O Grupo Fera é treinado para não cometer erros em ação
Por Antônio Zacaria - Quero conversar com você, caro internauta, sobre um assunto delicado: a morte do empresário Fernando Araújo Pontes, o “Ferrugem”, ocorrida no último dia 15 em Presidente Figueiredo, durante a “Operação Cachoeira Limpa”, deflagrada pela Polícia Civil com o objetivo de combater a pedofilia naquele município.
Pois bem. Desde que “Ferrugem” foi morto, a mídia tem dado grande destaque para a versão da família dele, segundo a qual o rapaz foi executado por homens de elite da Polícia Civil, integrantes do respeitável Grupo Fera.
Se, ainda que seja por alguns instantes, deixarmos de lado o habitual preconceito contra os membros do aparelho policial, logo a razão nos dirá que tal versão foi forjada pelos familiares de “Ferrugem” como uma forma de vingança à sua morte.
A julgar pelo equilíbrio e conduta exemplar do Grupo Fera ao longo de toda a sua existência, não há como acreditar que, num piscar de olhos, a insanidade tenha tomado conta de seus membros, a ponto de eles atirarem num homem desarmado. Além do mais, olhos atentos do Ministério Público os vigiavam de perto.
“Ferrugem” foi morto porque, de arma em punho, tentou obstruir o ingresso dos policiais em sua casa. Essa é a grande verdade.
Em Presidente Figueiredo, não há uma viva alma que não conheça as histórias de violência protagonizadas por ele.
Embora não tivesse porte de arma, jamais se separava da pistola que usou para enfrentar o Grupo Fera. Bêbado, costumava dar tiros em via pública e espancar quem ousasse contrariá-lo.
Além do mais, mesmo sendo casado e pai, abusava sexualmente de crianças e adolescentes. Vídeos e depoimentos atestam isso.
“Ferrugem”, portanto, não era nenhum santo.
Fiquei feliz em ler seu comentário.Ninguém desejou ou planejou a morte do sr. Ferrugem.Ouso dizer que a maior culpa foi dele mesmo.Realmente ele não era o "cidadão exemplar" que noticiaram. Se alguém vir a Figueiredo e perguntar para pessoas que não sejam da família ou amigos dela, vai ouvir muitas histórias que não enchem ninguém de orgulho.
ResponderExcluirSr. Antônio, o que vemos são muitos policiais sem o preparo adequado para lidar com a população. O método utilizado para cumprir a ordem judicial certamente não foi o melhor. Ferrugem não era santo mesmo, e atire a primeira pedra quem não tiver pecado. Os pedófilos devem ser punidos de acordo com a lei, mas atitudes atrapalhadas como as desses policiais não podem se repetir. Reconheça! Sinto muito!
ResponderExcluirMestre Zaca, como sempre lúcido e dono de um texto enxuto. Sua argumentação me convenceu. O policiais agiram no estrito cumprimento do dever legal.
ResponderExcluirÉ só analisar o histórico do FERA que já fez várias prisões sem dar nenhum disparo e comparar com as histórias de violência praticadas por ferrugem contadas por populares de Figueiredo para saber quem está certo ou errado.
ResponderExcluirANTONIO ZACARIAS,EU NAO CONCORDO COM A SUA FALA,EU NAO SOU PARENTE.
ResponderExcluirMAS, SE VOCE ESTIVER POR DENTRO DO ASSUNTO NA REALIDADE NAO FOI ENCONTRADO NADA CONCRETO DE PROVAS CONTRA O ´´FERRUGEM´´. POIS OUTROS QUE TIVERAM PROVAS CONCRETAS, INCLUSIVE VIDEOS QUE A PROPRIA SOCIEDADE TINHAM NOS SEUS CELULARES DOS ACUSADOS. POIS, ELES NÃO FORAM MORTOS E SIM PRESOS. ISSO É O CORRETO! ENTÃO ELE PODERIA SER O QUE FOR, MAS NÃO TINHA O DIREITO DE MORRER DE UMA FORMA CRUEL E MESMO MORTO FOI ARRASTADO E JOGADO NA LAMA NA FRENTE DE SUA PRÓPRIA CASA. ONDE FICA SUA FAMÍLIA VENDO TUDO ISSO? NA REALIDADE SE VOCE INCORPORAR A VIDA DE PRESIDENTE FIGUEIREDO OU DAS PESSOAS QUE REALMENTE QUE MORA AQUI, VOCE VAI VER QUE HÁ UMA GRANDE GUERRA POLÍTICA.E NAS INVESTIGATIGAÇÕES ESTÃO TUDO BATENDO UMA LÓGICA MUITO FÁCIL QUE QUALQUER UM PODE CALCULAR E NÃO PRECISA SER POLÍTICO É SÓ CALCULAR. POIS ELE BATIA DE FRENTE COM OS SEUS RIVAIS POLÍTICOS E NÃO TINHA MEDO ALGUM.
POIS O PRÓPRIO RESPONSÁVEL PELA AÇÃO POLICIAL NÃO SABE O QUE DIZER SOBRE ESTE CASO. PORTANTO FICOU A VER NAVIOS NÃO SABE PARA ONDE CORRER.
PC. FELIZ
ResponderExcluiraté quem fim que apareceu um para falar a verdade,pois, SANTO esta no CÉU e não fica tocando o terror em figueiredo.
ZECA, Parabéns pelo seu texto, pois, é muito engraçado o cara agora virou anjo a´te o holanda esta defendendo o cara de pau.
ResponderExcluirMestre Zaca só mesmo o senhor pra ter peito de fsalar a verdade!!! Tudo que vossa senhoria escreveu é a mais cristalina verdade, o Grupo fera merece todo nosso respeito e confiança... é um grupo que sempre agiu dentro da lei.
ResponderExcluirSou de Presidente Figueiredo e posso dizer uma coisa, tudo que foi escreto ai encima sobre o Ferrugem é verdade... o cara não valia o que gato enterra.
ResponderExcluirQue Policia É Essa ?
ResponderExcluirEste grupo da policia civil apelidado de FERA é uma brincadeira de muito, mais muito mal gosto.
Totalmente despreparados, ainda que para cumprir mandado é preciso todo um aparato legal, principalmente a principal figura destes grupos o NEGOCIADOR .
Sou obrigado a discordar do meu amigo Antonio Zacarias e dizer com todas as letras FOI UMA EXECUÇÃO EXPLÍCITA! O próprio agente do Ministério Público pediu desligamento do caso, pois nada pode fazer pra impedir tal HOMICÍDIO PRÁTICADO POR AGENTES DA POLICIA!
E quem vai INVESTIGAR ? Os próprios Policiais que EXECUTARAM UM HOMEM INDEFESO ?
È preciso ter vergonha.
CORREGEDORIA VOCÊS VÃO FAZER OQ ?
Zacarias, mando estas informações por não concordar o que foi postado no blog,emitindo este opinião sem conhecimento total dos fatos.
ResponderExcluirNão concordo com o que foi postado, pois se formos nos ater nos detalhes desta operação, em muito contradiz os fatos aludidos pelos policiais, pois vamos aos fatos:
1. Se a ação era busca e apreensão, porque o portão de acesso a residência foi arrombado?
2. Fato maior que na residência do senhor conhecido como Primo Pontes, foi realizada operação padrão pois para esse senhor e sua esposa existia mandato de prisão.
3. Pelo que fiquei sabendo, esse senhor sim (Primo Pontes) possuia um histórico de relações sexuais a três, quatro pessoas e quase sempre de menores, em que eram relatadas orgias sexuais. Essa situação é de domínio da população.
4. O que estão fazendo é jogar todo o acervo encontrado na residência do Primo Pontes para o empresário Ferrugem, transformando-o em vilão da mais alta periculosidade.
5. Voltando ao local da execução, podemos nos deparar com os seguintes fatos relatados pela mulher e da filha do empresário Ferrugem:
- a vítima estava de cueca quando levantou da cama, visto que foi chamado aos gritos pelos policiais “ POLICIA, POLICIA, POLICIA, ...” , quando este se levantou e disse que estaria abrindo a porta do quarto (a porta do quarto não apresenta nenhum esforço como relatam os policiais, pois se tal acontecesse as dobradiças apresentariam esforço realizado, e na porta não aprece nenhum pontapé dos coturnos dos policiais;
- a vítima recebeu a primeira saraivada de balas ainda de pé e pelos impactos iniciais foi lançado para trás caindo na cama quando foi então acabado de ser fuzilado, isto pode detectado por qualquer perito visto que o atirador em pé a trajetória do projétil é um, e após a vítima já deitada na casa o ângulo de penetração é totalmente diferente, isto foi facilmente detectado pois os projeteis estavam ainda na espuma do colchão.
ResponderExcluir- fala-se em 11 disparos efetuados, dos quais 8 penetraram no corpo e 3 resvalaram pelo corpo da vítima sem maiores danos;
- tecnicamente seria impossível a vítima opor resistência à porta de acesso do seu quarto de dormir e ao mesmo tempo segurar uma espingarda, dado o tamanho desta arma. Pelo depoimento de sua mulher, esta espingarda encontrava-se debaixo do colchão da cama de dormir;
- a situação entre o empresário Ferrugem e o policial civil Jeová (chefe da Guarda Municipal) era notório, pois Ferrugem vinha sendo perseguido pelo Jeová e num passado recente quase que vão as vias de fato, quando então o Jeová começou a tramar para cima do Ferrugem, pois o recado foi claro pelas ocorrências que vinham ocorrendo com o Ferrugem.
- que documento a esposa do Ferrugem foi obrigada a assinar?
- o promotor de justiça estava a frente dos policiais do GRUPO FERA?
- pelo que foi comentado por outros policiais, este estava na retaguarda do grupo de assalto.
6. Uma situação que é adotada pelas equipes de linha de frente, em caso de abuso de violência, é a descaracterização do local onde ocorreu o fato. Foi a primeira providência adotada pela equipe, arrastando o corpo do empresário Ferrugem do local da execução, levando-o para o hospital.
7. Não estou tomando partido da vítima ou da Equipe do Grupo Fera, mas colocando os fatos à luz da razão e dos fatos antecedentes, visto que Presidente Figueiredo esta se tornando uma cidade dominada pelo TERROR, donde o medo pela perda do PODER do atual prefeito Fernando Vieira, desencande-a-rá uma reviravolta sem precedentes da administração municipal, donde os podres desta administração virão à tona, pois essa era a maior bandeira do empresário Ferrugem, em denunciar o descaso e a falta de compromisso do prefeito Fernando Vieira.
8. Se este cidadão de Presidente Figueiredo possuía um cabedal de tantas impropriedades contra si, por que razão a população de Presidente Figueiredo ficou consternada pela sua morte. Se ele tivesse essa má índole a si imputada, garanto-lhe que as manifestações seriam totalmente diferentes.
9. Para terminar porque o Afonsinho filho do advogado Afonso não preso? É só verificar o grau de amizade que existe entre este e o policial Jeová.
10. Se as investigações forem a fundo muito mais podre irá aparecer.
OLHA...EU GOSTEI DESSES 10 FATORES COMENTADOS, PORTANTO O PESSOAL SÓ PENSAM EM JULGAR E ACREDITAM NA POLICIA FACILMENTE, COMO SE O GRUPO-FERA FOSSE O SUPER-HOMEM. ''É AQUILO PRONTO E ACABOU-SE'' TEM POLICIAIS QUE É PIOR DO QUE UM BANDIDO.COMO O POVO ACREDITA ASSIM TAO FÁCIL, TANTAS PODRIDOES ENVOLVIDAS, TANTOS ESQUEMAS QUE ATE DEUS FICA SURPRESO.ESQUEMAS QUE ENVOLVE PESSOAS DE CARGO GRANDE NO PODER. MAS...DEUS É FIEL!!! TUDO ESTÁ DA VONTADE DE DEUS! QUEM PLANTA COLHE!
ResponderExcluirGostaria de saber se esse tal de Jeoavá é tão poderosos assim,pois pelo que o nobre cidadão informar acima, manda na civil, no Fera no Ministério Público, em todos, pois mandou "executar"essa pobre coitada criatura que nunca fez mal nenhum a ninguém, e esse prefeito então, está mais poderoso que Vilma e Obama juntos..kkkk.. pobres criaturas que vivem sob o efeito da política dos coronéis e acreditam que todos fazem e acontecem, mandam matar e encobrir.Não entendi essa parte do desespero do atual prefeito em perder o poder, ele já não está no último mandato? Já não foi reeleito? Acorda zé povinho ...
ResponderExcluirCaros leitores,
ResponderExcluirQue o Senhor Jesus perdoe aqueles que possam ter cometido qualquer irregularidade nesta ocorrência assim como oro que perdoe também aqueles que ousam, mesmo diante de todas as atrocidades que o ferrugem cometia em figueiredo, querer transformá-lo num martir, pq nao dizer, num santo.
Cidadão tem nome, portanto, se todos, até o colegas de drogas, de tráfico, de pedofilia, de crimes tratam o suposto empresário de FERRUGEM o tratavam e continuam tratando como bandido, pois bandido é que tem apelido.
Outra pergunta: Tratam ferrugem como empresário. Empresário de quê? Empresário das drogas, empresário dos atos ilícitos, pois até onde eu sei empresário é o pai dele que luta até hoje para conquistar seus bens e o direito de ter uma vida melhor assim como seu irmão Fábio, que é um cara trabalhado e o Fábio nunca se viu envolvido com bandidagens.
Agora todos querem chamar atenção pra morte do "coitadinho do ferrugem" e tirar o foco principal da investigação que era o tráfico de drogas, pedofilia, prostítuiçãos entre outros. Agora pergunto aos blogueiros irresponsáveis do blog da floresta. Quem de vocês teve a família afetada pelos crimes que o ferrugem cometia? Quem de vocês gostaria que o ferrugem tivesse destruido a família de vocês com drogas? Quem de vocês gostaria de ver sua filha sendo aliciada e molestada por pessoas desse tipo.
O pior irmãos, é que o grupo contrário à atual administração municipal está tentando se aproveitar do fato, usando a morte do ferrugem pra difamar pessoas, pra ganhar ibope, como por exemplo o ex-prefeito Romeiro que foi preso pela PF, os vereadorzinhos Alexandre Lins e Guerra que também são traficantes e pedófilos entre outros irresonsáveis. E tam mais um detalhe, se Jeová tem algo com isso, que seja apurado, mas não envolvam os integrantes da guarda municipal como um todo, pois lá tem pais de família, estudantes, trabalhadores, crentes, etc.
Vai aqui meus sentimentos à família pontes pela perda, mas vai aqui também um alerta! Não permitam que usem sua família nem a morte do ferrugem pra tirarem vantagens políticas como estão fazendo.
Fábio, vc é um cara correto. Pense bem no que estão fazendo sua família passar, esses urubus aproveitadores. Tá mais do que na hora da família pontes se desvincular de qualquer tipo de político. Vcs nao precisam da quadrilha do Romeiro, vcs são batalhadores, trabalhadores desde que o dia amanhece, o povo de figueiredo conhece vcs.
Que o Jesus possa estar à frente de tudo e não permita que nada venha acontecer para piorar o q já foi feito.
Tudo isso já virou uma disputa politica, adversários do Prefeito Fernando, estão se aproveitando da situação para atingi-lo, e quem fica nesse fogo cruzado são os policiais, policiais esses que já botaram muitos bandidos da estirpe do tal de FERRUGEM na cadeia...mas infelizmente é isso mesmo quando tem bons policiais querendo trabalhar aí aparecem pessoas para atrapalhar.
ResponderExcluirobs. Quando aquele empresario com o nome de leandro guerreiro, dono da concessionaria de vendas de carros mavel,matou um policial covardemente quem apareceram para defende-lo, foram promotores e um juiz, e agora qual interesse esses senhores tinham, no meu entender o promotor de justiça é um fiscal da lei e não para defender assassino.
caro zaca,aqui em figeueiredo dão prioridade pro caso do ferrugem,pois a família tem dinheiro e por isso foi adiante,mas figueiredo ainda tem que se fazer muita coisa combater o tráfico de drogas,tem uma rua ou um bairro q tem muito moleke roubando,fumando droga em plena luz do dia,tem q dar prioridade sobre isso,por ser um municipio pequeno a criminalidade teria que ser combatida com rigor.Mas é o contrário os drogados te roubam e usam tua mercadoria na tua frente e a policia ainda quer q vc pegue o cara e vá levar até a delegacia,o mais intrigante e que tem comerciantes q sabem quem te roubou mas não fazem nada até conversam com os delinquentes.ou seja não é só a policia q tem q correr atrás mas as denuncias são muito importante.O povo aki não todos mas uma boa parte sabe quem te roubou e fingem que não sabem de nada.ai meu amigo nada vai pra frente.
ResponderExcluirassitam ao video http://www.youtube.com/watch?v=u0L3QxBj4Q4
ResponderExcluirA Verdade é bem fácil de se resolver, desde os anos 80, o norte deste país possui gigantes grupos não de Pedofilia (Pedofilia é ato isolado de um ser) e sim locais de prostituição com menores que geram milhões a quem for dono de tal negocio, o numero de estrangeiros que procuram esse serviço passa de milhares, e pessoas super importantes que pagam uma fortuna para ter prazer com uma menor. Pois bem, desdes os anos 80, os poderosos se matam uns aos outros para maior controle deste mercado (exatamente como as drogas) e o senhor Pontes estava nesta "guerra" que foi eliminado por um certo alguem politicamente influente para mandar um bando analfabetos mascarados assalariados deste "tal" individuo eliminar ele para assim manter o mercado para ele (ou tentar já que vários grupos vem e vão)... sabem,é por isso que o FBI fechou o LS Studios da Ucrania, pois quando a Mafia Russa soube que os trabalhos daquele estudio de moda de crianças nuas estava gerando quase 1 bilhão, tambem quis parte do "bolo", e o FBI atacou rapidamente secando o dinheiro dos lucros ucranianos... Fato por fato, no Brasil não fazem foto, mas pior, escravisam pobres meninas para estrangeiros poderosos. Quando ouvirem a palavra Pedofilia no noticiario,não se iludam, eles estão falando de "lucros com a pedofilia" e não "pedofilia"..Toda guerra é por dinheiro, como foi e como sempre será..principalmente quando "algo" gera milhões..
ResponderExcluirE AGORA, GRANDE PENSADOR, ACHA QUE NUM PISCAR DE OLHOS TUDO ACONTECE. A INSANIDADE DESSE GRUPO VEM DESDE SUA CRIAÇÃO E QUANTAS EXECUÇÕES ELES PRATICARAM. SUA OPINIÃO PESSOAL TENTOU DISTORCER A REALIDADE APONTADA NAS FILMAGENS. SEUS COMENTÁRIOS FORAM NÃO TIVERAM BASE EM FATOS E SIM EM EMOÇÃO. A PEDOFILIA TEM QUE SER COMBATIDA COM FIRMEZA PELA JUSTIÇA, MAS A POLICIA NÃO PODE SAIR MATANDO ACUSADOS QUE NEM MANDADO DE PRISÃO TINHA. DA PRÓXIMA VEZ TENHA MAIS CAUTELA AO DEFENDER CRIMINOSOS E EMITIR PARECERES INSANOS. GANDE ABRAÇO DO MATO GROSSO.
ResponderExcluirO GRUPO FERA, está de parabéns pela atuação, pois são policias de alto preparo para lidar com tais casos, meu sonho é ser mais um integrante desta polícia exemplar
ResponderExcluirMeus parabéns a Força Especial de Resgate e Assalto - FERAAAAAAAAA!!!!! Mais uma vitória.....a luta é ardua, o caminho é estreito e perigoso, mas vamos vencer!!!!!! Não é a mídia sensasionalista e ignorante quanto a atuaçao policial que vai interferir nas decisoes judiciais. Criminoso tem que tá preso ou morto. Avante Manaus, vamos limpar as ruas desses malfeitores, independente de sua classe ou poder aquisitivo.....vamo que vamo uhuuuu
ResponderExcluir