O grande número de denúncias de pessoas com deficiência física e de idosos contra os motoristas de ônibus, que geralmente não atendem aos sinais de parada dos usuários especiais, foi o principal motivo da realização da Audiência Pública na tarde de ontem (12) na Assembleia Legislativa do Amazonas. A reunião foi realizada no Auditório Beth Azize.
Além da deputada Conceição Sampaio e dos deputados Marcelo Ramos (PSB), Luiz Castro (PPS) e José Ricardo (PT), estiveram presentes portadores de deficiência física, instituições sociais que trabalham para melhorar a vida dessas pessoas e ainda representantes dos órgãos envolvidos com o transporte coletivo de Manaus, como o Sinetran e a SMTU.
Segundo a diretora técnica da SMTU, Ivanilde Oliveira, somente 30% da frota de 1.500 ônibus têm rampa de acesso para os portadores de deficiência física. Dez veículos são destinados para o transporte domiciliar de pacientes de baixa renda que fazem hemodiálise e precisam de tratamento específico.
Representantes de vários órgãos e entidades de
defesa de idosos e deficientes participaram da Audiência.
defesa de idosos e deficientes participaram da Audiência.
De acordo com a deputada Conceição Sampaio, foi decidido ao fim da reunião a formação de uma Comissão Especial, com a participação dos deputados presentes e de representantes das instituições que tomaram parte da audiência, que terá como função acompanhar de perto o cumprimento das diversas leis que regem o assunto e a implementação de outras medidas para melhorar a qualidade do serviço para os idosos e deficientes no transporte coletivo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário