados falando aos quatro ventos que enquanto eles estiverem pagando ao STJ a ADIN deles ficara parada. Com a palavra o STJ.

    ResponderExcluir